Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O poder da fé

Leitura: Hebreus 11:1-6
A fé é uma porta que abre a revelação do que Deus quer nos mostrar. Quanto mais exercitamos a nossa fé, mais Deus se revela a nós (Sl. 25:14). Se quisermos que Deus se revele a nós, nós temos que nos aproximarmos Dele com fé. Se quisermos sabedoria, peçamos com fé a Deus e Ele nos dará. Deus pode, pela fé, nos revelar preciosas verdades quando nos aproximarmos Dele (Tg. 1:5-8).
As palavras que mais se ouvem ultimamente são crise e os tempos estão difíceis! Até os mais otimistas estão propagando dias de grandes dificuldades, em praticamente todas as áreas. Parece que até na Igreja de Jesus o discurso não é outro. Mas, afinal, como nós, os que cremos em Jesus, devemos nos preocupar? Será que há alguma perspetiva diferente para nós?
Creio que sim. Em momentos de lutas e dificuldades, não podemos nos esquecer do poder que há na Palavra de Deus, quando colocada em prática. É aqui que a fé em Deus, a confiança em Seu amor e em Sua bondade, pode fazer muita diferença. E também reconhecer que Deus tem um propósito em nossas vidas e vai usar até mesmo as situações conflitantes para o nosso amadurecimento e crescimento. A Palavra de Deus pode situar-nos de forma correta nestes dias atuais, quando muitos estão desistidos, frustrados, paralisados. Há algo muito mais poderoso do que a crise à nossa volta e que certamente pode arremessar-nos para os patamares da vitória, independentemente das circunstâncias: a fé espiritual.
1. O poder da fé espiritual.
Ter o poder da fé espiritual é guardar no coração a luminosa certeza em Deus, a certeza de que ultrapassou o âmbito da crença religiosa, fazendo o coração repousar numa energia constante de realização divina da personalidade. Conseguir o poder da fé espiritual é alcançar a possibilidade de não mais dizer “eu creio”, mas afirmar: “eu sei”, com todos os valores da razão tocados pela luz do sentimento.
O poder da fé espiritual recebe uma aplicação direta e especial na ação magnética; por ela o homem age sobre o fluido agente universal, modifica-lhe as qualidades e dá-lhe uma impulsão, por assim dizer, irresistível. Por isso aquele que, junta uma fé ardente ao grande poder do Senhor pode, apenas pela vontade dirigida para o bem, operar os fenómenos de cura e outros. Tal é o motivo pelo qual Jesus disse aos apóstolos: “se não haveis curado é porque não tínheis fé”.
A fé é o poder de perceção da mente ligada com o poder de moldar a substância e a fé espiritual inclui a garantia inabalável e a resposta imediata. A fé espiritual ajuda-o a ver com novos olhos, a olhar para as novas opções que antes não tinha visto.
A fé espiritual é sobrenatural e, nela, há um imenso poder, um poder sobrenatural. É aquele tipo de fé que atrai o sobrenatural de Deus; é a fé que traz consigo claros benefícios à saúde, que os que creem em Deus tendem a viver mais, sofrer menos depressão e lidar melhor com eventos emocionalmente traumáticos. Ela nada tem a ver com a fé emocional e a racional, que estão atreladas à nossa humanidade, pois estão no plano da alma humana. A fé sobrenatural sempre nos posicionará acima das circunstâncias, quer sejam agradáveis ou não, porque ela não depende de nosso entendimento, nem dos nossos sentimentos. Pela fé espiritual o crente reconhece que as coisas temporais e materiais não são mais reais do que Deus. A fé espiritual substancia a realidade de Deus (Hb. 11:5-6). A fé sobrenatural que é a certeza, nos faz agir, tomar atitudes. Pois quando há certeza há convicção. Não adianta de nada a pessoa viver meditando na palavra, viver falando a Escritura e não crer no que Deus diz, ou fazer tudo isso e não agir de acordo com sua fé. Que Deus possa nos tornar aptos para que possamos ser pessoas que vivem pela Palavra dele e Nele venhamos a dar fruto.
Quem está convicto de algo se direciona para onde está colocada esta convicção. Se você colocar sua convicção na palavra de Deus, naturalmente irá agir com esta fé, esta certeza, e alcançará o resultado esperado, sem medo, e nenhuma sombra de dúvida. Esta é a fé que traz resultados. Sem fé espiritual toda a obra humana fica contaminada pelo pecado.
Essa fé espiritual está no contexto do espírito e não da carne. É por meio dela que podemos afirmar que para Deus não há impossíveis em todas as promessas (Lc 1:37), que muralhas de impedimento serão derrubadas, que mares serão abertos, enfermos serão curados, cativos serão libertos e muito mais. Por isso, vemos que há pelo menos três verdades a respeito dessa fé poderosa que atrai as maravilhas de Deus para nós.
2. Três verdades a respeito da fé sobrenatural.
a) A Fé espiritual não é um salto no escuro!
Nos dias atuais estamos infetados por algo chamado “fideísmo”. O Fideísmo diz: “Não preciso ter uma razão para o que acredito. Apenas fecho meus olhos como a pequena Alice e respiro bem fundo, aperto meu nariz, e se eu tentar o bastante, conseguirei crer e pular nos braços de Jesus. Dou um salto no escuro em relação à fé”. A Bíblia nunca nos diz para dar um salto na escuridão e esperar que exista alguém lá. Ela nos diz para saltarmos das trevas para a luz. Isso não é salto no escuro. A fé pela qual o Novo Testamento nos chama é a fé enraizada e solidificada em algo que Deus fez de forma clara...
A fé é a confiança absoluta e total. Certamente, ninguém ou nada além de Deus é merecedor de nossa absoluta e total confiança e, portanto, de nossa fé. Jesus disse: “Tende fé em Deus” (Mc. 11:22). Portanto, quando a fé é associada a alguém (pastor, sacerdote,) ou a algo (igreja, religião, instituição) que não seja Deus, está mal direcionada. Apenas Deus é omnipotente, omnisciente e omnipresente e, portanto, não nos desaponta quando cremos nEle. Apenas Ele é merecedor de nossa confiança total; e Ele responsabiliza cada um de nós por conhecê-lo pessoalmente e, como princípio fundamental, depositar nossa total confiança apenas nEle.
A fé espiritual não é um palpite, não é um pensamento positivo, não é um salto cego no escuro, mas um passo seguro em um quarto bem iluminado.There is light all over these verses. A fé bíblica real tem uma base na Palavra de Deus, porque há luz em toda a Sua Palavra.Faith is a response to the light of God's revelation of himself in Christ in history, especially in the gospel. A fé é uma resposta à luz da revelação de Deus, de si mesmo em Cristo na história, especialmente no evangelho.
É a fé descrita em Hebreus 11, que está fundamentada em Deus e na Sua Palavra, que jamais podem falhar. Aleluia! A fé espiritual, sobrenatural, não é um salto no escuro, como muitos preconizam. E não é um salto no escuro por pelo menos duas razões:
1) Ela tem uma base sólida:
Words like “faith,” “religious” and “spirituality” can mean different things to people.A fé espiritual tem um “base sólida”, a Bíblia como a autoridade e alimento espiritual para o crescimento sadio de todo o cristão, e não baseando-se em sentimentos, emoções ou tradições. A confiança absoluta em tudo o que Deus tem revelado; a confiança no testemunho que Deus manifesta acerca de Si mesmo.
A fé espiritual tem como base sólida as Escrituras que são o nosso padrão infalível e inerrante em assuntos de fé e de prática. A Palavra de Deus é “perfeita e restaura a alma”; é “fiel e dá sabedoria aos simples”; é correta e alegra o coração; é pura e “ilumina os olhos”.
A base inquestionável e imutável da fé espiritual é o Senhor Deus e a Sua poderosa Palavra. Ela está fundamentada na essência de Deus, o Deus Perfeito, Santo, Poderoso e Fiel. NEle e na Sua Palavra não há variação alguma, nem sombra de dúvida.
2) Ela tem um alvo concreto:
A fé espiritual é o único caminho para a substantivação de todos os fatos espirituais, para torná-los reais e concretos.
Ela não tem só um ponto de partida firme, ela tem também um ponto de chegada seguro. A fé espiritual nos remete para as promessas poderosas de Deus:
- Para o plano imutável de Deus, que é fiel e verdadeiro (Jó 23:13-14).
- Para o plano incondicional de Deus, cuja execução não depende de qualquer ação humana, mas torna-a uma certeza (At. 2:23; Ef. 2:8).
- Para o plano de Deus que é totalmente abrangente, envolvendo as boas e más ações dos homens (Ef. 2:10; At. 2:23).
- Para os eventos incertos (Gén. 50:20).
- Para a duração da vida de um homem (Jó 14:5) e o lugar onde ele viverá (At. 17:26).
- Para o plano de Deus que assegura a salvação de um grande número de pecadores favorecidos.
A fé espiritual, como força poderosa e atuante no mundo, e como algo essencial ao nosso relacionamento com Deus, invariavelmente nos direciona para o território das realizações de Deus. Quando a fé espiritual entra em ação, somos conduzidos pelos trilhos da Verdade na rota das maravilhas de Deus. É ela que nos coloca no centro dos desejos de Deus a nosso respeito. Por isso, a fé sobrenatural nunca pode ser definida como um salto no escuro, mas como o caminho seguro da Palavra de Deus, conduzido e iluminado pelo Espírito da Verdade.
3. A fé espiritual não depende do que vemos.
O que nos deve mover é a fé, a certeza de coisas que esperamos e não se vemos. Guardemos uma coisa no nosso coração: mesmo que os nossos olhos naturais estejam vendados, os nossos ouvidos, os olhos do nosso coração devem estar prontos para ouvir a Deus!
Em 2 Coríntios 5:7 a Palavra nos exorta a andarmos por fé e não por vista. Vimos em Hebreus 11:3 que o que é visível não foi feito daquilo que vemos. Logo, o que vemos foi feito daquilo que não é aparente aos olhos humanos. Este entendimento só o temos por meio da fé espiritual. Entretanto, também sabemos que a natureza humana (nossa carne) se relaciona com o mundo ao seu redor através dos sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar).
Assim, andar por vista é andar pelo que vemos, isto é, andar pelo que nossos olhos podem nos mostrar. Generalizando, é andar pelos sentidos humanos, ou seja, andar segundo as interpretações da nossa carne. O que o Espírito de Deus nos está dizendo é que, como cristãos, nascidos de novo, devemos andar por fé (espiritual) e não pelos sentidos humanos (por vista), ainda que, por enquanto, nos movamos por meio desse corpo carnal (esse tabernáculo). A Palavra nos diz (Jo. 3:6-7) que aquele que é nascido de novo não anda segundo a carne. Se não ficarmos atentos, o mundo dos sentidos toma conta da situação, colocando-nos atados às realidades, impedindo-nos de rompermos e alcançarmos o plano da Verdade de Deus para nós.
A carne diz: veja para crer, mas a Palavra de Deus diz: creia para ver! Veja em João 20:25 a história de Tomé: ele precisou ver e tocar nas feridas de Jesus para crer que Jesus havia ressuscitado. Isto não é fé; o que apalpamos não é fé, é realidade. Fé sobrenatural é uma convicção dentro do nosso espírito. É só pela fé sobrenatural que saímos das impossibilidades humanas e entramos no é possível de Deus! Para tal precisamos de uma promessa de Deus e de nos deslocarmos em linha com a Sua Palavra. Somente na Bíblia Sagrada, encontramos a fé certa no Deus certo, como forma de se alcançar o milagre transformador de uma realidade totalmente desfavorável, pois quem crê em Deus crê também em milagres, nos moldes encontrados em diversas passagens da palavra de Deus. Não andemos mais pelo que vemos ou sentimos, mas pelo que cremos!
4. A fé espiritual não é esperança
Há diferença entre fé e esperança. A fé sobrenatural é do Espírito, nasce no nosso coração. A esperança é da alma, nasce na nossa mente. A fé sobrenatural é para hoje e a esperança é para amanhã. Toda a fé sobrenatural gera esperança no seu possuidor, mas nem toda esperança vem por meio da fé sobrenatural. A fé para se fazer o pedido a Deus está no presente, mas a manifestação da resposta está no futuro.
Fé e esperança são irmãs espirituais que viajam juntas lado a lado. We need them to keep our dreams alive, and thoughts positive. Precisamos delas para manter nossos sonhos vivos, e pensamentos positivos. Without them, our world becomes dark and pointless. Sem elas, nosso mundo tornar-se-ia escuro e sem sentido, encontrar-nos-íamos perdidos em um abismo sem retorno, e tWe become prisoners of depression, sadness and/or stress.ornar-nos-íamos prisioneiros de depressão, tristeza e / ou stress.
When Faith and Hope are no longer inside of us, we can surmise that the end is near. Quando a fé e a esperança não estão mais dentro de nós, podemos supor que o fim está próximo. Nossas mentes e/ou espíritos começam a desaparecer lentamente. Tornamo-nos como pessoas que não respondem a todas as coisas ao seu redor. A alegria que uma vez que encheu nossos corações não está mais lá. Tornamo-nos uma concha vazia. Nossos sonhos tornam-se recordações distantes e inatingíveis. Eles são arrancados de nós por uma força interna, deixando-nos indefesos e derrotados.
Crer em Deus, na Sua Palavra e na veracidade das Suas promessas é uma coisa, mas esperar que as referidas promessas se cumpram em nossas vidas é outra completamente diferente. Só a fé espiritual tem o poder de nos fazer receber as promessas de Deus como verdadeiras e possíveis para nós, independentemente das circunstâncias ou crises!
Como Abraão (99 anos) e Sara (89 anos) poderiam gerar um filho se, além da idade avançada de ambos, ela era estéril? Só pela fé sobrenatural em Deus. A promessa de ser pai de nações havia desde o seu chamado, aos setenta e cinco anos, quando ainda era Abrão (pai exaltado); mas foi aos noventa e nove anos, quando Deus mudou o seu nome para Abraão (pai de nações), que ele creu em Deus e no cumprimento da Sua promessa, passando a esperá-la efetivamente, a despeito das circunstâncias à sua volta (Sara com oitenta e nove anos e estéril). Abraão creu em Deus e na Sua promessa e não em si mesmo ou em outra pessoa, por isso a sua esperança não o dececionou.
Deus está desafiando-nos a exercitarmos a fé espiritual, para que nossa esperança não seja frustrada. Como cristãos, sempre estaremos diante de situações que provam a nossa fé no Senhor e nas Suas promessas. Precisamos, portanto, de voltarmo-nos para a fidelidade do Senhor e, nos termos da aliança que temos com Ele, firmarmo-nos nos princípios eternos e reivindicarmos o cumprimento das Suas promessas em nossas vidas, famílias, ministérios, finanças etc.. Nunca se esqueça que não há crise que prospere no lugar onde uma promessa de Deus está plantada. Encha o seu coração com as promessas do Senhor, declare que são suas e vele pelo cumprimento de cada uma delas, trilhando a rota da Palavra de Deus.
Pr. Manuel Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário