Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Onde estás?

“E chamou o Senhor Deus ao homem, e lhe perguntou: Onde estás”? (Gn. 3:9)
Eis uma história tremenda. Deus preparou tudo para o homem, no paraíso. Colocou o que havia de melhor para aquele que fora criado à Sua imagem e semelhança. Na verdade Deus exaltou o homem acima de toda a criação, dando-lhe autoridade e domínio sobre toda ela.
Mas para provar a obediência do homem, o Senhor Deus impôs uma condição: poderia comer de todos os frutos das árvores do Jardim do Éden, exceto do fruto da árvore da ciência do bem e do mal. Caso comesse do fruto dessa árvore, estaria automaticamente afastado de Deus e do paraíso. O que Deus estava dizendo era que se o homem desobedecesse (pecasse) estaria afastado da Fonte da vida eterna e morreria.
Adão pecou, comeu daquilo que lhe era proibido e, envergonhado, escondeu-se (afastou-se) de Deus, como se alguém pudesse fazê-lo. Adão e Eva eram vulneráveis. Nem as árvores nem as folhas de figueira podiam escondê-los. Estavam sem poder na mão do criador; aquele que os havia criado do nada pela palavra podia, da mesma maneira, entregá-los ao esquecimento se assim o desejasse. O seu pecado tornara-se uma barreira entre eles e Deus. A culpa e a condenação levaram-nos a esconderem-se de Deus. No entanto, Deus que não desistiu do homem, não espera que Adão procure o caminho de volta, mas se apressa em procurá-lo. Deus é o primeiro missionário da História. Ele procura o homem caído. Num tom desafiador, levantou a voz para chamar Adão: “Onde estás”? (Gn. 3:9).
Deus tem uma forma muito especial de falar com seus filhos. Ele gosta muito de fazer-nos perguntas. Existe em Deus vários atributos maravilhosos, mas pelo menos três se destacam neste assunto que estamos considerando. Presciência - Por este atributo, Deus toma conhecimento de algo antes que ele venha a acontecer. Omnisciência - Este atributo revela Deus como conhecedor de tudo o que está acontecendo no momento. Omnipresença - Ele está presente em qualquer parte que queira, sem depender da lei da física, de transporte e de tudo o mais. Mesmo tendo esses maravilhosos atributos, e sabendo de tudo o que se vai passar, ou se está passando de forma imediata por sua presença no próprio local do evento, Deus intervém fazendo perguntas, mesmo sabendo a resposta que lhe iremos dar. Esse é o meio de Deus tratar connosco.
Embora o homem pecasse, Deus não mudou o seu propósito inicial. Deus não tem diversos planos, nem muitos propósitos; não criou um novo alvo, nem abriu mão do que queria desde o princípio.
1. Onde Estás? Esta pergunta é um dos primeiros sinais da graça.
Embora Adão e Eva se tivessem entregado de corpo e alma ao seu Criador numa comunhão feliz, agora ao ouvir a voz do Senhor se encolheram de vergonha e de pavor diante da aproximação dele. O único meio que tinham de cobrir a consciência poluída eram as roupas provisórias (um remédio contra os efeitos do pecado), e a única defesa contra a ira de Deus era a inútil esperança de que não seriam encontrados (Gn. 3:7-8). Como Deus deve ter ficado dececionado e magoado ao ver arruinada a coroa da sua criação.
É interessante esta questão. O chamado de Deus nasceu de uma relutância para destruir a sua criação contaminada pelo pecado, e ele caminhava pelo jardim com o propósito de recuperar o que tinha sido perdido. Foi Deus quem tomou a iniciativa. A solução do homem para o problema do pecado era evitar Deus a todo custo. Mas, ainda que o homem tivesse arruinado o plano original de Deus e não tivesse nada para oferecer como meio de reconciliação - “nenhuma explicação, nenhuma desculpa, nenhuma recompensa” - Deus preferiu reconciliar-se com Adão e Eva em vez de reduzi-los a cinzas. Esse favor terno de Deus para com os culpados é o seu atributo de graça.
A primeira palavra de Deus para com o homem decaído em todos os sinais da graça é uma pergunta, visto que para ajudá-lo precisa atraí-lo, em vez de arrancá-lo do esconderijo. Sendo Deus omnisciente e omnipresente, é evidente que Ele sabia onde estava Adão. Parece uma incoerência de Deus fazer uma pergunta dessas, mas não é. Deus queria reabrir o diálogo com Adão, que foi cortado pelo seu pecado. Era uma questão de confronto, de cura para o erro. Deus queria que Adão visse o lugar onde estava escondido e, consciente da sua situação, confessasse ao Senhor porque se escondera. Deus estava dizendo para Adão que não havia nenhuma questão fechada na quebra de comunicação entre Ele e o homem. Deus queria (e quer) estar com o homem e, naquele dia (como hoje), Deus deu o primeiro passo na direção do homem que se afastou ou se escondeu dEle.
A pergunta de Deus a Adão ecoa através dos séculos: Onde Estás? Ela se dirige a si hoje. Onde estás? Atrás de qual árvore se está escondendo? Qual é a sua condição diante de Deus? Está na condição e no estado espiritual que Deus deseja para a sua vida? Avalie a sua vida, condição espiritual e posição diante do plano de Deus. Responda ao chamado de Deus.
2. A quem Deus procura hoje?
O Senhor Deus continua procurando por todos aqueles que estão longe dos seus caminhos e propósitos. Deus continua chamando o homem através de sua palavra, da bíblia e da pregação do evangelho.
O Senhor Deus continua pelos jardins da vida a procurar homens e mulheres que têm buscado refúgio e esconderijo nas folhas do pecado, prostituições, bebedeiras, orgias, drogas e violências, que se têm escondido atrás da fama, do dinheiro ou do prazer, que se escondem atrás de pessoas famosas, de parentes e de líderes proeminentes, políticos e religiosos, para trazê-los para perto de si e restaurar a natureza do homem dando-lhes a oportunidade de fazerem uma confissão reconhecendo seu pecado para receber a salvação em Cristo, porque Deus quer que eles voltem à relação do princípio e se tornem mordomos cristãos, isto é, novas criaturas em Jesus Cristo.
O Senhor Deus não abandonou o homem, mas fez um plano de salvação para ele. A promessa de um descendente para vencer a serpente se cumpriu na pessoa de Jesus Cristo. É por meio dele que temos a possibilidade de voltar ao paraíso.
A - Vejamos alguns dos tipos procurados por Deus hoje:
a) Aqueles que se escondem por causa do pecado.
Muitas pessoas de tanto pecar estão envergonhadas e vão se afundando mais e mais, talvez apostando que Deus não está vendo ou não irá punir os pecados cometidos (Ec. 11:9ss).
O pecado traz vergonha e desordem para o homem e leva-o à prática do mal e como consequência gera a opressão, a luta, a guerra, o sofrimento e por fim a morte, tornando-se uma barreira que o afasta de Deus. No entanto, mesmo escondido por causa do pecado, Deus o procura. Chama-o a dar meia-volta e a voltar para Ele, pela reconciliação com Deus através de Jesus Cristo, a Ponte de graça e misericórdia que o leva aos braços do Pai (Rm. 3:22-26). Em Cristo, nosso Substituto, que morreu por nós na cruz, o Pai nos chama ao arrependimento e à reconciliação. Deus continua procurando o pecador. Não se esconda mais atrás do pecado. Ouça a voz do amor de Deus que se mostra na busca do homem, abra todas as portas e agarre-se a Cristo e vá a Ele com o coração arrependido. Entregue-Lhe todos os lugares do templo do seu coração para que Ele ocupe este lugar como Senhor e Mestre em sua própria habitação. O amor de Deus é a motivação de Deus na criação e na redenção.
O único lugar para onde devemos ir, após uma queda, é para os braços do Pai. Sabemos que todo o ato pecaminoso, mesmo perdoado, tem consequências, mas a graça de Deus nos ajudará a superar todas elas, pelo sangue do Cordeiro. É o amor de Deus que nos faz acreditar de novo em nós, quando ninguém neste mundo, nem nós mesmos achávamos que isso seria possível.
b) Aqueles que se escondem num lugar qualquer da caminhada espiritual.
Estes são:
- Aqueles que, em vez de procurarem descanso no Senhor, contentam-se com a mediocridade espiritual e deixam de se importar com a sua caminhada rumo ao caráter de Cristo.
- Os cansados e sobrecarregados, a quem o Senhor fala e oferece alívio e descanso, e que em suas palavras não há apoio à preguiça, à indolência ou à apatia. Por isso ele começa com um chamado para que aqueles que estão cansados e sobrecarregados reúnam suas últimas forças, saiam de onde estão e venham até Jesus.
- Aqueles que vivem um tipo de abandono calado da fé, por causa do descaso com as coisas relacionadas com o Reino de Deus. Quem foge por esse caminho não encontra paz. Ao contrário, vive com o coração cansado e sobrecarregado, cheio de culpa e ressentimento contra si mesmo, mas principalmente contra Deus. A preguiça espiritual não pode tornar-se uma muleta para os cansados e sobrecarregados. Muletas só servem para remediar o problema por um tempo; o Senhor Jesus oferece alívio e descanso verdadeiros.
- Aqueles para quem a rota de fuga da apatia é a preferida para ficarem parados. Aqueles que preferem a rota de fuga da apatia espiritual são como ouvintes desatentos. É um tipo de egoísmo no qual a pessoa pensa apenas na sua própria comodidade sem perceber que está cavando um buraco para si mesmo. É a rota dos que se escondem da vida e se satisfazem com uma falsa paz.
- Aqueles que param no caminho, que estão doentes mas preferem deixar o remédio (a Bíblia) na estante e se escondem com dúvida no coração. Chegam a um ponto crítico da caminhada e param: ou porque não têm forças para continuar ou porque acham que já estão no ponto ideal e não precisam crescer mais. No entanto o Senhor diz-nos que o nosso alvo é aquele que é Perfeito. Nossa meta é sermos como Cristo. Tal determinação deve impulsionar-nos a continuar na caminhada com o Senhor. Ele chama-nos para nos colocarmos de pé e caminharmos de novo quantas vezes for necessário. Anime-se. Levante-se. Responda ao Seu chamado.
Maturidade espiritual não é viver livre das pressões do erro e das falhas que cometemos ou cometem contra nós, mas, é aprender a dar o grito de socorro mais cedo.
c) Aqueles que se escondem atrás das feridas emocionais.
Satanás tem um projeto de ferir cada pessoa que nasce neste mundo. As feridas são-lhe um instrumento de destruição de vidas, começando ainda na mais tenra infância, até mesmo no ventre materno. No seu ódio maquiavélico contra o homem, criado conforme a imagem de Deus, ele investe contra o ser humano, ainda em sua formação, desferindo seus golpes ferinos para que a pessoa nasça e cresça com uma personalidade deformada. Essa é a razão porque não encontramos uma única pessoa com a personalidade totalmente sadia. São inúmeras as pessoas que ocultam a alma ferida, escondendo-se atrás de uma máscara das feridas emocionais, como se as feridas não estivessem abertas e sangrando constantemente.
Quantos, no meio dos seus conflitos, buscam os psicólogos e psiquiatras a fim de encontrarem alívio, para logo descobrirem que eles próprios estão carecendo de libertação! Mas não será pela psicologia ou psiquiatria que a personalidade do homem será restaurada. Poderá haver algum alívio, mas mudança permanente e harmonia real, só Deus pode dar ao homem. Ele o criou e o conhece bem, podendo imediatamente localizar a causa dos problemas e aplicar-lhes o remédio sarador.
Por isso o Senhor procura todos os:
Que se escondem atrás de uma couraça, achando que o chorar ou o emocionar são sentimentos negativos São pessoas que sofreram muitas mágoas, que desejaram ser amadas, admiradas, mas só receberam desprezo e descaso. Se tornaram pessoas muito sensíveis, por isso querem muita atenção. Se uma amiga(o) está com a testa franzida por algum motivo, já imaginam que está zangada com elas! Ou então elas podem tornar-se numa pessoa durona, que camufla seus sentimentos.
Que se escondem atrás de um quintal emocional cheio de entulho, sobras do processo da sua reconstrução interior, e uma vez por outra, tropeçam em algo que sobrou da antiga construção.
Que se esconde atrás do ódio, das mágoas, da indiferença, do abandono, do medo, da insegurança, da frustração, das violências. Se você é uma dessas pessoas, saiba que Deus não Se esqueceu de si. Ele quer trazer-lhe cura interior - da mente, emoções, lembranças desagradáveis e sonhos. Na cruz do calvário Ele realizou a obra da nossa cura e libertação; tomou sobre Ele as nossas enfermidades, levou as nossas dores, pelas Suas pisaduras fomos sarados (Is. 53:2-6). É um processo que, pela oração a Deus Pai, em nome do Seu filho Jesus Cristo, somos libertos de sentimentos de ressentimento, rejeição, autopiedade, depressão, culpa, medo, tristeza, ódio, complexo de inferioridade, autocondenação e senso de desvalor e etc.. Ouça hoje a Sua voz chamando pelo seu nome. Diga onde está! Abra-se para Ele nesta hora, confesse o seu estado, tome posse da sua cura e libertação e volte à plena comunhão com Ele.
O desejo do coração do Senhor é: - que você seja aquela pessoa que Deus tinha em mente quando o criou! Veja o que diz Jeremias 1:5 “Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei; às nações te dei por profeta”.
d) Aqueles que se escondem atrás das limitações, impossibilidades e desculpas.
O Senhor Deus procura as pessoas que costumam se esconder atrás de suas limitações e sentimentos, impedindo que os outros possam realmente entender o que se passa com elas.
O Senhor Deus procura os que se escondem atrás do medo, justificando com isso sua inércia e comodismo por faltar-lhes garra e coragem para enfrentarem os desafios da vida. Sair do comodismo requer luta, e é bem mais fácil esconderem-se atrás de uma justificativa do que desacomodarem-se. Nesse caso, o perigo de um comportamento negativo fossilizar-se reside na falta de consciência, que permite a instalação comodista de atitudes negativas diante da vida, tornando a pessoa escrava de suas próprias emoções.
O Senhor Deus procura os muitos homens de Deus que tentam e não conseguem ser espirituais, que estão sempre olhando para os demais e achando que eles são mais espirituais, mais fortes, mais isso, mais aquilo. Eles complicam tanto!
O Senhor Deus procura os que covardemente se escondem atrás de uma imagem falsa, que afeta a aparência e o comportamento, e porque só Ele pode destruir toda a imagem falsa. Muitos, hoje em dia, gostam de mostrar uma espiritualidade que simplesmente não existe. A partir do momento em que a pessoa precisa mostrar ou provar algo, ela já está provando que não é. Como disse o nosso Senhor: “Pois todo aquele que pratica o mal, aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem arguidas as suas obras. Quem pratica a verdade aproxima-se da luz a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus”.
O Senhor Deus também procura os que dizem que não têm tempo, não têm dinheiro, que culpam a família, o trabalho e as limitações humanas para não estarem com Ele. Se é uma dessas pessoas, não fuja mais. Não se esconda de Deus. Deus quer fazer de si um canal da Sua graça, misericórdia e poder na Terra. Deus quer usá-lo na evangelização, na formação de discípulos, nos grupos, nos ministérios. Deus quer agir através de si! Não se esconda mais! Dê uma resposta positiva para Deus hoje!
e) Aqueles que se escondem atrás da dureza do coração e do legalismo.
Muitas vezes Deus nos alerta para aquilo que mata, destrói, corrói, machuca e fere, no entanto teimamos em não chorar; muitas vezes Deus toca a flauta da alegria, do perdão, da graça e da sua paz, no entanto teimamos em não cantar.
Tendemos a exaltar ao nível supremo de piedade qualquer virtude que possuímos e relegar nossos vícios à condição de pontos insignificantes. Por exemplo, podemos considerar a atitude de evitar a dança como um sinal de grande poder espiritual enquanto consideramos a cobiça uma questão sem importância.
O Senhor Deus procura aqueles através dos quais possa manifestar o Seu grande amor. Deus quer o nosso coração para amar os outros. Será que Deus pode usá-lo para amar alguém? Seu coração está livre e disposto a ser enchido do amor de Deus para fluir na direção dos necessitados do amor dEle?
Infelizmente, é possível que o legalismo religioso e a dureza de coração de muitos filhos de Deus sejam o empecilho para o fluir do perdão, da graça, da misericórdia e do poder de Deus na direção dos outros, porque ser duro de coração, é ter ouvidos tapados à Palavra de Deus. Deus continua procurando homens e mulheres que coloquem os seus corações nas Suas mãos, para que Ele possa, assim, manifestar a Sua glória no mundo.
Hoje, o Senhor Deus dá-vos a chance de crescer, de se tornarem homens e mulheres maduros para o reino de Deus, capazes de responderem aos desafios da vida, por meio da sabedoria que há em Jesus Cristo. Certa vez Jesus fez um convite: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma” (Mt. 11:28-29).
Precisamos de ser honestos uns com os outros sobre como estamos nos sentindo. Não podemos nos esconder atrás de um rosto ou de uma máscara, mas devemos abrir os nossos corações e dizer o que realmente sentimos. Só então Jesus poderá ajudar-nos. Jesus ficou furioso por causa da hipocrisia. A razão por que Ele ficou tão furioso não foi porque Ele odiava as pessoas. Jesus só sabia que enquanto fingíssemos ser de um modo, enquanto em nossos corações éramos de outro modo, Ele não poderia curar o nosso interior como Ele desesperadamente queria.
Quando colocamos muralhas de mentiras e hipocrisia entre um e outro, o Senhor não pode curar o nosso interior como Ele desesperadamente deseja. Então se eu estou muito triste e faço de conta que estou alegre, de certa maneira eu não lhe estou contando a verdade. O Senhor quer que sejamos honestos uns com os outros para que Seu Espírito possa curar nossos corações.
É preciso, primeiro, provarmos da imensurável graça e amor de Deus, para, depois, sermos úteis nas mãos do Senhor. Creia que o Senhor procura pelo seu coração, para fazê-lo de carne, amoroso, perdoador, misericordioso, gracioso, compreensivo, justo, zeloso, cuidadoso, perseverante... capaz de manifestá-lO na Terra! Responda positivamente ao Senhor. Ele chama-o ao quebrantamento.
Onde se escondeu? Saia agora mesmo desse lugar de exclusão, medo, justiça própria e vergonha. Responda ao chamado do Senhor, hoje! Aceite o convite de Deus. Aceite o convite de Jesus e persiga a Sua Sabedoria, pois não só deixará de viver escondido atrás de um coração duro e legalista, mas encontrará o descanso para a sua alma.
Se nós O amarmos e lhe dermos as nossas vidas para qualquer coisa que Ele quer para as nossas vidas, e amarmos um ao outro de coração, então este mesmo Jesus que andou sobre as águas e pôde atravessar portas trancadas e dar visão aos cegos irá morar em nosso meio e nos permitir ter um relacionamento de amor com Ele, com o Pai e um com o Espírito Santo e com o nosso irmão.

Sem comentários:

Enviar um comentário