Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

COMO PODEMOS VENCER E PROSPERAR NOS TEMPOS DE CRISE?

Leitura: 2 Rs 4:1-7 – 14:08-11
Crises! Quem não as tem? Batalhas! Quem não as vive? Certamente que aquele que disser não a estas perguntas, não vive neste mundo, pois o próprio Jesus, o Senhor da Igreja, viveu lutas e batalhas e Ele mesmo disse “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo eu venci o mundo”.
A crise é uma encruzilhada: onde uns colocam os pés na estrada da vitória, outros descem a ladeira do fracasso. A crise revela os verdadeiros heróis: uns ficam esmagados debaixo das botas dos gigantes, outros olham para os horizontes largos por sobre os ombros dos gigantes. Na crise uns fracassam, outros triunfam. É no ventre da crise que surgem os grandes vencedores
Nos momentos de crise, é comum vermos as pessoas reagindo de diferentes maneiras. Muitas reclamam da vida e desistem dela, falam mal dos políticos e dos profetas do Senhor, cruzam os braços, refugiam-se nos vícios, buscam as obras de ocultismos e reagem de forma incrédula, não acreditando em dias melhores. Mas é importante que olhemos para a crise e possamos ver nela uma oportunidade de prosperarmos.
Naquele momento, aquela mulher viúva vivia uma crise muito séria. Ela havia perdido o seu marido e herdado dele uma dívida impagável, pelo que estava também prestes a perder os seus filhos por causa da dívida. A sua vida se tornou um caos. Como agir numa hora dessas? Por quais caminhos seguir? Em que portas bater? Creio que ela pensava: “Não há solução para mim! Preciso de um milagre!” Realmente, há momentos na vida para os quais não se encontra solução pelos meios humanos e normais, mas somente por meio do sobrenatural de Deus!
Aquele é o momento crítico no qual muitos se encontram hoje e a resposta verdadeiramente não está nas condições e nas habilidades humanas. São situações em que só se obterão vitória e conquista se houver a intervenção sobrenatural de Deus. É provável que também esteja passando por um momento de crise, mas o Senhor quer mostrar-lhe que é, ao mesmo tempo, a hora em que Deus poderá Se manifestar como o Deus do sobrenatural. Quem sabe se não é agora o tempo de conhecer o poder do Deus Todo-Poderoso? Cada crise pode derrubar uma pessoa ou remetê-la ao Eterno e promovê-la para níveis jamais imaginados! Saiba que nenhuma crise é eterna – eterno é o poder infalível do nosso Deus! Aleluia!
A esperança em Deus, a comunhão com Deus e a fé em Deus daquela viúva, a levou a orar trabalhando e trabalhar orando pedindo a Deus a bênção sobre a sua vida. Acredito que ela não apenas aprendeu com o que ouviu de seus pais, mas, acima de tudo, pelo exemplo dos mesmos. Onde não existe o exemplo as palavras perdem a força.
Certamente ela pedia a Deus a bênção da abundância, o livramento das dívidas para que não lhe fossem retirados os seus filhos, e esperando em Deus com muita expectativa, a bênção da multiplicação chegou. Aquela viúva, no tempo da crise, prosperou como nunca, venceu a crise e conquistou sobrenaturalmente.
A vida não funciona sem Deus, o mundo vive como se não dependesse de Deus, mas isso é uma ilusão, é impossível. È só cair enfermo no hospital, e logo o homem fica desesperado, e quando é desenganado pelos médicos, nem se fala. Infelizmente, muitos só conseguem reconhecer que precisam de Deus, quando são levados a um leito no hospital, e descobrem o que nós já sabemos, todos nós dependemos de Deus. Nossas conquistas pessoais são frutos do amor que ele tem por nós. Ele é quem nos dá vitória, nos dá saúde para trabalhar e nos dá as oportunidades de trabalho. O Senhor esteve ao seu lado todo o tempo, desde o jardim-de-infância até a faculdade, do zero ao cem. È o Senhor que nos tira do nada e nos abençoa colocando-nos em lugar de honra. E se isso ainda não aconteceu em sua vida, quero orar por si, e motivá-lo a colocar a sua vida nas mãos Deus, a reconhecê-lo em todos os seus caminhos e sobre todos os seus projetos de vida. Tenho a certeza que a bênção chegará à sua vida, a vida tocará a sua existência, e a providência divina mudará o caos, trará a solução, abrirá caminhos e fará a diferença em sua vida. È hora de buscar ao Senhor, reconhecer a sua ajuda, e entrar debaixo do manto da bênção de Deus, a sua vida vai mudar para melhor, e assim como aquela viúva você também pode prosperar em Deus em tempos de crise.


Só há Vitória e Prosperidade em Tempos de Crise,
Quando Desatamos o Sobrenatural!


Toda a crise deve levar-nos à confissão, à busca do Senhor, à permanência com o povo de Deus. É preciso parar de murmurar, de reclamar da situação. A solução vem quando nos ajuntamos para buscar no Senhor a saída e a vitória. Na hora da crise é necessário o ajuntamento da família, do grupo e do discipulado em jejum e oração diante do Deus de poder e das maravilhas.
O grande problema da maioria das pessoas no planeta, é a falta de garra, perseverança e persistência. São pessoas que vivem dentro de um ciclo de mudanças de metas e propósitos e nunca conseguem chegar a lugar nenhum. È preciso permanecermos na terra dos sonhos de Deus, persistirmos num só propósito, não sairmos da meta, não olharmos para a direita nem para a esquerda. Sigamos em frente, e certamente vamos conseguir conquistar a nossa meta, e colher o que está plantando com muita paciência e perseverança. São muitos o que começam a faculdade e não chegam à metade do curso, são muitos os que começam bem no emprego, mas com as lutas, as dificuldades de adaptação, a concorrência, as limitações pessoais, a mania de perseguição e os problemas de relacionamentos mal administrados os levam a fracassar.
Nós precisamos atentar para três coisas muito importantes, encontradas na vida daquela viúva, e que nos levam a vencer nos tempos de crise: fé, obediência e esperança. Sem o fundamento da fé e os pilares da obediência e da esperança, dificilmente romperemos e conquistaremos no sobrenatural de Deus. Conquistador e próspero é o discípulo que anda com Deus e que está sempre na expectativa de que algo novo e tremendo poderá acontecer, a qualquer momento, pelas mãos poderosas de Deus.
A confissão sistemática das alianças e das promessas de Deus tem pelo menos dois efeitos tremendos: 1) enchem os céus sobre as nossas cabeças com as sementes de vitória, tirando nossos olhos das circunstâncias e do inimigo, voltando-os para o Senhor, e 2) são decretos proféticos contra as crises, porque se tornam palavras de ordem contra a voz do inimigo, neutralizando o caos que toda a crise quer instalar.
a) Fé: Existe um grande paralelo entre vencer na crise e mergulhar na miséria. Em cada uma dessas situações a fé tem muito a ver, para uma decisão vitoriosa e duradoura.
Crer, ter fé significa lançar-se no desconhecido sabendo que é aquilo que Deus falou. Deus quer levá-lo por caminhos que você nunca andou. Ele está forjando-o no fogo.
Não era à toa que Deus era conhecido no Antigo Testamento, para o povo e para os grandes líderes, como o EL SHADDAI, o Todo-poderoso. Não há limitação para Deus e crer nEle significa ter a garantia que Ele tudo pode por nós. Moisés afirmou: “aos egípcios que hoje vistes, nunca mais vereis para sempre”? Ele sabia que nunca mais passaria por aquela luta outra vez.
A fé é o fundamento, é a base sólida para a vida cristã, para todos quantos queiram andar vitoriosamente com Jesus Cristo. Tudo o que precisamos receber de Deus, só o recebemos pelos braços da fé! O Senhor nos diz em Mateus 21:21-22 que se tivermos fé faremos proezas e veremos as maravilhas de Deus. Uma pessoa sem fé torna-se desagradável a Deus (leia Hebreus 11:6). A fé neutraliza o medo, derruba os argumentos da nossa alma e viabiliza as nossas ações.
Aquela viúva poderia ficar como muitos na hora da crise: murmurando, fechada dentro de casa, numa rota de fuga e comiseração; poderia não ter feito coisa alguma ou ter tentado dar o seu jeito para sair de uma crise tão grande. No entanto, na hora da sua terrível situação, ela foi buscar a solução em Deus. Quando aquela viúva foi compartilhar o seu problema e a sua necessidade com Eliseu, mostrou claramente sua fé de que Deus traria a solução. Ao acolher as palavras do profeta, sua fé foi fortalecida e, sem questionar, mostrou que não duvidava da fidelidade de Deus, ainda que estivesse passando por uma crise e a solução proposta fosse de difícil compreensão. Diante das crises e adversidades precisamos nos agarrar à palavra profética que está liberada sobre nós e nos consolidarmos no Deus da promessa. Os vitoriosos agem assim! É no tempo de crise que se revelam os heróis. É no ventre da crise que nascem os vencedores.
Ser forte em tempos de crise certamente é algo muito difícil tentar reverter o quadro quando estamos sofrendo uma dor, uma perda, uma ferida na alma, um perdão que não foi liberado, quando estamos depressivos e achando que seu caso já não tem mais jeito. Mas Deus tem uma história de conquistas para si, busque-O em oração, participe de uma igreja, procure cultuar e celebrar a Deus, Leia a palavra de Deus “a Bíblia”, e nela encontrará a direção de Deus para a sua vida e o rumo para as suas conquistas. Se deseja colher muito, prosperar na vida, então, siga a vontade de Deus para si, conte com a bênção de Deus, e nunca desista!
É através da nossa fé que o Espírito de Deus operará na Terra. Muitos não conseguem ver a operação de Deus na Terra, nem na sua vida, por causa da incredulidade. Não deixe que a incredulidade entre no seu coração e governe as suas ações. Jamais admita que a sua crise é maior que o poder do nosso Deus! Todo o incrédulo duvida do poder e da operação sobrenatural de Deus. Saiba que onde entra a incredulidade e a dúvida, entram também os espíritos de desistência, crítica e rebelião. Só alcançaremos a bênção e o milagre de Deus pelos braços poderosos da fé.
b) Obediência:O Senhor nos diz que Ele tem mais prazer na obediência do que nos sacrifícios e holocaustos (leia 1 Samuel 15:22). A obediência é um dos pilares para a operação de Deus na vida do discípulo. Ela nasce da fé e, à medida que vai sendo exercitada, consolida e amplia a fé que a gerou.
Não basta saber Quem o Senhor é, e nem o que Ele pode fazer. É preciso agir! Tomar uma atitude de fé, atitude de vencedor no Senhor! Se o Senhor já falou, só nos resta obedecer, isto é, pôr em prática Seus conselhos e assumir uma atitude de louvor, adoração e obediência, e assim mostramos que descansamos n'Ele, em plena crise, porque sabemos que a nossa vitória é certa. Até porque adoração, obediência e fé andam de mãos dadas e são a garantia de vitória para os santos de Deus.
Todo aquele que crê, obedece, e quanto mais obedece, mais ele crê. Fé e obediência andam de mãos dadas. A obediência é um exercício da fé. Muitos, que diante da crise, saem da rota de Deus, certamente pressionados por algumas das enfermidades da sua alma, tais como: o medo, a insegurança, a incredulidade e a precipitação, não recebem o sobrenatural de Deus porque não obedecem aos comandos de Deus. Dizem que crêem no Senhor e na Sua Palavra, aparentam fé ao pedirem o que necessitam, mas não se alinham com a vontade de Deus, porque não se submetem, nem obedecem aos Seus comandos.
Esses fatores se alinham de tal forma na vida de pessoas, que invariavelmente neutralizam a unção de conquistador e de vitória. A falta de perseverança desloca-as do território profético da promessa para o território da maldição e do opróbrio. Não podemos ceder à alma enferma nos tempos da crise, para não sairmos da rota do surpreendente de Deus.
c) Esperança:A crise é um tempo de oportunidade: uns olham para ela como a porta da esperança, outros vêem-na como a sepultura dos sonhos.
O Senhor nos afirma, em Provérbios 23:18, que Ele nos dará bom futuro e que a nossa esperança não será frustrada. A esperança é outro pilar fundamental para uma vida vitoriosa em Cristo. Esperança é o desejo sincero de recebermos aquilo que necessitamos e que Deus prometeu. Ela também nasce da fé e está ligada à obediência. É essa esperança ou expectativa que a fé traz, que nos faz obedecer com alegria e sem pesos. Quando a esperança é firme, isto é, quando está alicerçada na fé nas promessas do Senhor, ela gera em nosso coração uma expectativa maravilhosa quanto à ação de Deus. Quando não esperamos realmente que Deus aja a nosso favor, obedecê-lO será um grande peso. Aquela mulher, porque tirou os olhos das circunstâncias e pô-los nas promessas de Deus, voltou para a sua casa com algo diferente em seu coração. A fé na palavra profética a encheu de esperança e ela não hesitou em mandar seus filhos buscarem as vasilhas vazias. Sua atitude refletiu, além de fé e obediência, a sua expectativa quanto à operação de Deus. À medida que as vasilhas eram cheias de azeite, e a sua pequena botija não se findava, ela via sua fé aumentada, sua obediência frutificando e a sua esperança se cumprindo, sendo honrada pelo Senhor. Como é bom saber que o Senhor cuida de nós e toma para si as nossas batalhas. Estando com o Senhor, as “nossas” batalhas não são nossas, são dEle. Deus nunca deixa de nos responder; o problema é que às vezes não estamos na posição de ouvi-lO.
O Senhor é ilimitado, porém as bênçãos que recebemos podem ser limitadas. Infelizmente, nós podemos colocar limites na recepção das bênçãos de Deus! Sem fé, obediência e esperança jamais experimentaremos a abundância da provisão de Deus. A botija que a viúva tinha em casa era a escassa provisão natural para ela e sua família. No entanto, poderia se tornar na provisão sobrenatural de Deus, se fosse movida por sua fé e sustentada pela sua obediência e esperança. Ao receber a palavra profética a sua fé se fortaleceu, obedeceu aos comandos do profeta e a sua esperança foi refletida pelo número de vasilhas vazias que conseguiu. Quanto mais vasilhas vazias, maior a esperança, mais o Senhor derramaria azeite da botija. Eu creio que se ela vivesse até hoje e tivesse um número infinito de vasilhas vazias diante da botija de azeite, aquela fonte estaria até hoje enchendo de bênçãos e provisão a vida daquela mulher. Quando se decretou que não havia mais vasilha nenhuma para ser cheia (v. 6), o azeite parou.
Quando a fé não é capaz de sustentar a obediência incondicional e nem a esperança no sobrenatural de Deus, o fluxo das bênçãos de Deus param. Não deixe que a crise o paralise! Abra o seu coração para o Espírito Santo, creia que o sobrenatural de Deus pode alcançá-lo hoje e receba tudo o que Deus tem reservado para si, em nome de Jesus Cristo! Temos que entender que as crises não acontecem por acaso. Quando motivadas por Deus, elas têm o papel de nos fazer prosperar.
O Senhor Jesus é conhecedor de todas as coisas, ele é omnisciente e omnipotente, não há na terra nem nos céus nada que ele não saiba, inclusive o que está tirando a sua tranquilidade, paralisando o seu ministério, ele sabe o motivo pelo qual está vivendo a pior fase da sua vida. O Senhor Jesus é o tema central da Bíblia, sem Ele nada podemos fazer, por isso lance todos os seus problemas aos pés do senhor... Ele tem poder para mudar a sua história e fazê-lo prosperar nos tempos de crise. Crê nisso? Ora a Bíblia em Hebreus 10:22-23 diz: “cheguemo-nos com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência e lavado o corpo com água pura”.
Precisamos de nos treinar na prática do quebrantamento diante do Senhor, com jejuns, orações e confissões sinceras. Tais coisas nos “limpam” espiritualmente e nos habilitam quanto a ouvirmos a direção de Deus para as nossas vidas em muitas situações. É preciso tempos de jejum e orações específicos em família, nos grupos, nas equipes de discipulado, para que o Deus de maravilhas seja glorificado no meio das adversidades.
Se temos um selo profético de vitória sobre as nossas vidas, não podemos nos mover no tipo de “unção comprometida pelas destilações de uma alma doente e desfalecida. Precisamos, sim, perseverarmos, de maneira correta, com ousadia e determinação, no território da nossa promessa. Rejeite e lance fora de sua vida todo o medo, insegurança, incredulidade e precipitação. Creia que o seu casamento, a sua família, o seu ministério e tudo o mais que está debaixo de palavra profética é “casa do pão” e está numa “terra duplamente frutífera”.
Que possamos tal como a viúva, manter o padrão, o equilíbrio o crescimento em todo o tempo e em todas as áreas de nossas vidas, para o louvor e a glória do nome do Senhor! Amém!

1 comentário: