Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Somos Propriedade Exclusiva de Deus


Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória” (Ef. 1:13-14).
Introdução
A Palavra “exclusivo” é encontrada em Tito 2:14. Os cristãos são o povo exclusivo de Deus. Usamos a palavra, por vezes, quando falamos de algo estranho ou diferente. Mas essa não é a sua utilização aqui. A palavra é traduzida de uma palavra grega que é composta por duas outras palavras: uma que significa uma “volta”, como um círculo, e a outra que significa “ser”. Pode ser traçado por um ponto dentro de um círculo. Isto nos ajudará a compreender o significado da palavra combinada. Assim como é o círculo em torno do ponto, assim Deus está ao redor de cada um de Seus santos. O círculo monopoliza o ponto, tem todo o ponto em si. Então todos os cristãos são uma propriedade exclusiva de Deus. Eles são a Sua posse privada. Ele reservou-os para Si mesmo. A expressão em 1 Tessalonicenses 1:1, “A igreja dos Tessalonicenses em Deus”, tem a mesma ideia, pois o caso grego é locativo da esfera, ou seja, está na esfera de Deus, delimitada por Deus, cercado por Ele. 
No verso 14, os crentes são chamados de “propriedade de Deus”. O sublime de tudo isto é que a fonte de tudo o que somos, temos e esperamos ser, no que diz respeito à salvação, é a vontade de Deus para nós; mas essa corrente flui para nós através do Senhor, e por fim para o qual se dirigem todas as coisas é a integração de tudo em Cristo, Aquele que foi o Alfa, mas que também será o Omega.
O selo do Espírito é uma garantia absoluta de que somos propriedade exclusiva de Deus e que ninguém pode violar essa propriedade, pois o Espírito nos foi dado como penhor e garantia de que a obra da redenção será consumada.
O selo do Espírito Santo é de valor incalculável, porque significa que recebemos a marca da semelhança com Cristo e, assim, somos conservados invioláveis no meio de todas as vicissitudes da vida. O Espírito Santo é o “penhor” da nossa ressurreição futura, ou seja, a garantia de que não estamos órfãos (Jo. 14:18) e de que seremos transformados na ressurreição (1 Co. 15:52.).
O selo é um sinal de autenticidade. Não somos bastardos nem filhos ilegítimos. Pertencemos verdadeiramente à família de Deus. O selo também é um símbolo de propriedade. Nós somos propriedade exclusiva de Deus por três razões: pertencemos a ele por direito de criação; por direito de resgate; e também, por direito de possessão.
A nossa salvação não é um engodo, mas uma realidade insofismável. Somos propriedade exclusiva de Deus e somos invioláveis. Ninguém pode afastar-nos do amor de Deus que está em Cristo Jesus (Rm. 8:38-39). Com isso, entendo que Deus nos olha de uma forma amorosa e especial. Temos um Senhor maravilhoso, que só planeia o melhor para cada um de Seus filhos.
1.     Fomos selados como propriedade dele e para a habitação dele.
O selo ainda é símbolo de proteção. O selo é inviolável. Assim, ninguém pode arrancar-nos das mãos de Deus. Somos dele, inviolavelmente dele.
Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora, sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia“ (1 Pe. 2:9-10).
Eu chamo esta passagem de caderneta de identidade porque nos oferece uma série de descrições vívidas do que somos em Cristo. Nós, os que creem e confiam em Jesus Cristo, somos descritos como “...pedras vivas, casa espiritual e sacerdócio santo, uma raça eleita, um sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus”.
Estes mesmos privilégios Deus já os havia prometido à nação de Israel, se ela se mostrasse obediente. Em Êxodo 19: 5-6a encontramos: “Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha. E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo”.
Antes de qualquer comentário é interessante pensarmos na mudança de posicionamento que Deus promoveu na vida de todos que o buscaram com sinceridade de coração, obedecendo em tudo à sua vontade, pois estavam vivendo na região das trevas e foram transportados para a região da luz do Senhor que é descrita aqui no texto, como maravilhosa. É interessante notarmos que quando estávamos nas trevas, as nossas obras eram escondidas, mas hoje, na sua maravilhosa luz, nossa vida ganhou transparência, pois o pecado que ofuscava o brilho do nosso viver foi eliminado pelo Senhor.
Gosto muito das expressões usadas na Palavra de Deus, tais como: “em outro tempo não éreis povo”, e povo significa conjunto de habitantes de um país ou de uma localidade, multidão de gente. Creio que com estas definições, dá para entendermos um pouco do que Pedro disse. Na verdade nós pertencemos hoje a um povo que não tem a sua Pátria neste mundo, e sim na glória celestial. Hoje pertencemos ao Senhor que nos comprou com o sangue da cruz.
Deus promete a seu povo que, de toda a criação, nós seríamos a sua propriedade exclusiva. Isto é, embora todas as coisas que existem pertençam a Deus, Ele nos escolheu para sermos uma propriedade particular. Em outra passagem a Bíblia diz que Deus plantou um povo especial no mundo com uma finalidade específica: “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda” (Jo. 15:16).
Sendo assim, este povo representado pelos eleitos de Deus, deverá viver tão íntimo do Senhor, andando em seus caminhos diariamente, em tão profunda comunhão com Ele, a ponto de ser facilmente identificado como uma nação santa e como o povo que pertence exclusivamente a Deus. Deverá evidenciar em seus semblantes, a marca desta nacionalidade celestial, e justamente por ter a sua nacionalidade celestial assegurada pela Bíblia é que deve viver aqui e agora evidenciando os costumes celestiais, falando o idioma celestial, alimentando-se das coisas celestiais, tendo hábitos celestiais, afetos celestiais, amando as coisas celestiais e, principalmente, desejosos esperançosos de morar definitivamente em sua cidade celestial, com o nosso Pai celestial. Deverá ser reconhecido como celestial pelo olhar puro, pelas mãos santas e pelo caminhar íntegro. Mas, se esta nação santa ainda não alcançou tal progresso na vida cristã, a ponto de ser reconhecida como um povo eminentemente celestial mesmo sem falar uma única palavra, simplesmente pelo proceder, que então, seja conhecida como de propriedade exclusiva de Deus, pelo idioma cristão, pelos desejos das coisas santas, pelo amor cristão, pelo caráter de Cristo sendo formado em seu interior, pelo proceder, pela união uns com os outros, pelo amor fraternal, pelo perdão, pelas preferências celestiais, pelo agir cristão, pelo alimento que mais buscam, qual seja, o alimento espiritual, a Palavra de Deus e ainda, pelo que pensa, “nas coisas do alto” (Cl. 3).
Como propriedade exclusiva de Deus, não devemos ser enganados, ocupando a mente com coisas que não sejam o próprio Deus. Segundo a experiência de Pedro, obtemos a salvação da alma por meio de sofrimentos (1:7). Assim como o ouro é depurado por fogo, nós passamos por tribulações. A vida da igreja é o nosso viver depois da salvação. Por amor a nós, Deus deseja remover os elementos naturais de nossa mente, emoção e vontade, porque somos Sua propriedade exclusiva. Ele quer retirar de nós todos os elementos naturais que não Lhe pertencem. Pedro nos mostra que, uma vez refinados pelo fogo, podemos ser povo de propriedade exclusiva de Deus. Já não pertencemos a Satanás nem ao mundo, pois somos Sua propriedade exclusiva. Podemos pertencer totalmente a Deus porque passamos por provações de fogo na vida da igreja.
2.     Em tudo, precisamos de depender do Senhor.
Existe uma geração que é propriedade exclusiva de Deus e que permite que o Senhor trabalhe e mexa em seu ser. Essa é a única forma de ter uma vida transformada segundo o propósito de Deus a fim de que possamos experimentar os seus planos para nós, ou seja, a sua boa, agradável e perfeita vontade (Rm. 12:2). Deus deseja que vivamos em santidade na Sua Presença e quer restaurar todas as áreas da nossa vida.
Se ouvirmos a voz de Deus e guardarmos o seu concerto, Ele nos fará sua propriedade exclusiva dentre todos os povos, porque todas as coisas são dEle, quer dizer de todas as coisas que o Senhor Deus fez, nós seremos a mais especial delas para Deus. Se ouvirmos a sua voz e guardarmos o seu concerto, isto é ouvir e aceitar que o Senhor é Deus e vivermos naquilo que são os seus mandamentos, então o Senhor nos tomará como sua propriedade exclusiva, da qual desfrutaremos de todas as bênçãos e todas as Suas promessas serão cumpridas em nossa vida, claro se ouvirmos a sua voz e guardarmos o seu concerto (Ver. Êx. 19:5).
Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha” (Êx. 19.5), e Pedro afirma a mesma coisa em sua carta: “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia ” (1 Pe. 2:9-10).
Por intermédio de Jesus Cristo, do seu sangue derramado na cruz fomos adquiridos, somos povo adquirido de Deus, o Senhor Deus nos escolheu dentre todos os povos, pois nos tirou das trevas para a luz, a Sua luz, por aceitarmos a Jesus como nosso Senhor e bastante Salvador e se fazermos a Sua vontade somos chamados de nação santa, aqueles que praticam o sacerdócio real, e para que sejamos provadores e testemunhas das virtudes do Senhor Deus que para Si nos chamou, e por via disso, anunciarmos as virtudes do nosso Senhor para que almas se convertam ao ouvirem o nosso testemunho em Cristo Jesus.
Somos um povo separado, um povo exclusivo, um povo de propriedade exclusiva de Deus. Fomos chamados, fomos reconciliados para andar na presença de Deus, para viver a sua vontade, para manifestar a sua glória, para revelar o seu caráter e a sua natureza neste mundo.
Ao andarmos segundo os mandamentos Divinos, que o Senhor Deus instituiu para o homem, andaremos na sua presença, o Senhor Deus nos fará Seus, pertenceremos ao Senhor, seremos Seu particular tesouro no dia em que o Senhor vier para o Seu juízo, seremos poupados do Seu juízo porque dele somos, e tal como faz o homem a seu filho que o serve, devemos também nós servir a Deus. Ele como Pai nos dá todo o poder de sermos Seus filhos, nos trata como tal, nos dá todas as bênçãos e nós como filhos temos o dever de servi-lo (Ver Ml. 3:17).
Ser “Sua própria propriedade exclusiva” significa literalmente ser “Seu tesouro especial”. Isso é o que Deus disse para o povo de Sua aliança em Êxodo e é o que está dizendo aos seguidores de Jesus.
Ninguém despreza a sua propriedade exclusiva, cujo verdadeiro valor está na imagem e semelhança de Deus (Gn. 1:26), refletindo a sua glória, o seu caráter, através do amor, perdão, paciência, bondade e fidelidade, muito pelo contrário, Ele cuida, protege e faz quaisquer sacrifício por ela, afinal é algo de muito valor. Não existe vida mais feliz e mais cheia de satisfação do que quando buscamos exclusivamente a vontade de Deus.
Quando Jesus afirma que quem põe a mão no arado e olha para trás, não é digno do reino de Deus, pois quem deseja seguí-lo deve negar-se a si mesmo e tomar a cruz. Ou, quando Paulo, em suas cartas afirma que devemos morrer para a natureza humana, que devemos rejeitar as obras das trevas, que não podemos viver como o mundo vive, é de tudo isso que ele está falando: ser propriedade exclusiva de Deus, ser para o seu exclusivo uso, para a manifestação daquilo que ele é. Fomos chamados para a sua maravilhosa luz, para revelar as obras da luz.
Devemos sentir-nos bem a respeito de nós mesmos. Deus habita em nós, pois somos a sua propriedade exclusiva. “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos” (1 Co. 6:19)? Confiemos-lhe a guarda do nosso corpo, consideremos o corpo como o átrio exterior de um templo, em cujo santuário habita o Espirito Santo; e como, no passado, a glória do Senhor enchia todo o templo, de modo igual, confiemos nos Espírito de Santidade para tornar-nos inteiramente santos e nos conservar assim. 
Não dá para ser filho de Deus, dizer que conhece a Deus e que o ama, mas que continua a viver da mesma maneira que vivia anteriormente. Ou seja, se continuamos a enganar, a mentir, a subornar, a roubar, se as nossas vidas ainda são regidas pela acepção a pessoas, se tratamos com diferença, se somos hipócritas, se não cumprimos as nossas obrigações como cidadãos, se somos avarentos, egoístas, se pensamos somente em nós mesmos, então, não temos amadurecido e nem temos sido o instrumento de manifestação da glória de Deus.
Precisamos de amadurecer, de crescer espiritualmente e de deixar as coisas de criança, deixar as coisas infantis e o pensamento e a forma de viver do mundo. Na natureza de Deus não encontramos os mesmos pensamentos, nem a mesma forma de viver. Deus deseja, que assim como ele é, que nós como resgatados pelo sangue de Jesus e purificados diante do Criador, santifiquemos os nossos atos para revelar a sua glória.
Deus olhou para nós e achou muito bom; “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom...” (Gn. 1:31); Achou excelente em todos os aspectos, somos parte da criação e Ele ama-nos da maneira como nos fez. Lembre-se que Deus o criou por uma boa razão e que nós temos valor aos Seus olhos. Nosso verdadeiro valor é expresso pelo conceito que Deus tem de nós e não pela opinião das outras pessoas.
As pessoas nos avaliam, rotulam, de acordo com o nosso desempenho, com o que alcançamos, pela nossa aparência, não perdoam. Mas Deus cuida de nós como faz com todas as criaturas, porque Lhe pertencemos.
3.  Como propriedade exclusiva de Deus, podemos enfrentar a vida com um temor saudável.
Um temor saudável de Deus está ligado a uma revelação de quem é Deus e da realidade que está presente em nós em todos os momentos. O temor de Deus nos ajudará a ter sucesso no aperfeiçoamento da santidade.
Quando olhamos para a criação, é incrível verificar como as pessoas se esquecem com facilidade que o ar que respiram é gratuito e ainda assim é o princípio básico de sobrevivência! Existem pessoas que precisam de aparelhos para respirar. A natureza, rios, mares, desertos, montanhas, selvas e animais de todas as espécies, tudo perfeito. A criação de Deus é perfeita, e cada um de nós faz parte dela!
Mas então, como é que Deus pode preocupar-se com pessoas que constantemente se esquecem de engrandecer o Seu nome e de reconhecer os Seus justos e retos caminhos, que estão contaminadas com a imundícia do mundo e se corrompem contra o Deus Criador, desapontando-o? Isso é amor, o verdadeiro amor, mesmo com nossa rebeldia Ele nos fez um pouco inferiores aos anjos! Não questione o seu valor, nem o de ninguém, Deus nos tem em uma autoestima elevadíssima. Ele nos ama e deu o seu Único filho para sofrer, morrer por nós, derramando o seu sangue, por amor a nós. E Ele quer nos levantar nesta geração que vivemos para hastear a bandeira do arrependimento e da consagração apenas a Ele! Somos a propriedade exclusiva de Deus! Somos a sua imagem e semelhança.
Independentemente de qualquer coisa, Deus nos ama incondicionalmente. E se Ele nos valoriza dessa maneira, quem somos nós para que nos sintamos desvalorizados pelo mundo ou pelas pessoas. Ele sofreu por nós, Ele nos ama e quer-nos ao Seu lado, não precisamos de drogas, sexo, divertimentos exagerados que fogem ao caráter de Deus, para nos sentirmos melhor, para preencher o vazio. Não faça isso! Preencha o vazio com o amor de Deus, que acredita em si, afinal derramou o seu sangue na cruz para lhe dar vida! Busque a Deus em todos os momentos de sua vida, porque só Ele pode trazer a felicidade completa e eterna.
Essa maravilhosa constatação nos atinge diretamente dando-nos esperança e segurança, dando-nos a certeza de que podemos descansar os nossos corações abatidos, quando em períodos de provações ou tentações. Nós, os cristãos temos um lugar de proteção! Estamos dentro do círculo da proteção divina!
Somos de Deus, para Deus, instrumentos úteis à manifestação da sua glória e majestade; precisamos, portanto, de viver como ele deseja e da mesma maneira que ele, revelando o seu caráter e os seus valores em tudo o que fizermos. Deus nos fez filhos, não para vivermos como pensamos ou desejamos, mas para revelarmos o seu poder de cura e transformação. Sejamos filhos, revelemos a sua glória. Andemos em sua presença e que as nossas obras, nossas atitudes, nossas ações revelem o bom perfume de Cristo, que sejamos cartas vivas que revelam a vontade e o desejo de Deus em tudo o que fizermos.
Como propriedade exclusiva de Deus que somos temos como que por obrigação perpetuar os ensinamentos de Deus às futuras gerações e só somos capazes de tal feito quando o vivemos, quando o nosso coração está voltado para a palavra de Deus. Devemos vigiar e viver os ensinamentos do Senhor, pois eles não são vagos, antes são verdadeiros, como nossa própria vida. E nossa vida é a Palavra de Deus! Não devemos aceitar nada menos que viver a Palavra de Deus em nossos dias!

3 comentários:

  1. Envie pro meu email esse estudo.edificante amem leone.meujovem@g

    ResponderEliminar
  2. Achei seu estudo muito legal! Mas lá no início quando fala em Tito Tito da palavra "exclusivamente" ser combinada...Não achei no grego isso...a palavra é somente uma...Gostaria de saber a fonte que tirou está idéia de "uma volta" e ser...

    ResponderEliminar