Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A nossa vitória chega, Quando permanecemos do lado certo!


Leitura: João 21.1-6

Conforme o Evangelho de João, os apóstolos já haviam tido duas experiências com o Cristo ressurreto: a) em João 20:19-22 quando receberam o Espírito após Jesus soprar sobre eles e, b) em João 20:26-29 quando foram exortados a respeito da fé, a partir do confronto com Tomé. Mas estavam desanimados e desistidos, talvez por ainda estarem com a imagem do Cristo morto e da Sua sepultura mais fortes em suas mentes do que as duas experiências sobrenaturais com o Cristo ressurreto (a mente humana se fixa mais nas imagens de derrota do que nas de vitória). Viram-se em crise e abandono, perderam a visão de vitória e do chamado de Cristo para eles.
Nessas condições, voltaram-se para a vida que tinham antes de conhecerem o Messias: a de pescadores profissionais, que se conduziam pelo próprio entendimento e na força de seus braços. Mas naquela noite viveram uma experiência ímpar: nada pescaram e estavam com a sensação de que seu trabalho era em vão. Estavam com a pior visão possível do mar naquele dia: insucesso e impossibilidades. Para eles era o fim, não adiantava mais nada. Só lhes restava recolher as redes e desistir.
Em todo o contexto, mesmo em condições desfavoráveis, há sempre um lado certo de se encarar a situação: o portal da bênção, da conquista e da vitória. Sempre haverá o lado da provisão e da suficiência de Deus. O Senhor sempre nos apontará o lado da conquista e da vitória, que é o lado da visão profética e da provisão sobrenatural em tempos de crise. Ele se colocará na praia ao clarear da madrugada para confortar o coração dos obreiros desanimados, dizendo-lhes onde devem lançar a rede e dando-lhes a garantia do seu auxílio. No meio da crise, o Senhor levou seus discípulos a se encontrarem com a solução, a satisfação e a alegria. Tiberíades está nas margens do mar da Galileia e neste mar há uma unção de conquista, de vitória, de abundância (ver a pesca maravilhosa em Lucas 5:1-11). O Senhor sempre nos sobrepuja. Sobrepujou Pedro no comando do barco em que ele navegava desde que era rapaz. Há sempre um ponto crítico para a alma. Você está disposto a entregar a Cristo o comando de sua vida e deixar que ele seja o seu capitão? Se for assim, ao surgirem grandes dificuldades – porque os peixes, em geral, não são apanhados no dia claro – ele encherá seu barco até à borda. Ele vai além de tudo o que pedimos ou pensamos.



1. O que acontece quando nos voltamos para o lado errado?Somos pessoas que estão sempre ocupadas, mas que realmente não são eficientes ou estão satisfeitas. Fazemos muitas coisas, gastando tempo e energia, mas realizamos pouca coisa de valor. Consequentemente, esgotamos a vida trabalhando muito, sem fazer algum tipo de progresso.
Quando nos voltamos para o lado errado, deixamos de ter visão para a vida e não sabemos como obtê-la. Ficamos presos na lama da confusão, sem saber o que fazer.
Quando não agimos do modo correto, acabamos ficando do lado errado, o que gera cansaço, fracasso ou frustração, desânimo, desilusão, desistência e incredulidade. Todo o desistido está sempre voltado para o lado errado!
Quando estamos com a visão errada do casamento e nos voltamos para o lado errado, desistindo dele ou trabalhando negligentemente e sem sucesso. Quando temos a visão errada da família e não a estamos conquistando como convém.
Sempre que estivermos sob a escravidão do pecado, do “eu” (egoísmo e orgulho) ou do homem (pode incluir escravidão da culpa, pecado, tradição, preconceito, denominação, ou padrões impossíveis de comportamento impostos por outros).
Sempre estaremos voltados para o lado errado, em qualquer crise, quando: olhamos para as circunstâncias; olhamos para os nossos limites e capacidades; nos apoiamos na nossa experiência e na força do nosso braço; agimos exclusivamente no plano natural. Dessa forma, o inimigo logo nos trará desânimo, frustração e desistência, nos fazendo esmorecer na fé e assumirmos a derrota.
Sempre que alguém que não viva na presença de Deus, não pode transformar a vida daqueles que o rodeiam. Não pode ser exemplo para ninguém. Dessa forma, o inimigo logo nos trará desânimo, frustração e desistência, nos fazendo esmorecer na fé e assumirmos a derrota.



2. Quando é que nos voltamos para o lado certo?Quando compreendemos que a Bíblia contém importantes princípios que nós devemos identificar para compreender o que Deus está dizendo para nós através de Sua Palavra.
Quando permanecemos na presença do Senhor, somos impregnados da unção que vem do próprio Deus, vivemos debaixo do manto de santidade do Senhor, e quando falamos, quebrantamos os corações, como os apóstolos da igreja primitiva.
Quando não perdemos a visão do sobrenatural de Deus e nos movemos por fé, conforme a Palavra do Senhor. Sob a Palavra do Mestre encontramos a sua provisão e o sobrenatural, e veremos as coisas mudarem para melhor. Precisamos de saber que a Palavra que age em nós e nos impulsiona, age também no mar onde estamos, mudando suas características a nosso favor. Ao obedecermos à Palavra de ordem do Senhor no nosso mar da Galileia, estaremos trazendo à existência aquilo que precisávamos, mas não tínhamos, nem víamos. Os peixes só vieram quando a Palavra do Senhor foi obedecida. Obedecendo a Cristo, não só a pesca é abundante, como também a rede não se rompe, isto é, a Comunidade permanece unida, dentro de sua pluralidade.
O Senhor sempre nos mostrará o lado certo em cada momento. Em cada situação de crise há sempre o lado certo de nos posicionarmos. Muitos, porque não agem do modo correto, acabam ficando do lado errado, o que gera cansaço, frustração, desânimo, desistência e incredulidade.
Todo o desistido está sempre voltado para o lado errado! Precisamos de ter a visão correta do Senhor que temos e do mar onde estamos, para que as pescarias sejam abundantes e recompensadoras. Muitos, porque estão com a visão errada do casamento, se voltam para o lado errado, desistindo dele ou trabalhando sem sucesso. Outros têm a visão errada da família e não estão conquistando como convém. Alguns têm a visão errada se seus ministérios, por isso suas redes estão vazias.
Sempre que vivermos pela fé, andarmos no Espírito, renovarmos a mente, controlarmos as emoções e desfazermos os traumas emocionais do passado mediante a fé e o perdão, o Senhor sempre nos mostrará o lado certo e os passos práticos sobre como viver em liberdade em cada momento. Em cada situação de crise há sempre o lado certo de nos posicionarmos. Precisamos de ter a visão correta do Senhor e do mar onde estamos, para que as pescarias sejam abundantes e recompensadoras.
Quase sempre que nos movemos no nosso entendimento e na força do nosso braço, nossas redes vêm vazias. É como trocar a bênção e a provisão por coisa nenhuma. Mas o Senhor hoje quer mostrar-nos o lado certo para nos voltarmos e agirmos. O Senhor hoje quer dar-nos a vitória. Creia que a partir de hoje o Senhor vai escandalizar-nos com tanta bênção e tanta vitória no casamento, na família, nos grupos, nas finanças e etc... Por isso, é essencial conhecer a voz de Deus, compreender a Sua vontade, e tomar as decisões corretas todos os dias. Portanto, não importa o que os nossos esforços pessoais são, não haja mais a pensar que nós não somos bons, ou Deus não se importa. That's wretchedness. Isso é miséria. But since there is no condemnation for us and since the Holy Spirit has given us new life, let's live each day a day at a time confident, courageous and at peace with Him, until we experience His victory fully in His Kingdom. Mas já que não há condenação para nós e, desde que o Espírito Santo nos deu a vida nova, vamos viver cada dia, um dia de cada vez, confiante, corajoso e em paz com Ele, até que experimentemos Sua vitória inteiramente no Seu Reino. Amen. Amém.



3. Qual o lado correto para estarmos?Isto parece tão simples; e, como um princípio, é bastante simples. Mas, na prática, nós, pecadores, somos inclinados a confiar nos meios e não em Deus. Faço planos frequentemente e percebo que meu entusiasmo cresce ou diminui, à medida que os planos são perspicazes ou não. Isto é confiar em planos e não em Deus. Sem dúvida, Ele deseja que utilizemos meios para realizar a sua obra. Todavia, é evidente que Deus não deseja que confiemos nestes meios. “O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas a vitória vem do Senhor” (Pv. 21:31). Portanto, nossa confiança deve estar no Senhor e não em cavalos. “Uns confiam em carros, outros, em cavalos; nós, porém, nos gloriaremos em o nome do Senhor, nosso Deus” (Sl. 20:7).
Para estarmos do lado correto é preciso conhecer a Bíblia, crer que ela é a Palavra de Deus e defende-la com convicção. É preciso acreditar que a inspiração é total, que ela é a verdade. Se você diz que crê, mas tem dúvidas, será facilmente contestado pelos integrantes de seitas que vivem procurando brechas para poderem levar pessoas para seu lado, tirando-as do caminho da salvação.
O lado correto para estarmos é aquele para o qual aponta a visão de Deus a nosso respeito. Porque estava sempre do lado correto, Jesus via o que eles não viam! O Senhor tem uma visão sobrenatural do seu casamento, família, ministério, grupos e finanças, que possivelmente você ainda não tem! O Senhor tem sempre uma visão de bênção, de vitória e de conquista. A visão do Senhor sobre cada área da nossa vida é de prosperidade, alegria, consolo, conforto e paz. O Senhor tem a visão de abundância para cada um de nós. Portanto, o nosso futuro vai depender de nossa visão, este é o tempo da decisão. Se nossa visão for: “Estamos satisfeitos com o nosso trabalho até aqui”, então continuaremos fazendo as mesmas coisas de hoje. Mas, se ousarmos dizer: “Obrigado Senhor..., mas onde está o resto? Tem que haver mais! Mostre-nos Sua glória!”, nosso futuro será totalmente diferente.
O Senhor sempre nos confrontará quanto ao resultado do nosso trabalho, no mar da nossa crise, com vistas a nos posicionarmos corretamente em todas as situações. Precisamos de assumir uma postura profética em cada área da nossa vida, enchendo-nos de fé sobrenatural, acolhendo e obedecendo à Palavra de ordem do Senhor para cada situação.



4. Como tornar-me um vencedor em tempos de crise?“Em Cristo somos mais do que vencedores”. Essa verdade que encontramos nas Escrituras conforta-nos. Saber que se tivermos algum problema, venceremos em nome de Jesus. Entretanto, quando o problema vem, nos sentimos fracassados, inúteis ou impotentes para mudar até mesmo o menor dos problemas. Nessas horas, somos verdadeiramente mais do que vencedores?
Sentir-se um vencedor não parece fazer sentido quando somos injustiçados ou quando se está desempregado, doente, solitário, estéril, abandonado ou carente. Quando estamos bem, quando aparentemente nada nos falta, pregamos para quem quiser ouvir que somos mais que vencedores:
“Tenho um salário de tantos mil, eu sou mais do que vencedor”. “Tenho muitos diplomas, eu sou mais do que vencedor”. “Casei-me, sou mais do que vencedor”. Porém, não é muito comum ver um doente terminal dizer: “Sou mais que vencedor”, ou um desempregado dizendo: “Estou desempregado, glória a Deus que proverá na minha vida”, ou um solteiro dizer: “Tenho 40 anos e, graças a Deus, espero no Senhor, sou mais do que vencedor”.
O Senhor Jesus mesmo disse para termos bom ânimo em momentos difíceis. Por quê? Por que se alegrar em meio à dor? Imagine Jesus tendo bom ânimo ao saber que haveria de ser crucificado pelos nossos pecados. Ele nem tinha pecado e haveria de morrer para que pudéssemos ter salvação eterna. Imagine Jesus de bom ânimo quando fora esbofeteado, traído.
Imagine Jesus sendo mais do que vencedor quando todos os discípulos o abandonaram. Hoje em dia ser vencedor é possuir bens, saúde, status, fama, amigos etc.. Mas Jesus ensina que ser vencedor vai muito além do que tudo isso.
A vitória que Deus tem para seus filhos vai muito mais além do que a alegria do momento presente. A vitória é gerada em momentos de deserto, de muita dor, que nos molda e, mais tarde, revelará o verdadeiro sentido de ser mais do que vencedor.
Alguns passos são importantes:
a) Creia que mesmo na crise o Senhor está consigo.
b) Creia que o poder sobrenatural de Deus é maior do que qualquer crise.
c) Creia que o Senhor tem uma palavra de ordem para acabar com qualquer crise.
d) Creia que o Senhor tem uma visão de sucesso para si.
e) Creia que o Senhor muitas vezes permite a crise para nos confrontar na fé e nos ensinar o caminho da vitória.
f) Creia que liberando as palavras de ordem do Senhor sobre o mar da crise, a vitória será certa, porque o sobrenatural de Deus se manifestará.
g) Obedeça aos comandos do Senhor, mesmo quando não os entenda ou quando eles o confrontam ou o escandalizam.
h) Receba a unção profética de conquista e se recuse a permanecer na visão de derrota e fracasso, profetizando e agindo conforme a palavra de ordem liberada pelo Senhor para a sua vida, porque é Ele quem nos enche do Seu Espírito e pode atravessar as paredes e portas fechadas da nossa vida para estar connosco e nos abençoar.
A vida de um vencedor em Cristo é movida pela fé, ou seja, por aquilo que se espera e que não vemos (Hb. 11:1).
Em tempos de crise, se não crermos “morreremos” no meio do caminho. Imagine Moisés conduzindo milhares de pessoas, quantas aflições e momentos de crise ele deve ter vivido. Muitas pessoas estão assim, passando por momentos de crise, mas não conseguem romper, não experimentam a vitória pelo facto de não terem fé. Por isso, ao passarmos por momentos de crise, devemos nos apegar ainda mais à Palavra, ao Senhor. Se agirmos assim, certamente o período de deserto, de provação não será o fim de nossas vidas.
Que momentos assim, nos estimulem ainda mais a superarmos cada desafio, a vivermos pela fé, a adorarmos a Deus para que, quando a vitória chegar, possamos dar graças a Ele pelo que só Ele pode fazer. Sejamos como Josué e Calebe que perseveraram. Sejamos como o maior exemplo de todos: Jesus, que suportou todas as coisas. Ele é um exemplo de vencedor.
A crise é um tempo de oportunidade: uns olham para ela como a porta da esperança, outros veem-na como a sepultura dos sonhos. John Rockefeller disse que “o futuro não acontece simplesmente, ele é criado por homens de visão”.
O caminho da obediência é o caminho da bênção. Na crise não fuja de Deus, obedeça a Deus!


Sem comentários:

Enviar um comentário