Número total de visualizações de páginas

A Canaã Prometida ao Crente

Introdução
Desafio: O Israelita tinha uma terra para conquistar. Terra que manava leite e mel. Terra de chuvas, de rios, de colheitas, de fartura. A terra já lhe pertencia de direito. Era sua, como filho de Abraão. A promessa estava lá. Firme. Falada por Deus, primeiro a Abraão: “Porque toda esta terra que vês, te hei-de dar a ti, e à tua descendência, para sempre. Levanta-te, percorre essa terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a ti a darei” (Gn 13.15,17).
Depois foi prometida aos filhos de Abraão em diferentes épocas e circunstâncias. Por último ao próprio Moisés, quando Deus o enviou ao Egipto, para de lá tirar o povo e fazê-lo entrar na Canaã prometida.
Moisés e muitos líderes não tinham dúvida de que estavam no caminho certo para possuir a terra. Centenas de outros israelitas, entretanto, só viam a poeira e o calor do deserto. E, quando lhes foi dada oportunidade de “ver” a terra, através dos doze espias, só “viram” gigantes, exércitos armados, muralhas intransponíveis. Não creram que o Deus Todo-poderoso lhes poderia dar vitória completa na conquista da terra prometida. Estes morreram no deserto durante os quarenta anos decretados por Deus como castigo pela incredulidade.
Os israelitas que conseguiram atravessar o deserto, vencendo a incredulidade dos quarenta anos, tinham agora o grande desafio da conquista.
Estavam acampados nas margens do Rio Jordão. Do outro lado estava o início da terra prometida.
Um pouquinho além se levantava imponente a famosa Jericó, cujos muros largos e altos, transmitiam-lhes uma mensagem negativa. É impossível conquistar a terra por causa dessa fortaleza intransponível. Não vamos permitir que entrem na terra. Afinal de contas estão saindo de uma escravidão, a do Egipto, e se tornaram peregrinos no deserto, por isso, são fracos demais para quererem conquistar Canaã.
Era a voz da impossibilidade humana. A voz do inferno, tentando desfazer as esperanças da fé. Mas havia outra voz, a de Deus, a voz da confiança, da certeza, da convicção de que o poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza. O Eterno estava dizendo: “Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés” (Js. 1:2-3).
Era uma questão de crer ou de deixar que a incredulidade prevalecesse em seus corações. Graças a Deus, creram nas promessas.
Mas nem as promessas, e nem a fé, eram suficientes para dar-lhes de facto a terra. As promessas e a fé faziam com que Canaã lhes pertencesse “de direito”. Para ser deles “de facto” tinham de conquistá-la, passo a passo, palmo a palmo. “Todo o lugar que puserdes a planta do vosso pé será vosso”.
Eles atravessaram o Jordão, destruíram a Jericó da incredulidade, e foram em frente tornando reais as promessas de Deus. Mas só conquistaram até onde seus pés alcançaram. Não conquistaram toda a terra, porque não caminharam todo o caminho da fé. Cansaram-se muito cedo. Não foram suficientemente resistentes para prevalecerem até o fim. E uma parte da terra, que ainda lhes pertencia “de direito”, não se tornou deles “de facto”, porque não puseram seus pés lá.
Crente, acorde! Desperte filho de Deus! Levante-se para atravessar o Jordão e conquistar a sua Canaã. Ela é mais rica e deslumbrante que a Canaã física prometida aos israelitas. A sua Canaã são todas as preciosas e muito ricas promessas de Deus, que nos foram dadas para que, conquistando-as uma a uma, nos tornemos coparticipantes da natureza divina (2 Pe. 1:4).
A sua Canaã é toda a Bíblia. É a Palavra de Deus cheia de chuvas abençoadoras, de fontes, de rios, de abundância, de saúde, alegria e vitória.
Deus já lhe deu as realidades do que está expresso em Sua palavra. Como filho de Deus você é Seu herdeiro. Sua herança é muito grande. Mas toda essa riqueza não lhe virá às mãos como por um passe de mágica. As coisas não acontecem mecanicamente. Não é porque as promessas estão lá, que já as tem materializadas. Não, precisa de conquistá-las, uma a uma. “Todo o lugar em que colocardes a planta do vosso pé será vosso”. Mas só onde colocardes a planta do vosso pé.
Crente, Deus quer fazer de si um conquistador. Revista-se de fé e de coragem e comece a conquistar a sua Canaã. O tesouro é grande demais. Saia em busca dele, e será extremamente rico na medida que for conhecendo, cavando, descobrindo e tomando posse.
Oro para que a mesma unção que estava sobre mim quando comecei a meditar sobre este estudo, venha sobre si, ao lê-lo. Que este estudo vos inspirem sobremaneira, de tal maneira que, ao chegar ao final do estudo, já tenha atravessado o Jordão, destruído a Jericó da incredulidade e, passo a passo, esteja conquistando toda a sua Canaã.
1.     A Canaã Prometida ao Crente
Certo dia li o testemunho de um homem muito abençoado. Ele é director de uma grande editora evangélica. É uma pessoa muito simples, não possui curso superior, mas é um homem de Deus, que crê na Palavra de Deus e no poder da oração.
Há quinze anos recebeu a editora quase falida. Estava com cerca de dez títulos protestados, vendendo muito pouco, e com uma equipe desestruturada. Ele aceitou o desafio de assumir a empresa. Trabalhou, orou, buscou o Senhor, e em dois anos tirou a empresa da situação que se encontrava. Hoje, após alguns anos de trabalho duro, a editora é uma das maiores do Brasil. Isto ocorreu graças ao poder de Deus na vida deste homem.
Ele contou que há alguns anos foi nomeado superintendente da Escola Bíblica Dominical de sua igreja. Era uma igreja grande, mas a escola dominical era pouco frequentada, com pouco mais de trinta alunos. Trabalhou, orou, buscou a Deus. Em poucos anos aquela escola atingiu um número de seiscentos participantes.
O que é que aconteceu na vida deste homem? Será que ele tem uma estrela na testa? É diferente? Como acontecem coisas desse tipo na vida de um homem comum? A resposta é que este homem está debaixo da bênção de Deus. O que aconteceu na vida dele pode acontecer na sua vida. Você também é um servo de Jesus, e pode ter uma vida abençoada. A sua família pode ser uma família abençoada. Aquilo que faz pode ser abençoado.
Deus prometeu isto em Deuteronómio 28:8a: “O Senhor determinará que a bênção esteja na tua despensa, e em tudo o que puseres a mão...” Você é Filho do Deus Eterno, do Pai Celestial, é uma pessoa abençoada por Ele, e pode ter uma vida vitoriosa.
Veja a história de um outro homem abençoado. É a história de um homem simples, Josué. Qual a condição deste homem quando Deus o chamou? Ele era um escravo no Egipto, não possuía nada, era muito pobre, não podia estudar, mas Deus o chamou para ser companheiro de Moisés. Ele conviveu com Moisés durante quarenta anos, e quando Moisés morreu, este homem que havia sido um escravo, ocupou o seu lugar. Por quê? É simples: ele abriu o coração para Deus, e desejou tudo o que Deus tinha reservado para ele. Andou nos caminhos do Senhor e foi uma pessoa muito abençoada. No primeiro e segundo verso do primeiro capítulo do livro de Josué, encontramos o Senhor falando a esse homem: “Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel”.
Deus faz uma tremenda promessa a Josué: “Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés” (Js 1:3). E Deus continuou dizendo: “Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo...” (Js. 1:5).
Diga para si mesmo: Como Deus foi com Moisés e Josué, assim Ele é comigo. Sou seu filho. Ele “não me deixará nem me desamparará”. Essa promessa é para si. O Senhor não o deixará e nem o desamparará.
No verso 6 o Senhor continua a dizer: “Sê forte e corajoso” (Js. 1:6a). O que nos parece é que Josué não estava com muita coragem. Por isso é que Deus lhe diz: Josué, sê forte, pare de ter medo. “Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. Tão-somente sê forte e mui corajoso” (Js. 1.6-7a).
Neste texto, Deus fala a Josué por três vezes para ser corajoso. “Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares” (Js. 1:7).
Quer ser uma pessoa bem-sucedida? Então, veja o que Deus diz a Josué: Josué, não te desvies da Bíblia. É isto que Deus lhe está dizendo. Não te desvies nem para a direita, nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. Não cesses de falar deste Livro, é o que Deus diz a Josué. “Não cesses de falar deste livro da lei; antes, medita nele de dia e de noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares” (Js. 1:8-9).
Esta promessa de Deus é para a minha vida e também para a sua. É a promessa de Deus para nós. Se nós nos enquadrarmos no que está escrito neste texto, essa promessa, essa Palavra, irá se cumprir.
Quero que observe a promessa que está no verso 3: “Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado”. Essa promessa tinha um lado espiritual e um lado físico. Há no texto um princípio espiritual, relacionado com o físico. Eles tinham que andar sobre todo o comprimento daquela terra e sobre toda a sua largura. Tinham que caminhar, tinham que batalhar, tinham que cercar as cidades, destruir as muralhas. Tinham que vencer os exércitos inimigos, tinham que pelejar, tinham que colocar a planta dos seus pés (no sentido físico) e Deus daria a vitória onde quer que pisassem.
Muitas vezes temos que colocar a planta dos nossos pés no lugar que estamos reivindicando para Deus. É por isso que Deus fala a Josué no verso 3: “Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, será vosso”.
O primeiro lugar em que tinham que colocar a planta dos pés era no Rio Jordão. Eles tinham de atravessá-lo. No capítulo três e quatro do livro de Josué encontramos a descrição da passagem do povo pelo Jordão. Eles tinham que atravessá-lo. Não havia pontes. Não havia canoas. Tinham que passar a pé. Deus lhes diz: Atravessem o Jordão. Os sacerdotes deveriam colocar a Arca da Aliança nos ombros e entrar no rio. Deveriam colocar os pés na água, e quando o fizessem, a água pararia de correr.
O texto nos diz que o rio estava cheio e até transbordava pelas suas ribanceiras. Era tempo das chuvas, e nesse período do ano ele estava caudaloso. Tomaram posição para vencer o Rio Jordão. Os sacerdotes colocaram os varais da Arca da Aliança nas costas. O povo todo estava em marcha. Quando os sacerdotes começaram a entrar na água ocorreu um milagre: as águas foram cortadas. As águas que vinham de cima pararam ali, e fez-se uma muralha de água. Acima da muralha, uma enchente se formava de tal forma a transbordar. Abaixo, o rio ficou seco. O povo conquistou o Jordão. “Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, será vosso”.
a)  Eles tinham que conquistar uma outra situação – a circuncisão dos machos.
Tinham que circuncidar todos os machos. Era uma cerimónia que não havia sido feita durante quarenta anos no deserto. Tinham que colocar o pé em mais uma bênção. Era necessário que essa cerimónia fosse feita para que entrassem e tomassem posse da terra. Então, após a passagem pelo Jordão, realizaram a cerimónia da circuncisão. Todos os homens foram circuncidados. Eles obedeceram à voz do Senhor.
Aquele lugar em que fizeram a circuncisão foi chamado de Gilgal. Essa palavra vem de “Galal”, que significa revolver. “Disse o Senhor a Josué: hoje revolvi de sobre vós o opróbrio do Egipto” (Js. 5:9a). É nesse ponto que o povo que fora escravizado se torna uma nação, com território próprio, entre outras nações importantes. Teriam que fazer outras conquistas para tornarem este facto realidade. Mas aí conquistam essa nova posição tanto no mundo espiritual como em suas mentes e sentimentos.
Vinham de uma escravidão. Foram escravizados durante 400 anos por um país idólatra, cheio de pecados. Traziam na sua herança coisas do Egipto. Naquela oportunidade colocaram o pé numa bênção que Deus tinha para eles, de ser revolvido de sobre eles o opróbrio dessa escravidão. Agora que haviam passado o Jordão precisavam por o pé nessa bênção e recebê-la.
b) Eles tinham de conquistar uma outra situação – a cidade de Jericó.
 Jericó, uma cidade enorme, uma das maiores da época, era toda cercada por muros, e muros muito altos e largos, por sobre os quais era possível correr carros de guerra.
Em Josué 6:1 é relatado que, quando Jericó soube que os filhos de Israel passaram o Jordão, se trancaram na cidade. Não havia possibilidade dos filhos de Israel invadirem aquela cidade e a destruírem. Eles tinham que destruí-la. Não podiam deixar Jericó às suas costas quando marchassem sobre as outras cidades. Tinham que destruí-la para que pudessem ganhar o restante da terra que o Senhor lhes havia prometido.
Deus envia a solução. Ele diz: durante seis dias marchem ao redor da cidade, levando a Arca de Deus à frente. Devem rodeá-la e permanecerem calados. Provavelmente eles gastaram horas e horas para conseguirem contornar a cidade.
Imagino que gastaram pelo menos duas horas para contorná-la. As mulheres e crianças caminhavam juntas. Todo o Israel caminhou durante os seis dias pela manhã. Estavam colocando o pé na bênção de que precisavam. Precisavam de destruir Jericó. Aquelas muralhas precisavam de cair.
Deus lhes diz que no sétimo dia deveriam dar sete voltas. Creio que gastaram todo o dia para darem as sete voltas em torno da cidade. Deus lhes diz que quando estivessem dando a sétima volta deveriam dar um grande grito. As buzinas deveriam tocar. Nesse momento aquelas muralhas cairiam.
Para conquistarmos as bênçãos prometidas, temos que exercitar a fé. Eles tinham que exercitar a fé. Nunca antes alguém tinha visto uma muralha cair por causa de um grito. Contudo, todos creram na Palavra de Deus, e por este motivo, na sétima volta todos deram um grande grito, as buzinas tocaram, as muralhas caíram, conquistaram a bênção que precisavam, e, a partir daí, foram entrando pela terra prometida.
Gastaram muitos anos para conquistá-la. Foram cerca de quarenta anos. E não conseguiram conquistar tudo, não conseguiram colocar a planta dos pés em toda a terra que Deus lhes havia dado. Não expulsaram todas as nações porque não conseguiram colocar a planta do pé em todo o território, e, desta forma, não os expulsaram.
No capítulo 14, versos 7 e 8, encontramos um homem de oitenta e cinco anos, que há quarenta e cinco saíra do Egipto e peregrinara no deserto. “Tinha eu quarenta anos quando Moisés, servo do Senhor, me enviou de Cades-Berneia para espiar a terra, e eu lhe relatei como sentia no coração. Mas meus irmãos que subiram comigo desesperaram o povo, eu, porém, perseverei em seguir ao Senhor meu Deus”. Calebe perseverou em seguir ao Senhor seu Deus. Você deve perseverar em seguir o Senhor, o Deus Eterno.
Nos versículos 9 a 11 encontramos Calebe conversando com Josué e outras pessoas. Calebe dizia: “Então, Moisés, naquele dia, jurou, dizendo: Certamente, a terra em que puseres o pé será tua e de teus filhos, em herança perpetuamente, pois perseveraste em seguir o Senhor, meu Deus. Eis, agora, o Senhor me conservou em vida, como prometeu; quarenta e cinco anos há desde que o Senhor falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e, já agora, sou de oitenta e cinco anos. Estou forte ainda hoje como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força naquele dia, tal ainda agora para o combate, tanto para sair a ele como para voltar”.
Este homem tinha oitenta e cinco anos. Ele perseverou aqueles quarenta e cinco anos em servir ao Senhor. Continua dizendo: “Estou com oitenta e cinco anos, sou tão forte como quando tinha quarenta anos, estou pronto para o combate, para a guerra”. Ele faz um pedido no verso 12: “Agora, pois, dá-me este monte de que o Senhor falou naquele dia...”.
Ele não estava pedindo uma coisa fácil. Naquele monte habitava um povo que precisava de ser expulso. Este lugar era um dos lugares que Deus disse: “Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé será vosso, como tenho dito a Moisés”. Então disse Calebe: “Agora me dê este monte”. E Josué lhe respondeu: É seu, se quiser batalhar para conquistá-lo. Esse monte é seu, essa montanha é sua, essa bênção é sua, então vá, batalhe, ore, e busque o Senhor, coloque os seus pés nessa montanha, porque essa montanha é sua.
Talvez a bênção que está buscando se pareça com uma montanha, difícil de escalar, difícil de subir, mas pode dizer como Calebe: Eu tenho perseverado em seguir o Senhor todos esses anos, e agora quero essa montanha, quero receber essa bênção da parte do Senhor. Certamente o Senhor está desejoso em dar-lhe essa bênção.
É como se Jesus estivesse em pé, olhando para si, para o seu rosto, e dizendo assim: Meu filho estou mais interessado em abençoá-lo do que você. Há um desejo no coração de Deus de nos abençoar.
Se tem um filho, gosta de abençoá-lo. Gosta de dar coisas boas a ele, não é? É realmente muito bom quando pode comprar um par de sapatos ou uma roupa nova para o seu filho. Quando ele está querendo alguma coisa e você a pode obter, e lhe dá, seu coração se alegra. Deus age da mesma forma, e muito mais, porque é um Deus Eterno, Infinito, cheio de amor, de misericórdia e de compaixão e está querendo nos abençoar.
Você sabe, e Deus sabe, os lugares em que está precisando de colocar a planta de seus pés para ser abençoado, os lugares e as bênçãos que está precisando de conquistar da parte do Senhor. Você está precisando de caminhar, está precisando de abrir o coração, de subir a montanha para ser abençoado pelo Senhor. Guarde isto no coração. Você vai à Igreja no domingo à noite e alguém ora por si para que seja curado. Mas só vai uma vez, não persevera em buscar o Senhor, ou então, vai a dois, três ou quatro cultos, mas não persevera em seguir o Senhor. Não persevera na Palavra de Deus, e se desanima.
Esse homem ficou quarenta e cinco anos perseverando em buscar a bênção de Deus, e ajudou o povo a ser abençoado. Ajudou o povo a transpor o Jordão, a ser circuncidado, a conquistar Jericó. O povo foi em frente, e foi sendo abençoado. Ele ajudou a todos a serem abençoados. Este homem com oitenta e cinco anos diz: Agora é a vez da minha bênção; eu perseverei em seguir ao Senhor, e vou receber a minha bênção.
Seja perseverante com o Senhor! Porque o Senhor está desejoso de abençoá-lo e todo o lugar em que puser a planta do seu pé, vai ser seu!
Há um princípio espiritual neste texto. Eles tinham que pôr os pés na terra. Se entender este princípio espiritual, nunca mais será a mesma pessoa.
A Palavra de Deus está repleta de bênçãos para nós. Temos que ir pisando, tomando posse de todas elas. Temos que ir caminhando na Palavra de Deus, como eles caminharam naquela terra.
À medida que vamos caminhando na Palavra de Deus, esta Palavra vai nos abençoando. Você tem uma Canaã para possuir. Há uma Canaã, uma terra que mana leite e mel, há uma terra de fartura, de abundância, de águas, de chuvas, de bênçãos. Uma terra que tem vida e vida em abundância. Uma terra em que, quando penetrada, rios de água viva fluem do seu espírito. Há uma Canaã prometida para si. Uma terra de bênção. Essa Canaã é a Palavra de Deus. São as promessas desta Palavra que precisam de ser conquistadas.
Possivelmente não caminhou nem um por cento do que tem a caminhar nesta terra. Deus disse a Josué que todo o lugar que pisasse a planta de seus pés, Ele lhe daria. E Deus está dizendo para nós: todo o lugar, nessa Palavra, que a planta de nossos pés pisar, tomando posse daquela promessa, aquela promessa virá a se cumprir em nossa vida.
Em certo período da minha vida, de muita dificuldade, fiquei com princípio de estafa. Resolvi, então, tomar posse da Palavra de Deus, da terra, da Canaã que me pertencia. Naqueles dias repeti mais de oitenta vezes Filipenses 4:13: “tudo posso naquele que me fortalece”. Eu coloquei a planta dos meus pés nesta promessa. Foi repetindo a Palavra e a Palavra de Deus entrou em mim, no meu espírito, na minha alma, no meu corpo e foi curado.
Diga: a Bíblia é a minha Canaã, ela é a minha terra prometida, vou pisar em todas essas promessas, vou tomar posse de todas elas, elas são minhas, Deus me prometeu.
Se entender isso, se tomar posse dessa bênção, nunca mais será a mesma pessoa. Você não caminhou nem um por cento ainda na sua Canaã. Pode estar sendo abençoado na vida financeira, no seu lar, na vida dos seus filhos, da família, tem sido curado, libertado, mas há uma Canaã que pode alcançar - Uma terra que mana leite e mel. Uma terra de chuva, de abundância, de colheitas, uma terra preparada para nós.
A receita dada por Deus a Josué é a mesma para si. Você sabe como é que vai tomar a terra de Canaã? Deus dá-lhe a receita em Josué 1:8a: “Não cesse de falar deste livro da lei...”.
Decore a Bíblia, decore as promessas. Ore pela sua memória e diga: Deus abençoe a minha memória, porque preciso de decorar a Tua palavra. Selecione aquelas joias da Bíblia, aqueles pontos da sua Canaã que quer conquistar, e vá conquistando. Vá decorando, meditando, falando, repita muitas vezes: Deus, essa promessa é minha, essa terra é minha, estou conquistando esse ponto agora, essa parte da terra de Canaã é minha. “Não cesse de falar deste livro da lei...”.
Faça um teste a partir de hoje, sobre o que mais tem falado. Certamente não é a Palavra de Deus que mais fala. O que mais fala? Fala de novela? Se fala de novela, está se alimentando de novela, e quando se alimenta de novela, o que recebe? Morte, roubo, adultério, prostituição, infidelidade, mentira, desonestidade, vício.
Fala muito de política, de futebol, e até da vida dos outros? O que está falando? Fale a Palavra de Deus. Alimente-se dela. Aproveite quando estiver sozinho, porque quando está com outras pessoas não terá muita coragem de fazê-lo. Aproveite quando estiver longe dos outros, quando estiver caminhando ou dirigindo. Aproveite para falar a Palavra de Deus. Fale aqueles textos que já decorou. Fale, repita, tome posse. É a receita que Deus deu a Josué: “Não cesses de falar deste livro da lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido”.
Gostaria muito que aprendesse esse princípio da Palavra de Deus. Princípio que o torna próspero, bem-sucedido, abençoado. Para que a família, os negócios, tudo enfim, seja abençoado, para que tenha saúde, para que conquiste a terra de Canaã, fale a Palavra sem cessar, medite na Palavra de dia e de noite, e faça tudo conforme a Palavra de Deus.
Veja este exemplo: Se está precisando da direcção de Deus na sua vida, lembre-se que na sua Canaã há um ponto em que Deus promete esta bênção. “Ao homem (à mulher, ao jovem) que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher” (Sl. 25:12). Essa é uma parte da sua Canaã. Ele promete direcção para as coisas que fazemos. “Na prosperidade repousará a sua alma, e a sua descendência herdará a terra” (Sl. 25:13), é o ponto seguinte da nossa Canaã. Então, tome posse dessa promessa. Decore-a, repita-a, medite nela. Ela será completamente sua.
Está com medo? Existe um ponto na sua Canaã, nesta Palavra, que pode conquistar. Está em 2 Timóteo 1:7: “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia (de medo), mas de poder, de amor e de moderação”. Este é um versículo que precisa de decorar, repetir, falar e meditar nele constantemente até vencer o medo.
Um ponto desta Canaã que precisa de conquistar está em Isaías 54:15 e 17: “Eis que poderão suscitar contendas, mas não procederá de mim; quem conspira contra ti cairá diante de ti. Toda a arma forjada contra ti não prosperará; toda a língua que ousar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor, e o seu direito que de mim procede, diz o Senhor”. Esta é uma bênção sua.
Está andando em fraqueza, em derrota? O Senhor tem um ponto desta Canaã que deve conquistar. Está em 2 Coríntios 2:14: “Graça, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento”. Quando chega num lugar, este lugar não é mais o mesmo, ele se tornou um lugar melhor. Ao chegar numa casa, esta casa está melhor porque você chegou. Ao chegar num restaurante, este lugar melhorou porque você chegou. Você é sempre conduzido em triunfo e por seu intermédio é manifestado em todo lugar o perfume do conhecimento do Senhor Jesus Cristo.
Veja que maravilhosa promessa Deus tem para si em Isaías 45:2-3: “Eu irei adiante de ti, endireitarei os caminhos tortuosos, quebrarei as portas de bronze e despedaçarei as trancas de ferro; dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que Eu Sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome”. São pontos na sua Canaã que precisa de conquistar. Todo o lugar que pisar a planta de seus pés será seu. Todo o lugar na Palavra de Deus em que colocar a sua fé, começar a falar, a repetir, a meditar e a fazer segundo aquela Palavra, ela se torna bênção para a sua vida.
Para que essa Palavra caia de facto em seu coração, e o inimigo não a roube de si, ore ao Senhor. Repreenda os demónios em nome de Jesus. Declare em nome de Jesus que esta Palavra é plantada no seu coração. Declare em nome de Jesus que esta Palavra vai germinar, crescer, produzir. Decida que a sua vida vai ser abençoada pela Palavra de Deus.
Faça esta oração:
“Oh Deus! Em nome de Jesus, eu declaro que a Tua palavra é a verdade. Senhor, esse princípio que está em Josué 1:3 é para mim. Abro o meu coração para a Tua palavra, e a recebo em nome de Jesus. Declaro que ela é para mim. Declaro que a Palavra do Senhor, a Bíblia, é a minha Canaã, e que o Senhor manda que eu conquiste essa terra que mana leite e mel.
Pela fé me encontro caminhando e colocando os meus pés sobre cada promessa do Senhor. Estou decidido a caminhar, a conquistar, cada uma das partes dessa Canaã que o Senhor promete. E em nome de Jesus declaro que vou entrar na minha herança, como Calebe entrou na sua herança, porque ele obedeceu à Palavra do Senhor. Vou entrar também na minha herança e vou ser abençoado pela Palavra do Senhor. Bendito seja o nome de Deus. Em nome de Jesus, Amém”!







Sem comentários:

Enviar um comentário