Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O NOVO ESPÍRITO


        “O qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas dos espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica” (2 Co. 3:6).
Todo o sistema judaico caducou. Agora estamos diante de um novo sistema em que Deus toma toda a iniciativa. Deus age pelo Espírito e não fica condicionado por uma letra. Ao novo sistema da nova aliança corresponde uma nova forma de evangelização, um novo ministério, uma nova maneira de servir.
No ministério da letra, trata-se de impressionar ou intimidar os ouvintes para que aceitem entrar no sistema e entregarem-se cegamente ao sistema de leis e prescrições que constituem um escrito, imutável. O que se pede é a submissão total - numa palavra, uma escravidão – e ao aceitar torna-se escravo da lei.
Por outro lado temos o Espírito. Aí tudo é dom de Deus. Tudo é orientado por Deus. O que se pede aos ouvintes, é que se abram para Deus. Não há nada predeterminado, não há nenhum sistema fechado. O Espírito conduzirá os novos crentes. Por isso, a adesão à graça de Deus não traz consigo nenhuma subordinação a um sistema humano, nenhuma escravidão, também nenhuma escravidão em relação aos ministros da aliança.
1.     O Livro Da Aliança
Nesta comparação, vamos compreender melhor a afirmação de Paulo: “a letra mata, mas o espírito vivifica” (2 Co. 3:6). É muito significativo o contraste estabelecido por Paulo entre as duas alianças: uma da letra, outra do espírito. A primeira ministrando “morte, gravado com letras em pedras”, que foi dado aos israelitas através de Moisés (3:7, 3); a outra ministrando vida - o “Espírito” que representa a nova aliança de Cristo. O apóstolo Paulo demonstra que os cristãos eram a carta de Cristo (2 Co. 3:3), carta esta ministrada pelos apóstolos e escrita com o Espírito do Deus vivo. Ele destaca que os cristãos, na condição de cartas, não foram redigidos com tinta, antes, com o Espírito. Não em tabuas de pedras, mas no coração (2 Co. 3:3,4, 6, 8).
Vale destacar que, com as palavras tinta, tábuas, pedras, coração, etc., o apóstolo Paulo criou uma alegoria para demonstrar que o ministério da lei dada ao povo por intermédio de Moisés era transitório e da morte, uma vez que as letras foram gravadas com tinta em pedras, e não no coração dos homens (2 Co. 3:7).
Hoje, a habitação de Deus é espiritual. O conceito do templo ou santuário de Deus é usado no Novo Testamento em dois sentidos, ambos espirituais. Coletivamente, a igreja é o santuário de Deus (1 Co. 3:16). Individualmente, o cristão é a habitação de Deus (1 Co. 6:19-20; Jo. 14:23).
O livro da aliança a que Moisés fez referência em Êx. 24:7 continha as leis de Deus, ou sejam instruções a respeito da justiça. O livro, entretanto, não produziu o que a aliança prometera.
A Palavra de Deus escrita, que contém as divinas promessas da nova aliança, salvação através do sangue de Jesus Cristo, é segurança de vida eterna - inteiramente vã há-de ser se o leitor não responder com espírito e coração abertos.
Hoje, a presença de Deus não depende da nação em que nascemos. Depende da nossa decisão de servir a Jesus, servir aquele que pegou as chaves do diabo, as chaves do inferno e as chaves da morte. Que com o poder da vida divina, ele subiu e entrou novamente em seu corpo. Que não deixou o corpo de lado para voltar direto para o Céu. Mas que reassumiu o corpo porque era esse o propósito de Deus desde que criou os Céus e a Terra. O plano de Deus sempre foi, ainda é e sempre será viver dentro de um grupo de seres humanos que têm corpos físicos no planeta Terra. Não importa se gosta ou não desse plano; é o que Deus quer e o que vai fazer!  Ele disse: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada” (Jo. 14:23).
E isto o homem pecador só alcançará com a ajuda do Espírito Santo. Sem ela as coisas de Deus lhe serão meras e simples loucuras (1 Co. 2:14).
2.     O Espírito Do Homem
O Espírito é o Lugar Santíssimo do templo, e o Espírito de Deus vem habitar no espírito do homem. Somos o santuário de Deus, “Não sabeis vós que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós” (I Co. 3:16)? É no espírito do homem onde repousa o Espírito de Deus (Ez. 36:26-27). É no espírito do homem onde o Espírito de Deus comunica o que Ele é, o que quer, o que aprova, o que desaprova. O escritor de Provérbios disse que o espírito do homem é a lâmpada do Senhor: “O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do corpo” (Pv. 20:27). Poderíamos dizer que a terra é a capital do universo, que o homem é a capital da terra e que o espírito é a capital do homem.
Para Deus o espírito é muito importante. Há várias passagens na Bíblia onde se fala de adorar a Deus, de servir a Deus, de cantar a Deus, etc. Mas quando lemos essas passagens nos esquecemos de alguns detalhes, algumas pequenas frases importantes.
Lemos em Romanos 1:8 -9: “Primeiramente, dou graças a meu Deus, mediantes Jesus Cristo, com respeito a todos vós, de que vossa fé se divulgue por todo o mundo. Porque minha testemunha é Deus, a quem sirvo no meu espírito no evangelho de seu Filho, de que sem cessar faço menção de vós sempre em minhas orações”.
A frase curiosa é a que aparece destacada por nós. Paulo poderia dizer: “... minha testemunha é Deus a quem amo com todo o coração, a quem louvo todos os dias...”, mas diz: ... “no meu espírito...”. Não disse somente “a quem sirvo”, senão “a quem sirvo em meu espírito”. Não é o mesmo servir, que servir em espírito. Deus quer que nós exercitemos nosso espírito. Para Deus, o espírito do homem é a parte mais importante, por isso necessitamos conhecer o que é e quais são as funções do espírito, conhecê-lo doutrinariamente pela Bíblia, e também experimentalmente. Temos que distinguir o mover do Espírito de Deus em nosso espírito, porque se nós não andamos no espírito, seremos levados pela nossa natureza carnal e nosso serviço a Deus será um serviço natural, carnal, mas não como diz Paulo: “em espírito”.
O espírito do homem é o lugar onde este opera junto com Deus. Sabemos disso porque há uma testificação. O Espírito de Deus habita em nosso espírito, e os dois juntos dão testemunho. Amém.
O espírito é o elemento no homem que dá a ele a capacidade de ter um relacionamento íntimo com Deus. O “espírito” é a visão vertical do homem com Deus. O espírito é o elemento no homem que dá a ele a capacidade de ter um relacionamento íntimo com Deus. Sempre que a palavra “espírito” é usada, se refere à parte imaterial do homem, e à caminhada do homem com Deus.
Das três partes que integram a personalidade humana - corpo, alma e espírito - este é delas a mais elevada. Sendo Deus espírito, é nessa condição de espírito que o homem mais perto se encontra dEle - mais próximo à Sua imagem e semelhança (Jo. 4:24).
Espírito em grego é pneuma, que traz uma conotação quase poética, transcendental, de vento invisível, poderoso. Significa ainda “respiração”; Foi com “pneuma” que soprando sobre Adão Deus fez dele uma alma vivente (Gn. 2:7).
Inteiramente vaga e imprecisa seria qualquer definição que tentássemos aplicar ao “espírito”, pois nem sequer podemos dizer o que realmente é. Sabemos possuir ele alguns dos atributos da alma. Não foi assim que se expressou Maria: “O meu espírito se alegra em Deus” (Lc. 1:47)?
Em Hebreus 4:12 vemos que o espírito e a alma de um homem estão de tal forma intimamente relacionados, que impossível se faz isolá-los um do outro, ou dividi-los.
Não obstante a impossibilidade de uma definição precisa, sabemos com total segurança que o espírito é a força propulsora, motivadora, do interior do homem. Nele são formuladas as diretrizes da existência humana. Lembre-se de que foi por causa de um espírito errado que o povo de Israel não alcançou obedecer às condições da velha aliança. Mas agora elas são diferentes: temos a promessa de vir o Espírito do Senhor habitar dentro de nós.
3.     O Novo Espírito
Deus prometeu por intermédio do Profeta Isaias que haveria de vivificar o espírito dos abatidos, e vivificar o coração dos contritos fazendo neles morada. Quando Deus dá a Isaías esta mensagem Ele faz menção de pessoas abatidas de espírito e contritos de coração.
Deus visa primeiro em renovar o espírito obscurecido do homem, comunicando-lhe vida, porque é no espírito que Deus originalmente determinou que o homem recebesse sua vida e tivesse comunhão com Ele. O propósito de Deus, em seguida, é partir do espírito para permear a alma e o corpo humano. Essa regeneração concede ao homem um novo Espírito, e também vivifica seu espírito morto.
Em sua profecia sobre a nova aliança, o profeta Ezequiel revela o segredo da obediência que faltava sob as leis da velha aliança: “Dar-vos-ei coração novo, e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis” (Ez. 36:26, 27).
 Quando a vida de Deus entra em nosso espírito humano, este desperta do seu estado de coma. Aquilo que estava separado da vida de Deus volta agora a viver novamente. O espírito que herdamos de Adão é morto. O que recebemos em Cristo na regeneração é um espírito que foi vivificado, como o novo espírito da vida de Deus. Este espírito é algo que Adão nunca possuiu. Na Bíblia, a vida de Deus é sempre chamada de “vida eterna”. A palavra “vida” aí, no grego, é zoe, indicando uma vida superior, ou do Espírito. É isso que todo o cristão recebe na regeneração. Qual é a função dessa vida? Jesus, em sua oração, disse: E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste (Jo. 17:3).
4. A Natureza Do Novo Espírito
O Senhor prometeu colocar o Seu Espírito dentro de nós, sob a nova aliança. Que significara exatamente isto? É o que explica muito claramente Isaías. Vejamos como ele define o Espírito do Senhor. Isaías 11:2:
“Repousará sobre ele o Espírito do Senhor,
o Espírito de sabedoria;
o Espírito de entendimento;
o Espírito de conselho;
o Espírito de fortaleza;
o Espírito de conhecimento;
o Espírito de temor de Deus”.
5. As Consequências Do Novo Espírito
a) Vida eterna - Romanos 8:9, 10
Vós, porém, não estais na carne mas no Espírito, se de facto o Espírito de Deus habita em vós. E se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dEle. Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida por causa da justiça”.
Paulo diz que Cristo vivia nele através do Espírito Santo. Algo precioso que veio do céu para ficar na terra e produzir fruto para Deus foi encomendado aos santos da parte de Deus o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Então, a igreja deve tomar consciência de que ela é um vaso depositário de um conteúdo riquíssimo. Esta habitação do Espírito de Deus nos permite ser fiéis. Christ's faithful mind is imparted to us and becomes part of our mind. A mente de Cristo fiel é comunicada a nós e se torna parte da nossa mente. If we provided the faith to obey God, it would be self-righteous.
O Espírito Santo nos livra da morte e nos leva ao dom da vida eterna. We inherit mortal life through Adam, but God gives His Spirit to endow eternal life on His faithful and obedient children. Nós herdamos a vida mortal através de Adão, mas Deus dá o Seu Espírito para dotar da vida eterna os Seus filhos fiéis e obedientes. Since the Spirit is God's gift, neither are we born with it, nor can we earn it.
A filosofia secular nos diz que há em cada ser humano uma centelha divina, a qual precisa apenas ser inflamada através de boas obras. Isto é uma mentira. O Espírito de Cristo, nosso na nova aliança, é que nos dá vida eterna. Ele é a única “centelha divina”. Esta bendita esperança possuem-na tão-somente aqueles que são nascidos de novo no Espírito de Deus. Todos os demais, a despeito de quaisquer filosofias em torno de “centelha divina”, irão morrer nos seus próprios pecados.
a)    A menta de Cristo - I Cor. 2: 14·16
Ter a mente de Cristo significa passar a dar prioridade às coisas espirituais, olhar para as coisas que são de cima, e entender que vivendo em relação espiritual com o Criador, automaticamente a vida material é tocada por Deus, de acordo com sua vontade.
Ter a mente de Cristo nada mais é do que a Pessoa do Espírito Santo em nós ensinando-nos e revelando-nos as coisas de Deus.
Ter a mente de Cristo significa que Ele nos dotou com a mesma disposição, portanto, nascidos de novo pelo seu Espírito, seremos capazes de conhecer a sua mente e receber os ensinamentos do seu Espírito.
Neste capítulo a respeito do “homem espiritual”, ou seja aquele que recebeu o Espírito do Senhor, encontramos a fonte da revelação e da iluminação. A pessoa que não possui o Espírito de Cristo não tem qualquer possibilidade de compreender a natureza das coisas espirituais. No fecho do capítulo, o apóstolo Paulo se rejubila no facto de que “nós, porém, temos a mente de Cristo” (v. 16). Tal acontece exclusivamente porque temos dentro de nós o real Espírito de Cristo.
b)    Uma personalidade transformada - 1 Pedro 3:4
Seja, porem, o homem interior do coração, unido ao incorruptível de um espírito manso e tranquilo”. Ou seja, um corpo transformado com o poder de suplantar limitações... uma personalidade que não faz parte do corpo.
1 Pedro 2 fala de pedras vivas, sacerdócio real, que proclamarão as virtudes daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
No meio da variedade de “coisas novas” características da pessoa que está em Cristo Jesus (2 Cor. 5:17), sobressai a atitude nova, diferente, as novas reações ante os inúmeros problemas da vida - maravilhosa condição descrita por Pedro como “um espírito manso e tranquilo”.
Quantas e quantas pessoas não têm sido consumidas, destruídas mesmo, por se deixarem possuir por um espírito violento e amargo! Da única maneira possível elas estão reagindo, pois não conhecem o milagre do espírito tranquilo de Cristo para ajudá-las.
 1 Coríntios 15 fala de apenas dois homens, o primeiro Adão e o segundo Adão. Um foi alma vivente; o outro, espírito vivificante. Jesus falou que se um cego guiar outro cego, os dois cairão no barranco. “O discípulo não está acima do seu mestre; todo aquele, porém, que for bem instruído será como o seu mestre” (Lc. 6.40). “E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial” (1 Co. 15.49). Se não formos como Jesus, seremos apenas almas viventes, cegos guiando outros cegos, sempre caindo no barranco. Precisamos de trazer em nós a imagem do celestial, proclamando as virtudes daquele que nos chamou. Como isso acontece?
Jesus disse que se o grão de trigo, caindo em terra, não morrer, fica ele só. As igrejas estão cheias de grãos de trigo hoje - almas viventes. Precisamos de deixar a casca de trigo romper para nos tornarmos espíritos vivificantes e, assim, produzirmos muito fruto. No mesmo capítulo 12 de João, Jesus diz: “E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo”. A única forma de atrair os outros é Jesus ser levantado em nossas vidas. Este é o testemunho do sangue: a casca do grão de trigo se rompendo, a nossa vida natural morrendo e Jesus sendo levantado.
Recomendamos que você use a “chave bíblica” e através dela descubra a grande quantidade de referências do Novo Testamento a essa radical transformação daquele que recebeu o novo espírito de Cristo em sua vida. Procure a palavra “espírito”.
Tudo quanto uma pessoa chegou a ser veio do Espírito: desejos, sonhos, ambições, valores, gosto, sensibilidade, reações, recursos, hábitos, linguagem, inclinações, etc. Estas coisas agora diferentes por causa da bendita promessa da nova aliança, quando Deus nos diz: “Porei em vós um novo espírito... porei o meu Espírito dentro de vós”.
Este é o segredo da nova vida em Cristo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário