Número total de visualizações de páginas

domingo, 16 de junho de 2013

Seja como a Palmeira e o Cedro do Líbano

O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano” (Sl. 92:12).
Introdução
Certo dia, que era para ser como os demais, Davi, um grande pastor, pastoreava com todo esmero o rebanho de seu pai, procurava estabelecer uma vida abundante ao rebanho e a todo custo livrava as ovelhas dos inimigos, certamente estava belíssimo, o sol brilhava intensamente, a brisa soprava, a paisagem estava deslumbrante e o pasto das ovelhas muito verde. Davi que lá no campo tomando conta do rebanho vivia em comunhão com Deus, observando esse cenário se viu contemplando a natureza, quando, divinamente inspirado compôs essa belíssima e poética comparação entre o justo, a palmeira e o cedro no Líbano. Somente alguém que viveu a experiência de estar no cuidado pastoral poderia expressar desta forma tão simples e profunda.
Que lições poderemos aprender com essas duas plantas? O que o justo tem a ver com elas?
Existem duas coisas que devem ser inerentes do verdadeiro cristão, a primeira é que todo o crente deve frutificar e a segunda é que o crente deve crescer. O Apóstolo Pedro em sua segunda epístola, no capítulo 3 e versículo 18, ordena que os crentes que cresçam na graça e no conhecimento.
Analisando um pouco a beleza do Salmo descrito acima, vemos que o salmista de facto é um poeta, que se utiliza de belas comparações no uso da linguagem. Dizer que o justo florescerá como a palmeira e crescerá como o cedro do Líbano nos dá uma real definição quanto ao modo de Deus operar na vida de um cristão através de Seu Espírito.
Esses versos são especialmente belos e repletos de significados para nós, os filhos de Deus. Estudando sobre ambas as árvores, percebo o quanto elas são especiais, não só pela beleza, mas também pela força, resistência e capacidade de sobrevivência no meio da escassez.
Estas duas árvores não são tratadas nem podadas pelo homem. A palmeira e o cedro são “árvores do Senhor”; é por meio do cuidado dEle que elas florescem. Isso também acontece com os santos do Senhor; eles são cuidados por Ele. Essas árvores estão sempre verdes e são bonitas em todas as épocas do ano.
Os crentes não podem andar, ora em santidade, ora em iniquidade; eles têm de permanecer sob a beleza do Senhor em todos os climas. Em qualquer lugar, essas árvores são dignas de observação; ninguém pode contemplar uma paisagem onde existem cedros e palmeiras sem que a sua atenção se fixe nessas árvores majestosas. Os seguidores de Cristo são observados por todas as pessoas. Tal como uma cidade edificada sobre um monte, eles não podem ser ocultados.
Os três últimos versículos do Salmo 92 falam-nos de uma maneira poética, de grandes promessas para os que andam em justiça. A linguagem usada pelo salmista é envolvida não somente por um brilho literário, mas sobretudo pela cuidadosa observação da natureza!
1.     “O justo florescerá como a palmeira” (Sl. 92:12ª)
A palmeira, que é uma das árvores mais importantes no Oriente e cujo fruto é o alimento diário de milhões de pessoas, nasce no deserto e cresce verticalmente, e não depende da água da chuva para florescer e frutificar. É uma árvore altamente resistente ao solo seco, ao terreno árido... que suporta de modo bastante interessante as fortes rajadas de vento tão frequentes no deserto, as intempéries da seca e do calor escaldante sem perder o verdor e sem deixar de dar os seus frutos. Ela curva-se de um lado para o outro, para a frente e para trás! E depois de tudo isto... aquele vendaval passa e a palmeira ainda está lá firme sem ser abalada ou caída no chão!
Tudo na palmeira é útil. A palmeira enfrenta a dureza de climas tórridos, mas produz frutos doces. A palmeira traz o senso de direção para os que caminham sem rumo no deserto. Onde tem uma palmeira ali existe uma fonte. Assim é a vida do justo. Ele floresce onde está plantado. Ele triunfa mesmo que tudo e todos estejam secando ao seu redor. Ele produz frutos doces e a sua vida é instrumento de bênção para muitas pessoas. O justo é todo aquele que crê em Jesus como filho de Deus. Esse é justificado. Ele é como a palmeira.
O motivo de sua resistência é a profundidade que a sua raiz alcança. Em uma árvore normal, a sua raiz fica apenas alguns metros abaixo da terra, enquanto que, a palmeira, aprofunda a sua raiz, que chega a atingir 3 a 4 km de profundidade até encontrar água. Produz frutos a vida inteira, porém os seus mais saborosos frutos são produzidos dos 30 aos 100 anos de idade. E como se não bastassem tantas qualidades, ela ainda é a responsável pelos oásis no deserto. Ela não só provê para si mesma os benefícios de estar tão bem enraizada, mas também proporciona ao homem alegria, satisfação, descanso, nutrição e saciedade.
Pois é exatamente assim que acontece na vida do justo! Vem sobre ele o vento impiedoso da calúnia ou do abatimento ou qualquer outro mal, seja de origem humana ou mesmo procedente das forças das trevas, mas, tal qual a palmeira, o cristão quando bem enraizado no Senhor, que confia no Senhor, em constante e profunda comunhão com Ele, recebendo da sua vida e da sua força, que pacientemente espera no seu Deus, a ponto de transbordar e abençoar aqueles que estão à sua volta, porque está plantado no Senhor, pode suportar tempestades, tribulações, desertos e escassez sem ser destruído. Curva-se, chora, muitas vezes se contorce... Mas lá está ele para contar as grandezas do Senhor! Porque, como está escrito: “Plantados na casa do senhor, nos átrios do nosso Deus hão-de florir. Na velhice, darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor” (Sl. 92:13-14).
O justo floresce à semelhança de uma palmeira, que para o alto canaliza todo o seu vigor, formando uma coluna ereta, sem qualquer galho. É um pilar com uma abóbada gloriosa. A palmeira não costuma crescer para a direita ou para a esquerda, mas transmite todo o seu vigor em direção ao céu e produz o seu fruto tão próximo do céu quanto possível. Que o Senhor cumpra em nós esta figura.
Como muito bem observado pelo salmista, o justo não teme, ele muitas vezes se assombra com o mal que se agiganta contra ele; mas ele sabe que a sua vida está nas mãos dAquele que nos justifica! Ele sabe quem o sustenta!
Outra qualidade muito importante da palmeira é o que ela representa para o viajante. Quando um homem, naturalmente sedento, vê que está se aproximando de uma palmeira, ele se enche de esperança e de alegria, pois sabe que naquele lugar será encontrado água... Assim é também com o justo. Todos se alegram em estar perto dele; em beber da Fonte da qual ele mesmo se farta!
Com a Palmeira aprendemos que devemos crescer eretos, verticalmente, rumo aos céus, onde está o trono de Deus; uma vida reta e certa, que glorifique ao Senhor; que devemos apresentar como a Palmeira a beleza exterior, fruto da paz, da consciência limpa e da comunhão com o Senhor; que no trabalho silencioso e invisível das raízes para manter a Palmeira em pé e cultivar a sua beleza, vemos a comunhão do crente com Deus mediante a leitura da Palavra e a oração para uma vida sempre imponente, bela, testemunhando do Senhor no lugar onde foi plantado.
a) Não se Arranca Uma Palmeira Facilmente
A palmeira é uma das árvores mais difíceis de arrancar da terra, pois possui uma das raízes mais fortes e mais profundas. Enquanto outras árvores morrem com muito mais facilidade, a palmeira é forte e muito difícil de ser destruída por ventos e tempestades. Ela tem a habilidade de suportar tremendas tempestades, e tem uma raiz que vai bem profundo na terra. Dizem que a raiz da palmeira penetra na terra até encontrar água. Enquanto outras plantas estão secando, ela tem a capacidade de florescer mesmo no deserto por causa de suas raízes. O que a Bíblia nos está dizendo é que nós temos que deixar as nossas raízes estarem firmadas e seguirem profundamente. Qual o maior problema de muita gente? É não estar firme, sem raízes firmadas… Firmadas aonde? “Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus”.
O que acontece com muitos cristãos é que eles oscilam muito, hoje estão bem, amanhã já não estão. Hoje estão firmados na casa do Senhor, amanhã estão fora. Ora, Deus quer que estejamos firmes, que estejamos plantados como a palmeira; que estejamos estáveis em nosso relacionamento com Ele, estáveis em nossas emoções, estáveis em nossa vida financeira e não cheios de altos e baixos, que sejamos constantes, e não um dia para cima e o outro para baixo. Só quando estamos firmados e com nossas raízes bem firmadas poderemos suportar qualquer adversidade que o inimigo lance sobre nós. Deus quer que estejamos sempre como diz em 1 Coríntios 15:58: “Portanto meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é em vão no Senhor”.
b) Pode Cortar Uma Palmeira, mas não Pode Matar Uma Palmeira.
A maioria das árvores tem uma capa protetora chamada casca, se quiser matá-la, basta tirar a casca de fora da árvore; mas não é assim com a palmeira. Você pode cortar a casca de fora e ela não morre. Por quê? Porque ela não pega os nutrientes de fora como as outras árvores, a palmeira adquiri os nutrientes que a mantêm com vida de dentro dela, a força e a vida não vem de fora mais sim de dentro. Pode cortar a palmeira por fora, pode feri-la por fora, porém ela não irá morrer.
E assim é o Justo, muitas vezes é ferido, atingido, mas morto pelas mãos de inimigos, jamais! O exemplo do justo que me impressiona muito é o exemplo de Jó, o inimigo o atormentou, o tocou, o feriu, porém não o matou. Quando se tem a consciência de quem somos, sabemos que nunca vamos ficar feridos para sempre. Paulo tinha esta consciência quando disse: “Esta momentânea tribulação...
A vida pode-lhe ter provocado algumas feridas, talvez esteja passando agora mesmo por um momento difícil, mas se for uma palmeira, sabe que não irá morrer, pois “O choro pode durar a noite toda, mais a alegria vem pela manha…” e “Ainda que ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque Tu estás comigo...”
A sua força não está na sua forma exterior mas sim no seu espírito, no seu interior “Maior é Aquele que está em ti, do que aquele que está no mundo…
c) Pode Fazer Com Que a Palmeira se Curve, mas não a Pode Quebrar.
Se já teve a oportunidade de ver um vento forte soprando numa palmeira, sabe que ela se curva muitas vezes até tocar a terra, mas não se quebra, e quando o vento passa, ela volta a sua posição normal e se torna mais forte do que era antes. Um vento de 50 km por hora pode quebrar e arrancar uma árvore do chão, porém a palmeira sobrevive a ventos de 150 km por hora.
O justo é como uma palmeira, quando a tempestade vem sobre ele, ela pode curvá-lo, mas não tem autorização nem poder para quebrar a sua vida! Nada o pode quebrar! Nós fomos concebidos, fomos formados para sobreviver às tempestades… Existe alguma coisa no seu interior que diz assim: Eu fui judiado, machucado, porém, estou vivo e mais forte que antes, porque Deus está no meu interior!
d) A Palmeira com Todos os seus Atributos e Qualidades não Resiste ao Frio.
Uma coisa que a palmeira não pode suportar é o frio. Ela somente floresce e cresce no meio de ambientes quentes, em climas quentes. O justo é como a palmeira, Deus não o fez para sobreviver a temperaturas frias. Se está esfriando no seu relacionamento com Deus, então está morrendo. Podemos ter uma palmeira na Jamaica, Havaí, Bahamas, litoral…, mas nunca no Alaska, porque o meio ambiente não é propício…
Se está frio espiritualmente falando, então está morrendo espiritualmente. A responsabilidade por manter a sua temperatura espiritual quente é sua, e quem tem de cultivar um meio ambiente propício para se manter quente e no fogo do Espírito Santo é você.
e)A Adaptabilidade e Crescimento da Palmeira
A Palmeira se adapta bem em qualquer ambiente - zonas rurais, urbanas e interiores - assim como o justo, uma pessoa de Deus que se adapta facilmente seja qual for a situação. Seu tamanho varia, de acordo com o seu aproveitamento e condições ambientais. Podem crescer até 10 metros ou mais. A Bíblia, no mesmo Salmo, indica o melhor lugar onde o cristão deve ser plantado: “Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus”.
Adubada pela Palavra de Deus, a planta cria raízes firmes e profundas e assim, alcança grande crescimento. As Palmeiras destacam-se, são visíveis a longas distâncias. Assim será o servo de Deus, uma pessoa notável como a palmeira, que mesmo de longe é notado pela sua maneira especial de ser, seu amor e testemunho alcançam vidas, mesmo que estas estejam em lugares longínquos. O justo se difere dos demais, pois chama a atenção, principalmente pelo seu comportamento, que conquista o respeito das pessoas que o cerca.
f) A Resistência da Palmeira
A resistência a ventos e tempestades é outra característica da palmeira. Elas balançam, perdem folhas... Mas não caem facilmente. É muito trabalhoso arrancar uma palmeira adulta do solo. Assim é também o verdadeiro cristão, que independentemente dos problemas e desafios, mantém-se de pé, inabalável.
Exemplo disso é um tsunami, em Janeiro de 2005, que devastou a Indonésia. As imagens que percorreram o mundo mostraram casas sendo destruídos, prédios sucumbindo à força da água, muitos destroços e pessoas sendo arrastadas. No meio do terrível cenário, víamos palmeiras intactas e pessoas agarrando-se a elas para sobreviverem.
Assim é com o justo, sujeito a “ventos fortes e tempestades”. Por vezes, saímos tão machucados, mas, a graça de Deus nos sustenta nos dando vida e vigor para amparar os mais fracos (1 Co. 1:4).
g) Da Palmeira Tudo se Aproveita
Da planta, aproveita-se tudo, produzindo-se fibras, óleos, ceras, etc. Crescimento, adaptação e estabilidade são características marcantes da palmeira. Assim é com o cristão justo. “Todas as coisas contribuem para o bem dos que amam a Deus” (Rm. 8:28). Deus transforma as situações de derrota em vitória. Nada é em vão para o cristão, obediente à Palavra.
Não foi assim com Jesus? Satanás achou que o tinha derrotado com a crucificação. Mas, foi justamente ali que construiu a maior de todas as vitórias. Foi quando o apóstolo Paulo se sentiu fraco que Deus lhe falou: “Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Co. 12).
A ventania sopra, arranca as folhas, espalha as flores e quando cessa tudo, lá está o servo obediente, tal qual a palmeira, ilustre vencedor, mais forte, pronto para florescer e renovar as forças.
h) O Florescimento da Palmeira
As Palmeiras florescem numerosas vezes, em abundância, o ano inteiro, em todas as estações. Os insetos, especialmente as abelhas, encontram ali alimento e contribuem com a polinização. Depois das flores, os frutos. Sendo Cristão, os frutos são abundantes o ano inteiro, independentemente da estação.
As abelhas representam os sedentos, ávidos por alimento para a alma, saciando-se do néctar do cristão. Compara-se o néctar ao Espírito Santo, que tem poder para convencer o homem “do pecado, da justiça e do juízo” (Jo. 16:18). As abelhas são como a mulher samaritana, levam as boas novas a outras que passam a “beber da mesma fonte”.
O salmista, reconhecidamente inspirado pelo Espírito Santo, faz outra comparação. Desta vez usa um paradoxo. Se antes ele comparou o justo a uma palmeira, agora ele o compara a essa não menos bela, forte e admirável árvore, o Cedro do Líbano!
2.     “Crescerá como o Cedro do Líbano” (Sl. 92:12b).
O cedro é imponente. Simboliza força e eternidade. Aos três anos de idade alcança apenas 5cm de altura, porém a sua raiz, já alcança 1 metro e meio de profundidade. Somente a partir dos quatro anos de idade é que ele começa a crescer. Apesar do seu crescimento ser lento, o cedro pode atingir até 40 metros de altura e viver centenas de anos.
A sua raiz não depende da água da chuva porque vai buscar água nos lençóis freáticos. E quando a sua raiz encontra as rochas, continua a crescer em volta da rocha, abraçando-as, o que dá mais força ao seu tronco. Enquanto algumas raízes vêem na rocha um impedimento para a sua expansão, para o cedro é justamente o contrário. Quanto mais abraçado à rocha mais firme ficará. Para muitos o encontro com a rocha fará cessar o seu crescimento. Refiro-me aos que vivem fora da Palavra de Deus. Eles vão crescendo e desenvolvendo seus projetos pessoais até esbarrarem em Cristo e em Seus imutáveis princípios. Não podem prosperar à maneira de Deus porque seus métodos, fórmulas, motivações e ações são condenados por Ele.
À semelhança do Cedro, nós, os filhos de Deus, temos a promessa de crescer, até as nossas raízes se firmarem na rocha, abraçando-a e estabelecendo uma relação de maior intimidade, e ainda que esse crescimento seja lento, ele vai acontecer e será visível a todos. “Para vós outros, portanto, os que credes, esta pedra é preciosidade; mas, para os descrentes, a pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular, e, pedra de tropeço e rocha de ofensa. São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram postos” (1 Pe. 2:7-8).
O crescimento rápido não nos traz consistência, mas o crescimento lento consegue tal feito. Para isso, precisamos, a exemplo do cedro, de fixar bem nossas raízes e aprofundá-las, através da nossa comunhão com o Pai, através da palavra e da oração. O cristão de raízes curtas não se firma. Logo devemos nos estabelecer, firmando raízes onde Deus nos colocou, para assim crescermos, lentamente, mas constante. Dessa forma devemos tirar a nossa fé das pessoas e direcioná-la somente a Deus, pois Ele é o único que não nos frustará. A fé deve ser firmada na Rocha (Cristo) inabalável, a fim de termos força e vigor para crescermos de forma saudável e constante, dando muitos frutos dignos de arrependimento, manifestando assim o fruto do Espírito santo que habita em nós, podendo então “anunciar que o senhor é reto, que Ele é a nossa Rocha, e nele não há injustiça” (Sl. 92-15).
O Cedro é uma árvore fantástica. Os cedros enfrentam todas as tempestades e crescem próximos das neves eternas; e o Senhor lhes proveu uma seiva que preserva seu interior quente e seus galhos fortes. O cedro do Líbano é uma árvore forte e imortal. Das árvores encontradas na mata, o cedro destaca-se entre aquelas mais utilizadas pelos homens, aumentando a honra, a riqueza e a dignidade de quem a possui. Há milénios que o óleo é indicado para alívio das vias respiratórias, infeções, reumatismo, asma, e diversos problemas de saúde.
O cedro exala um perfume, o qual afasta as pragas, que tipificam as preocupações os interesses que solapam o seu tempo, energia, dinheiro e não o deixam dar fruto espiritual. O cedro é uma espécie com alto potencial para reflorestamento, seja para restauração de ambientes degradados pelo gás carbono, como também para paisagismo. O justo tem esse perfume, que além de afastar o inimigo, abençoa e cura ao seu próximo, devido à força da fé e a vida eterna.. Esse perfume é o perfume de Cristo. Por isso não devemos nos considerar fracos e sim crer que somos como o cedro.
Veja a diversificação de utilidade desta árvore, ela é útil para curar, construir, perfumar, dignificar e etc. Assim deve ser o crente, a Bíblia diz vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto um para com o outro, como para com todos (1 Ts. 5:15). Seguir sempre o bem, significa ser proveitoso ao próximo. Curamos com a fé, construímos com a palavra, perfumamos com a nossa vida e dignificamos com o amor. Sejamos um cedro.
É fácil fazer uma ideia de uma palmeira, mas nós, ocidentais, temos uma certa dificuldade em imaginar um cedro do Líbano. O cedro do Líbano é uma das árvores mais fortes que existem, e também possui uma ótima madeira, tanto por sua resistência quanto pela beleza, largamente empregada na construção civil (casas, templos e móveis), naval (barcos canoas e caravelas) e aeronáutica (aviões). Mas o cedro só é forte se ele crescer, por isso, neste salmo, o escritor dá ênfase ao crescimento do Cedro. Existem muitos crentes que não querem crescer e por isso são extremamente fracos, debilitados. O verdadeiro cristão é como o cedro, que simboliza a força, a velhice sadia e vigorosa, que suporta muito calor e muito vento, chegando a alcançar cerca de 3.000 anos, que independentemente da circunstância não se racha. Só existe uma coisa que consegue quebrar o cristão é a voz de Deus, esta quebra os cedros do Líbano.
Observe que o salmista disse que na velhice estas árvores darão frutos e serão cheias de seiva e verdor. Acredito que isto é o que todos queremos, uma velhice de saúde e tranquilidade, gerar frutos e nos tornarmos pessoas vigorosas e exuberantes, assim como a palmeira e o cedro, mas para isso, o salmista também diz que estas árvores devem estar plantadas na Casa de Deus. O lugar onde o crente pode crescer e frutificar é na igreja, aos pés de Jesus. Por isso a importância de estar sempre em comunhão e criando raízes onde Deus nos colocou, remetendo às características do cedro. Aproveite a oportunidade e volte para casa do pai se ainda estiver distanciado, caso esteja na igreja procure se enraizar, aprofundar-se no Senhor.  
Aquele que aprendeu a confiar no Senhor, está firme e não se abala. Nas palavras de Cristo, é aquele que pratica a fé, que pratica o que ouve nas meditações de seu coração quebrantado na presença de Deus. Por isso não se abala! O próprio Autor da Vida é quem guarda a sua vida e a sua morada!
Diz o versículo 13: “Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus”. Se considerarmos que florescer na Casa de Deus deve ser o alvo de todo o cristão nascido de novo. Temos aqui a “receita”! A receita para uma vida cristã vitoriosa, para uma vida que realmente glorifique o Nome que nos outorga autoridade e salvação, consiste em estar plantado!
Notemos: o texto diz: “os que estão plantados florescerão...”, vemos que torna-se necessária uma análise mais cuidadosa deste verbo para compreendermos a lição transmitida pelo salmista...
a)    Faremos Aqui, Três Considerações:
1)   A primeira coisa necessária para se estar plantado é ter raízes, portanto, o foco está no lançar das raízes muito mais do que nas evidências externas. O que sustenta a árvore ao solo (além do milagre de Deus) são as raízes! Quando as raízes não estão firmes, pouco pode ser feito... Facilmente ela poderá ser arrancada. Elas não repassam ao tronco, aos galhos e às folhas os nutrientes necessários para o crescimento sadio para que possa florescer...
Os cedros do Líbano simbolizam os cristãos, naquilo que se refere a terem sido inteiramente plantados pelo Senhor. Isto é a verdade absoluta de cada filho de Deus. O cristão não é plantado pelo homem, nem por si mesmo, mas é plantado por Deus. A mão misteriosa do Espírito divino fez cair a semente da vida dentro do coração que Ele mesmo preparou para recebê-la. Cada verdadeiro herdeiro do céu pertence ao grande Agricultor que o plantou. Além disso, os cedros do Líbano não dependem do homem para regá-los; eles subsistem nas altas rochas, no entanto nosso Pai Celeste supre as suas necessidades. Assim é com o cristão que aprendeu a viver pela fé. Ele não depende do homem, mesmo nas coisas temporais. Mas espera no Senhor seu Deus, somente nele. O orvalho do céu é a sua porção e o Deus do céu o seu manancial.
Os Cedros do Líbano são árvores de Deus, mantidas e preservadas por Ele; Não tem refúgio, nem proteção, exceto esta... As vastas asas do Deus eterno sempre abrigam os cedros que Ele mesmo plantou. É exatamente a mesma coisa com o cristão. Ele não é uma planta de estufa, protegido das tentações; Mas é um dependente de Deus que lhe concede sempre o livramento.
Davi, com muita doçura, colocou em seus salmos: “Louvai ao Senhor, árvores frutíferas e todos os cedros” (Sl. 148:9). No crente não existe nada que possa glorificar o homem; Ele é plantado, nutrido e protegido pela própria mão do Senhor, devemos sempre depender do nosso Deus. Hebreus 12:2 diz: “Olhando para Jesus, autor e consumador da fé”.
Isto é muito relevante e também revelador. Se compreendermos isto, com certeza, daremos mais importância à necessidade do verdadeiro ensino das Escrituras com prejuízo voluntário de nossos momentos sociais cristianizados.
Observando a “Parábola do Semeador” vemos o Senhor Jesus enfatizando a fragilidade de uma planta sem raiz!
O salmista nos esclarece quando afirma que é necessário estar plantado e diz onde: na Casa de Deus!
As raízes nos falam também de fundamentos, de origem. Isto significa que as bases de nossa fé e doutrina e mesmo de nossa própria motivação para a vida, devem estar dentro da Casa de Deus e ali recebendo os verdadeiros nutrientes que farão sã a árvore toda! Assim acontece com o justo, ele está arraigado na Casa de Deus e na presença de Deus tem o seu prazer!
Notamos que há muitas pessoas preocupadas porque não percebem que estão crescendo espiritualmente. Provavelmente estejam esperando frutos visíveis, ministérios estabelecidos, ou alguma evidência externa de que estão crescendo em Deus. No entanto, como o cedro, não deveríamos estar tão focados nessas evidências externas, se verdadeiramente nos ocuparmos em aprofundar as nossas raízes. Fazemos isso através da leitura da Palavra, da assimilação dos Seus princípios e da devida aplicação na vida prática. A essência da Palavra de Deus é o Amor. Quanto mais nos exercitamos no Amor a Deus e ao próximo, mais profundas serão as nossas raízes, e depois, no seu devido tempo, passaremos a manifestar um crescimento gradativo. “E, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade” (Ef. 3:17-18).
2)  A segunda coisa necessária para se estar plantado, é que no local onde está, a planta precisa de receber três coisas essenciais: água, luz e vento...
Água. Outra verdade interessante é que o cedro do Líbano é muito resistente e suporta vento e calor. As suas raízes profundas buscam água nos lençóis freáticos e por isso ele não depende de chuva. Assim deve ser o cristão. Para crescer à semelhança do cedro ele não pode viver na dependência dos fatores externos. Ele precisa aprender a aprofundar as suas raízes a fim de buscar alimento e provisão mesmo em condições desfavoráveis de seca, calor e ausência de chuvas. Há quem diga que deixou de crescer espiritualmente por causa da falta de espiritualidade da sua igreja local. Às vezes nos queixamos da própria família por não nos propiciar as condições favoráveis para o êxito em alguma área da vida.
Nas mais diversas ocasiões, se nos descuidarmos, estaremos sempre achando um bode expiatório para os nossos fracassos. No entanto, o ensino bíblico nos mostra que apesar da ausência de chuvas ou de fatores externos extremamente desfavoráveis, há de se encontrar as águas mais profundas. Aquelas que se acham quando são buscadas. Não estão na superfície da indiferença nem da preguiça. Não estão no limiar do conformismo ou da apatia espiritual. Elas estão no lugar da fome e da sede de Deus. Elas se encontram no lugar do desejo de ser alguém para Deus e para o mundo. “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jr. 29:13)
Isto significa que na Casa de Deus, o cristão precisa de receber continuamente a Palavra de Cristo e receber Cristo como a Palavra Encarnada de Deus.
É muito significativo o que Jesus ensinou, reportando as escrituras do Antigo Testamento, quando disse: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra que procede de Deus”.
A ação dos citados fenómenos, (água, luz e vento) sobre a planta é que vai fazer com que o milagre do crescimento aconteça de modo equilibrado e duradouro.
As intermináveis discussões sobre as estratégias evangelísticas voltadas para o rápido crescimento da igreja (algumas vêm sendo apresentadas com a soberba de doutrina!), jamais saciarão a sede de Deus que há no mundo! Muitas delas são cisternas, são bem-intencionadas, mas são cisternas, e são incapazes de fazer fluir o Rio de Água Viva citado por Jesus. Para que se forme um justo, precisamos de água! A Água da Vida que vem do próprio Deus para o homem por meio de Cristo... É disto que o justo precisa para continuar sendo justo!
Luz. As reuniões sociais na igreja cumprem um papel apreciável no desenvolvimento da igreja, mas jamais poderão substituir o puro ensino da Bíblia, pois ela é a Luz para direcionar o povo de Deus enquanto nesta vida... O justo precisa disto, se isto não estiver acontecendo, logo as folhas começarão a murchar... as flores começarão a cair, temos a ruína iminente.
Vento. Para a sobrevivência da planta, como também do justo, é necessário também, para que permaneça plantado, o soprar suave do vento. O vento nada mais é do que o refrigério do Espírito Santo a soprar sobre a fronte e o coração do justo. Falamos aqui, lembrando-nos das palavras de Jesus, ditas para Nicodemos: “O vento sopra onde quer...”; O justo precisa disto na Casa de Deus; não de emoções induzidas e de pouca duração... Falamos do mover contínuo e firme do Espírito na vida do povo de Deus, capaz de fortalecer o cansado e de abater o de dura cerviz, levando tanto um quanto o outro à obediência a Jesus Cristo.
Assim é com a Palmeira e com o Cedro do Líbano. Assim deve ser com o justo. Precisa de estar plantado na Casa de Deus, e lá, receber água, luz e vento!
3)   Agora vem uma coisa difícil de nos sujeitarmos... A terceira coisa necessária para estar plantado é estar sujeito às podas do Agricultor! Deus é o agricultor que cuida dos ramos e de toda árvore para que deem mais frutos.
 Se eu quero ser um cristão frutífero e robusto, tenho de cooperar com Deus na poda da minha vida. Em João 15:1-2 Jesus disse: “Eu sou a videira verdadeira, e meu pai é o lavrador. Ele corta todos os ramos que não produzem, e limpa os ramos que dão fruto, para que produzam ainda mais”.
Para que serve a poda? Poderíamos começar por dizer que podar serve para cuidar da aparência, envolve cortar os galhos mortos e aparar os vivos, para dar forma à árvore, isso estimula o crescimento. A poda é feita para cuidar da forma. A planta quando podada torna-se mais bonita e demonstra que está sob os cuidados do Agricultor.
A poda nem sempre é agradável porém necessária para o crescimento espiritual, não é opcional, lembre-se, Deus é glorificado quando damos muitos frutos (Jo. 15:8), por isso devemos relembrar que as ferramentas estão nas mãos de nosso Deus amoroso. Ele sabe o que está fazendo. Entretanto, deve estar perguntando como é que Deus nos poda? Ele usa os problemas, permite pressões, alguns o vão difamar, criticar, desafiar suas motivações, como Sambalate e Tobias fez a Neemias. Mas lembre-se Deus pode utilizar cada situação de sua vida para ajudá-lo a crescer mais e mais.
Porém a poda cumpre outros papéis ainda mais importantes. A poda tem o papel de possibilitar que a planta possa dar novos ramos, novos brotos, de onde nascerão flores e frutos. A poda serve também para minimizar as possibilidades de pragas... Esta poda é realizada nos galhos. Agora, falta-nos falar de um outro tipo de poda. A que é feita nas raízes!
A poda das raízes é um processo bastante interessante! Com o passar do tempo, a terra, seja de um vaso ou mesmo num terreno, começa a perder seus nutrientes, e a planta que ali se encontra, começa a perder a força. Seus galhos começam a diminuir a produção de brotos. E a solução é radical. Vamos a ela: o processo consiste em calcular pelo tamanho da “copa”, a posição aproximada das pontas das raízes, e, ao redor da árvore, cava-se uma vala até alcançar as raízes. Exatamente aquilo que sustenta a árvore deve ser podado: as raízes. Mas não são todas as raízes que serão cortadas. Serão cortadas apenas aquelas que estejam atrofiadas e sem perspectivas de “ramificação...”.
Mas logo será manifestada a cura! Aquela mesma valeta será preenchida com uma nova terra, especialmente preparada, com os nutrientes devidamente balanceados. Isto fará com que as raízes vão em busca dos novos nutrientes que irão revigorar a planta, proporcionando crescimento e reforço na sustentação.
Assim é também com o justo! Deve sujeitar-se às mãos hábeis do Agricultor, ciente de que é o Senhor quem segura a ferramenta... O cristão que não se deixa podar, não cresce de modo sadio. Não produz ao gosto do Senhor. Tal como a planta que não é podada, que não tem brilho, assim se dá com cristão que não se deixa ser moldado por Deus.
Muitas vezes as nossas raízes, aquilo que nos sustenta e nos motiva começa a atrofiar, torna-se necessária uma poda em lugares que não estão visíveis aos olhos humanos, é preciso uma poda no coração, nos nossos princípios, em nossa escala de valores, uma poda que subjugue nossa autoavaliação. Fatalmente seremos abalados! Porém quem segura a ferramenta de poda é o Senhor. Logo virá a terra fresca, novos nutrientes, novos valores, novos rumos... O refrigério da visitação de Deus!
E o que pretendemos mostrar com tudo isto? Simplesmente que estas coisas são imprescindíveis para quem deseja florescer. E tudo se resume em estar plantado na casa do Senhor. E isto implica: manter as raízes na Casa de Deus, ali receber água, luz, e vento, e finalmente, estar sujeito às podas do Agricultor.
Isto nos leva ao versículo 14, onde lemos que “Ainda na velhice darão frutos. Serão fortes e vigorosos”. Eis o que sucede ao justo! Porque está plantado na terra onde o Senhor o pôs! Está em boa terra, resiste aos ventos e cresce e floresce cada dia mais! Os anos avançam... Mas ele permanece vigoroso conforme a força do Senhor!
O salmista finaliza (v.15) com uma mensagem que tem atravessado gerações, que é também a missão da igreja, “anunciar” a retidão e bondade do Senhor, a fortaleza que é o Senhor, a justiça e a misericórdia do Senhor, tudo manifestado na grandiosa Salvação que Deus proporcionou por meio de Jesus Cristo.
Isto é o que podemos chamar de resultados na vida de um justo. Uma vida que consiste em permanecer na presença de Deus e frutificar para exaltar o Nome do Senhor Jesus! Floresça como o cedro e vença todos os obstáculos confiando no Senhor.
Conclusão
O nosso desejo é o de assimilar as verdades paralelas expressas pela figura da Palmeira e do cedro do Líbano. Devemos fazer isso porque foi Deus quem disse que floresceríamos e cresceríamos como essas árvores.


12 comentários:

  1. deus abençoe om em todas as suas tarefas para edficaçao dos que servem a deus, para alcançar a outros

    ResponderEliminar
  2. Depois que li este texto senti que Deus falou comigo atravéz deste texto.Obrigado Senhor meu Deus.Gloria Deus.

    ResponderEliminar
  3. Estudo maravilhoso, que abençoe muito sua vida....

    ResponderEliminar
  4. Este estudo falou muito ao meu coração quando vim as lutas me lembrarei sou forte como a palmeira grato.

    ResponderEliminar
  5. Eu li essa postagem maravilhosa que muito enriqueceu minha pregação e aconselho ao idealizador que continue sendo um instrumento de Deus e compartilhando desta imensa sabedoria que o Eterno te concedeu pela sua graça e misericórdia.... Obrigado

    ResponderEliminar
  6. Li e achei simplesmente um estudo bíblico fantástico.

    ResponderEliminar
  7. Muito forte o estudo aprendi muito.

    ResponderEliminar
  8. Que coisa tremendo é a palavra de Deus nessa analogia da palmeira e o cedro!

    ResponderEliminar