Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

O ciclo da vitória e da prosperidade


“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei” (Is. 55:6-11).
Introdução
Um convite foi feito para todos os que tivessem sede e não possuíssem dinheiro, um chamado para vir e tomar vinho e leite sem pagar (vs. 1-2). Ao lançar esse convite, o Senhor nos lembra de que devemos ouvir e buscar a Deus, enquanto se pode achar (vs. 3-7). Os últimos versículos deste capítulo apresentam a maravilha do cuidado do Senhor na natureza e na proclamação de sua Palavra, que não voltará vazia (vs. 8-11). O nosso Deus é um Deus Fiel, que tem propósitos bem definidos em relação a todas as coisas e absolutamente nada está fora do Seu controle. É um Deus de começo, meio e fim em tudo o que faz, estabelecendo ciclos claros e definidos.
O texto de Isaías 55:6-11 é a conclusão do livro da consolação de Isaías, em estreita relação com o prólogo. Assim, o nosso texto também começa com imperativos que enfatizam a urgência com que temos de lidar com as ordens: “Buscai ao Senhor”, “o invocam” (vs. 6-7). E as razões que dá são baseados: na continuidade da palavra divina, em que os planos e os caminhos divinos não são nada como os dos mortais (v. 8). Deus é diferente. É diferente do raciocínio humano, da lógica com a qual nós planeamos a vida.
Conhecer Deus é conhecer simultaneamente a limitação humana. Não consigo entender o que Deus planeia, não consigo imaginar o que Deus faz. Suas intenções são outras do que sinto em mim. Sua visão é mais alta, é completa. A explicação profética aponta para além dos horizontes, para mais longe do que conseguimos enxergar, raciocinar, entender e até a imaginar e fantasiar. E isto não é apenas uma expressão de fé e misericórdia, mas concretamente significa para os leitores que Deus irá agir. O cansaço e a resignação das pessoas estão tão aquém daquilo que Deus fará, que elas não podem, não devem e nem conseguem seguir o pensamento do soberano agir de Deus.
A profecia continua e explica que a enorme distancia entre Deus e a pessoa humana tem uma ponte que pode ser atravessada. Esta ponte foi estabelecida por Deus: é a Palavra de Deus. Se alguma coisa está faltando, o profeta lembra-nos como a palavra de Deus é sempre fecunda. E esta palavra é poderosa, é como a chuva e a neve que descem do céu e regam a terra fazendo com que a fecundem e a façam brotar. Quando e onde esta palavra é pronunciada ela gera a semente e o pão para a vida. Esta Palavra “fará o que me apraz” diz o Senhor.
Este é o convite do profeta, esta é a palavra orientadora nestes tempos difíceis para um novo começo. Quanto maior a dificuldade, tanto mais perto de nós está o Senhor. O nosso Senhor tem interesse em que nos relacionemos com Ele, apesar de nossas falhas, e nos mostra que a vitória ou a derrota estão ligadas a determinados ciclos que precisamos compreender. A nossa vitória e prosperidade começa quando nos dispomos a buscá-lO e a achá-lO.
Talvez hoje o Senhor esteja abrindo o mar à sua frente e você está procurando madeira para construir a ponte, talvez Ele esteja abrindo um caminho no deserto e você continua achando que é uma miragem. Ou seja, Ele quer abençoá-lo, esteja atento para receber.
Temos que ter atitude perante as oportunidades de Deus nas nossas vidas, estar atentos como fez a mulher do fluxo de sangue, ela determinou-se, ficou atenta quando Jesus estava passando e foi curada, não deixou para amanhã.
Quase todos os mandamentos que recebemos do Pai Celestial são acompanhados por uma bênção prometida. Obediência aos mandamentos traz liberdade, crescimento pessoal, proteção contra o perigo e muitas outras bênçãos temporais e espirituais. Por fim, nossa obediência pode levar-nos à vida eterna na presença do Pai Celestial. Identificar essas bênçãos pode inspirar-nos e a outras pessoas a obedecer aos mandamentos. Neste estudo abordaremos o ciclo da vitória e da prosperidade.

1.     Ciclo da vitória e da prosperidade.
Deus tem um plano absolutamente divino, que Ele mesmo, sabiamente, calculadamente e celestialmente, preparou para cada um de nós.
O plano de Deus para a minha e para a sua vida está ligado à direção que o Senhor nos dá no cumprimento desse plano. Essa direção, que só se compreende quando se conhece o plano, nos leva ao destino que Deus tem para nós. Portanto, se não compreendermos o plano de Deus, não iremos conhecer a Sua direção. E quem não conhece a direção de Deus anda sempre em caminhos errados.
O que disse o sábio, em Provérbios 14:12? “Há caminho (há direção) que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte.”
Portanto, se não conhecemos o caminho de Deus, se não conhecemos a Sua direção, estabelecemos os nossos próprios caminhos. Mas, quando chegamos no final, percebemos que são caminhos de morte. Então, precisamos agarrar a sabedoria e abraçá-la, para que ela nos honre, fazendo-nos compreender o que nós, realmente, estamos fazendo na Terra e qual o plano que Deus tem para nós.
Quando conhecemos o plano de Deus, estamos na direção certa, então, vivemos, somos honrados, temos dignidade, vemos prosperidade e abundância. Se tu não estás na direção de Deus, vês a quebra, a falência e a maldição (Leia Pv. 9:9).
A Bíblia contém numerosos princípios-chave e instruções para alcançar o nosso verdadeiro potencial. Quando aplicados de forma diligente, esses princípios fundamentais criam uma atmosfera de prosperidade que rodeiam a nossa vida. Eu acredito fortemente que quando estamos no lugar certo, fazendo as coisas certas, com o estado de espírito certo, então Deus se move em nosso favor.
O plano de Deus para a nossa vida não começou no dia em que ouvimos alguém nos falar de Jesus. Na realidade, é muito anterior a isso tudo. Antes do ventre materno, Deus já nos conhecia, por isso a segurança que nasce da Graça de Deus. Ou seja, não estava um dia pensando e decidi deixar de ser católico para ser evangélico. Há um plano, e esse plano diz que foi “… Antes que eu te formasse…”. Deus nos conhece. E quando Ele diz que nos conhece, não é só o nosso nome. Ele conhece cada detalhe da nossa vida. A nossa verdadeira identidade não é a carne, que vai virar pó. É o espírito. Por isso, é que Ele diz que nos conhece. Quando é que Ele nos conheceu? Quando nos criou em espírito.
Enquanto andávamos fora dos caminhos de Deus, estávamos num ciclo de morte, de perda, de fracasso, de desarmonia de vida, mas, no momento em que Deus mostrou o caminho, passamos a entrar num outro ciclo de vida: de prosperidade, de abundância, de salvação.
Assim como o ciclo da derrota e do fracasso está intimamente ligado à perversão e iniquidade humanas, o ciclo da vitória e da prosperidade está vinculado à soberania e ao caráter de Deus e depende de nossa mudança interior em relação ao Senhor e aos Seus perfeitos propósitos, ou seja, depende da nossa genuína conversão ao Senhor. Vê-se claramente que o Senhor quer e deseja ver se cumprindo em nossas vidas o ciclo das bênçãos.
Para muitas pessoas parece que essa afirmação é falsa, pois não têm perspetiva alguma de que poderão ver as coisas transformadas em suas vidas, famílias e etc. No entanto, o próprio Senhor nos diz que se deixarmos a perversão e a iniquidade, e nos convertermos a Ele, encontraremos a compaixão, o perdão e a vitória. Ele nos garante que tem para a nossa vida planos e projetos tão nobres, que para muitos parecem impossíveis de alcançar. Não podemos nos esquecer que Ele está acima de nós, que seus caminhos e pensamentos são mais altos que os nossos. É preciso compreender que o ciclo da vitória e da prosperidade, que muitos buscam, mas nem todos alcançam, está intimamente ligado à Sua poderosa soberania e ao poder da Sua Palavra.

2.     A Palavra de Deus desata o ciclo da vitória e da prosperidade!
Da perspectiva bíblica, a prosperidade é um dom de Deus. É ele quem concede saúde, oportunidades, inteligência, e tudo o mais que é necessário para a prosperidade. Se fecharmos a porta para a imaginação impura e os pensamentos não santificados e levarmos nosso coração à presença de Deus por meio da oração sincera, podemos viver no ar puro do Céu. Aqueles cujo coração estiver aberto para receber o apoio e a bênção de Deus andarão em uma atmosfera mais santa do que a da Terra e manterão comunhão constante com o Céu. O coração deve almejar constantemente a presença e a graça de Jesus para que a mente receba a iluminação divina e a sabedoria celestial.
Necessitamos de ter uma visão mais clara de Jesus e uma compreensão mais ampla do valor das realidades eternas. A beleza da santidade deve encher o coração dos filhos de Deus. Para conseguir isso, devemos buscar as divinas revelações das coisas celestiais, devemos nos manter tão perto de Deus que, em cada provação inesperada, nossos pensamentos se voltem para Ele tão naturalmente quanto a flor se volta para o sol. O girassol se mantém virado para a direção do sol. Se é desviado da luz, ele gira o próprio caule até levantar as pétalas em direção aos luminosos raios solares. Assim, também, todos os que entregaram o coração a Deus devem se virar para o Sol da Justiça e com profundo desejo buscar receber os brilhantes raios de glória que emanam da face de Cristo.
Diz o Senhor que a Sua Palavra é como a água da chuva e da neve, que desce dos céus e para lá não retorna, sem que antes cumpra um ciclo de bênçãos relativas a ela. O Senhor comparou o ciclo produzido pela água que desce do céu com o ciclo produzido pela Palavra que sai da Sua boca. A Palavra de Deus traz consigo o poder de fazer com que o propósito de Deus se cumpra na vida de quem a recebe. O Senhor não tem a obrigação de nos conceder favores, no entanto, Ele prometeu que, se cumprirmos as condições determinadas nas Escrituras, Ele cumprirá a parte dEle no contrato. As pessoas muitas vezes fazem promessas, mas não as cumprem. Em geral, descobrimos que, ao depositar nossa confiança em seres humanos, apoiamo-nos em juncos quebrados; mas o Senhor nunca desapontará aquele que nEle crê. Quando recebemos a Palavra de Deus em nosso coração, imediatamente se desencadeia um ciclo de vitória e prosperidade em nossa vida, o ciclo da vida que está na Palavra de Deus, o ciclo que fará com que se cumpram os propósitos de Deus a nosso respeito.
A Palavra de Deus é a semente que quando é lançada em terra boa produz muitos frutos. O que é a terra boa? Um coração cheio de fé verdadeira que o leva à prática da Palavra de Deus. Quando lemos e meditamos a Palavra de Deus, a compreendemos no espírito e pela fé a colocamos em prática, essa palavra produz muitos frutos em nossas vidas.
Vejamos alguns dos frutos produzidos pela Palavra de Deus ao desatar o ciclo da vitória e da prosperidade:
a) Vitória sobre o pecado – Sl. 119:11 – A Palavra de Deus é um grande recurso para nos auxiliar a viver em santidade. Muitas pessoas lutam com áreas de pecado em sua vida e não prevalecem pelo facto de não dedicarem tempo de leitura e meditação à Palavra de Deus. Mas, à medida que lemos e meditamos na Palavra de Deus é liberado o poder de Deus para as nossas vidas, santificando-nos. Ver ainda Jo. 17:17 e Sl. 119:173.
Deus preparou uma carreira, um caminho. Não escolhemos essa carreira, mas a descobrimos por revelação, quando ouvimos a Palavra da Verdade. A pessoa pode estar no fundo da lama, num tremedal de problemas, nas garras de Satanás, como realmente estávamos, mas, porque era ovelha do Senhor, ao ouvir a Palavra do Senhor, o Evangelho da Salvação, descobre a carreira.
Paulo escreve aos Hebreus e fala de algo muito precioso. Ele diz assim: “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta”. (Hb. 12:1).
b) A bênção de Deus – Dt. 28:1-8 – A prática da Palavra de Deus desata a bênção de Deus sobre as nossas vidas. O que é a bênção de Deus? É a mão de Deus a nosso favor, concedendo-nos vantagens que nos proporcionam felicidade e bem-estar. A prática da Palavra de Deus faz com que os nossos inimigos sejam derrotados e tudo o que tocamos com as nossas mãos seja abençoado. As pessoas que tocarmos, o trabalho que fizermos, os bens que possuirmos, tudo passa a produzir fruto a 100 por 1.
Quando compreendemos isso, entendemos que a bênção de Deus está escolhida para a nossa vida. Logo, o sucesso de um ser humano só acontece quando ele descobre qual a bênção que Deus preparou, qual a proposta de Deus (Leia Is. 54:7).
Quando descobrimos a bênção que nos está proposta, surge o sucesso, a vitória, a dignidade, um lugar na sociedade, a ressocialização, a direção de Deus.
Fomos predestinados para sermos conformes a imagem de Jesus (Rm. 8:30). Fomos criados para sermos a Sua imagem. E não para termos miséria, fome, doenças, câncer, problemas e dificuldades.
c) Prosperidade – Js. 1:8 – Meditar na Palavra de Deus, é diferente de ler, de estudar e conhecer a palavra. Meditar na Palavra de Deus é ler e refletir sobre ela, deixando o Espírito Santo trazer revelação do que Deus quer dizer através do texto lido. A promessa de Deus é que aquele que meditar e colocar em prática a Palavra de Deus, atrairá para si a prosperidade e o sucesso. E a prosperidade bíblica abrange a vida espiritual, a vida familiar, a saúde e a vida financeira. Você deseja este fruto em sua vida? Então aplique-se à Palavra de Deus. Nada oferece mais garantias e dignidade do que termos certezas na vida em relação as coisas de Deus.
As coisas mais importantes na vida de um cristão são as certezas. Com as certezas nós podemos ser o que Deus quer que sejamos. Vamos poder ter o que Deus diz que vamos ter. Vamos conquistar o que Deus diz que vamos conquistar. Vamos poder chegar à nossa meta, porque nisso tudo há a mão de Deus. Nós podemos ter vindo de uma família amaldiçoada, de caminhos escuros e escusos, de caminhos satânicos, mas, quando Deus diz: “Eu vos conheci antes do ventre da vossa mãe e já vos tinha consagrado”, acabou, não há alternativa, pois o Senhor já determinou (Leia At. 4:28).
d) Cura da alma – A Bíblia fala sobre Ana, uma mulher que embora amada pelo marido Elcana, tinha a alma muito enferma. Ana era estéril e, por este motivo, carregava sobre si o estigma da maldição, e a angústia de não poder gerar filhos que perpetuassem o nome do esposo.
Sobre este facto a Bíblia diz: “...levantou-se Ana e, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente. E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha...” (1Sm. 1:10-11).
Ao derramar a sua alma perante o Senhor, Ana foi transformada de uma mulher triste e estéril, em uma mulher alegre e fértil. A vitória veio quando Ana rasgou o coração e lançou o seu fardo sobre o Senhor. Ana elegeu a Deus como o terapeuta com quem compartilhar seu sofrimento, e em seu encontro terapêutico não escondeu nada, compartilhou tudo com intensidade, recebeu a palavra da bênção, e a bênção de ter gerado a Samuel e a mais cinco filhos. Agora, sarada na alma e no corpo, Ana tornou-se uma mulher realizada.
Lamentavelmente, muitas pessoas estão doentes em seu interior! E como existem pessoas doentes deixam outras doentes também! Porque a doença da alma, quando não é tratada, contamina outros ao redor... geram lamentações, incertezas e palavras negativas, que são sementes ruins no dia a dia da vida cristã. São pessoas muito críticas, pessimistas, tendentes a sempre ver, pensar e sentir o pior, são pessoas sempre doentes. Pedem conselhos, mas nunca os colocam em prática… São pessoas desconfiadas, inseguras, tensas, angustiadas e ansiosas… que fisicamente estão bem, desfrutam de ótima saúde, mas estão doentes por dentro.
Se enfrenta problemas assim, busque através da Palavra de Deus, da oração, com jejuns, o bálsamo do Espírito Santo e a cura da alma. Você é alvo do amor Deus. Ele nos ama muito e não quer que vivamos cabisbaixos e sem nenhuma perspectiva de vitória. Olhe para a frente, para o alto. Confesse seus pecados e os abandone. Não fique comentando-os com terceiros, relembrando as suas derrotas e fracassos. Deixe os seus problemas nas mãos de Deus. Faça um concerto com Ele. E faça propósitos sérios para a sua vida moral e espiritual. Você é um ser especial. Vença a inquietação, a ansiedade, cuide bem de si mesmo. Busque a cura da alma.
A Palavra de Deus é verdade e por isso, quando investimos tempo no relacionamento com ela, Deus começa a substituir toda a mentira que o diabo diz a nosso respeito pela verdade e pelo que Ele pensa e diz a nosso respeito. Ao meditar na Palavra de Deus, descobrimos o nosso valor, significado e importância. E isto traz cura para a nossa alma. Sentimentos de tristeza, depressão, angústia, inferioridade e incapacidade, são destruídos pela ação da Palavra de Deus em nós (Sl. 19:7 e 119:92).
Estude sempre a Palavra de Deus, a Bíblia. Nela encontrará tudo o que necessita para ter uma vida vitoriosa com Cristo.
e) Nos faz ganhadores de vidas – At. 4:31 – Qual o segredo da grande colheita de vidas que a Igreja de Atos teve? Eles tinham uma vida de oração e compromisso com a Palavra de Deus. Eles estavam cheios do Espírito e da Palavra. É interessante observar que eles pregavam a Palavra de Deus e isto fazia com que multidões se convertessem. O amor é o que dá valor de eternidade a todas nossas palavras e obras, é a única coisa que nós levaremos a outra vida, e sobre o que seremos examinados ao final de nossa existência.
Ora, como viu, para que haja um verdadeiro ciclo de vitória e prosperidade pelo poder da Palavra de Deus em nossas vidas, é necessário uma terra boa, que é um coração que crê na Palavra de Deus e a põe em prática. Hoje é o dia de tomar esta decisão com o Senhor, comprometendo-se a meditar mais na Sua Palavra, para que tenha uma vida de qualidade. A medida exata do poder de Deus na vida de um crente depende do quanto ela é ordenada pelo Espírito Santo.

3.     As bases do ciclo da vitória e da prosperidade.
Seremos tentados diariamente para desviar nosso coração do propósito divino e as pressões de amigos, familiares, dinheiro, estudos e emprego estarão presentes, e se por medo cedermos e nos deixarmos levar, perderemos o que temos de mais precioso, a nossa comunhão com o Pai.
Aqueles 3 homens de Daniel 3:8 sabiam qual era a sua missão e quem era o seu Deus, por isso foram persistentes em sua posição e não se deixaram levar, o que causou a ira do adversário. Assim será também connosco, o inimigo vem com ameaças, afrontas, sentenças de derrota, mas a Palavra de Deus nos garante a vitória. Não será cedendo que vamos vencer, ao contrário, nossa posição clara no Senhor, determinará nossa conquista em todas as áreas.
Não importa qual seja a dificuldade, o Senhor está connosco, Ele é Deus para nos livrar ou mesmo nos sustentar em toda adversidade, exaltando o Seu nome sobre nós. Tenhamos sempre os olhos no propósito de Deus para as nossas vidas, não permitindo que nada, nem ninguém venha desviar-nos ou distrair.
Quer viver uma vida cheia de bênçãos de Deus? Then I encourage you to focus on God's word, the Bible . Então eu encorajo-o a focar a palavra de Deus, a Bíblia. Você posicionar-se-á para experimentar uma vida ricamente abençoada, ouvindo, lendo, obedecendo e amando, a palavra do Senhor.
A Palavra de Deus tem poder para cumprir em nossas vidas todo o propósito de Deus, mas, para isto, ela precisa gerar pelo menos cinco bases fundamentais para o ciclo da vitória e prosperidade:
a) A Palavra de Deus tem poder para gerar fé.
Consequentemente a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo” (Rm. 10:17).
A Bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus e que Ele recompensa aqueles que oseek Him (Hebrews 11:6). buscam (Hb. 11:6). It also says that whatever is not of faith is sin (Romans 14:23), that Diz também que tudo o que não é de fé é pecado (Rm. 14:23), que os crentes devem viver pela fé (Rm. 1:17 e Hab. 2:4) e que devemos andar pela féand not by sight (2 Corinthians 5:7). e não pela visão (2 Co. 5:7). In sum it is apparent that the Lord doesn't do anything Em suma, é evidente que o Senhor não faz nadaoutside an environment of faith which means that His principles of conduct, including the laws of fora de um ambiente de fé, o que significa que os seus princípios de conduta, inclusive as leis da prosperidade bíblica, serão alcançados trabalhando por meio da fé. Therefore, biblical prosperity is for Believers Portanto, a prosperidade bíblica é para os crentes que vivem pela fé, Ele irá recompensar aqueles que o buscam com fé, pois a palavra de Deus é viva e eficaz e se renova a cada dia, produzindo em nossos corações frutos, e por consequência alegria, paz e vida em abundancia (Hb. 4:12).
A Bíblia, sem dúvida alguma, oferece uma avenida muito importante da comunicação de Deus para nós. Nela, ele declara verdades infinitas que geram fé, nos familiarizam com Deus e Seus propósitos no mundo. A Palavra de Deus, porque é uma apresentação tão exata da verdade de Deus, serve para purificar e orientar.
Assim como a primeira coisa que a água faz na terra é regá-la, também a primeira coisa que a Palavra de Deus precisa gerar na vida de quem a recebe é a fé. Sem fé é impossível entrarmos no ciclo da vida da Palavra de Deus e, por conseguinte, torna-se impossível alcançarmos a vitória e a prosperidade. É justamente essa fé que vai regar nosso coração para que a vida da Palavra de Deus seja liberada em nós.
b) A Palavra de Deus tem poder para gerar vida.
Vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente... a palavra do Senhor permanece para sempre” (1 Pe. 1:23, 25).
A palavra do Senhor é viva e eficaz, ou seja, ela tem poder para gerar vida onde há morte de maneira instantânea e rápida, pois ela é viva e eficaz. Tem poder para alinhar o coração do homem de acordo com a vontade de Deus, pois ela alinha as motivações e revela o que é do espírito e o que é da alma
Se ouvir e crer na palavra do Senhor, você vai experimentar essa bênção impressionante: vai "passar da morte para a vida". Nos séculos anteriores, os aventureiros viajaram pelo mundo em busca da mítica fonte da juventude. No entanto, exatamente onde se encontra, neste exato momento, você tem acesso à fonte da vida eterna. Como? Simplesmente por ouvir e crer na palavra salvadora de Deus.
Depois que a fé se move em nossos corações, então a vida que está na Palavra é desatada, começa a fluir e a se desenvolver. Começa o período da gravidez da vitória e da prosperidade. Nosso coração é fecundado pela Palavra de Deus. A Palavra de Deus é vida, mas sem fé esta vida não é liberada. É preciso tomar posse da vida que está na Palavra de Deus, e isto só acontece por fé!
É no território da fé que três coisas importantes do ciclo da vitória e da prosperidade acontecem: a gravidez, o enraizamento e o crescimento dos propósitos de Deus para as nossas vidas. Não basta ouvirmos o que sai da boca de Deus; é preciso, pela fé, nos deixarmos fecundar pela Palavra, permitirmos que Ela crie raízes em nós e cresça, até que venha a frutificar. Nisto consiste o verdadeiro cristianismo: a vida religiosa que você diz amar precisa dar fruto! E Tiago 1.22 nos adverte: “Tornai-vos, pois praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos”.
Muitos ouvem a Palavra que sai da boca de Deus, mas porque não acreditam que Ela tem poder para cumprir os propósitos de Deus, se tornam terra estéril e infrutífera. São pessoas que não aguardam pelo cumprimento da vitória e da prosperidade de Deus em suas vidas.
A palavra de Deus não é uma palavra morta ou uma palavra ineficaz. It has life in it. Ela tem vida em si. And because it has life in it, it produces effects. E porque tem vida em si, ela produz efeitos. There is something about the Truth, as God has revealed it, that connects it to God as a source of all life and power. Há algo sobre a Verdade, como Deus a revelou, que a conecta com Deus como fonte de vida e poder. God loves his word. Deus ama a sua palavra. He is partial to his word. Ele é parcial à sua palavra. He honors his word with his presence and power. Ele honra a sua palavra com a sua presença e poder. If you want your teaching or witness to have power and produce effects, stay close to the revealed word of God. Se você quiser que o seu ensino ou testemunho sejam de poder e produzem efeitos, fique perto da palavra revelada de Deus.
A Palavra de Deus tem o poder de criar vida. God's Word alone has the power to raise you from spiritual death and forgive your sins. A Palavra de Deus tem o poder de levantá-lo da morte espiritual e perdoá-lo de seus pecados. God's Word alone has the power to create faith in you. A Palavra de Deus tem o poder para criar fé em si. God's Word alone has the power to draw you into union with God Himself. A Palavra de Deus tem o poder de pô-lo em união com Deus. There is no power on earth like the power that is in those unassuming, apparently weak words of the Gospel of Jesus Christ. Não há poder na terra como o poder que está nas despretensiosas, aparentemente fracas palavras do Evangelho de Jesus Cristo. Essas palavras aparentemente fracas são poderosas, porque são a própria Palavra de Deus, gerada do Pai e com o Espírito Santo. As such, the Gospel is so much more than mere words. Como tal, o Evangelho é muito mais do que meras palavras.
Toda a Palavra de Deus tem o poder de vida. Ela tem o poder de libertar, de regenerar, de curar, de salvar, de limpar, de lavar, de santificar e de nos levantar acima das circunstâncias.
Dê-se a esta palavra de Deus na Bíblia. Use-a para conhecer e confirmar a sua própria vida espiritual. Se houver vida, haverá amor e alegria e um coração para obedecer à palavra. Haverá vitória e prosperidade.Give yourself to this word so that your words become the word of God for others and reveal to them their own spiritual condition. Dê-se a esta palavra, para que as suas palavras se tornem a palavra de Deus para os outros e lhes revele a sua própria condição espiritual. Então na ferida causada pela palavra, derrama o bálsamo da palavra. Ela gera vida, solidifica a nossa fé, produz mudanças, realiza curas, edifica o caráter, transmite alegria, supera adversidades, derrota a tentação, limpa as nossas mentes. E todas estas operações da Palavra de Deus na vida do homem são efetivadas pela Palavra revelada através da unção do Espírito Santo.
c) A Palavra de Deus tem poder para gerar sonhos.
Quando olhamos para o broto de uma árvore, com os olhos da fé, podemos esperar que em breve aquele broto se tornará uma árvore adulta, pronta. Depois da germinação, surgem as raízes e o broto, sinalizando que será uma questão de tempo para que uma árvore adulta seja formada.
O broto de uma semente é uma espécie de sonho que nos autoriza a esperar pela futura árvore. Sonhar com a vitória, apoiado pela fé na Palavra de Deus, é sustentar o ciclo da vitória e da prosperidade até que os frutos apareçam. Sonhar com a vitória é deixar que a Palavra de Deus faça brotar e enraizar em nós a vida que Ela traz. Um dos sinais de que a Palavra de Deus gerou em mim a fé, a gravidez e as raízes da vitória e da prosperidade é a realidade do sonho, da esperança. Só precisamos de “abortar” os nossos próprios sonhos (renegar nossos desejos puramente humanos e carnais, coisas que não trarão glória ao nome do Senhor), limpar o nosso “útero espiritual” (coração) e estarmos prontos para conceber (tomar posse da promessa, do sonho de Deus).
Não importa qual seja o seu sonho do qual esteja grávido, pela fé, o que realmente importa é se, verdadeiramente, este sonho vem do coração de Deus através da Sua Palavra para a sua vida. Se assim não for, eu lhe digo por experiência própria: Não vale a pena sonhar. Amado, sonhos humanos nos roubam tempo, dedicação e custam lagrimas que só vão produzir frustração e tristeza.
Deus tem sonhos tremendos reservados em seu coração para esta terra, para este tempo precioso em que vivemos. Mas que tempo é este? Tempo de despertamento espiritual, tempo de avivamento, tempo de a Igreja do Senhor Jesus se levantar para preparar a Terra para a volta do Noivo, Jesus.
Todavia, para que estes sonhos tenham vida e frutifiquem, Ele precisa de instrumentos que se disponham a serem usados para trazê-los ao mundo. Ou seja, Deus está procurando “úteros espirituais” para conceber, gerar, dar à luz e cuidar dos sonhos de Seu coração. É uma palavra forte eu sei. “Útero espiritual? Eu? Que loucura”! Mas o que Deus tem preparado para os que O amam…nem olhos viram nem ouvidos ouviram nem muito menos penetrou em coração humano…!
É verdade. Palavras como essa parecem mesmo loucura. Mas são loucuras de Deus (I Co. 1:15). É preciso que entendamos que não somos deste mundo. Como filhos eleitos de Deus, nós somos sim cidadãos do céu. Somos seres espirituais e não carnais. Nós somos um espírito, temos uma alma e habitamos num corpo. Isso precisa de ficar claro dentro de nós. E para compreender as coisas de Deus, precisamos pensar “no espírito” e não na carne. As coisas do Senhor, Seus mistérios só se discernem espiritualmente (I Co. 2:14).
Quero fazer-lhe uma pergunta: Qual é o seu maior sonho? Ou melhor, quais são os seus sonhos?
Seu sonho pode ser algo muito simples aos olhos humanos, porém grandioso aos olhos espirituais, como conhecer a Deus na Sua intimidade, por exemplo.
Não importa qual seja o seu sonho, o que realmente importa é se, verdadeiramente, este sonho vem do coração de Deus para a sua vida. Se assim não for, eu lhe digo por experiência própria: Não vale a pena sonhar. Sonhos humanos roubam-nos tempo, dedicação e custam lagrimas que só vão produzir frustração e tristeza.
Somente a realização de um sonho de Deus pode trazer alegria verdadeira ao coração de um adorador, como eu e você.
d) A Palavra de Deus tem poder para gerar frutos.
A meditação na Palavra de Deus é um fator essencial na devoção do crente. A Palavra é fonte de vida. Ela liberta, restaura, e nos revela as grandezas de Deus. Oseias 6:3 nos diz que devemos conhecer e prosseguir em conhecer ao nosso Deus. Isto só é possível através da meditação na Palavra. Pois, é somente pelo poder da Palavra que nós crescemos. É o poder da Palavra em nós que produz frutos e a nossa atitude para com a Palavra é que determina o quanto é produzido. Se pararmos de colocar a Palavra em primeiro lugar, paramos de crescer. Para dar frutos (resultados) a chave é dar primazia à palavra. "Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça! A medida de valor e atenção que damos ao que escutamos da Palavra é a medida do fruto que teremos a partir da Palavra "(Mc. 4:23-25; TREASURE the WORD. Pv. 4:20-23)
Diz a Palavra de Deus que é pelo fruto que se conhece a árvore. Quando a Palavra de Deus cumpre em nós os seus propósitos, então nossos frutos nos denunciarão como pessoas que estão no ciclo divino da vitória e da prosperidade. Na verdade, desde que começamos a sonhar com o cumprimento dos propósitos de Deus em nossas vidas, também começamos a demonstrar, profeticamente, que realmente estamos no ciclo da vitória e da prosperidade.
Porém, quando realmente entramos no ciclo da vitória e da prosperidade, observamos que a Palavra de Deus nos faz frutificar em todo o propósito de Deus a nosso respeito. Nossa vida já não é mais a mesma de antes, pois os frutos da vitória começam a ser vistos em nós. Há mudanças significativas no nosso discurso, nas nossas atitudes, nos nossos relacionamentos e nos nossos objetivos e conquistas.
A vida está na semente, que por sua vez está no fruto. Quando damos bom fruto, significa dizer que de nós também sai boa semente. Aos olhos de Deus dar bom fruto é ser bom semeador, porque junto com o nosso fruto vai a essência daquilo que está sendo vivido em nós, a semente.
O que é que as pessoas estão, efetivamente, vendo e colhendo de nós? Ciclo da vitória ou ciclo da derrota? Será que nossos frutos denunciam que efetivamente temos recebido a Palavra de Deus e estamos no ciclo da vitória e da prosperidade? De forma correta, como quem tem a boa semente, estamos influenciando as outras pessoas com o novo que o Senhor está gerando em nós?
Este poder de Deus em Sua Palavra frutifica quando é plantado em seus ouvidos. That is why the devil tries so hard to snatch the Word away. É por isso que o diabo se esforça tanto para arrebatar a Palavra. He raises objections to God's Word through the use of your reason. Ele levanta objeções à Palavra de Deus através do uso de sua razão. He replaces God's Word with the more reasonable teachings of men. Ele substitui a Palavra de Deus com os ensinamentos mais razoáveis de homens. Or the devil convinces you that God's Word isn't so important. Ou o convence de que a Palavra de Deus não é tão importante. But I am here to tell you that God's Word is of the utmost importance. Mas estou aqui para vos dizer que a Palavra de Deus é de extrema importância, porque só ela tem o poder de gerar frutos. Not one jot or tittle will pass away before heaven and earth do.
A Palavra é a "semente" que contém o poder espiritual paralife and growth when planted in the soil of a good and noble heart! vida e crescimento quando plantada no solo de um coração bom e nobre!
e) A Palavra de Deus tem poder para gerar provisão.
A Palavra gera paz, saúde, força, alegria, vida, a própria qualidade de vida que Deus tem. Ela é a fonte inesgotável de toda a provisão de Deus para meu viver, para o seu viver. Teremos nela tudo quanto nos dispusermos a ter, pela determinação de a ela nos expormos continuamente.
Deus pelo poder da Sua Palavra suprirá todas as nossas necessidades segundo as suas riquezas em glória, mas Deus é um Deus de ordem. When we turn back to God with our whole heart, God will turn back to us. Quando nos voltamos para Deus com todo o nosso coração, Deus volta-se para nós. When we put aside denominations, traditions, doctrines, and all of the things that separate the Body of Christ , THEN, God will hear from heaven, forgive our sin, and heal our land. Quando deixamos de lado as denominações, tradições, doutrinas e todas as coisas que separam o Corpo de Cristo, Deus que vê e ouve do céu, vai perdoar os nossos pecados e sarar a nossa terra, gerando provisão.
 A Palavra de Deus não voltará para Ele vazia, mas fará o que Lhe agrada e prosperará naquilo para o que a designou. Aos olhos de Deus, a Sua Palavra é fiel e não deixará de realizar, na plenitude, todo o intento do Seu coração expresso naquela Palavra.
Além de nos transformar e nos tornar frutíferos, a Palavra de Deus tem poder para nos trazer a provisão. Assim como a chuva que cai na terra traz pão ao que come, o sustento para o necessitado, assim a Palavra de Deus haverá de produzir sustento para o que dela toma posse. A Palavra de Deus é a base da nossa provisão, em todos os sentidos. Receber a Palavra de Deus pela fé é, também, receber a provisão que Ela nos traz.
Tudo o que Deus criou, fê-lo usando a Sua Palavra e hoje não é diferente. A Palavra de Deus está plena da vida e das promessas de Deus, veiculando a provisão divina para todas as áreas da vida de Seus filhos e filhas.
O que o Senhor realmente espera é que tomemos posse da Sua afirmação de que a Sua Palavra não volta vazia para Ele, mas que cumpre a Sua vontade e prospera segundo os Seus propósitos. Deixemos que a Palavra de Deus gere em nós o ciclo da vitória e da prosperidade, segundo os propósitos benditos de Deus. Quando liberamos a Palavra da nossa provisão, no ciclo da vitória e da prosperidade, Ela não voltará vazia para Deus, mas prosperará em nossas vidas, gerando aquilo para o qual o Senhor a designou – a nossa provisão! Aleluia!
Dê um basta hoje para tudo o que não é de Deus em sua vida. Saia do ciclo da derrota, arrependendo-se diante de Deus, dos caminhos perversos e dos pensamentos iníquos que porventura o acompanham. Receba a compaixão e o perdão de Deus e tome posse, pela fé, da Palavra da vitória e da provisão divina a respeito de sua vida, sua casa, seu ministério, suas finanças e tudo o mais.
Não deixe o livro desta lei afastar-se da sua boca; medite nele dia e noite, para que tenha o cuidado de fazer tudo o que nele está escrito. Então será próspero e bem-sucedido.Meditating on God's Word will give you good success if you do not let it depart from your mouth. A meditação na Palavra de Deus vai dar-lhe um bom sucesso se não a deixar sair de sua boca. Let His Word come alive in your life and you will be amazed at the wonders of God. Deixe que a Sua Palavra se torne vida em sua vida e você será surpreendido com as maravilhas de Deus.
Comece a sonhar e a profetizar a sua vitória. Comece a sonhar grande, pense grande, o Deus que está dentro de si é grande, o Deus que está dentro de si quer fazer grandes coisas, Aleluia! Não olhe para o quão pequeno ou grande você é, não olhe para o seu tamanho, não pense que é grande, mas pense: O Senhor que está dentro de mim é grande, e Ele dentro de mim, vai fazer grandes coisas; Aleluia. Sonhe e publique os sonhos de Deus a seu respeito. Encha os céus sobre a sua cabeça, família, ministério e finanças com a Palavra que desata o ciclo da sua vitória e prosperidade – a Palavra de Deus, aquela que não voltará para Ele vazia, mas Ele mesmo a fará prosperar naquilo para o qual a designou.
Este é um tempo de uma nova unção de Deus sobre a sua vida, de um novo patamar espiritual! O Altíssimo quer levá-lo a uma nova estação e derramar um óleo fresco sobre a sua cabeça. O Senhor quer levantá-lo com poder e autoridade. Ele quer usá-lo! Saia, então, da mesmice e da mediocridade.
Que a mão de Deus esteja sobre si! Que as janelas dos céus sejam abertas! Que coisas novas aconteçam na sua vida! Aquilo que o ouvido não ouviu, que o olho não viu e que não chegou ao nosso coração é o que Ele tem preparado para si.

Sem comentários:

Enviar um comentário