Número total de visualizações de páginas

domingo, 27 de janeiro de 2013

Factores que facilitam a conquista da minha promessa!


Leitura: Deuteronómio 1:19-33
O povo de Deus acabara de sair do Egipto, de forma milagrosa, pelas mãos de Moisés, aquele que havia sido convocado pelo Senhor para ser o libertador de todo o povo da escravidão do Egito, agora encontra-se diante de Canaã, a terra da promessa de Deus. De forma maravilhosa, o Senhor os tirou da terra da escravidão e do opróbrio e os coloca frente a frente com a terra que mana leite e mel.
Estrategicamente, o libertador Moisés levanta doze príncipes, escolhidos entre os nobres de cada tribo de Israel, para espiarem a terra e trazerem um relatório positivo e animador em relação à conquista daquele território.
Infelizmente o resultado não foi como o imaginado pelo líder, pois o relatório de dez dos doze foi de desistência e derrota; eles disseram que a terra era boa, mas seria impossível conquistá-la por causa da grande estatura de seus habitantes e pelo tipo de cidades que ela tinha, cidades grandes e fortificadas. Aqueles dez príncipes desmotivados e desmotivadores fixaram-se nas dificuldades e circunstâncias, deixando de ver o grande poder do Senhor que os libertou com mão forte.
Há muito pouco em Cades-Barneia que permita distingui-la das dunas de areia do deserto. Estava situada na região onde a terra de Canaã se limita com o deserto. Mas é um lugar notável no mapa espiritual, e são poucos os que não passaram por uma notável experiência ali. Foi ali que Israel achou que os inimigos e as dificuldades eram superiores à dextra do Altíssimo.
Os dez tinham a vontade de chegar ao destino como príncipes, mas tinham que desintoxicar a mente. E o deserto é o lugar de transformar mentes. Quem nos leva para o deserto é o Espírito Santo e quem nos tira do deserto é Deus. O Deserto é bênção de Deus em nossas vidas. Todo Shabat Deus nos lembra de onde Ele nos tirou: do deserto. Se nos esquecermos de onde viemos, Deus nos leva de novo para o deserto.
Quando olhamos para as circunstâncias, e não para Deus; quando consideramos as nossas tentações e corrupções inatas fortes de mais para serem vencidas; quando os gigantes nos parecem maiores do que Cristo que ascendeu aos céus, também nós damos as costas ao descanso de Deus e vamos em busca de áridas peregrinações do deserto. Deus permite essas dificuldades para que conheçamos seu poder e graça, e para preparar-nos para grandes vitórias.
Hoje muitos estão assim como eles: diante das promessas de bênçãos e vitórias para o casamento, família, grupos, ministério, finanças, optam por desistir de lutar pela conquista destes territórios. Muitos até confessam que há realmente promessas que precisam ser conquistadas, mas por causa de factores limitadores em suas vidas, recuam.
É comum nesses casos, e portanto possível na história deles, que aqueles dez limitados e indutores de fracassos estivessem debaixo de alguns factores que impedem ou limitam uma conquista, tais como: incredulidade quanto à fidelidade de Deus em cumprir a promessa de introduzi-los na terra, contaminação pelo medo e/ou rebelião, ou ainda, talvez não quisessem simplesmente conquistar a promessa.
É preciso romper tais limites para progredirmos na conquista das promessas de Deus para nós! No entanto, sempre que aqueles factores limitadores entram em acção, via de regra é porque os factores facilitadores de uma conquista estão fragilizados ou ausentes.
Factores que facilitam e ampliam a conquista:
a)    Ter a visão da promessa
Deus tem o prazer de abençoar seus filhos. As promessas do Senhor estão contidas em sua Palavra e são para aqueles que obedecem a Deus. Contudo Deus estabelece as condições e nós precisamos de estar dentro das condições para que as promessas venham e nos alcancem. Ele não mente para nós, Ele não retarda a Sua promessa, ainda que nós a tenhamos por tardia. Deus é fiel. Ele sabe a melhor hora.
O nosso tempo, não é o tempo de Deus! O tempo do homem é o kronos. É o tempo do envelhecimento, da ansiedade, da desistência, do desespero, da incredulidade. O tempo de Deus é o Kairos. É o tempo da perseverança, da providência, do descanso, da fé inabalável. Enquanto nós buscarmos as promessas de Deus com a visão do tempo kronos, não alcançaremos as promessas! Nossa postura na espera pelo cumprimento da promessa, vai determinar a nossa derrota ou a nossa vitória diante das circunstâncias. Não é possível agradar a Deus (Hb. 11:6) quando se anda ansioso, descrente, inseguro, desesperado, sem fé. É como se nós estivéssemos dizendo que aquilo pelo qual esperamos é maior do que Deus! Como tem sido a sua espera pelas promessas da Palavra de Deus? Uns têm abandonado a fé, outros colocam a culpa em Deus e nas pessoas, enquanto o problema pode estar na própria pessoa. Tem gente que quando está próximo de receber a vitória joga tudo para o alto: peca, sai da presença de Deus, duvida da promessa. Com essas atitudes, saem da condição de receber a promessa e voltam para o final da “fila” espiritual, pois não souberam perseverar. O povo de Israel tinha a promessa de chegar à Terra Prometida. Por causa da incredulidade, e da rebeldia do povo contra Deus, a promessa que se cumpriria em aproximadamente 40 dias, levou 40 anos para se cumprir. E ainda assim, foi preciso que os murmuradores, os rebeldes e os incrédulos, morressem. Quantas pessoas estão sendo provadas por Deus pelo teste do tempo e não estão entendendo, e com isso começam a fazer como Israel: murmurar, se rebelar, deixar de crer. Para que nós possamos alcançar as promessas temos que dar os passos de José:
·   Não desistiu de sonhar (diante das zombarias e deboches ele se manteve sonhando);
·   Não deixou os sentimentos de rancor entrarem em seu coração, ele continuou amando seus irmãos que o rejeitavam.
·   Rejeitou todos os relatórios contrários (por maiores que tenham sido as provações de José ele seguiu servindo a Deus, na escravidão, na casa de Potifar, no calabouço).
·   Ele resistiu ao “prato de lentilhas” (pecado), que representava a mulher de Potifar.
·  Ele nunca confessou a derrota, pois no seu interior o sonho se manteve vivo.
·  Ele foi humilde para receber o cumprimento das promessas.
·  Ele alcançou a maturidade para ter as promessas cumpridas.
Todos aqueles que se mantêm firmes na Palavra do Senhor são mais do que vencedores, não podem desviar os olhos da promessa. Assim como fez Josué, nós não podemos olhar nem para esquerda, nem para a direita, nem para trás, temos que estar com os olhos fitos na promessa (Js. 1:8). Deus respalda os sonhadores com a sua Palavra e os faz alcançar as promessas. O que tem limitado a sua visão? Quais são as promessas que tem buscado em Jesus? Creia pois que o seu clamor pode ressuscitar aquilo que está morto. Invista num homem ou mulher, a visão de Deus começa com um. Deus vai usá-lo neste tempo. Saia do lugar da incredulidade, a qual limita o poder de Deus, saia da terra do pecado e da religiosidade que vos limita, seja um filho fiel que crê nas promessas de um Deus que jamais falhou. Você está autorizado a prosperar em Deus!
Sem visualizar, de acordo com a visão divina, o território a ser conquistado, não haverá conquista. Ver a terra da promessa e ter a consciência dela é uma coisa, outra coisa totalmente diferente e que faz a diferença é ver a terra como a promessa de Deus para nossa vida.
Todo o discípulo, com uma visão de Deus para a sua vida, família e grupos, torna-se um guerreiro conquistador e faz a diferença na sua geração. Busque a visão de Deus para a sua vida, família, grupos e ministério, para que as suas conquistas sejam ampliadas e garantidas.
b) Ter sonhos divinos em seu coração
A bíblia é a palavra de Deus e nela nós encontramos palavras de promessas a respeito de nossas vidas e daquilo que Deus deseja que nós alcancemos, por isso jamais devemos duvidar de que podemos alcançar os sonhos que Deus tem colocado em nossas vidas.
Não há dúvidas de que todos os homens que agiram e fizeram algo para Deus em prol de seu reino, foram homens que ousaram sonhar.
Deus se comunica através de uma variedade de maneiras, incluindo os sonhos e visões. In fact about one third of the Bible deals with some kind of visionary experience. De facto, cerca de um terço da Bíblia lida com algum tipo de experiência visionária. Much of the details within Eschatology (the study of the end times) are based on the dreams and visions of people like Daniel and John. Grande parte dos detalhes na Escatologia (o estudo do fim dos tempos) é baseada em sonhos e visões de pessoas como Daniel e João. Sem essas experiências visionárias o que seria em grande parte na obscuridade sobre o ponto culminante desta idade.
God also imparts gifts, abilities and instructions through visionary experiences. Deus também dá dons, habilidades e instruções através de experiências visionárias. Solomon encountered the Lord in a dream and received gifts that defined him as a king. Salomão encontrou o Senhor em sonho e recebeu presentes que o definiam como um rei (1 Kings 3:5-15) The wise men who came from the east to bring honor to the Savior received a warning from an angel in a dream. (1 Rs. 3:5-15). Os homens sábios que vieram do Oriente para trazerem honra ao Salvador receberam um aviso de um anjo em um sonho. (Matt. 2:12) The Lord established an eternal covenant with Abraham in a dream. (Mt. 2:12). O Senhor estabeleceu uma aliança eterna com Abraão, em um sonho (Gen. 15:12-13,18) Pharaoh had a dream that spoke of things to come. (Gn. 15:12-13, 18). Faraó teve um sonho que falava de coisas que viriam. José agiu sobre a revelação do sonho de que o Egito se devia preparar para sete anos de seca que se estava aproximando (Gen. 41) Peter's vision encouraged him to minister to Cornelius' household, thus opening his heart beyond his Jewish roots. (Gn. 41). A visão de Pedro encorajou-o a ministrar na 'casa de Cornélio, abrindo seu coração para além de suas raízes judaicas (Acts 10) Paul changed his ministry direction from Bithynia to Macedonia after a visionary experience. (At. 10). Paulo mudou direção do seu ministério da Bitínia para a Macedónia, após uma experiência visionária (Acts 16:7-10) (At. 16:7-10).
 Todo o visionário precisa de ser um sonhador. Não basta ter uma visão, é preciso sonhar com ela. Através dos sonhos, Deus sedimentará em nosso coração a Sua visão a nosso respeito. Sonhar com a promessa e com o seu cumprimento renova as nossas forças e nos faz perseverar no caminho da conquista. Tenha coragem e decida sonhar os sonhos de Deus para a sua vida, família, ministério, discipulado, finanças etc.
Um coração que flui como rios de água viva, como Jesus ofereceu em João 7:37-39, é uma obra sobrenatural do Espírito Santo, que é um convite a cada ser humano, e a herança de cada crente nascido de novo. E o Senhor disse que Ele tem muito mais do que isso para nós. This dynamic promise is not just meant to be a great saying to be used on greeting cards. Esta promessa dinâmica não é apenas para ser usado em cartões de felicitações. It is meant to be the living reality of our daily experience. Ela está destinada a ser a realidade viva de nossa experiência diária.
Parte desse bom coração, este coração que flui como um rio, é sentir-se amado por Deus e sentir amor por Deus, e parte dela também está tendo receptividade ao Espírito Santo de informação. Quando o Espírito Santo toca o seu coração, Ele começa a dar-lhe novas capacidades para receber informações divinas. Esta medida engloba os sonhos, visões, uma palavra de alguém, a Palavra viva que vem, ou o Senhor falando consigo pessoalmente, e nós chamamos isso de revelação de informação. And beloved, if feeling love and feeling loved is good, oh, the impact of receiving revelation, when God reveals God to the human spirit! E amado, se sentir amor e sentir-se amado é bom, oh, o impacto de receber revelação, quando Deus se revela a si mesmo para o espírito humano é tremendo! Seu amor flui como um rio, como uma fonte para o mar, enchendo o meu espírito, fazendo-me limpo. E nós fomos feitos para This is what we were made for! isto!
a)    Confessar a promessa e a sua conquista
Nós precisamos de crer e manter a nossa confissão. É um exercício! Em muitos casos as pessoas crêem, mas não falam. Em outros as pessoas falam, mas não crêem. Por fim, há aquelas que crêem e falam, mas não mantêm o que crêem e o que falam.
Por que tantos cristãos vivem com tantas lutas, tantas dificuldades, tantos problemas? Problemas esses que, às vezes, se arrastam por longos anos? A resposta está aqui: são pessoas que negligenciam aquilo que dizem, aquilo que confessam. Não estão em linha com a Palavra de Deus. Sem confissão não há posse. Para ilustrar, vou usar a celebração do casamento. Nós fazemos casamentos lindos na igreja, mas, um casamento não acontece até que o celebrante ouça os noivos confessarem que recebem um ao outro como marido e mulher. O que isso tem a ver com o espiritual? Você pode crer em tudo nesta vida, mas, se não há confissão, se não fala, não há posse. Não existe o tomar posse.
Toda a promessa feita por Deus precisa se tornar uma confissão na boca do conquistador. É a confissão das promessas que carregam os céus sobre a nossa cabeça com o “é possível de Deus”. Nós precisamos de usar a confissão da fé todos os dias. Precisamos de repetir para nós mesmos: ‘Eu sou mais do que vencedor, sou redimido de toda a maldição, contra mim não vale encantamento, estou curado pelas chagas de Cristo, sou próspero, sou salvo, sou filho do Criador, sou herdeiro das Promessas. Essa confissão vem como resultado daquilo que cremos. E é nessa hora que Deus honra a Palavra e que o impossível se torna possível.
A incredulidade e o medo fazem com que a boca do guerreiro se feche ou se abra para destilar discurso contraditório em relação à promessa, sua conquista e ao Senhor da promessa. Converta seus lábios para o discurso profético que viabiliza e sedimenta a sua conquista.
Deus quer nos fazer frutíferos e prósperos em todos os níveis da nossa vida e, para tal, precisamos nos posicionar corretamente diante do Senhor e das Suas promessas. Quando cremos na promessa e a confessamos, nós quebramos os decretos de impossibilidade (esterilidade) que foram emitidos contra nós em relação ao seu cumprimento e nos habilitamos para conquistá-la.
 Por isso, é preciso desenvolver uma vida de fé no sobrenatural de Deus, receber toda palavra “rhema” em nosso coração e perseverar confessando a promessa até a sua conquista. Só com uma vida de fé agradaremos a Deus e seremos vitoriosos no testemunho cristão e na conquista das promessas feitas a nós pelo Senhor. Sem a fé e a confissão pertinente, jamais veremos as promessas de bênçãos de Deus se cumprirem em nossas vidas.
Não pare de sonhar, pois os sonhos são a linguagem do Espírito. Continue crendo e confessando as promessas na linguagem de fé. Continue focado na promessa! Não fique preso ao passado, lembrando dos relatórios daquele tempo. Desfrute da sua libertação, que já é um presente de Deus. Se deseja ser um vencedor, livre a sua mente e emoções das prisões do passado.
Essa promessa é só para aqueles que se sentem vencedores. Não são para os idealistas. Os idealistas são aqueles que só sabem ficar pensando em conquistar, e não vão em frente! Ficam colocando obstáculos, criando dúvidas, pensando se vai dar certo ou não. Todo o idealista tem a mente passiva e conformada. Os sonhadores são realistas e conquistadores. Seja então, um deles! Em nome de Jesus!
b)    Assumir desafios
O termo desafio pressupõe que somos desafiados em determinadas situações a assumir uma posição de responsabilidade frente a uma determinada necessidade. Assumir o compromisso pessoal com Deus, tomar posição, aceitar a Jesus como Senhor e salvador. Assumir a posição em Cristo. Assumir o compromisso pessoal de crescer no relacionamento com Deus (é importante, aliás, fundamental, ler a Bíblia, orar e ir a Igreja. Na Bíblia podemos encontrar e aprender os princípios que vão nos ensinar a viver como Deus deseja). Lendo a Bíblia diariamente vai inspirar muitas pessoas a começar novos ministérios, tomar decisões importantes e mudanças significativas em suas vidas. Vai dar-lhes força e conforto para enfrentarem os desafios principais da vida e permitir-lhes sentirem-se verdadeiramente vivos em Cristo. Assumir o compromisso pessoal de ser um exemplo. (Nossos filhos nos vêem. Mais importante do que o que falamos é como agimos).
Deus fez-nos mais do que vencedores e um dos desejos de Deus para a nossa vida é que vençamos todos os nossos desafios. À medida que crescermos e desenvolvermos os nossos dons e talentos, aprendemos um pouco sobre o que a nossa vocação na vida pode ser. Como se formam as relações com os outros, podemos experimentar a presença de Deus. Podemos nos sentir protegidos nos braços amorosos de nosso Pai. Podemos ganhar confiança como ter sucesso em coisas que nós achamos difícil. Nós podemos dividir nosso amor profundamente com os membros da família e amigos. Podemos conhecer o amor de Deus por nós a todo o tempo. Ele quer que ultrapassemos os limites e que superemos os conflitos. A vontade de Deus é que vençamos os nossos limites, por que afinal, Ele nos chamou para conquistas ilimitadas.
O Senhor quer que subamos e conquistemos a terra da promessa que Ele nos deu. Sempre teremos desafios diante de nós. Bom, já que teremos sempre alguns desafios diante de nós o mais adequado é lidar com eles da melhor forma possível. Guerreiros e conquistadores são os corajosos o suficiente para decidir não correr dos desafios de uma conquista. Todos nós temos problemas diários para resolver, situações cansativas e questões que nos causam aborrecimento ou decepções.
Quando damos os passos da fé, quando o amor de Deus transborde no coração de quem foi alcançado pelo mesmo fazendo-o instrumento desse amor, as portas se abrem, pelo poder de Deus, diante de nós. Deus gosta de cristãos que assumem desafios, pois é através destes discípulos que as conquistas são realizadas e o Seu nome é glorificado na Terra.
c)     A certeza de que Deus está connosco
I echo the words recorded by Luke as spoken by the angels, "Glory to God in the highest, and on earth peace, good will toward men."Faço minhas as palavras registadas por Lucas como falada pelos anjos: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra, boa vontade para com os homens”. Qual a maior paz que poderíamos ter do que saber que temos a vida eterna em Deus nosso criador por meio de Cristo Jesus - o Verbo que se tornou carne e habitou entre nós, com a glória inimaginável, e cheio de graça e de verdade.
Deus connosco. Tentando descompactar essas três palavras é um pouco esmagadora. Uma coisa legal é que sem verbo na frase, não temos que querer saber se ele é passado, presente e futuro ou qualquer dos tempos imperfeito ou perfeito! There is not a time frame to when God is with us. Não há um prazo para quando Deus está connosco. Here is a blessing to remind us that wherever we are in our lives—our vast geographies, our span of experiences, our unique situations—God is always with us. Aqui é uma bênção para nos lembrar que sempre que estamos em nossas vidas, nossas vastas geografias, o nosso espaço de experiências, as nossas situações únicas, Deus está sempre connosco.
God with us in our distractions. Deus connosco em nossas distrações, nas coisas que não podemos controlar, em nossas celebrações, em relação às coisas mundanas, em nossas perdas, quando estamos buscando, quando erramos, em nossas frustrações, em nossos momentos de alegria, empurrando-nos, amando-nos e vem depois de nós, quando escolhemos a não ser com ele.
Nosso Deus é Emanuel – Deus connosco! Não importa o que o inimigo diga, nem o que a nossa alma sinta, porque o Senhor sempre estará connosco, inclusive nos momentos mais difíceis. Na progressão da conquista das promessas, Ele irá à nossa frente, preparando a nossa vitória. Deus está connosco na conquista das promessas na nossa vida pessoal, familiar, grupos e ministerial. Lembre-se que o nosso Deus é maior do que qualquer dos nossos adversários e o Seu poder é inigualável.
Emanuel é Deus connosco. Quando estamos no centro da vontade de Deus, por maiores que sejam as crises à nossa volta, nunca estamos sozinhos, porque Deus é connosco. Ele nos conhece e sabe do livramento que precisamos, portanto não precisamos fazer coisa alguma que Ele não requereu de nós.
Tome agora mesmo a decisão de romper com todos os factores limitadores em sua vida, ajuste-se aos factores facilitadores e posicione-se como um guerreiro conquistador das promessas de Deus para a sua vida, família, grupos, ministério e tudo o mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário