Número total de visualizações de páginas

Fé: Uma semente para os milagres de Deus!


“E aconteceu que Jesus, concluindo estas parábolas, se retirou dali. E, chegando à sua pátria, ensinava-os na sinagoga deles, de sorte que se maravilhavam, e diziam: De onde veio a este a sabedoria, e estas maravilhas? Não é este o filho do carpinteiro? E não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs? De onde lhe veio, pois, tudo isto? E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa. E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles” (Mt. 13:53-58).
A verdade de Deus é sempre nova e sempre velha. Ela é tão fresca como a brisa da manhã para cada nova geração. Deus quer fazer coisas extraordinárias em nossas vidas! Seu caráter generoso está sempre buscando uma ocasião para operar sobrenaturalmente e acrescentar à nossa existência aquilo que naturalmente não podemos conquistar. Os milagres são uma linguagem do seu amor por nós.
Precisamos, no entanto, entender a dinâmica dos milagres. Eles sempre acontecem numa parceria entre Deus e o homem, onde um entra com o poder ilimitado que tem e o outro entra com a fé. Quando esta “química” se estabelece, o impossível deixa de existir.
Tudo na vida começa com uma semente, incluindo as coisas que nós recebemos pela fé. Em Génesis 8:22, Deus diz: “Enquanto a terra durar, sementeira e colheita..... não cessarão”. A lei eterna de sementeira e colheita, plantio e colheita, dar e receber não vai mudar enquanto a terra permanece. Jesus comparou a fé a uma semente a ser plantada para obter um resultado: “Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará, e nada vos será impossível para você” (Mt. 17:20).
Quando colocamos nossa fé nas mãos de Deus como uma semente que plantamos, estamos dando a Deus algo com que trabalhar, e Ele irá enviar o milagre que precisamos. Deus faz todas as coisas baseado no semear, pois assim crescerão os frutos da sua justiça. Não importa quão pequena a nossa fé possa parecer, Deus vai atender às necessidades e resolver os problemas que aparecem como se fossem montanhas impossíveis de mover. Isso ocorre porque cada ato de fé é uma semente plantada e será multiplicada muitas vezes. Espere muito mais de Deus. Não adie a sua decisão expondo seus patrimónios, bens e salários nas mãos do devorador. Hoje mesmo Deus o convida a saborear os frutos da vitória em todas as áreas da sua vida.
O ditado popular diz que a fé move montanhas, isto é: a fé promove coisas sobrenaturais. Vemos na Palavra de Deus que quem anda por fé entra nas dimensões do sobrenatural. Quem se move por fé chama à existência as coisas que não se vêm, como se elas já existissem no plano material.
Deus deu a cada um de nós uma porção de fé suficiente para a salvação, esta porção de fé é como uma semente que deve ser regada dia a dia para que cresça e nos capacite a conquistas ainda maiores. O que rega a semente da fé muitas vezes são nossas próprias lágrimas, pois é nas dificuldades que nossa fé é fortalecida e se desenvolve.
Não despreze os momentos de sofrimento pois eles são usados por Deus como oportunidades de aperfeiçoamento da nossa fé. Saiba que cada situação de confronto pode ser uma oportunidade para que Deus realize um grande milagre. O campo é a sua vida, família, finanças, emoções, etc. Sua fé é a semente que lançada sobre o campo e regada com as lágrimas da oração produzem milagres maravilhosos.
Não despreze os momentos de crise, eles são como instrumentos nas mãos de Deus para revelar aquilo que precisa ser transformado dentro de si. O maior milagre não acontece de fora para dentro, mas de dentro para fora. Quando Deus alcança seu coração e transforma seus pensamentos, as circunstâncias não são obstáculos para a sua fé e nem para o agir de Deus. Quem limita Deus somos nós com os nossos pensamentos e atitudes de incredulidade, mas se nosso espírito se alinha à Palavra de Deus e nossos pensamentos projetam uma vida de vitória, então ninguém poderá resistir-nos nem um só dia das nossas vidas. Creia na Palavra de Deus e deixe a sua fé florescer e frutificar em milagres. Onde nós estivermos, fazendo o que fizermos, segundo a orientação de Deus, que vem pela Palavra, somos bem-sucedidos, pois somos filhos da luz, pessoas de sucesso e de realização! Seja fiel até o fim, pois Deus é sua força!
De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam (Hb. 11:6). A fé é quando o Espírito de Deus sobrenaturalmente esvazia-o de dúvida, e preenche-o naquele momento com um conhecimento tal que você não pode duvidar. Em obediência ao Senhor, cada caminho que por Sua orientação percorra será perfumado com Sua bondade e Sua verdade.
Um dia Jesus fez uma pergunta aparentemente tola a um cego: “Que queres que eu te faça?” A resposta para nós pode parecer óbvia. O homem respondeu: “Que eu veja”. No entanto, tal resposta foi uma indicação de que sua expectativa era alta e ousada. Ele poderia, como muitos fazem, simplesmente ter pedido algo que coubesse na lógica humana. Poderia dizer: “Que o Senhor me ajude a viver feliz, mesmo com a cegueira” ou “que o Senhor abençoe a minha família, já que não posso trabalhar como qualquer outra pessoa”... Seriam boas expectativas, mas naturais. Quando, porém, ele definiu o enxergar como seu objetivo na presença de Jesus, apontou para o sobrenatural, para o campo dos milagres.
A fé verdadeiramente bíblica, que é uma consequência de se ouvir e aceitar a Palavra de Deus, pode tornar-nos vitoriosos e levar-nos a experimentar as bênçãos maiores do que jamais pensamos, visto que Jesus é poderoso para fazer “ infinitamente mais” através da nossa fé que é a nossa vitória, pois, a Palavra testifica “porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (1 Jo. 5:4)
A fé é o fundamento firme da operação do sobrenatural de Deus. Muitos não conseguem romper no sobrenatural de Deus e trazer para o plano físico as Suas promessas por causa da fragilidade de sua fé. Precisamos viver corretamente a nossa fé para atrairmos a glória de Deus e alcançarmos o Seu sobrenatural. Vejamos algumas considerações a respeito da fé sobrenatural, daquela que atrai os milagres de Deus para as nossas vidas e territórios:
1.     Fé – é ter confiança em Deus.
A simples fé implica uma disposição de alma para confiar noutra pessoa. Difere de credulidade, porque aquilo em que a fé tem confiança é verdadeiro de facto, e, ainda que muitas vezes transcenda a nossa razão, não lhe é contrário. A credulidade, porém, alimenta-se de coisas imaginárias, e é cultivada pela simples imaginação. A fé difere da crença porque é uma confiança do coração e não apenas uma aquiescência intelectual. A fé religiosa é uma confiança tão forte em determinada pessoa ou princípio estabelecido, que produz influência na atividade mental e espiritual dos homens, devendo, normalmente, dirigir a sua vida. A fé é uma atitude, e deve ser um impulso.
A fé é uma completa confiança em Cristo, pela qual se realiza a união com o Seu Espírito, havendo a vontade de viver a vida que Ele aprovaria. Não é uma aceitação cega e desarranjada, mas um sentimento baseado nos factos da Sua vida, da Sua obra, do Seu Poder e da Sua Palavra. A revelação é necessariamente uma antecipação da fé. A fé é descrita como “uma simples mas profunda confiança Naquele que de tal modo falou e viveu na luz, que instintivamente os Seus verdadeiros adoradores obedecem à Sua vontade, estando mesmo às escuras”. A mais simples definição de fé é uma confiança que nasce do coração. Esta fé, implica ter confiança de que havem de realizar a obra para a qual Cristo nos deu poder; é a fé que opera maravilhas.
A confiança é o resultado do conhecimento sobre alguém. Quanto mais informações sobre quem necessitamos confiar, melhor formamos um conceito positivo da fonte.
O princípio chave aqui é: a fé muda as coisas. Ter fé em Deus é ter confiança em um Ser Superior, um Ser Supremo que é muito maior em poder do que eu e você juntos. Ter fé é colocar, depositar confiança em Deus, que é a base em que nos apoiamos para chegar ao trono da graça para sermos socorridos em tempo oportuno. Ele possui poder e capacidade que está além de todo o poder e habilidade natural. Na minha vida pessoal tenho visto constantemente o Senhor agindo em meu favor e de minha família. Aleluia!
A pessoa que tem fé mergulha na vida com uma sensação de segurança maior do que uma criança tem quando vai para o primeiro dia de escola, ou para a primeira competição desportiva, quando sabe que pode contar com os pais ao seu lado. Confiar no Senhor é ter esperança, pois Ele é o nosso grande provedor. Confiar em Deus é caminharmos com fidelidade, é estreitar a intimidade com o Ele e sentir a segurança que encontramos na certeza de que Ele é bom e cuida de nós. Nisso o lamentoso Jeremias era firme, em confiar no Senhor, em acreditar que mesmo quando o mundo todo se levantava contra o povo de Deus, o Senhor estaria com eles em todos os momentos, levando livramento e refrigério. A dor pode durar um bom tempo em nossas vidas, mas feliz daquele que confia no Senhor e faz dEle sua fortaleza. Deus pode permitir por algum tempo a aflição, mas para os que nEle esperam a alegria chegará.
O profeta Isaías, ao se referir à grandeza de Deus e à confiança que nele deve ter o homem, diz: “os que esperam no Senhor, adquirirão sempre novas forças, tomarão asas como as de águia, correrão e não se fadigarão, andarão e não desfalecerão” (Is. 4:31).
Vivemos em tempos de dificuldades, quando olhamos para os lados já não é possível confiarmos em tudo o que os olhos alcançam e veem, mas quando confiamos no senhor, o Deus Todo-Poderoso, sabemos que Ele tem algo muito especial para aqueles que nele esperam e confiam: Mas, como está escrito: “As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o buscam” (1 Co. 2:9).
A fé envolve confiança em Deus em vez de racionalizar os problemas com as nossas próprias mentes ou de tentar compreender como a fé funciona. O amor em Deus é a grande confiança que Ele precisa para abrir nossos olhos, nossos ouvidos para que possamos ver as maravilhas que ele tem preparado para os nossos corações.
A fé nos conecta com a dimensão da eternidade, quer dizer, com a consciência de que a nossa vida não começou no dia em que nascemos neste planeta, nem vai terminar no dia em que morrermos. Como dizem alguns pensadores, “somos uma alma com um corpo e não um corpo com alma.” Portanto, confiar em Deus não é olhar para as dificuldades ou para os problemas, mas sim dizer para os problemas e dificuldades, que a sua confiança e o socorro vêm do senhor.
A fé como sinónimo de confiança, de convicção, envolve muito mais aspetos do que imaginamos. É fundamental romper com o nosso ambiente natural - a realidade governada pelo que vemos com os olhos naturais - e entrar em um ciclo de milagres, onde os nossos olhos espirituais são direcionados pela fé. Essa é a dimensão do poder de Deus, onde todas as coisas são possíveis. É nele que vemos o milagre ocorrer, no espírito, no momento em que oramos, e então esperamos até que se manifeste no mundo natural.
Quando rompemos com o nosso natural - pensamentos, emoções, fala, visão, audição - e nos colocamos sob a influência e o controle do Espírito Santo e da fé baseada na palavra de Deus, temos de dar um passo além. Temos de elevar o nosso nível de expectativa.
Nosso Deus é soberano e a Sua Palavra não pode falhar. Crer Nele pressupõe crer também em Sua Palavra. Tudo aquilo que o Senhor prometeu, no que depender dEle, irá cumprir-se integralmente. Nossa fé precisa de apoiar-se no Senhor e não nas nossas possibilidades e capacidades humanas. Andar por fé é caminhar confiantemente no Senhor Jesus e na Sua Palavra. A fé que atrai as maravilhas do Senhor é a que está baseada unicamente na fidelidade de Deus.
Deus deseja que desenvolvamos a nossa visão espiritual para que, quando enfrentarmos os obstáculos ou as circunstâncias adversas que Satanás coloca em nosso caminho para nos derrotar, não percamos o estímulo nem a esperança. Em vez disso, pela fé, com os olhos espirituais, seremos capazes de ver Deus intervindo em nossas circunstâncias e de viver diariamente a expectativa de receber milagres. Deus deseja que o seu povo experimente milagres frequentes, em todas as áreas da vida.
2.     É pela fé que se agrada a Deus.
Muitas pessoas possuem a pronta resposta quando questionadas sobre o que é a fé. Entretanto muitos se sentem desencorajados a colocá-la em prática quando observam os obstáculos que terão de enfrentar. A fé que agrada a Deus tem sabor de desafio, como aconteceu com Abraão, Sara, José... Se não fosse assim de que valeria a fé? Como Tiago disse em sua carta, a fé sem ação não nos serve para nada – é simplesmente morta (Tg. 2:26). Aquela corajosa mulher referenciada em Marcos capítulo 5, que sofria de hemorragia, alcançou o favor do Senhor, porque decidiu enfrentar a discriminação da multidão e tomar posse da sua cura através de uma atitude. Se sua ideia tivesse ficado apenas em seu coração, ela jamais teria ouvido de Jesus: “Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal” (Mc. 5.34).
A fé é uma das três colunas que sustentam a vida cristã, juntamente com o amor e a esperança (1 Co. 13:13), elas se tornam a base do verdadeiro e autentico cristianismo. O escritor aos Hebreus a define como: “O firme fundamento das coisas que se esperam e a provas das coisas que se não veem” (Hb. 11:1), adverte ainda que sem ela, é impossível agradar a Deus (Hb. 11:6). Já o evangelista João afirma que a fé é a garantia da nossa vitória sobre o mundo (1 Jo. 5:4).
A Fé que agrada a Deus é a que não vem de nós mesmos, mas a que vêm dEle por que não é nossa e sim dEle, e esta Fé foi dada por Graça a cada um de seus filhos com um objetivo pré ordenado! A Justificação pela Graça através da Fé que é de Deus e que Ele achou por bem dar-nos tem um objetivo sublime, a realização de obras preparadas. Glória a Deus!
Agradar a Deus deve ser a meta de cada um de nós, porque Ele se chega para aqueles que o buscam realmente de coração. Contudo, não é possível essa aproximação e esse agradar sem um elemento chave que é a fé.
A fé se impõe pelo facto de ninguém jamais tê-lo visto, enquanto que a Palavra determina que aqueles que o buscam devem saber que Ele existe e é galardoador (Hb. 11:6). Isso se enquadra perfeitamente no exercício da fé, firme fundamento das coisas que esperamos e não vemos (Hb. 11:1).
Hebreus 11 elenca personagens cujos testemunhos são dignos de imitação: homens e mulheres que venceram obstáculos aparentemente intransponíveis, renunciaram a privilégios, abriram mão de muitas coisas das quais muitos de nós jamais pensaríamos em deixar para trás. Deus operou milagres através deles, mas, sobretudo, Deus operou milagres neles. O Senhor mudou o coração destes servos.
Sem dúvida alguma, a fé é uma das virtudes cristãs mais importante que aparece nas páginas da Bíblia Sagrada. O autor sagrado da epístola aos Hebreus, não só explica a importância da fé, como ainda vai mais além. Ele esclarece que a fé é indispensável para que se possa alcançar qualquer bênção de Deus que se deseje. A simples fé implica uma disposição de alma para confiar noutra pessoa.
Sem fé é impossível agradar a Deus (é o que nos diz a Palavra em Hebreus 11.6). Muitos querem agradar a Deus fazendo coisas para Ele e para a Igreja, mas o que realmente agrada a Deus é a fé e as obras da fé. Toda a vez que alguém duvida da existência de Deus ou do facto de que Ele recompensa aqueles que O buscam, esta pessoa provoca desagrado ou tristeza em Deus.
A fé não existe apenas para trazer coisas sobrenaturais à existência. Ela é, antes de tudo, um rumo de vida, um guia condutor das nossas ações e reações, o parâmetro pelo qual optamos continuar crendo, obedecendo e servindo a Deus, mesmo que tudo nos diga que a nossa opção deveria ser outra. Então eu preciso usar a fé para agradar a Deus, ter o pensamento da possibilidade, ter a certeza do cumprimento das promessas. Não tenho que saber como Deus vai fazer, só tenho de saber que Deus vai fazer! Ter convicção disso, sem dúvida nenhuma.
Fé vem do latim “fides”. Da mesma raiz, procede a palavra “fidelidade”. A fé nos faz fiéis, inabaláveis, destemidos em continuar cumprindo a missão que o Senhor nos delegou, ainda que confrontados por toda a espécie de provações, tentações, sofrimentos ou perigos.
Percorrendo as páginas da Bíblia Sagrada, somos exortados a crer em Deus, ou seja, a depositar fé Nele, pois com ela expressamos a nossa dependência dEle. Depositar fé em Deus é depender Dele. É abandonar os nossos recursos e buscar os recursos Dele. Como explica o autor sagrado da epístola aos Hebreus, sem fé Nele, não podemos agradá-lo. Porque na verdade sem ela não demonstramos dependência a Ele.
Quando buscamos qualquer ajuda que seja alheia à de Deus, na verdade estamos evitando crer Nele. Qualquer crente pode ir com muita frequência à Igreja, orar, jejuar, pregar, cantar louvores, mas se todavia ele evita crer em Deus nos momentos difíceis da sua vida, isso subentende que a pessoa não está dependendo unicamente Dele para aquilo ou aquilo outro. Ao contrário dessa atitude, quando realmente se tem fé bíblica, os nossos recursos se encontram em Deus. A pessoa sabe que possui a fé quando o seu interior está plenamente convicto do poder, da vontade e da fidelidade de Deus e do amor de Deus.
Não estou desfazendo da fé de ninguém, mas uma coisa é certa, fé é fé. Os que possuem fé são capazes de confiar em Deus para remover montanhas e fazerem coisas absurdas que Deus lhes pede. São pessoas “Pensadoras”, que se concentram nas possibilidades sem se deixarem desencorajar pelas circunstâncias, pelos sofrimentos ou pelos obstáculos. Se digo possuir fé em Deus mas evito crer Nele, então minha fé fica descaracterizada da sua verdadeira função que é levar-me a Deus.
3.      Fé traz esperança.
No mundo da fé a Promessa de Deus é uma garantia de posse. E a atitude de depositar fé Nele é o indício de que aceitei a sua Palavra como Fiel e Verdadeira. Se a Palavra de Deus me dá garantia dos meus direitos, então devo aceitá-la como o meu único recurso, para me apropriar das bênçãos de Deus. Se na Bíblia Sagrada você já encontrou alguma promessa que despertou a sua atenção, então saiba que tem direito sobre ela porque as Promessas de Deus são garantia de bênçãos, pois Deus é Fiel a elas.
Quando se possui a fé bíblica a pessoa se sente segura da sua bênção sem se importar com o tempo que vai levar para esta bênção se materializar na sua vida. “Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel” (Hb. 10:23). Pela fé eu espero o que ainda não tenho, mas sei que terei. Pois nessa esperança fomos salvos. Mas, esperança que se vê não é esperança.
A esperança, portanto, está na área da fé e nos remete para o campo do sobrenatural de Deus. Fala de algo que cremos ser nosso por direito de promessa ou herança, mas que ainda não se cumpriu em nossas vidas no plano físico ou material. Por isso a esperança se vai quando a fé é afligida.
Esperança é algo que transcende o nosso entendimento humano, só sendo compreensível espiritualmente, pela fé. "Porque há esperança para a árvore, pois mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e no chão morrer o seu tronco, ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como planta nova" (Jó 14:7-9). Sim, devemos crer que ao cheiro das águas, viverá e dará frutos! Uma pequena fé num Deus Grande... firmados na promessa de que "seremos como árvore plantada junto a corrente de águas que, no devido tempo dá o seu fruto, cuja folhagem não murcha, e tudo quanto fizermos será bem sucedido" (Sl. 1:3). Toda a vez que nos deslocamos pelos trilhos da fé, obrigatoriamente nos movemos na esperança e geralmente deparamos com os milagres de Deus! É impossível dissociar a fé da esperança e ambas da manifestação da glória e do poder de Deus.
Pois bem, a fé que traz a esperança, não é nada menos do que a eternidade, com Deus - salvos, remidos, perdoados, sem pranto, tristeza e dor - em que a morte foi derrotada para sempre, e não haverá mais tentações, provas, nem mais a possibilidade de cair, tropeçar, mas correremos sem nos cansarmos, voaremos e veremos o Senhor assim como ele é!
4.      Fé vem quando ouvimos a Palavra de Deus.
Em Romanos 10:17 lemos que a fé vem quando ouvimos Deus falar. É na Palavra de Deus que está a substância da fé, que precisamos para entrar no campo do sobrenatural de Deus. A fé está baseada na Verdade, na Palavra de Deus, jamais na palavra de homens e, muito menos ainda, nas opções e possibilidades humanas. A fé sobrenatural é tão radical quanto a sua promotora, a Palavra de Deus. A máxima da fé é: se Deus disse, então é! Logo, todos precisamos de fé, o que, noutras palavras, significa que todos precisamos de ouvir e refletir na Santa Palavra de Deus, o instrumento que Deus usa para fazer nascer e crescer em nós a fé.
Porque precisamos de fé em constante crescimento, devemos guardar e esconder a Palavra no nosso coração, para que não pequemos contra Ele e também porque a Palavra é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos (Sl. 119:11, 105).
O apóstolo Paulo nos ensina que a fé é o resultado da mensagem da Palavra de Deus. Sem a Palavra de Deus é impossível receber fé no coração. Porque é a Palavra de Deus que revela a vontade, o poder, o amor e fidelidade de Deus. O homem só passa a ‘ouvir’ quando dá crédito à fé que lhe foi anunciado. É por isso que o ‘ouvir’ vem pela palavra de Deus, pois só dá crédito (ouvem) a palavra de Deus aqueles que são de Deus. "Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus" (Jo 8:47).
Muitas pessoas pensam que a fé é algo que tiramos do nada. Quando quisermos tê-la teremos. Mas não é assim, porque a fé é um resultado do ouvir a Palavra de Deus. Portanto a fé não pode ser obtida quando eu quero, mas quando ouvir ou meditar na Palavra de Deus.
Se em algum momento estivermos precisando de fé mas se não tivermos a certeza no coração, então na verdade não estamos preparados para recebermos as bênçãos de Deus. Não que Deus não queira abençoar, mas porque sem a fé não se crê legitimamente Nele.
O coração é o solo, e precisa estar devidamente preparado para receber a semente. Depois, o coração deve ser fechado, para que mais nada seja plantado junto e para que também nada possa retirá-la dali.
Sem a fé genuína no coração a pessoa certamente é vacilante e consequentemente não pode se apropriar das Promessas de Deus. O melhor meio de o cristão alcançar as promessas de Deus é enquadrando-se naquilo que Deus quer para nós (Hb. 10:36). Quanto mais próximo de Deus, mais próximo das promessas (Mt. 6:33).
5. Fé em Deus atrai os milagres de Deus. 
A Palavra de Deus quando vem ao encontro da sua necessidade é porque Deus está falando consigo. O objetivo é transmitir fé ao coração, para que se possa receber a sua bênção.
Com a fé bíblica a pessoa vê como real, como existente a sua bênção mesmo ainda não materializada na sua vida. Para os que têm fé é o mesmo que possuir um comprovativo, uma garantia de posse das promessas de Deus.
Os que possuem fé contradizem os sentidos e sentimentos contrários às Promessas de Deus. A palavra grega “hupostasis” usada no original, subentende a ideia de estar tranquilo mesmo no meio de tantas turbulências da vida. A fé, são os nossos olhos espirituais. Ela consegue enxergar a realidade da Palavra de Deus onde nenhum olho humano pode enxergar. Essa convicção não pode ser adquirida pela própria pessoa, pelo seu potencial ou pelo seu esforço de crer. É a própria Palavra de Deus que faz com o que essa fé apareça no coração.
A questão aqui é: se creio no Deus de milagres, então também creio nos milagres de Deus. Se há uma voz que Deus respeita é a voz da fé, a voz daquele que crê! É por isso que devemos pedir ao Pai crendo que já recebemos. Afinal, é pela voz da fé que pedimos a Deus e pelas mãos da própria fé que recebemos o sobrenatural de Deus. É pela fé que se pede e se traz para a Terra os milagres de Deus! Pelas mãos da fé mães estéreis conceberam e abraçaram seus filhos (Sara, Rebeca, Ana e etc).
Pela fé Moisés abriu o mar Vermelho e libertou o povo da escravidão egípcia. Pela fé as muralhas de Jericó caíram e os israelitas entraram em Canaã. Pela fé muitos receberam os milagres feitos por Jesus. A fé que atrai o sobrenatural de Deus é a que nos arranca do território das incertezas e possibilidades e nos introduz no território do “é possível de Deus”! Crer não é andar com possibilidades de conquistas, mas com a certeza das conquistas.
Se você tem a convicção de uma promessa de Deus, então não ore mais admitindo a possibilidade de recebê-la, mas ajuste-se ao coração do Pai e entre na batalha pela conquista de um território que Ele já lhe concedeu. Seja determinado na sua caminhada de fé e jamais espere ver para crer, mas, como está escrito em João 11:40, creia para ver a glória de Deus em sua vida, família, ministério, finanças etc. Os milagres de Deus virão até nós pelo exercício da nossa fé.
O sofrimento pode estar chegando ao fim, basta ter fé em Deus A fé é ter confiança, ou, seja, deixar-se convencer, ser persuadido por alguém, no nosso caso, por Jesus Cristo. Ser persuadido nos leva a entregarmo-nos nas mãos de Jesus, tendo-O como orientador. O Senhor diz em Sua Palavra que sua bênção seguirá apenas os que guardam os mandamentos do Senhor. Basta pôr a fé em ação, confiar e orar. Basta receber a fé da Palavra de Deus.
5.     Medo – O maior inimigo da fé!
O medo não vem de Deus, vem do diabo, que é o maior inimigo da verdade e da justiça. Fear is the exact opposite of faith. O medo é o oposto da fé. Its effects are destructive and very deadly. Seus efeitos são muito destrutivos e mortais.
O maior inimigo da fé é o medo. Fear is the total opposite of faith, and actually is faith in reverse. O medo é o oposto da fé, e realmente é a fé em sentido inverso. O medo é o maior inimigo da fé e uma das armas mais terríveis de Satanás contra nós. O medo é um inimigo terrível. Ele impede o crescimento espiritual. Quem sente medo carrega em si mesmo um tremendo poder de autodestruição. Ele é o contrário da fé e junto com ele há a incredulidade, a dúvida, a insegurança. O medo é a causa de muitas doenças psicossomáticas e de levar muitas pessoas à ruína, em sua vida familiar, profissional e sentimental. Grandes problemas se levantam diante daqueles que são atingidos pelo medo. Se não houver a cura, ela se transforma em fobia, encaminhando a pessoa para a mais grave loucura. Muitos usam como tratamento, medicamentos antidepressivos, tranquilizantes e outras drogas que agem na mente e amenizam o mal-estar. O medo tira a pessoa do campo do “é possível de Deus”, do território dos milagres e maravilhas de Deus, e a coloca no campo das possibilidades, limitações e frustrações humanas, onde a incredulidade e a dúvida imperam e a paralisam. Sempre que o medo chega, a fé da pessoa é paralisada e suas ações se tornam inoperantes. O medo, paralisa o projeto de Deus em nossa vida.
O medo alimenta a dúvida, a incredulidade e a murmuração, o que atrai dor e angústia. No capítulo 14 de Números vemos que cada dia de medo produziu um ano de dor e angústia para o povo murmurador. Depois dos quarenta dias de espionagem da Terra Prometida pelos doze príncipes de Israel, dez deles, medrosos e murmuradores, inflamaram o coração do povo quanto à impossibilidade da conquista, infamando assim a promessa de Deus. Deus então transformou aqueles quarenta dias de espionagem em quarenta anos de sofrimento e lágrimas.
Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, de amor e de uma mente sã. These basic standards are the greatest remedies to cure fear. Estes padrões básicos são os maiores remédios para curar o medo. Quando estamos fracos e derrotados, este versículo nos dá poder. The power of the gospel, of truth, and faith comes back to us when we are able to cast out fear. O poder do evangelho, da verdade e fé vem de volta para nós quando somos capazes de lançar fora o medo.
Na medida em que vamos conseguindo desalojar os nossos medos pela presença da Fé indestrutível em Jesus Ressuscitado como dador do Espírito Santo, começamos a viver cada vez mais livres, mais leves por dentro, mais serenos e tranquilos, mais fortes, mais lúcidos para percebermos o que é melhor fazer em cada estação, e qual a melhor maneira possível de realizar todas as coisas. Não devemos ter medo de ser ridicularizado por causa de nossa firme crença em Jesus Cristo, ou mesmo se acanham de nossa fé. There is this great power in us to overcome fear and ridicule. Há esse grande poder dentro de nós para superar o medo e o ridículo.
When we walk in the truth and its light, we have nothing to fear.Quando andamos na verdade e na sua luz, não temos nada a temer. A autoridade que vem de viver dignamente nos torna corajosos o suficiente e sermos capaz de lançar fora o medo. Faith is another element that makes us strong and gives us the courage to free ourselves from fear. A fé é um outro elemento que nos faz fortes e nos dá a coragem de nos libertar do medo.
"For God hath not given us the spirit of fear; but of power, and of love."Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de poder e do amor”. Quando amamos a Deus não temos medo nos nossos corações. O poder do amor é tão grande que supera auto dúvidas e medos, preocupações sem fim e deceções.
Não importam quais sejam as dificuldades, pela fé todas elas serão vencidas. O Espírito Santo que está dentro de si protegerá as suas emoções, não permitindo que o medo e a insegurança venham ser mais fortes que a força da fé e do poder do Espírito Santo. A fé consegue gerar disposição e coragem para enfrentar qualquer obstáculo, por mais forte que possa parecer. Saiba de uma coisa, quem tem Jesus tem tudo. Por essa razão continue lutando, exercitando a sua fé e creia naquilo que Deus lhe prometeu, e Ele é fiel à sua Palavra para cumprir tudo o que está no seu coração como forma de nos abençoar. Nunca perca a visão do que é de Deus para sua vida, aprenda a lutar no espírito, maneje com sabedoria e ousadia as armas que Deus tem lhe dado para luta (Ne. 4:17).
 Recuse-se a morrer no deserto por causa do medo, da dúvida e da murmuração. Exercite a sua fé no Deus do sobrenatural e mantenha-se firme na confissão da sua fé nEle. Creia que o Deus do sobrenatural é poderoso o suficiente para cumprir a Sua Palavra e manifestar os milagres em sua vida.

1 comentário:

  1. Meu caro irmão, gostaria apenas que refletisse melhor sobre essa relação entre fé e milagre, pois pensar que milagre somente poderá acontecer na existência de fé implica em duas situações: 1) se essa premissa for verdadeira, então Deus é uma marionete do homem, pois bastaria alguem crer em algo (até bom e moralmente aceitável ou até mesmo espiritual) que Deus estaria obrigado a fazer. 2) Se essa premissa fosse verdadeira, então Deus não seria soberano, pois a incredulidade de alguém impediria o seu agir.Penso que precisamos pôr Deus fora dessa caixinha, pois Ele é muito grande em poder, amor e fidelidade.

    ResponderEliminar