Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 10 de abril de 2013

A bênção do Senhor enriquece e não acrescenta dores!


 
Leitura: Provérbios 10:22

 Tenho pena de quem não consegue se libertar das assolações de Satanás. Ele adora distorcer tudo, fazer com que o ser humano se enfie num poço de vergonha e ainda quer fazer as pessoas acreditarem que com ele estão no melhor caminho. Não sei como ele conseguiu convencer um terço dos anjos do céu a seguirem-no para o inferno. E o pior é que ainda hoje, ele consegue convencer muito de que Jesus não é o melhor caminho para uma vida abundante e completa.
Só há uma forma de vencermos as baixarias de Satanás na família, no emprego, na vida financeira, na vida espiritual, enfim, em todas as áreas da nossa vida: é fazer do Deus altíssimo o protetor das nossas vidas e de tudo o que nos pertence.
No Salmo 91 Deus diz que aquele que faz dEle o seu refúgio, será guardado pelos Seus anjos, a violência não chegará perto da sua casa, seus pés não serão feridos nas pedras.
Este texto me alegra muito, porquanto podemos estabelecer um padrão a respeito do que é e do que não é bênção do Senhor, porque quando é bênção do Senhor o resultado tem que ser enriquecimento, de qualquer natureza, mas sem que haja desgosto, outra tradução diz: “não traz consigo dores”. Sendo assim, podemos entender que esse enriquecimento não é aquele trazido pelo sofrimento como muitos poderiam sugerir.
O texto de Efésios 1:3 garante-nos que Deus já nos abençoou com toda a sorte (tipo) de bênção (discurso de prosperidade). Ora, isso quer dizer que seja lá qual for a bênção que almejamos alcançar, a boca de Deus já liberou a Palavra necessária para que isso se manifeste em nossa vida. Sua Palavra não volta vazia (Is. 55:11), pelo contrário ele mesmo vela para cumprir a sua Palavra (Jr. 1:12). A palavra de Deus vem para realizar o que lhe agrada e para progredir em todo o ptopósito para a qual Deus a enviou.
Nosso Deus é um Deus de bênçãos e não de maldições. É um Deus de paz e alegria e não de conflitos e tristeza. O Senhor quer nos estabelecer como filhos e filhas benditos e abençoados na face da Terra, como objetos do Seu louvor onde estivermos.
Infelizmente, muitos estão na Igreja de Jesus reclamando constantemente da vida, declarando que eram mais felizes e viviam melhor quando não estavam na Igreja, quando estavam afastados de Jesus. Contudo, é impossível que a presença de Jesus traga infelicidade e dores à vida de alguém.
É verdade que o Senhor nos diz que neste mundo teremos aflições, mas que também deveríamos ter bom ânimo, pois, como Ele, venceríamos o mundo (Jo. 16:33). Também é verdade que Ele veio para nos colocar por cabeça e não por cauda e para nos dar vida, e vida em abundância! (Dt. 28:13; Jo. 10:10). Por isso, de certa forma, poderíamos dizer que é inconcebível que alguém possa, ao mesmo tempo, estar com Cristo e com a maldição, ou que, em sendo abençoado por Deus, esteja sofrendo.
Nosso Deus, através de Cristo Jesus, nos introduziu no caminho da bênção, da conquista e da vitória, jamais da maldição, do fracasso, da perda. Não é por meio dEle que chegamos às dores e à maldição, senão por nós mesmos. A bênção e a maldição estarão sempre diante de nós e viver uma ou outra é opção nossa, mas a opção de Deus é sempre a bênção para seus filhos e filhas (Dt. 30:19). Há um caminho para a bênção e outro para a maldição e a escolha do caminho será sempre nossa. A palavra do Senhor nos revela que tanto a bênção como a maldição é oferecida por Deus diante de nós, dando-nos a plena liberdade de escolha, e não há mistério nenhum nisso. Ensina-nos que para vivermos em paz, para recebermos as suas bênçãos aqui na terra e nos dias futuro a vida eterna, a única coisa que precisamos fazer é ouvir a sua voz, guardar os seus mandamentos e segui-lo. Dependendo dos princípios que sustentam a nossa caminhada, poderemos enveredar por um ou por outro caminho.
1.     Princípios fundamentais para termos a bênção do Senhor:
Deus escolhe aqueles que ele mesmo quer, mediante a sua graça e os abençoa incondicionalmente para que eles sejam uma bênção para o maior número de pessoas neste mundo, segundo a sua própria vontade. Ninguém é uma bênção em si mesmo, mas se torna uma bênção pela operação de Deus em sua vida.
Vemos que uma pessoa está debaixo da bênção de Deus quando ela se move sobre quatro princípios fundamentais: Fé, Aliança, Obediência e Sabedoria.
a) Fé
Creia nos resultados da obediência; o que praticamos oferece evidência da nossa fé. Fé não é meramente uma afirmação dogmática. Gera ação, produz obediência, e, por meio da vitória, torna-se frutífera. Esteja pronto para obedecer à Palavra do Senhor. Saiba que Deus continua a falar somente àqueles que fazem o que Ele diz.
Pela fé devemos esperar grandes coisas do Senhor. Estabeleçamos metas elevadas. Devemos alcançar mais alto. Não limitemos o Omnipotente… esperemos grandes coisas. Estar satisfeitos com a pequenez não apenas revela falta de visão, mas também de fé. Por isso, abandemos a visão acanhada e façamos planos mais amplos.
Compreenda que obediência incompleta é o mesmo que desobediência. Obedeça plenamente ao Senhor e não se afaste dEle. Não substitua obediência à Palavra de Deus por religião. Saiba que desobediência e rebelião são como bruxaria aos olhos de Deus. Entenda que ouvir a Palavra de Deus e não praticá-la (obedecer) é o mesmo que rejeitá-la.
Deus deseja homens que arrisquem qualquer coisa e todas as coisas para salvar almas. Os que não avançarem sem ver com clareza diante de si cada passo da estrada, não serão os homens indicados neste tempo para fazer avançar a verdade de Deus. Deus exige homens de fibra, esperança, fé e perseverança para trabalharem sem rodeios. O trabalho deve ser apoiado financeiramente, mesmo com o risco de que um investimento específico não produza retorno imediato em termos de conversões.
Fé, estabelecimento de alvos elevados e a expectativa de receber grandes coisas de Deus andam de mãos dadas. Se um pastor não consegue ter a certeza daquilo que não vê, e não visualiza pela fé o que Deus pode realizar, deve buscar essa experiência através da oração (2 Reis 6:17).
 Não tenha medo de oposição, mesmo quando pareça forte e difícil de ser suportada. Esteja seguro de que Deus pode usar até os seus poucos recursos, quando acompanhados por uma grande fé, para vencer qualquer obstáculo que enfrente. Queira ser aquele com quem Ele pode contar: Eis-me aqui Senhor! Estou na posição de sentido, pronto para obedecer a Seu Comando.
Todo o nosso relacionamento com o Senhor é por fé, e é justamente esta fé que nos introduz e consolida nos planos eternos e perfeitos de Deus (leia Rm. 1:17; Hb. 11:3 e 6). As bênçãos do Senhor nos alcançam pela nossa fé neste Deus que nunca falha, porque é Perfeito em toda a Sua essência. Quando de fato cumprimos todas as condições descritas na Sua santa Palavra, o Senhor nos promete que todas as bênçãos nos alcançarão. Se elas nos alcançarão, isso nos mostra que nós estamos correndo mais rápido e no mesmo sentido delas. Então é nisso que nós devemos colocar os nossos olhos, é na bênção de Deus, porque se temos a bênção do Senhor, vamos prosperar, a tempo ou fora de tempo. Em tempo de crise ou em tempo de abundância, vamos ter sempre o nosso quinhão. E não é só isso, vamos ter alegria, vamos ter paz e capacidade de gozar a prosperidade que temos. E a Bíblia diz que isso é dom de Deus.
Muitos simplesmente não recebem as bênçãos de Deus por causa da incredulidade que os visita e afasta do é possível de Deus. Em Hebreus 11 vemos que foi pela fé que nossos irmãos do passado entraram no território da bênção e da providência de Deus. Fé no Senhor é a base principal para nosso relacionamento com Ele.
b) Aliança
Aliança é a tela de toda a Bíblia. Once this fundamental schema of covenant in the Scriptures comes clear, all the patterns of God's relations with the sons and daughters of Adam unfolds into a rich tapestry unifying the Scriptures. Uma vez que este esquema fundamental da aliança nas Escrituras se torna claro, todos os padrões de relações de Deus com os filhos e filhas de Adão se desdobra em uma rica tapeçaria de unificação das Escrituras.
A aliança com Deus é a mais importante aliança que alguém pode fazer na sua vida. É um compromisso: “Eu sou teu servo e o Senhor é o meu Deus”. É isso que Deus espera de cada um de nós: um compromisso de andar com Ele em fidelidade e obediência por todos os dias da nossa vida.
Nosso Deus é um Deus de alianças. A aliança é um pacto, através do qual o Senhor revela Suas intenções a nosso respeito e Se declara sujeito aos termos da aliança, cumprindo o Seu papel de forma irrepreensível, garantindo, assim, o êxito do pacto proposto, desde que cumpramos a nossa parte. Deus revela os intentos do seu coração para os que estão em aliança com Ele.
Ele sempre se relaciona com Seu povo por meio das alianças. Através das alianças, o Senhor nos revela Seus propósitos e nos coloca dentro deles. Muitos podem saber dos propósitos de Deus, mas viver tais propósitos só os aliançados com Ele conseguem viver.
No coração de Deus nunca há más intenções, pelo contrário, porque Ele é amor, Ele procura sempre nos abençoar e satisfazer os desejos sinceros do nosso coração. A bênção do Senhor alcança aqueles que estão em aliança com Ele, isto é: aqueles que receberam Jesus Cristo como Senhor e Salvador de suas vidas. Pois só por meio de Jesus Cristo vamos à presença do Pai celestial. Ter Jesus Cristo como Senhor e Salvador de nossas vidas é a garantia de que estamos em aliança com o Pai e que temos o direito de receber as bênçãos dEle.
Toda a aliança tem duas partes: a mais fraca e a mais forte, que protege e suporta a mais fraca. Na nossa aliança com Deus nós somos sempre a parte mais fraca e Ele é a parte mais forte, que nos protege e suporta. Por isso, podemos confiar que quando estamos realmente em Cristo, estamos em aliança com Deus e temos a garantia de proteção, segurança e êxito na caminhada.
Em Cristo, todos os propósitos de Deus a nosso respeito se cumprem, as bênçãos de Deus nos alcançam. Em Cristo, somos mais que vencedores, somos feitos filhos do Deus vivo, somos salvos da condenação eterna, vencemos o maligno, a carne, o mundo, o pecado e somos libertos, curados, prósperos e nos tornamos autoridades espirituais na Terra, isto é: agentes proféticos de mudanças, ungidos e comissionados por Deus para atrairmos a Sua glória e manifestarmos o Seu poder entre os homens. Se não entrarmos em aliança com Deus, jamais veremos cumpridos em nossas vidas os Seus propósitos eternos.
Para andarmos em aliança com Deus - que significa ser abençoado, mas também ser fiel ao Senhor - é necessária uma vida de santidade, fidelidade e compromisso com Ele e com o Seu Reino. A perfeição, como o mais alto alvo do que Deus, em Seu grande poder, faria por nós, é algo tão divino, espiritual e celeste que somente a alma que se entrega ternamente à orientação do Espírito Santo pode esperar conhecer sua bem-aventurança. Só os santos, fiéis e comprometidos andam com o Senhor e desfrutam da Sua plenitude.
 Como reclamar o cumprimento das promessas de bênçãos de Deus quando se anda em pecado, na infidelidade e no descompromisso?
c) Obediência
De todas as virtudes que qualquer pai quer encontrar em seus filhos, a obediência é certamente uma delas. Ter filhos obedientes traz honra e prazer ao coração dos pais. Por outro lado, o filho desobediente envergonha os seus pais.
Deus, o nosso Pai, também espera encontrar essa qualidade em seus filhos. A obediência é indispensável para que as promessas de Deus se cumpram nas nossas vidas. Se há alguém a quem você deve obedecer é ao Deus de Israel, o nosso Deus. Ele é perfeito, poderoso e a obediência a Ele lhe trará salvação e vida abundante.
A existência humana está sujeita a alguns princípios fundamentais. Se almejarmos uma vida melhor, eles terão de ser observados, pois se constituem leis para uma vida vitoriosa. São pontes necessárias entre nossos sonhos e nossas conquistas.
Elimine tudo o que contamine seu coração para expressar sentimentos saudáveis, tais como, o amor, o perdão, a humildade, a alegria, a inocência. Obedeça à palavra de Deus, deite-se nos braços de nosso pai que está nos céus, e descubra que ser feliz é ser livre!
A obediência é a palavra-chave para quem está em aliança com Deus. O lugar da bênção chama-se obediência. Ninguém é abençoado por Deus estando em desobediência a Deus. A obediência atrai bênçãos e alegria, mas a desobediência atrai maldições e dores. Tudo na vida é produto da escolha. Você é um produto das suas escolhas. Você pode escolher a bênção, que vem por meio da obediência, ou pode não escolher a maldição, porém ela poderá o alcançar por causa da sua desobediência.
Como ilustração, em Deuteronómio 28:1-14, vemos a importância da obediência para o povo de Deus, bem como quais são os tipos e níveis de bênçãos que alcançam os que estão em aliança com Deus. São inúmeras as bênçãos para os que obedecem a Deus. Elas vão desde o nível pessoal, passando pelo familiar, até o nível financeiro, patrimonial e político. A bênção de Deus enriquece em todos os níveis. Aleluia!
Você precisa crer que se fizer o que Deus mandou fazer, será abençoado. È preciso crer para ver e não ver para crer. Deus não mente. E a sua motivação para obedecer deve ser a certeza de que Ele é fiel e cumprirá todas as suas promessas. Movido pela fé, faça o que Ele mandar.
d) Sabedoria
O cristão deve ser o tipo de pessoa que, em cada pensamento, decisão e ação, deseja trazer honra e glória ao Grande Arquiteto que o fez ser o que é (Ef. 3:20-21).
Toda a bênção tem um lugar para ser encontrada, a obediência, é o lugar bênção. No entanto, para andarmos em obediência a Deus, precisamos da sabedoria que Ele mesmo nos dá. Muitos querem andar no caminho da bênção de Deus, baseados no entendimento humano, no conhecimento humano; por isso acabam perdidos e não se encontram com a bênção de Deus. Só com a sabedoria que vem de Deus trilharemos o caminho da bênção, o caminho da obediência.
Se eu tiver sabedoria para andar na palavra de Deus, ou seja, na bênção espiritual, as consequências dessa bênção se irão materializar em coisas que são necessárias para a minha vida aqui na terra. Por isso a sabedoria espiritual é o ponto de partida para uma vida cheia de frutos materiais.
Em Provérbios 2:1-9 vemos que: “Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido e para inclinares o coração ao entendimento, e, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz, se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade, guarda as veredas do juízo e conserva o caminho dos seus santos. Então, entenderás justiça, juízo e equidade, todas as boas veredas.”
A Palavra nos diz que quem busca a sabedoria diligentemente aos pés de Deus, encontra a inteligência e o discernimento. A sabedoria protege os sinceros de coração e guarda os passos e caminhos dos santos de Deus. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria (Sl. 111:10), logo, os que não temem ao Senhor não alcançarão sabedoria. Sem o temor do Senhor, não há sabedoria; sem sabedoria, não se consegue obedecê-lO; sem obediência ao Senhor, não se vive a aliança com Ele; sem aliança com Deus se denuncia a incredulidade, pois só pela fé entramos e sustentamos a aliança com Deus.
Temos que nos preparar com sabedoria do alto para contagiar todos ao nosso redor: filhos, amigos, parentes, cidades, estados e nações. Por isso devemos ter sabedoria, para profetizar, para liberar palavras de benção.

1 comentário: