Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Deus abre portas e caminhos, Onde ninguém consegue ver!

Leitura: Êxodo 14.15-29
Existem portas que são portas impossíveis de serem conquistadas com a força humana, que é a força da carne. Mas para Deus, nada é impossível. Com Ele as portas impossíveis se abrirão para o seu povo.
O Senhor Deus conhece as nossas obras, os nossos pensamentos e até as intenções de nossos corações, se estamos em dificuldades, com pouca força, tristes ou alegres. Ele sabe todas as coisas. Às vezes nos deparamos com situações impossíveis, mas é aí que começa a ação do Deus sobrenatural.
Nesse trecho da Sagrada Escritura entramos em contacto com uma das mais significativas interferências de Deus na história do seu povo. Foi uma espécie de selo divino quanto à libertação de Israel do jugo egípcio. Após a liberação do povo de Deus do Egito (a maior nação daquela época), o povo, sob o comando de Moisés, se dirigiu pelo deserto em direção ao Mar Vermelho.
Faraó, a quem Deus havia endurecido o coração, a fim de promover a Sua própria glória e demonstrar Seu poder, e tendo em vista que seu nome seja proclamado em toda a terra, resolve reunir seu exército para perseguir e levar o povo de Deus de volta ao Egito, para permanecer na condição de escravo. A situação torna-se crítica, pois o povo de Deus, cansado e sem armas, está agora entre o mar e o exército egípcio, nas areias escaldantes do deserto, encurralado e com medo. É justamente nesse momento de crise, que o Deus de nossos pais e o nosso próprio Deus, o poderoso defensor do seu povo, vai manifestar, de forma incrível, o Seu poder e a Sua glória, abrindo onde ninguém via uma porta de escape e um caminho de vitória para o Seu povo.
A ordem do Senhor para Moisés foi a de dizer ao povo para que marchasse. Vamos marchar e a porta vai se abrir automaticamente. E quando essa porta se abre teremos acesso às promessas superiores. Vamos ultrapassar essa porta porque o Senhor é o Deus dos impossíveis. Estamos debaixo de promessas. Não haverá impossíveis para Deus na vida daqueles que estão debaixo das promessas (Hb. 12:24). Temos promessas superiores. Vamos profetizar porque o Senhor nos coloca num nível de acesso. Temos livre acesso para viver as promessas superiores.
Deus abre portas onde não há saída para o Seu povo passar e onde há morte Ele chega e dá a vida, removendo as barreiras que atrapalham o Seu povo de andar. Quando Deus diz marchem, Ele abre o caminho e conduz o seu povo, como um pastor conduz o seu rebanho, por um caminho que as ovelhas não conhecem.
1. O nosso Deus abre portas e caminhos onde ninguém imagina!
Que cena gloriosa a da abertura do Mar Vermelho diante do povo de Israel. Estavam com medo, oprimidos pela investida e proximidade dos adversários, impotentes diante de tantos obstáculos e impossibilidades. Mas o Senhor surpreende e faz o inusitado e inesperado. Não os manda romper em fuga pelo deserto, nem para se voltarem contra seus opressores e perseguidores. Simplesmente faz o povo se voltar para o sobrenatural, eles deveriam marchar na direção do mar.
O que era impossível para o homem, se tornaria no perfeitamente possível para Deus! Ninguém viu a porta de escape e, muito menos, um caminho de vitória naquele mar. Mas o Senhor Deus criador de todas as coisas, visíveis ou não, já havia preparado tanto a porta como o caminho para o livramento do Seu povo. O facto é que o Senhor não precisa da nossa visão para nos libertar e nos fazer vencedores – Ele só precisa de nos fazer caminhar na direção certa, da porta e do caminho que só Ele conhece!
Muitos não têm entrado pelas portas de livramento, simplesmente porque não obedecem, caminhando na direção determinada por Deus; se esquecem que obedecer a Deus é um ato de fé, logo não depende de vermos ou compreendermos o que Deus está fazendo ou quer fazer. Na maioria das vezes, só veremos e desfrutaremos das portas de escape e dos caminhos de vitória proporcionados por Deus depois de obedecê-lO, independentemente do que vemos.
Quando passamos por esta porta, a obra vai ser feita rapidamente. Todos vão contemplar a obra que o Senhor vai fazer em nossas vidas. E a obra será em tempos que não esperávamos... Não vamos passar mais por portas da dificuldade, porque passamos pelas portas dos impossíveis. Pela fé, vamos nos levantar no poder de Deus e em tempo recorde vamos ver a maior obra de Deus realizada em nossas vidas!
2. A fé, o bordão e a palavra de ordem.
O Senhor Deus foi muito específico e suscito quando ordenou a Moisés o que deveria ser feito naquele momento crítico, em que só um milagre livraria o povo. Pelo texto, vemos que Moisés era um dos poucos (talvez o único) que realmente cria no livramento do Senhor (Êx. 14:13-14) e, por isto, clamava pela intervenção divina. Mas na hora do milagre, o Senhor chama Moisés para se tornar o canal através do qual operaria as Suas maravilhas!
Estava na hora do intransponível mar das impossibilidades humanas ser transformado na mais segura rota de vitória para aquele povo. Então o Senhor dá a Moisés um comando muito claro, composto de três partes: chega de clamar, é ora de marchar, de dar passos de fé; levanta o teu bordão; divide o mar para que uma rota de escape e vitória surja para o meu povo. E o maior de todos os sinais aconteceu, como um marco da presença de Deus no meio de seu povo. Israel passou, e o exército de Faraó foi destruído pelas águas do grande mar.
Deus continua no meio de seu povo, e, no meio das pressões do inimigopara nos fazer retornar à escravidão, o Senhor ordena: “Marche! Não é tempode parar! O inimigo já foi derrotado pelo sangue do Cordeiro!” Prossiga,pois, e seja mais do que vencedor!
a) Caminhar na fé:
O medo é um sentimento de inquietação diante da possibilidade de perder algo que se tem ou se anseia possuir no futuro. Ora bem, a insegurança faz parte da condição humana, pelo facto de não termos um domínio perfeito, nem sequer, sobre nós próprios. Por isso, não podemos excluir de todo a insegurança nesta vida. De outro modo, a esperança não existiria como virtude, porque onde há a certeza absoluta não tem lugar a esperança.
Pela fé, (os israelitas) passaram o Mar Vermelho como se fosse terra seca, e o maior de todos os sinais aconteceu, como um marco da presença de Deus no meio de seu povo. Israel passou, enquanto o exército de Faraó, tentando a mesma passagem, foi destruído pelas águas do grande mar.
Sem fé, as dificuldades da vida engolem-nos, esmagam-nos, afundamo-nos nelas. Com a fé não as evitamos, mas temos mais recursos, sabemos que Deus as pode virar a nosso favor; ao povo eleito seria mais difícil e aterrador caminhar pelo fundo do mar, com o perigo, acrescido, de que os seus inimigos os alcançassem; mas através dessa dificuldade e dessa inquietação conseguiram a salvação. No final comprova-se que a inquietação de caminhar para Deus proporciona uma base mais firme para edificar a própria vida, do que a aparente segurança que oferece um barco.
O Senhor continua abrindo mares e rios, mas, espera passos ousados de fé de nossa parte. Foi assim nas margens do Mar Vermelho, quando o Senhor disse a Moisés: “Por que clamas a mim? Diz aos filhos de Israel que marchem. E tu, levanta o teu bordão, estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.” (Êx. 14:15, 16). Só aqui, encontramos duas atitudes requeridas por Deus: marchar, e levantar o bordão na direção do mar. Assim aconteceu também na travessia do Jordão. Em Josué 3.13, diz: “Porque há de acontecer que, assim que as plantas dos pés dos sacerdotes que levam a arca do Senhor, o Senhor de toda a terra, pousem nas águas do Jordão, serão elas cortadas, a saber, as que vêm de cima, e se amontoarão.”.
Esses textos falam de atitudes, de passos ousados de fé, que Deus espera de nós, para que nossos mares, rios, e portas se abram.
Deste modo, a fé não se vê como um peso, mas antes como uma luz, como algo que assinala um caminho, que ensina a aproveitar a própria miséria para abrir a alma a Deus. O cristão não espera de Deus que o faça sentir-se seguro em si mesmo; espera que a confiança n’Ele o ajude a ver para além da sua insegurança. Se o nosso olhar não se detém na própria limitação mas, sem a afastar, a transcende, podemos realmente excluir o temor e viver na ordem do amor.
Devemos orar sempre, mas jamais deixar de dar os passos da fé. As portas e caminhos sobrenaturais do milagre que buscamos só se manifestarão na nossa vida quando decidirmos caminhar por fé, na direção do milagre. O que Deus estava dizendo a Moisés, e a nós também, é que enquanto não caminharmos por fé, as portas do sobrenatural não se abrirão e o milagre não chegará a nós.
Como as portas pantográficas de alguns estabelecimentos, que só se abrem quando nos deslocamos na direção delas, haverá um momento na nossa caminhada em que se estabelecerá um contacto específico e, então, a porta se abrirá. Precisamos entender que as portas e caminhos espirituais estão lá, mas só se abrirão diante dos que caminham por fé! Nunca desista de caminhar por fé na direção das maravilhas de Deus para a sua vida, pois haverá um momento, que não sabemos exatamente onde está, que podemos chamar de o ponto de contacto da fé, a partir do qual as coisas começarão a acontecer.
A luta por viver de fé não tem como meta sentir-se seguro diante das dificuldades; não é uma intenção de que não nos afetem as coisas, que não nos importe o importante, que não nos doa o doloroso, ou que não nos preocupe o preocupante. É antes o empenho por não esquecermos que Deus nunca nos deixa e aproveitar essas circunstâncias difíceis para nos aproximarmos ainda mais d’Ele. Realmente, a vida, já por si estreita e insegura, às vezes torna-se difícil... Mas isso contribuirá para tornar-nos mais sobrenaturais, para que vejamos em tudo a mão de Deus; e assim seremos mais humanos e compreensivos com os que nos rodeiam.
A fé é necessária para que o milagre aconteça. A fé é importante para alcançar o milagre de Deus. Quando dizemos que Deus realiza uma obra em nossa vida, muitas pessoas nos perguntam ‘como’. O ‘como’ não nos importa saber. Só precisamos crer que Ele fará.
b) Levantar o bordão:
Quando o povo se viu sem saída, veio a resposta de Deus a Moisés: “Porque clamas a mim? Diz aos filhos de Israel que marchem, e tu, levanta o teu bordão sobre o mar, e divide-o para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco”. (vs. 15-16)
Moisés então estende a mão sobre o Mar Vermelho e este se divide, permitindo que os israelitas passassem sobre terra seca, e até mesmo mais do que isso, quando todos tinham atravessado, então Deus diz a Moisés para “esticar a mão sobre o mar, que as águas se voltem sobre os egípcios, sobre os seus carros e nos seus cavaleiros”.
Moses then proceeds to stretch out his hand over the sea and then the sea returns to its full depth while the Egyptians were fleeing into it. Moisés então começa a estender a mão sobre o mar e depois o mar devolve à sua profundidade total, enquanto os egípcios estavam fugindo para ele. A Bíblia diz que o Senhor derrubou os egípcios no meio do mar! As águas voltaram e cobriram os carros, os cavaleiros e todo o exército do Faraó, e nenhum deles ficou de pé!
O Bordão é uma figura de autoridade. Moisés tinha um bordão nas mãos, com o qual Deus disse que ele faria maravilhas (Êx. 4:17). Levantar o bordão significa que Moisés deveria levantar-se com autoridade, uma autoridade que o Senhor lhe conferiu.
Para quem possui dúvidas, basta atentar na divisão do mar por Moisés, não pelo toque de seu bordão na água do mar, mas pelo facto de estendê-lo sobre a água, fazendo com que um vento leste soprasse por toda a noite até dividir aquela massa líquida, que teria se juntado ao sangue hebreu caso Deus não houvesse intervindo com tal milagre (que, repetindo, não envolveu nenhum toque de vara).
Sendo do Senhor, Ele quer que também tomemos da autoridade que Ele nos dá (o bordão) e nos levantemos em Seu nome e entremos em ação para que a Sua glória e o Seu poder se manifestem em nossas vidas e territórios. Por causa do sangue do Cordeiro de Deus, estamos em aliança com o Pai, nos tornamos Seus filhos e herdeiros (Rm. 7:17), e estamos assentados em Cristo nas regiões celestes (Ef. 2:6), e portanto, devemos reconhecer a nossa autoridade em nome de Jesus e exercê-la corretamente, porque também é um exercício de fé.
Muitos, por desconhecimento ou por se verem tão intimidados e oprimidos, simplesmente não usam a autoridade que efetivamente possuem e, por isso, não entram no território das maravilhas de Deus. Mas o Senhor Deus que continua no meio de seu povo, e, no meio das pressões do inimigo para nos fazer retornar à escravidão, ordena: Marche! Não é tempo de parar! O inimigo já foi derrotado pelo sangue do Cordeiro! Ele se considera o príncipe deste mundo, mas já foi condenado. Prossiga, pois, e seja mais do que vencedor! Não é tempo de parar, A vitória o Senhor a vai dar, Àquele que perseverar, A sua coroa guardar, De Cristo não se envergonhar, E por ele trabalhar, Estando certo de que ao céu vai chegar. Aleluia!
d) A palavra de ordem:
“Estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco” (Êx. 14.16). Moisés deveria, no exercício da sua autoridade, liberar a palavra de ordem para a manifestação do milagre, a palavra da fé carregada da substância do milagre de Deus. Não cabia mais ficar contemplando passivamente o mar, nem se deter pensando nos problemas ou desejando o escape. Agora Moisés deveria abrir a sua boca profética e liberar a palavra da fé, isto é: determinar que acontecesse o que Deus disse que iria acontecer.
Vemos que Moisés não teve apenas que liberar a palavra do milagre, mas também teve que sustentá-la firmemente, pelo menos em seu coração, porque o milagre não foi instantâneo, levou uma noite para que o mar fosse dividido (Êx. 14:21). Aleluia! Muitos cristãos deixaram de experimentar as maravilhas de Deus porque não exercitaram sua fé, nem sua autoridade e, muito menos, liberaram ou sustentaram as palavras de ordem que atraem o sobrenatural e o surpreendente de Deus.
A Bíblia nos diz que pela Sua Palavra Deus formou o universo e que sustenta todas as coisas pela Palavra do Seu poder (Hb. 1:3). Quando movidos pela autoridade que temos, liberamos a palavra da fé, então, a palavra de ordem atrai as maravilhas de Deus para as nossas vidas, famílias, grupos, discípulos, finanças e etc.. Precisamos de ficar atentos porque, em muitos casos, o inimigo age com intimidações e mentiras, procurando calar a voz daqueles que Deus tem levantado para que muitos “mares” se abram e Suas maravilhas sejam experimentadas.
Exerça a sua autoridade e libere a palavra de ordem para que o mar dos aparentes impedimentos se abra diante de si, sua família, seus discípulos e etc. Creia que o Senhor já desenhou, no plano espiritual, a porta de escape e a rota da sua vitória.
Nunca despreze os adversários, porque eles sabem em quais áreas possui fragilidades, e farão uso de todos os meios para, usando a sua fraqueza, o afastar do propósito de Deus. Esteja vigilante (Mt. 26:41), atento ao que passa por sua mente, a cada sugestão estranha que surgir dentro de si. Você pode vencer o mal, basta desejar vencer e confiar no poder do nome de Jesus Cristo! Mas não viva focado neles, mantenha-os para trás de si, confiando que o Senhor é a sua retaguarda, e fixe os seus olhos no sobrenatural de Deus. Não fique preso ao número, à fúria e nem ao poder do adversário, porque muito maior e mais glorioso é o poder do nosso Deus, o Eterno e o Todo-Poderoso Senhor. Creia que o mar se abrirá e que você, com tudo o que é seu, receberá o livramento e a vitória, em nome de Jesus. Declare que hoje mesmo se encerra um tempo de escravidão e perseguição em sua vida. Caminhe na direção das maravilhas de Deus, levante o seu bordão de autoridade e profetize a sua vitória até que ela se materialize diante de si!

Sem comentários:

Enviar um comentário