Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A Excelência da Palavra de Deus

Introdução
O vocábulo “excelência” (do latim excellentia) expressa aquilo que está em primeiro lugar, o que tem a primazia e superioridade de qualidade, o que a tudo supera. A palavra pronunciada por Deus, sempre se coloca numa posição superior a todas e demais palavras. A razão é óbvia, quem pode proferir palavras com maior sabedoria e autoridade do que aquele que criou o universo e tudo o que nele se encontra? A Bíblia é a Palavra de Deus dirigida aos homens e está firmada nos céus. “Para sempre, ó Senhor, a tua palavra está firmada nos céus” (Sl. 119:89).
Ao afirmar que a Palavra de Deus está firmada no céu, que é a morada de Deus, o Salmo 119 afirma consequentemente que seu alicerce é o próprio Deus. Em termos físicos, não há nada maior do que o céu para o ser humano. Se fossemos estabelecer uma proporção seríamos como uma pequena poeira no meio da imensidão do cosmos, exatamente por isso nenhuma palavra espiritual pode ser firmada em homens, mas tem que ser firmada em Deus, pois ele é maior do que tudo, é o único que pode sustentar o infinito e a eternidade. Muitos outros líderes religiosos deixaram suas palavras mas nenhuma pode se comparar com a Palavra de Deus, pois nenhuma outra se fundamenta no próprio Deus que é a sustentação de tudo. Devemos crer numa Palavra que tenha a base sólida e confiável em Deus, e não em palavras fundamentadas em homens passageiros e impotentes.
A Palavra de Deus revelada aos homens que serve para todas as gerações é, sempre, uma palavra final, soberana e eterna – “Pois toda carne é como a erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor; a palavra do Senhor, porém, permanece para sempre” (I Pe. 1:24, 25). “Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão” (Mt. 24:35).
O que procede de Deus é imutável e permanente, o que se origina no homem é efémero e precário. Eis uma das fortes razões para que a igreja, serva de Deus, sirva ao mundo, é que ela conheça e viva sob a instrução da Palavra divina.
A palavra de Deus, que por excelência é Jesus Cristo, o Filho eterno que desde sempre existe em Deus, porque ela mesma é Deus: “No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus” (Jo. 1:1), reúne todas as qualidades necessárias para o homem; Ela não tem defeitos. Pronunciada desde sempre por Deus Pai no amor do Espírito Santo, a Palavra exprime o diálogo, descreve a comunhão e a profundidade da vida. O que Deus fala revigora, devolvendo à nossa alma as forças perdidas. As palavras que vêm do Senhor são dignas de confiança, elas dão sabedoria a quem estiver disposto a aprender, transformando os mais humildes em sábios. Elas valem mais do que ouro, mesmo o ouro mais fino. Elas são mais preciosas que as pérolas e tudo o mais que se deseja não se pode comparar com elas. Elas são mais doces que o mel que vai escorrendo dos favos. O mel é saboroso não é? A palavra de Deus é ainda mais. Ela nos conforta e alegra, e se seguirmos os seus mandamentos teremos uma vida muito mais doce e agradável. Estes dois termos: Ouro e mel pingado estão relacionados com a riqueza e prazer. Os mandamentos do Senhor são mais preciosos que o ouro e a prata e o prazer que proporcionam à nossa alma traz alegria e regozijo.
Deus ao decidir criar o homem e a mulher, anunciou o facto com a sua própria voz – “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. Tudo se origina da palavra que Deus pronuncia. Após criar o primeiro homem, ele “os abençoou e lhes disse...” (Gn. 1:26), isso atesta que ele busca se comunicar com o ser que criou, falando-lhe. Deus nunca deixou de se dirigir aos homens, pois, ele é o afetuoso Pai que anseia por tê-los como membros da sua família eterna.
1. A Palavra de Deus é uma Fonte de Luz
Tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor, preparando-lhe os caminhos, para dar ao seu povo conhecimento da salvação, no redimi-lo dos seus pecados, graças à entranhável misericórdia de nosso Deus, pela qual nos visitará o sol nascente das alturas, para alumiar os que jazem nas trevas e na sombra da morte, e dirigir os nossos pés pelo caminho da paz” (Lc. 1:76-79). Palavras proferidas por Zacarias pai de João Batista acerca do ministério de João como precursor do Senhor Jesus.
Cristo representou a verdade como sendo um tesouro escondido em um campo. O tesouro está escondido, porque a verdade espiritual está escondida na letra das Escrituras, tanto na parte histórica como na profética, tanto nos Salmos como nos evangelhos. Não está logo na superfície; para encontrá-lo é preciso cavar. Mas o nosso êxito em encontrá-lo não depende tanto de nossa capacidade intelectual como de nossa humildade de coração, e da fé que se apropria da ajuda divina. O homem acha este tesouro escondido quando percebe o sentido espiritual da Palavra do Senhor, brilhando como uma luz diante de seus olhos, no sentido literal da Bíblia. Vê que este sentido espiritual abre-lhe a porta do reino dos céus e lhe desvenda o que está dentro deles. “Examinai as Escrituras, porque nelas vós pensais que tendes a vida eterna; e elas são que testificam de Mim (Jo. 5:39). “E eu te darei os tesouros das trevas e as riquezas dos lugares secretos”(Is. 45:3).
Sem esta Fonte de Luz (Cristo Jesus) estaremos continuamente sujeitos a torcer as Escrituras ou a interpretá-las erradamente. Há muita leitura da Bíblia que é sem proveito, e em muitos casos maus. Quando a Palavra de Deus é aberta sem reverência e sem oração; quando os pensamentos e afeições não se fixam em Deus ou não estão em harmonia com a Sua vontade, o espírito se envolve em dúvida; e no próprio estudo da Palavra se fortalece o cepticismo. O inimigo toma conta dos pensamentos e sugere interpretações incorretas.
 Sempre que os homens não estejam buscando, na Palavra e nos atos, estar em harmonia com Deus, então, por mais eruditos que sejam, estão sujeitos a errar em sua maneira de entender a Palavra, e não é seguro confiar em suas explanações. Quando buscamos verdadeiramente fazer a vontade de Deus, o Espírito Santo toma os preceitos de Sua Palavra e os torna princípios da vida, escrevendo-os nas tábuas da alma. E são só os que seguem a luz que já lhes foi dada, que podem esperar receber maior iluminação do Espírito.
Esta Fonte de Luz - o amor de Deus, revelado na face de Cristo Jesus - que nos permite ver com os Seus olhos cheios de esperança, o florescer do amor onde há ódio, o nascer do sorriso onde há dor, nos guia docemente ao conhecimento da verdade, para que sejamos prudentes e vivamos em santidade, permitindo-nos ver, aquilo que o homem não vê e ver além do que ele enxerga: um jardim onde hoje é deserto, a alegria onde hoje reina a morte.
Ela, que é a verdade e que desceu dos altos céus, e já desde a eternidade, para queimar tudo o que não presta em nossa vida, todo o pecado, toda a mentira, toda a inveja, toda a maldade e impurezas pelo Seu poder, nos ilumina de maneira a que saibamos conduzir a nossa vida com fé, amor, alegria e esperança, transformando cada dia num salmo de gratidão, ajuda-nos a trilhar sempre o caminho pelo Senhor indicado. Sendo ela, fonte abundante de justiça, de vida, paz, amor e santidade, faz crescer em nós a cada dia a fé, o amor ao próximo, e disponibilidade para servir o Senhor; faz com que a nossa vida seja uma caminhada de fé, esperança e amizade com Deus e com os irmãos; e faz com que saibamos conduzir com amor a missão que Jesus nos confiou, pois a sua água refrescante nos enche de vigor.
A Palavra do Senhor como Fonte de Luz nos preenche na integridade, na honestidade e na Verdade e nos nutre, e nos afasta e nos distância da resistência, do abandono, fazendo com que encontremos o florescimento necessário e a força necessária para viver o que vem.
Ela não pode ser limitada de qualquer maneira. Só Ela mesma pode limitar-se à vontade para percorrer o conjunto de campos da Criação, o conjunto da manifestação, o conjunto dos multi-universos, o conjunto das galáxias. Não há qualquer limite para a Fonte da Luz, porque se a Fonte da Luz fosse totalmente ausente, nenhuma Criação e nenhuma Consciência poderia existir.
Deus nos deu a Fonte da Luz, a Palavra de Deus, para nos guiar e nos mostrar o caminho que devemos trilhar.
A Sua Palavra como Fonte de Luz não foi feita para ser admirada pela sua simetria ou pela sua profundidade de pensamento. Ela não existe para que nós possamos encher as nossas mentes com datas e factos antigos. Isso seria admirar o formato da lâmpada ou maravilhar-nos da força da luz que a lâmpada emite sem a usarmos para achar o nosso caminho no escuro. Como diz Salmos 119:105, ela é para ser lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho – é para ter um uso prático.
Muitas vezes não encontramos o caminho da luz, saímos por nossas forças à procura de soluções e nos frustramos, caímos, tropeçamos e podemos até nos magoar, perdemos a esperança, nos esquecemos da Fonte de Luz e de que é ela quem ilumina a nossa vida e nos guia mostrando o caminho que devemos trilhar. Se andarmos com ela, chegaremos ao céu sem tropeçar. “Aqueles que te temem se alegram quando me veem porque a minha esperança está na tua palavra”. (Sl. 119:74).
Precisamos de ser iluminados para ver a luz da Palavra de Deus (Sl. 36:9). Por si só, o homem não pode ver a luz da Palavra do Senhor, como Fonte de Luz, porque está cego. Veja esse princípio em Apocalipse 3:17-18. O homem é chamado de cego porque ele não pode ver as coisas mais óbvias. Ele se imaginava de uma forma, mas o Justo Juiz viu a cegueira real desses homens.
Em Provérbios 30:1-5 nos é relatada a condição miserável do homem. Temos aqui um homem desconhecido, que confessa que ele é mais bruto e selvagem dos homens e confessa que nem tem o conhecimento dos homens, ou o conhecimento dos religiosos, nem o conhecimento dos santos. Mas mesmo assim, em toda essa ignorância e desperdício de intelecto, ele vê uma coisa: “Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele”.
Se este homem mais ignorante do que o índio consegue ver e entender que a palavra de Deus é pura, que ela nos mostra todos os nossos defeitos e nos mostra que somos pecadores e precisamos de Deus, e que também nos ajuda a ver que precisamos de arrancar de nós as coisas ruins que desagradam a Deus, o que devemos chamar ao homem que nem sequer reconhece isso? Por isso a Palavra de Deus chama os homens de cegos – eles não conseguem ver as coisas mais óbvias.
A iluminação de que precisamos é encontrada em Cristo. Ele é a Fonte de Luz. Leia sobre isso em Mateus 4:12-17. Cristo diz de Si mesmo “Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo” (Jo. 9:5). Em João 8:12-29 fala do mesmo assunto.
Se não conhecemos Cristo, como vamos conhecer a Palavra de Deus que testifica dEle? Se não conhecemos a Fonte de Luz, Cristo, como vamos conhecer a Luz da Palavra de Deus? O Salmo 36:9 diz: “Na tua luz veremos a luz”. Conhece Jesus Cristo a Luz?
A luz da Palavra de Deus ilumina apenas um caminho – o caminho que deve ser tomado (Mc. 10:17-22). Esse jovem rico tinha seguido os preceitos da palavra a risco. Mas o caminho iluminado pela Palavra de Deus não o queria seguir. Cristo, a Palavra de Deus em carne disse: “Toma a tua cruz, e segue-me”.
Jesus Cristo é a Palavra de Deus final (Hb. 1:1). Ele é a única Fonte de Luz. Esta Palavra ilumina o caminho que devemos seguir para entrar em Cristo e isso é pelo arrependimento dos nossos pecados e pela fé em Cristo Jesus. A Palavra também ilumina o caminho que devemos seguir para ser como Cristo e isso é por nos santificarmos pela Palavra de Deus e mortificarmos os nossos pecados. “Para santificá-la, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra” (Ef. 5:26).
a)    A Palavra de Deus é fonte de vida para os crentes.
Fonte límpida e perene de vida espiritual. Ela mata a nossa sede de Deus. Assim como nós não podemos viver sem água, também na nossa vida espiritual não podemos viver sem a Palavra de Deus. Quando tomamos dessa água, ela nos purifica e lima a nossa alma.
b)   Luz para o caminho. Força para a construção da própria identidade. Alimento para a oração. 
A Palavra de Deus não é uma simples expressão literária: é Deus que fala - já todos o sabemos. Deus diz-se a si mesmo através da Sua Palavra. Quando oramos, procuramos o diálogo com Deus que nos ama e que amamos. A oração é, deste modo um jogo de “palavras encontradas”. Diálogo de encontro entre as “palavras que dizemos” com “a palavra” (Verbo encarnado) que nos acolhe e ama. É por isso que a Palavra é ao mesmo tempo fonte e alimento da nossa oração. Alfa e Omega. Princípio e fim.
c) A partir da Palavra, a vida cristã nasce e é alimentada, curada, fortalecida e comprometida na missão da Igreja no mundo.
Um cristão sem a Palavra é como uma árvore sem a sua seiva. A Palavra de Deus ilumina a própria vida, tornando-se experiência de encontro. E da Palavra, nesse encontro, fazemos oração. Deus fala, nós respondemos. Orar é escutar a Palavra de Deus, lê-la com um coração disponível e depois dirigir-se ao Senhor com as palavras e os sentimentos que Ele mesmo suscita no nosso coração. Com a Palavra, somos introduzidos na dinâmica da oração, da partilha com Deus, fazendo da Palavra, vida. Colocando a Palavra nos eventos quotidianos. Fazendo da escuta da Palavra, oração.
d) O que significa hoje alimentar-se de Jesus?
É seguir os seus passos, aprofundar a sua vida e segui-l'O no sim a Deus e no amor aos irmãos, entrar em profunda adesão de coração com Cristo Senhor, até ao ponto de experimentarmos o que Paulo nos comunica: “Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim” (Gl. 2:20). Quando alguém acolhe Jesus como o pão que desceu do céu, torna-se um Homem Novo.
2. A Bendita Palavra de Deus é como um Farol Perenal
A Palavra de Deus é farol em nossas vidas, nela está a verdade para a nossa vida e a forma de se libertar e alcançar a vida eterna. A Bíblia, a Palavra de Deus como farol perenal, não é apenas um livro de história, mas as suas palavras têm o poder de nos santificar, têm o poder de transformar nossa mente, convencer-nos do pecado e trazer à luz a escuridão que está dentro de nossos corações. A Bíblia, a Palavra de Deus não é de origem terrestre. É um livro enviado do céu. Quando Satanás tentou Jesus em Mateus 4, Jesus usou a Palavra de Deus para vencer a tentação. “Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de a toda palavra que procede da boca de Deus” (Mt. 4:4). Ela é o instrumento que Deus usa para desenvolver em nós o conhecimento, fé e santidade pessoal - os quais, todos, são elementos essenciais da santificação. “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hb. 4:12). Seja estudando ou ouvindo o ensino da Palavra de Deus, a obra santificadora da Palavra de Deus é enorme para um crente que reconhece a sua verdade e poder.
a) Por isso, ela ficou escrita:
Para nos orientar. Para nos reforçar em nossa fé e em nossa prática, mostrando que temos, por Jesus Cristo, o verdadeiro conhecimento de Deus; para nos dar segurança; para nos mostrar que Deus é luz, amor e que a Ele pertencem os que praticam a justiça; para combater os que separam o conhecimento de Deus e Jesus do amor ao próximo; para desmascarar as falsas doutrinas e distinguir os espíritos (= inspirações daqueles que tomam a palavra); para combater os adversários, provavelmente gnósticos, os quais afirmam ter um conhecimento direto de Deus e negam tanto a vinda de Deus “em carne mortal” (I Jo. 4:2) como a identidade entre o Cristo celeste e o Jesus terreno (2:22). Para eles, o Jesus terreno foi um mero instrumento do qual se serviu o Cristo celeste para comunicar a sua mensagem, descendo a Ele por ocasião do seu Batismo e abandonando-o por ocasião da Paixão. Também negavam a encarnação, a morte do Filho de Deus e o seu valor redentor.
A Palavra de Deus é o guia que nos orienta na caminhada, apontando sempre para Cristo como o caminho que nos conduz a Deus. É em torno dela que nós encontramos a nossa verdadeira vocação.
É apenas com a Palavra de Deus que podemos interpretar os desafios da vida diante da proposta da Fé. Não podemos, pois, separar Fé e Vida, a Vida apresenta desafios, tarefas, problemas, a Fé apresenta projetos, propostas, compromisso de mudança, essa dialética Fé-Vida é um momento essencial em nossa vida como cristãos. Mas não pára por aí, pois é necessário enfrentar o desafio proposto com atitude concreta de mudança, fazer algo, agir de acordo com o projeto de Jesus (momento do Agir).
b) Possuir a palavra de Deus é essencial para que um Cristão possa crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo.
Os padrões pelos quais um Cristão deve governar a sua vida em cada detalhe do seu dia-a-dia são encontrados nas páginas da palavra de Deus. Sobretudo, é a Palavra de Deus, a principal fonte que nos permite conhecer a vontade, os propósitos do Senhor para a nossa vida. A Bíblia é a palavra de Deus viva e poderosa para nos fazer discernir os pensamentos e intenções do coração (Hb. 4:12).
Sem a Palavra de Deus, não teríamos o norte, o horizonte de interpretação de sua situação, nem os critérios para agir. A própria Bíblia é o resultado de uma experiencia de fé, uma interpretação da ação de Deus na história, caminhando com o seu povo, conhecendo os seus problemas de perto, dando conselhos, apontando saídas, libertando com a sua ação salvadora. Ela é a maior prova da existência de Deus, não de um Deus distante lá no céu, mas um Deus connosco, um samaritano que é solidário com nossa miséria.
O Deus da Bíblia é um Deus de ação, que se põe a trabalhar, que não se acomoda. Por essa razão, nós devemos também agir, arregaçar as mangas e pôr a mão na massa. A Bíblia como um todo nos mostra a ação de Deus através da colaboração de homens e mulheres ativas, trabalhadores como Noé, Abraão, Jacó, José, Moisés, Josué, Davi, Salomão, os Profetas, João Batista, Jesus, Pedro, Paulo e tantos outros. Que Deus permita que sejamos nós, os cristãos, esse espaço especial de valorização e compreensão da Palavra de Deus, que fala do presente, do passado e do porvir, e que nos mostra, claramente, o rumo certo a seguir, servindo assim de farol para orientar toda a comunidade no rumo certo que conduz ao Reino de Deus.
3. A Palavra de Deus é um Bálsamo
Bálsamo é uma palavra genérica que descreve uma substância aromática e normalmente oleosa e resinosa segregada por várias plantas e arbustos. O óleo de bálsamo, muitas vezes usado em incensos e perfumes, era um dos luxos do Médio Oriente. Estava entre os ingredientes do óleo de santa unção e do incenso usado no tabernáculo pouco depois de os israelitas saírem do Egito (Êx. 25:6; 35:8). O óleo de bálsamo também foi um dos presentes que a rainha de Sabá deu em abundância ao Rei Salomão (1 Rs. 10:2, 10). Durante seis meses, Ester recebeu cuidados de beleza e massagens “com óleo de bálsamo” antes de comparecer perante o rei persa Assuero (Et. 1:1; 2:12).
Ao passo que o óleo de bálsamo se originava de várias partes do Médio Oriente, o bálsamo de Gileade só era produzido na Terra Prometida. Gileade era a região que ficava logo a leste do rio Jordão, ocupada pelas tribos de Gade, Ruben e por metade da tribo de Manassés. Geograficamente falando, Gileade era montanhoso e fazia fronteira com o norte do Mar Morto numa região de uma pequena floresta. Nesta região, um bálsamo era produzido e era conhecido não somente por suas propriedades curativas, mas também por seus benefícios curativos. O patriarca Jacó considerava o bálsamo, um dos “produtos mais excelentes do país”, e o enviou como presente para o Egito (Gn. 43:11). E o profeta Ezequiel alistou esse bálsamo entre as mercadorias que Judá e Israel exportavam para Tiro (Ez. 27:17). O bálsamo de Gileade era bem conhecido por suas propriedades medicinais únicas. A literatura antiga muitas vezes menciona a capacidade que esse bálsamo tinha de curar e restaurar, especialmente feridas.
De muitas maneiras, o mundo atual está cheio de “ferimentos e contusões, e vergões novos”. As pessoas sofrem com a pobreza, a injustiça, o egoísmo e a falta de bondade, tudo isso porque o amor a Deus e ao próximo esfriou (Mt. 24:12; 2 Tm. 3:1-5). Muitos se sentem rejeitados por causa de sua raça, etnia ou idade. Como se isso não bastasse, a fome, a doença, a guerra e a morte aumentam seu sofrimento. Como Jeremias, muitas pessoas sinceras que acreditam em Deus perguntam se não há nenhum “bálsamo em Gileade” (Jr. 8:22), que alivie as feridas emocionais e espirituais dos que sofrem.
Nos dias de Jesus, as pessoas humildes pensavam nessa mesma pergunta. “Não há nenhum bálsamo em Gileade” (Jr. 8:22)? Mas não ficaram sem resposta. Na sinagoga de Nazaré, no começo do ano 30 EC, Jesus, a Palavra de Deus, que é como bálsamo sarando as chagas de um coração ferido, que é o sopro da cura Divina, que é a cauterização de uma ferida profunda, que é o consolo daquela dor que parecia interminável, que é o consolo de mãe ao filho que chora, que é a resposta de Jesus por aquele que clama, leu o seguinte no rolo de Isaías: “Jeová me ungiu para anunciar as boas novas aos quebrantados. Enviou-me a curar os quebrantados de coração...” (Is. 61:1). Depois, Jesus aplicou essas palavras a si mesmo, apresentando-se como o Messias, cuja missão era divulgar uma mensagem consoladora (Lc. 4:16-21).
No seu ministério, Jesus pregou zelosamente as boas novas do Reino de Deus (Mt. 4:17). No Sermão do Monte, ele prometeu às pessoas que sofriam que sua situação mudaria: “Felizes sois vós os que agora chorais, porque haveis de rir” (Lc. 6:21) Ao divulgar a mensagem de esperança sobre a vinda do Reino de Deus, Jesus (o Bálsamo) trouxe alívio ‘aos quebrantados de coração’.
Em nossos dias, “as boas novas do reino” continuam dando consolo. (Mt. 6:10; 9:35). Nós aprendemos sobre a promessa de Deus de uma vida eterna, e isso foi como um bálsamo calmante. “Eu pulo de alegria por causa das coisas que eu estou aprendendo. Estou tão feliz!” Encontrei grande alegria, a alegria de viver, graças a uma esperança maravilhosa, o da ressurreição e do fim de toda a dor e doença (Ap. 21:4).
Então, será que existe “bálsamo em Gileade” hoje em dia? Sim, ainda existe um bálsamo espiritual. A esperança e o consolo que as boas novas do Reino dão podem curar um coração que sofre. Gostaria de sentir essa cura? Tudo o que precisa de fazer é abrir o seu coração para a mensagem consoladora da Palavra de Deus e permitir que a sua vida gire em torno dela. Milhões de pessoas já fizeram isso.
Esse bálsamo curativo nos dá uma antevisão de uma cura maior no futuro. Aproxima-se rapidamente o tempo em que Jeová Deus trará “a cura das nações”, com a vida eterna por objetivo. Então, “nenhum residente dirá: Estou doente”. Sem dúvida, ainda há “bálsamo em Gileade” (Ap. 22:2; Is. 33:24)!
Se o Bálsamo de Gileade era caríssimo, Jesus, a Palavra, que é o bálsamo que foi derramado na cruz para nos fazer herdeiros da vida eterna e nos purificar de todo pecado é “de graça”.
Se a matéria-prima do Bálsamo de Gileade era a planta “Cistus Creticus”, a matéria-prima de Jesus (o Bálsamo) é o próprio Filho de Deus. Assim como a planta era raspada, quebrada, moída e morta para verter seu precioso líquido, Jesus Cristo também se doou a si mesmo para verter o seu bálsamo – o seu sangue (Is. 53:4, 5).
Assim como a extração do Bálsamo se dá nas montanhas de Gileade, a extração do Bálsamo de Cristo se dá no Calvário. Foi ali que a Palavra derramou o seu bálsamo (sangue) por amor à humanidade. As Suas costas, açoitadas sem qualquer dó, a Sua testa, cravada por uma coroa de espinhos, as suas mãos e pés, perfurados pelos cravos e o seu lado, cravado com uma lança, espargem o precioso bálsamo (sangue).
A Palavra como Bálsamo deve ser aplicada, pela fé, nas feridas mais profundas, do corpo e da alma. Se está enfermo, viaje pela fé até ao Calvário, e toque no Bálsamo (o sangue de Cristo) e derrame sobre ele a sua doença. O sangue de Cristo é o nosso Bálsamo.
Jeremias disse que há cura no Bálsamo de Gileade. Mas muito mais há cura no bálsamo de Jesus no Calvário, contudo para que o Senhor (o Bálsamo) venha sarar as nossas feridas, temos que lhe entregar a nossa mais íntima e sagrada adoração, movidos por amor e gratidão. Porque foi Ele que tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores, por isso somos sarados. Aplique-o hoje, pela fé, porque Ele é o verdadeiro bálsamo.
A Palavra de Deus é bálsamo para a eternidade! Por isso, eu amo a Palavra do Senhor. Ela nos livra da morte, do inferno e seu tormento, porque o Senhor é forte e nos dá o suprimento.
Em 2 Cor. 2:15 diz que nós somos para Deus o bom perfume de Cristo. O perfume do bálsamo simboliza o Espírito Santo em nossas vidas que nos traz a paz, conforto, segurança e consolo; foi o próprio Jesus quem chamou o Espírito Santo de o Consolador e se o nosso corpo é o templo de Espírito Santo, temos que exalar seu doce e suave perfume, porque é o seu fogo que queima dentro de nós. Por isso temos que cheirar por fora o que nos queima por dentro.
4. A Palavra do Senhor é mais Pura do que a Pedra de Cristal
A Palavra de Deus é eterna e nunca falha. O Céu e a Terra passarão, mas as Minhas Palavras nunca passarão (Mt. 24:35). A Palavra de Deus é viva. A Palavra de Deus é a verdade. Deus não mente. O Senhor não muda. Deus faz o que Lhe apraz e cumpre a Sua Palavra... no Seu tempo Jesus citou as escrituras. Os apóstolos citaram as escrituras. A Palavra de Deus é luz para os nossos passos. É segurança para o nosso caminho. É força para a nossa fraqueza. É alivio para as nossas dores. É a verdade para as nossas dúvidas. É lenitivo para as nossas incertezas.
A Palavra de Deus é a palavra que sai da boca e do trono de Deus, e que não volta para Ele vazia (Is. 55:11). Pura como o cristal que santifica e purifica a Igreja, para que ela seja apresentada a Ele uma igreja gloriosa, sem mácula nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
A Palavra de Deus é puríssima, por esta razão, cumprir o que Ela nos diz é extremamente importante, isto é, devemos estar sempre atentos ao que está escrito na Bíblia, pois sendo a Palavra de Deus, nos diz como devemos andar na terra, e sermos usados por Ele.
Ela está cheia de ternura e transparência Divinal. É tão firme e poderosa, pois é a pedra Angular, Eleita e Preciosa! Que Deus nos quis outorgar.
Os que mergulham nesta Palavra reflectem o olhar do Senhor, nos seus gestos transparecem a Sua ternura, pureza e brilho, e em suas palavras transportam a Sua paz…
Nela podemos ver ação de infinita ternura trinitária da ressurreição de Jesus, onde o Pai, sofrendo a paixão de Jesus, o acolhe e abraça com entranhas de misericórdia, ressuscitando-o pela ação expansiva e criativa do Espírito Santo
A ternura e pureza da Palavra de Deus encontram, na história, imagens vivas da sua misericórdia, da sua compaixão. Ela nos faz saber ser próximos, que é usar de misericórdia, não apenas falar de misericórdia mas fazer, usar, praticar, ligar feridas, deitar azeite e vinho, colocar na própria montada, levar para a estalagem, cuidar, gastar e partilhar bens, ou seja, é refletir a pureza da Palavra do Senhor.
Que a sua ternura e pureza, bebida na fonte amorosa do Pai, nos contagie. Que a sua resistente e firme misericórdia, animada pelo viver em Cristo, nos mova para criarmos modos novos de servir os mais desvalidos. Que a sua decisão por Deus, inspirada pelo Espírito Santo, nos faça potenciadores de esperança, nesta hora.
Neste mundo, onde as teorias materialistas acreditam que o nascimento do ser humano é um mergulho na escuridão e no vazio, a Palavra de Deus que brilha como a pedra de cristal demonstra que, mesmo não percebendo, Deus nos está amando. Seu amor é atual. Isto é, Ele nos ama no momento presente. Sim! Agora no momento em que está lendo, Ele o está amando. Assim, nossa vida não é um salto no vazio, mas, um mergulho para nos encharcar do Amor da Palavra de Deus.
Ao tomarmos conhecimento do conteúdo de Sua Palavra, nos sentimos diferentes. Percebemos que a vida é diferente do que imaginamos. Que não estamos sozinhos, que Alguém nos ama profundamente e seu amor é encanto e ternura.
O encontro com a Palavra de Deus exige que arrisquemos e vamos em busca de quebrar as barreiras do medo, da autossuficiência ou das justificativas materialistas. É um caminho que começa na direção de nós mesmos e que, por isso mesmo, pode parecer de desespero, de lágrimas e decepções. Mas, que sem essa travessia pela Sua Palavra é impossível fazer descortinar paraíso.
É interessante observarmos que esta experiência com a Palavra acerca do amor familiar, do perdão, do respeito, do cuidado terno e pessoal tem feito com que sejamos transportados para a experiência da maternidade do amor de Deus-Pai.
Nela descobrimos a imagem de um Deus amoroso e nos sentimos próximo deste Deus que é uma grande alegria, um consolo nas adversidades e nos desafios que a vida vai apresentando. As pessoas que se deixaram envolver por Ela são pessoas que também conseguem manter encontros marcantes com Deus. E desses encontros conseguem sair relativizando algumas situações para conservarem o entusiasmo e se abastecerem de energias para as suas lutas quotidianas. A fé passa a ser a expressão de um encontro com Deus que envolve a totalidade da existência, o sentimento, o coração, a inteligência e a vontade.
Por esta Palavra adquirimos as estruturas do real, não há o absurdo do abismo que nos mete medo. Mas que nela existem também sinais carregados da ternura, da acolhida, do mistério amoroso que se comunica com alegria, dos sonhos e desejos escondidos, das coisas e pessoas de convivência solidária e fraterna porque Deus está enraizado naqueles corações... Ele é Pai, é Mãe, cheio de misericórdia, de amor...
A descoberta da pureza da Palavra do Senhor e, mais do que isso, a vivência dessa certeza carrega-nos de grande autoestima e de segurança para dar os passos de nossa vida.
São muito interessantes e dão uma dimensão da riqueza e da pureza da Palavra do Senhor, bem como, da visão sobre a sua divindade: “A tua misericórdia, ó Senhor, me seguia de perto todos os dias” (Sl. 22:6). “A tua misericórdia ainda me circundará” (Sl. 32:10). “Me preveniste com a tua misericórdia” (Sl. 59:10). “É pela misericórdia de Deus que não fomos destruídos” (Lm. 3:22). “Grande é a misericórdia para comigo” (Sl. 86:13).
A experiência do amor de Deus é carregada de seguranças. Trazer na própria vida essa presença amorosa de Deus afasta os medos do Absoluto. Sim, porque o amor já desmontou aquela imagem de um Deus amargo, turvo, cheio de cobranças. O amor de Deus permite que mergulhemos em águas muito profundas e cristalinas da Sua Palavra.
Ao mergulharmos na sua graça, as águas cristalinas, quentinhas e límpidas, da Palavra de Deus, nos reanima, encoraja e nos torna ainda mais ágeis para a missão de evangelizar em amor.
Se a fé na Palavra do Senhor, no amor do Pai, nos faz saltar para a experiência de nos deixarmos amar por Deus, de nos deixarmos abraçar por Ele, essa mesma fé mostra que na vida existe um só movimento de amor, que engloba tudo. Mostra que, no mergulho para a vida, o mesmo abraço de Deus nos leva a abraçar o próximo. E que o nosso abraço ao próximo é a solidariedade e o amor especialmente às crianças, adolescentes e jovens mais empobrecidos. E que esse abraço está abraçando, assim, o próprio Deus.
É Deus que se apresenta como a pedra de cristal para o salto, como a água cristalina e acolhedora, porque é Ele que nos ama primeiro com amor que é infinito, pessoal, terno, atual e misericordioso.
No sentido espiritual o Senhor brilha, porque o Senhor é a Palavra, e no sentido espiritual é a luz do céu que procede do Senhor e que em sua essência é a “Verdade Divina... de Sua Sabedoria Divina”. A Palavra é transparente em virtude da luz, para aqueles que estão nas verdades genuínas da Senhor. 
A Palavra do Senhor como uma pedra preciosíssima de cristal é perfeitamente clara, transparente, brilhante e, consequentemente, a mais preciosa. Nada pode ser mais fino do que esta descrição: a sua luz é sempre intensa, igual, esplêndida e agradável à vista. Nada é tão amigável para os olhos como o seu brilho, pois este pelo seu muito intenso brilho não cansa e nem fere os olhos, pois a estrutura dos olhos espirituais estão adaptados, para verem e permitir que vivamos no meio desta Luz Divinal.
A Palavra do Senhor, que é tão bela, tão rica e tão singela, é a Palavra de amor. Ela renova a força ao cansado e o torna revigorado. Com esta Palavra, Cristo Jesus, em nós, todo o crente é poderoso.

Sem comentários:

Enviar um comentário