Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Deus abre portas e caminhos, Onde ninguém consegue ver! (2)


“Ao mesmo tempo, orem também por nós, para que Deus abra uma porta para a nossa mensagem, a fim de que possamos proclamar o mistério de Cristo, pelo qual estou preso. Orem para que eu possa manifestá-lo abertamente como me cumpre fazê-lo” (Cl. 4:3-4).
Paulo pede aos irmãos que orem por ele, a fim de que Deus possa abrir uma porta para a pregação do evangelho. Suplica, ao mesmo tempo, também, para que Deus abra uma porta à palavra, a fim de falar do mistério de Cristo, pelo qual também ele estava algemado; para que o pudesse manifestar, como lhe cumpria fazer. Este conceito de abrir portas está presente em toda a bíblia, reforçando a ideia de que temos um Deus que nos oferece soluções, principalmente, nos momentos mais difíceis da vida.
O Senhor abre portas e caminhos ao Seu povo. Deus diz: “...eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo” (Is. 43:19). O ermo é um lugar deserto e que não tem um caminho específico para se seguir. É aí que Ele abrirá o caminho para que possamos encontrar a rota certa.
O Deus da bíblia é o Deus que abre portas. Ele cria acessos, franqueia oportunidades e abre portas de emergências.
1. Deus abre a porta dos Céus.
Deus abriu a porta dos céus para que o homem pudesse chegar a Ele. Jacó encontrava-se em Harã, fugitivo, amedrontado, porque se escondia do seu irmão Esaú, que queria matá-lo.
Desanimado, cansado, quando as sombras da noite já se adensavam, Jacó tomou uma pedra para servir de travesseiro, e adormeceu, num profundo sono. E dormindo, teve um sonho. Ele viu uma grande escada fulgurante cuja base estava na terra e o topo alcançava o Céu. Além disso, anjos de Deus subiam e desciam pela escada. “E eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela” (Gn. 28:12).
E quando ele acordou, sobressaltado, disse: “Na verdade o Senhor está neste lugar, e eu não o sabia. E, temendo, disse: Quão temível é este lugar! É a casa de Deus, a porta dos céus” (Gn. 28:16-17).
Deus é Altíssimo e santo; e a Sua casa na terra, o lugar onde o Seu povo se reúne para adorá-lO, é a porta do Céu? A reverência é grandemente necessária... Estou alarmado ao ver crianças e jovens, filhos de pais religiosos, tão descuidados com a ordem e decência que devem ser observadas na casa de Deus. Enquanto os servos de Deus apresentam ao povo as palavras de vida, alguns estão lendo, outros estão cochichando e rindo.
A irreverência tem sido uma grande tentação para muitos que têm em pouca conta as coisas sagradas; mas esse defeito de caráter deve ser vencido por todos os cristãos, que estão se preparando para a adoração junto aos anjos que cobrem o seu rosto na presença de Deus.
Com efeito, disse Jacó: Este lugar é a porta do Céu, e eu não sabia? Mas nós já sabemos. Como estamos em relação a esse assunto? Estamos nós esquecidos de que no Seu Templo se manifesta a própria presença de Deus? Somos nós reverentes na Casa de Deus?
Temos que nos lembrar que a igreja, o templo de Deus é o lugar onde temos a porta do Céu se abrindo diante de nós, para que os encantos do Evangelho possam se desdobrar a nós pecadores que desejamos ascender um dia aos Céus, e aqui temos a primeira porta para esse grande propósito: a porta do Céu.
Esta porta aberta nos céus é um tipo de Jesus. Ele é a porta que Deus abriu para que entrássemos na sua presença. Jesus disse a Natanael: “Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem” (Jo. 1:51). Jesus é a porta que nos dá acesso à vida eterna, o caminho que nos leva a Deus. Disse Jesus: Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá e achará pastagem (Jo. 10:9).
Por isso, ele abre as portas do céu para que nós possamos receber todas as bênçãos espirituais, compreensão e nutrição da Palavra de Deus e seu Espírito Santo.
Se o seu coração for puro, se o seu amor for verdadeiro, a porta do reino dos céus já está aberta para si. Isso não é fantástico? Você já tem entrada assegurada em Cristo Jesus, aleluia!
2. Deus abre a porta dos corações.
O apóstolo João apresenta-nos a Cristo, dizendo-nos: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo”.
Este é um quadro comovente: o Senhor da glória, o próprio Criador do homem, batendo à porta do seu coração, pedindo entrada.
Mas Ele não força a porta.
Um artista, certa vez, pintou esse quadro. Alguém contemplando-o, apreciou muito o quadro, mas fez uma observação, e disse ao pintor: O quadro está quase perfeito; só falta um detalhe. O que é? Perguntou o pintor. Você esqueceu-se da maçaneta! Não! Respondeu o pintor. A porta do coração não tem maçaneta do lado de fora, só por dentro!
Jesus Cristo faz um apelo para que você abra a porta do seu coração para que Ele possa entrar agora mesmo! Ele quer reinar no trono do seu coração. Ele é o próprio Rei do universo. Será um grande privilégio ter tal Pessoa em nosso coração, morando em nós, habitando em nossos pensamentos, fazendo parte de nossos sonhos, nossas esperanças.
Ele quer ter comunhão consigo: cear e falar consigo. Ele quer ouvi-lo. Ele quer andar consigo e ajudá-lo. Ele quer alimentar-nos com o pão que desceu do Céu. Ele quer mitigar a nossa sede espiritual. Atende ao Seu apelo.
Cada pessoa tem uma porta espiritual de entrada. A palavra de Deus quando pregada é dirigida e captada pela mente, trabalha com as emoções e afeta a vontade ou volição. Deus é quem abre a porta dos corações dos incrédulos para que eles recebam a salvação. Foi o que aconteceu com Lídia: “Certa mulher chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de Púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia” (At. 16:14). A expressão o Senhor lhe abriu o coração indica que Deus arrebentou as fechaduras da incredulidade e as trancas da morte espiritual, trazendo-lhe vida (At. 11:18; 2 Co. 4:6).Como é que Deus abre a porta dos corações? Deus abre a porta do coração dos incrédulos no momento da conversão, por meio da ação soberana do Espírito Santo. Ele é quem produz a regeneração e o novo nascimento. Ele tira o coração de pedra e coloca um coração de carne (Ez. 36:26-27; Jo. 3:1-8; Tt. 3:4-7).
3. Deus abre a porta das prisões.
Em tempos, muitos cristãos viam fecharem-se atrás deles as portas das prisões e tantos outros trancavam as portas de suas casas escondendo-se de medo. É para tal situação de angústia e dor que Deus envia a sua Palavra que anuncia as portas que Deus abre.
O primeiro exemplo está registado em Atos 5:17-32. Os saduceus, movidos pela inveja, prenderam os apóstolos em uma cadeia pública. Deus, porém, os libertou: Mas, de noite, um anjo do Senhor abriu as portas do cárcere e, conduzindo-os para fora e lhes disse: Ide e, apresentando-vos no templo, dizei ao povo todas as palavras desta Vida (At. 5:19-20). O anjo do Senhor vem abrir as portas da prisão. Você está sofrendo uma dura provação para a qual não vê libertação? Está preso no calabouço da dúvida e do desespero? Está sendo duramente perseguido? Envolva-se na proteção divina! Creia que as portas se abrirão como quer por mãos invisíveis. Nada pode obstar os propósitos de Deus. Lance mão da liberdade que Deus lhe dá para sair e falar a outros.
Lançou na prisão a Tiago, irmão de João, e mandou um algoz matá-lo à espada, assim como o outro Herodes fizera com que o profeta João fosse degolado. Vendo que os judeus se agradavam muito com essas medidas, prendeu também a Pedro.
O segundo exemplo encontra-se em Atos 12. O governo da Judéia estava então nas mãos de Herodes Agripa, súdito de Cláudio, imperador romano. Herodes mantinha também o cargo de tetrarca da Galiléia. Era prosélito professo da fé judaica e, aparentemente, muito zeloso em efetuar as cerimónias da lei judaica. Desejoso de obter o apoio dos judeus, esperando assim confirmar seus cargos e honras, pôs-se a realizar os desejos deles, perseguindo a igreja de Cristo, pilhando as casas e os bens dos crentes e prendendo os membros principais da igreja. Herodes resolveu prender e maltratar os líderes da igreja. Ele matou a Tiago e mantinha Pedro na prisão com o objetivo também de o matar. Com as portas da prisão firmemente seguras e uma forte guarda diante delas, toda a possibilidade de livramento ou escape por meios humanos estava excluída. Mas os extremos do homem são a oportunidade de Deus.
Pedro estava encerrado em uma cela cavada na rocha, cujas portas tinham fortes ferrolhos e barras; e os soldados em guarda ficaram responsabilizados pela custódia do prisioneiro. Mas os ferrolhos e barras, e a guarda romana, que eficazmente removiam toda a possibilidade de auxílio humano, não deveriam senão tornar mais completa a vitória de Deus no livramento de Pedro. Herodes estava a levantar a sua mão contra o Omnipotente, e deveria ser totalmente derrotado. Aplicando o Seu poder, Deus estava prestes a salvar a vida preciosa cuja destruição estavam os judeus tramando.
Era a última noite antes da tencionada execução. É enviado do Céu um poderoso anjo para libertar Pedro da prisão e da morte. As vigorosas portas que encerravam o santo de Deus abrem-se sem auxílio de mãos humanas. O anjo do Altíssimo por elas penetra, fechando-se as portas sem ruído por trás dele. Ele entra na cela, e ali está Pedro, dormindo tranquilamente o sono de uma perfeita confiança.
A luz que circunda o anjo enche a cela, mas não desperta o apóstolo. Só quando ele sente o toque da mão do anjo e ouve uma voz dizendo: “Levanta-te depressa”, (At. 12:7) acorda o suficiente para ver a cela iluminada pela celeste luz, e um anjo de grande glória, em pé diante dele. Maquinalmente obedece à ordem que lhe é dada e, como ao se levantar erguesse as mãos, torna-se meio consciente de que as cadeias lhe caíram dos pulsos.
De novo lhe ordena a voz do mensageiro celestial: “Cinge-te, e ata as tuas alparcas” (At. 12:8), e de novo Pedro maquinalmente obedece, conservando o admirado olhar voltado para o visitante, e crendo estar sonhando ou em visão. Mais uma vez o anjo ordena: “Lança às costas a tua capa, e segue-me”. Ele se move em direção à porta, seguido por Pedro, usualmente loquaz, agora mudo de espanto. Passam pela primeira e pela segunda sentinela, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade, pesadamente aferrolhado, que por si mesma se abre, e imediatamente se fecha de novo, enquanto os guardas dentro e fora estão imóveis em seu posto.
De modo idêntico passam pela terceira porta, e acham-se em plena rua. Não se troca uma palavra; não há ruído de passos. O anjo se move suavemente diante de Pedro, cercado de uma luz de deslumbrante brilho, e Pedro, desorientado, e julgando-se ainda em sonho, segue o seu libertador. Assim eles enveredaram por uma rua, e logo adiante, estando cumprida a missão do anjo, se apartou dele subitamente (At. 12:10). Dissipou-se a luz celestial, e a Pedro pareceu achar-se em profundas trevas; mas, acostumando-se-lhe os olhos, pareceram elas diminuir gradualmente, e ele se encontrou só na rua silenciosa, com o ar fresco da noite a soprar-lhe no rosto. Compreendeu então que estava livre, em uma parte da cidade que lhe era familiar; reconheceu o lugar como sendo um que frequentara muitas vezes, e por onde esperara passar no dia seguinte pela última vez.
O anjo nos guia sobrenaturalmente apenas enquanto estamos contusos e incapazes de nos orientarmos sozinhos. Tão logo estejamos em condições de avaliar um assunto, ele nos deixa para que façamos uso das faculdades com que Deus nos dotou. Todos os anjos celestiais estão ao serviço do humilde e crente povo de Deus; e, ao entoar o exército de obreiros do Senhor, seus cânticos de louvor aqui na Terra, o coro celestial une-se com eles no louvor a Deus e a Seu Filho.
Terceiro exemplo. Paulo e Silas tinham sido açoitados e sido colocados na prisão injustamente, porque estavam pregarando o evangelho, em Filipos, ensinando sobre Jesus. Na cadeia, com os pés presos ao tronco, Eles alegremente cantam louvores a Deus em vez de se queixarem. De repente, sobreveio tamanho terramoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos (At. 16:26), mas Paulo e Silas não fogem. O louvor dirigido a Deus abre as portas da prisão e liberta o homem.
O Deus que mandou o terramoto e abriu as prisões de Paulo e Silas é o mesmo Deus a quem nós servimos hoje e não importa o tamanho do seu problema, louve ao Senhor de todo o seu coração, ore, clame a Ele porque não há problemas difíceis para nosso Deus, não há causas impossíveis, se preciso for Deus mandará um terramoto em sua vida para livrá-lo das cadeias. A prisão será como um palácio; pois os ricos na fé morarão ali, e as paredes sombrias serão iluminadas com a luz celestial, como quando Paulo e Silas, à meia-noite, oraram e cantaram louvores na masmorra de Filipos. Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o Seu nome.
Estes três exemplos, revelam que o nosso Deus liberta o seu povo de todas as prisões e cadeias, que tentam impedir o avanço do evangelho e da pregação da Palavra. Ninguém segura ou prende o servo de Deus, em missão.
O nosso Deus é um Deus de milagres, e não há limites para o seu poder agir. Realiza o impossível, Pois para ele nada é tão difícil. Ele quer operar milagres maiores dos que já operou nos dias de hoje.
4. Deus abre a porta para a pregação.
Deus abre oportunidades para a pregação do evangelho. Esta era a convicção de Paulo: “Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra a porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado; para que eu o manifeste, como devo fazer” (Cl. 4:3-4).
No final da primeira viagem missionária, Barnabé e Paulo relataram à igreja em Antioquia sobre o que Deus tinha feito: Ali chegados, reunida a igreja, relataram quantas coisas fizera Deus com eles e como abrira aos gentios a porta da fé (At. 14:27). A porta aberta aqui é o acesso dos gentios a salvação pela fé e a inclusão dos mesmos no corpo de Cristo, a igreja.
”Quando escreveu aos crentes de Corinto, Paulo explica o seu itinerário ou o seu plano de viagem e trabalho: Ficarei, porém, em Éfeso até ao Pentecostes; porque uma porta grande e oportuna para o trabalho se me abriu; e há muitos adversários” (1 Co. 16:8-9). Aqui a porta aberta é um conjunto de circunstâncias favoráveis para se realizar o trabalho de Deus, fruto da providência divina. Paulo usa este termo com o mesmo sentindo em 2 Coríntios 2:12: “Ora, quando cheguei a Trôade para pregar o evangelho de Cristo, e uma porta se me abriu no Senhor, não tive, contudo, tranquilidade no meu espírito, porque não encontrei o meu irmão Tito; por isso, despedindo-me deles, parti para a Macedónia”.
Deus abre portas para a pregação do evangelho e plantação de novas igrejas. Deus cria oportunidades com pessoas, lares e empresas que facilitam a evangelização. Como é que Deus faz isto? Ele faz isto de forma soberana, pois ele está no controle da sua obra (At. 16:6-10). Ele faz isto respondendo à oração dos que pedem (At. 13:1-3).
O mesmo Deus que abre portas é o mesmo que fecha. A porta que Deus abre ninguém fecha e a porta que ele fecha ninguém abre. Creia nisto!
5. As portas que se abrem.
Portas abertas representam acesso e oportunidades. Deus abre a porta da fé quando oferece o evangelho aos homens (At. 14:27), dando-lhes assim acesso à comunhão com Deus. Ele abre portas de trabalho para seus servos divulgarem a palavra (1 Co. 16:9; 2 Co. 2:12; Col. 4:3). Aqui ele não fala especificamente da natureza das oportunidades dadas aos discípulos em Filadélfia, mas garante que as portas ficariam abertas. Hoje, quando Deus abre portas de oportunidade para nós, devemos aproveitá-las (Tg. 4:17).
“Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre e ninguém fechará, e fecha, e ninguém abrirá. Conheço as tuas obras – eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar” (Ap. 3.7-8).
Coloquei diante de ti uma porta aberta. Esta é a verdade que Jesus quer que essas pessoas compreendam. Ele a repete. Ele a enfatiza. Procure a porta aberta. Se você se sente intimidado, procure uma porta aberta. Se você se sente isolado, procure uma porta aberta. Se você se sente fraco e desanimado, procure uma porta aberta. Sempre que estiver disposto a obedecer em humildade à chamada de Deus e estiver disposto a ouvi-Lo, Ele abrirá uma porta para si
Não se limite a olhar para o problema. Não se limite a olhar para o obstáculo. Não se limite a olhar para o inimigo. Deus está providenciando uma saída. Ele abrirá uma porta para si. Ele encontrará uma solução. Acredite nisso hoje!
O livro de Apocalipse foi escrito para cristãos que viviam tempos de intensa perseguição religiosa. Naqueles tempos, muitos cristãos viam fecharem-se atrás deles as portas das prisões e tantos outros trancavam as portas de suas casas escondendo-se de medo. É para tal situação de angústia e dor que Deus envia a sua Palavra que anuncia as portas que Deus abre.
Deus enviou ao mundo o seu Filho Jesus Cristo: a chave que abre portas! É Cristo a chave que destranca as portas das prisões, do medo, do preconceito, do ódio, do mal. A porta que Deus abre ninguém pode fechar! Em Jesus Cristo, Deus abriu a porta da salvação para a humanidade e quer manter aberta essa porta também na tua vida!
Porta aberta é convite! Aceitamos o convite de entrar pela porta da salvação? No dia a dia muitas portas se abrem e tantas outras se fecham diante de nós: ora uma oportunidade de emprego, ora a comunicação de demissão, ora o nascimento de uma criança na família, ora o sepultamento de um ente querido, ora um gesto de carinho, ora um desconforto. Quando o mundo nos fecha tantas portas, que alívio saber que Deus tem portas abertas para quem procura por ele.
Não precisamos mais desesperar diante de portas fechadas! Deus sabe o que é melhor para nós e abrirá a porta que, injusta e violentamente, foi fechada; manterá fechada aquela que pode se tornar perigosa para nós; e fechará todas as portas que nos afastam dele e de nosso próximo para, assim, nos manter diante da porta da salvação eterna. Que a certeza da porta da salvação que Deus nos abre possa fortalecer a nossa fé e intensificar ainda mais o nosso comprometimento com Jesus Cristo.

Os santos que permanecem fiéis à verdade de Deus têm uma porta aberta à sua frente. A minha alma, resolveu viver e morrer por aquilo que o Senhor revelou em Sua Palavra e, portanto, está diante desta porta aberta.
Eu vou entrar pela porta aberta da comunhão com Deus. Quem me impedirá? Jesus tirou o meu pecado e me deu a Sua justiça, por isso eu posso entrar livremente. Senhor, faço-o por Sua graça.

Eu também tenho diante de mim uma porta aberta para os mistérios da Palavra. Eu posso entrar nas coisas profundas de Deus. A porta da eleição, da união com Cristo, da segunda vinda - todos elas estão diante de nós, e nós podemos apreciá-las. Nenhuma promessa e nenhuma doutrina estão trancadas para nós.
Em breve veremos uma porta aberta no céu: o portão de pérola será a nossa forma de entrada, e então entraremos até ao nosso Senhor e Rei e ficaremos eternamente com Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário