Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Cristo Fala aos Fiéis


Ouvirei o que Deus, o Senhor, diz” (Sl. 85:8).
Uma das reivindicações básicas do Cristianismo é que Deus fala com as pessoas. Através de toda a Bíblia encontramos a frase “E disse Deus...”. Rapidamente percebemos a ideia de que Deus realmente fala às pessoas. Deus deseja ter um relacionamento connosco. Porém, não há relacionamento sem comunicação. Deus quer falar connosco.
Ouvir o que Deus nos diz é algo a que nós todos almejamos, mas sabia que isso não é difícil? Na verdade, Deus quer que ouçamos o que Ele nos tem para dizer! Ele não fala connosco através de um frio no estômago ou por meio de vibrações ou médiuns. Ouvir falar Deus é tão natural quanto ouvir o melhor amigo conversar consigo. Além do mais, podemos ouvi-lo todos os dias e não apenas em ocasiões especiais ou ao recitar encantamentos especiais. Ele fala aos fiéis nos momentos naturais da vida. Nós só precisamos de estar pronto para escutá-lo. Escutar a Deus requer uma escolha deliberada de excluir o caos ao seu redor e concentrar seus pensamentos. É Deus alguém que possa ouvir? A Bíblia diz que sim, e a Bíblia é um dos principais instrumentos através dos quais Ele fala.
Escutar a Deus requer uma atitude correta em nossos corações. A fim de ouvir a Deus e receber a Sua instrução, devemos querer fazer a Sua vontade, assim como Habacuque o fez. Deus honra o coração que esteja totalmente entregue a Ele. Se estivermos teimosamente nos agarrando aos nossos próprios desejos, somos susceptíveis a receber uma mensagem truncada que não será a voz de Deus. Como resultado, é provável que continuaremos seguindo um caminho contrário ao que o Deus único quer para as nossas vidas.
Somos exortados a ouvir a voz de Deus, mas, para que isso aconteça, precisamos estar preparados, atentos e de ouvidos e coração bem limpos. Ao ouvir e obedecer a Deus, descobrirá uma vida que é completa e rica com um propósito, confiante de que está seguindo o plano do Mestre.
Deus fala através da Sua Palavra, através de nossos pensamentos, através de conversas com outros e através das circunstâncias. Em seu livro O Conhecimento de Deus, J. I. Packer diz: Deus falou com a humanidade, e a Bíblia é a Sua Palavra, dada a nós para nos fazer sábios para a salvação.
Bendita é a alma que ouve o Senhor falando em seu íntimo e que, da boca do Senhor, recebe a palavra da consolação. Benditos são os ouvidos que captam os impulsos do sussurro divino (Mt. 13.16, 17) e não dão atenção aos cochichos deste mundo. Na verdade, benditos são os ouvidos que não escutam a voz que está soando lá fora, mas a verdade que instrui no interior. Benditos são os olhos que estão fechados às coisas externas, mas abertos às internas. Benditos são aqueles que penetram fundo em coisas interiores e procuram se preparar cada vez mais, com exercícios diários, para receber os segredos celestiais. Benditos são aqueles que ficam contentes em ter tempo de sobra para Deus e que se livram de todos os impedimentos mundanos.
Deus ama quando falamos com Ele, e é nesses momentos que nos preparamos para ouvir a voz de Deus. A oração é como dizer: “Olá, meu Deus, sou eu. Eu creio que o Senhor me criou e sabe muito mais sobre como eu deveria viver a minha vida do que eu. Eu gostaria de Te conhecer melhor. Isso é o que está acontecendo na minha vida, e gostaria de aprender de Ti sobre como devo agir. Por favor, podes falar comigo acerca disso hoje?
Considere essas coisas, ó minha alma, e feche a porta de seus desejos sensuais para que ouça o que o Senhor seu Deus lhe diz” (Sl. 85:8). Assim diz seu Amado: “Eu sou a sua salvação, sua Paz e sua Vida: fique comigo, e encontrará paz. Largue todas as coisas transitórias e busque as coisas eternas. O que são todos os objetos transitórios senão coisas sedutoras? E que aproveitam as criaturas todas, se você for abandonado pelo Criador? Renuncie, pois, todas as coisas e trabalhe para agradar a seu Criador, para ser fiel a ele, a fim de que você alcance a verdadeira bem-aventurança”.
Fale, Senhor, pois seu servo está ouvindo” (I Sm. 3:9). “Sou seu servo; dê-me discernimento para compreender seus testemunhos” (Sl. 119:125). “Ouça, ó terra, as palavras da minha boca [...] minhas palavras desçam como orvalho” (Dt. 32:1, 2).
Os filhos de Israel de tempos passados disseram a Moisés: “Fale você mesmo connosco, e ouviremos; mas que Deus não fale connosco, para que não morramos” (Êx. 20:19). Assim não, Senhor Deus, assim não, eu lhe rogo: mas juntamente com o profeta Samuel, eu lhe suplico: “Fale, Senhor, pois seu servo está ouvindo”.
Que não seja Moisés quem nos fala, nem qualquer um dos profetas, mas que o Senhor mesmo fale. O Senhor Deus, Inspirador e Iluminador de todos os profetas, pois só o Senhor, sem eles, pode instruir-nos perfeitamente, mas eles, sem o Senhor, não trazem nenhum proveito. Portanto, é ouvindo a voz de Deus na verticalidade que podemos redimensionar nossa visão de mundo na horizontalidade e usufruirmos de relacionamentos interpessoais saudáveis, não doentios e duradouros. Eis a disposição diária de nosso coração: Fala Senhor que Teu servo ouve…
Eles podem, realmente, pronunciar palavras, mas eles não podem dar o Espírito. Sua fala é linda, mas se o Senhor guardar silêncio, as palavras não aquecem o coração. Eles dão a letra, mas o Senhor abre o sentido; eles apresentam mistérios, mas o Senhor desvenda o sentido de coisas que estão seladas. Eles declaram mandamentos, mas o Senhor nos ajuda a cumpri-los. Eles apontam o caminho, mas o Senhor dá forças para caminhar nele. Eles trabalham só de fora, mas o Senhor instrui e ilumina os corações. Eles regam o exterior, mas o Senhor dá o aumento (l Co. 3:6). Eles clamam em voz alta as palavras, mas o Senhor concede a compreensão aos que ouvem.
Que não seja Moisés quem nos fala, mas sim o Senhor, nosso Deus, Verdade Eterna; para que, se acontecer de nós morrermos e tornar-nos infrutuosos, se estivermos avisados apenas externamente e não tivermos sido acesos com o fogo interior, isso não contribua para minha condenação, a palavra ouvida e não cumprida, conhecida e não amada, acreditada e não observada. Fale, Senhor, pois seu servo está ouvindo; pois “o Senhor tem as palavras de vida eterna” (Jo. 6:68). Fale comigo, para o conforto de minha alma, por imperfeito que seja, e para o melhoramento de minha vida toda, e ainda, para seu louvor e glória e honra eternamente.
Se Deus falou com Samuel, Ele pode falar hoje também. Vejamos o que Jesus disse: “As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem” (Jo. 10:27). Jesus estava dizendo que os que lhe pertencem podem ouvir a sua voz. Se temos Jesus no nosso coração, então podemos ouvir a voz de Deus”.
Se queremos ver a glória de Deus fazendo nosso ministério brilhar, então, precisamos de aprender a ser ouvintes e praticantes da Palavra. “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo” (Ap. 1:3). Tanto os líderes da Igreja, quanto os liderados, ambos servem a um Único Senhor e todos precisam ouvir o que Ele tem a dizer.

Sem comentários:

Enviar um comentário