Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Atitudes de um discípulo fiel!


 
Leitura: Isaías 60:1-5

 Os homens que Jesus chamou para que estivessem com Ele e aprendessem d’Ele, não eram tão astutos e inteligentes quanto se esperaria, não eram os milionários da sua época e nem os grandes líderes religiosos existentes nas sinagogas, não eram políticos expressivos e nem autoridades de alto escalão do governo, eram homens comuns, mas que tinham em suas vidas algo que atraiu o olhar e a atenção de Jesus sobre eles.
É impressionante notar que esses homens provavelmente hoje em dia dentro da maioria das igrejas seriam pessoas deixadas de lado, pois não teriam uma coisa que hoje achamos fundamental em se tratando de liderança, que é potencial para serem grandes líderes.
O que foi que Jesus viu naqueles homens? Será que se estivesse naquele tempo sendo um dos que andavam com Jesus, chamaria a atenção de Jesus?
Eles não tinham alguma coisa externa que pudesse chamar atenção, mas tinham algo dentro deles que era muito mais valioso do que os seus bens ou atributos humanos.
Você pode ter inteligência reconhecida pelo mundo todo, pode ter bens, e por esse motivo muitos acharem que é alguém interessante para a obra de Deus, pode ter habilidades maravilhosas com a arte e achar que isso é suficiente para Deus o levantar como alguém que vai marcar essa geração, mas o que aqueles homens tinham ia além dessas qualidades.
Jesus fez pescadores de homens somente daqueles que estavam dispostos a segui-lo. Um pescador deve ser uma pessoa muito dependente e deve ser confiante. Ele não pode ver os peixes. Aqueles que pescam no mar devem ir e lançar a rede, por assim dizer, ao acaso. A pesca é um ato de fé. E disse-lhes: Vinde após mim e eu vos farei pescadores de homens” (Mt. 4:19).
Jesus diz isso para pescadores de peixes e com isso, ele tira o foco daqueles homens do que é natural e coloca esse foco sobre vidas que para Deus é muito mais valioso do que qualquer tesouro humano. Jesus através desse convite está mudando não apenas a profissão desses homens, Ele está modificando o modo de pensar deles, era um convite pouco peculiar, era um convite para uma mudança completa de perspetiva de vida.
Ao depararmos com este tema, queremos discorrer, ou melhor dizendo, procurar entender o que Deus deseja para a nossa vida como servos de Deus aqui na terra.
Deus chama-nos para fazer a diferença e espera que haja em nós uma disposição de transportarmos a Sua glória para atrairmos as multidões, contemplando-as através dos olhos de Jesus. Deus tem dado infinitas oportunidades para si, a diferença é o que está fazendo com elas. Temos que estar sensíveis à voz do Espírito Santo para compreendermos as oportunidades dadas por Deus e aproveitar todas elas da melhor maneira, mas só conseguimos essa sensibilidade buscando a Deus em cada decisão e andando com Jesus a cada dia. Esta é a expectativa do Senhor, mas precisamos também querer entrar nesse nível.
Esse é o nível da fidelidade do discípulo. Quem busca ser discípulo fiel procura em nada ficar inadimplente, inclusive no que diz respeito às expectativas que estão no coração do Senhor em relação aos Seus discípulos. Discípulos fiéis só podem ser gerados em fidelidade, isto é: na matriz da fidelidade que habita em nós e que é o próprio Senhor Jesus. É por isso que para nos tornarmos discípulos fiéis, precisamos decidir ser fiéis, ou seja: decidir deixar que a pessoa de Jesus, que é cem por cento fiel, flua através de nós, onde quer que estejamos. Ser fiel é uma questão de decisão pessoal.
O discípulo que permanece fiel aos ensinamentos de seu Mestre é pacífico e revela através de seus pensamentos, sentimentos e atitudes, suave harmonia. Ele encontra-se em paz consigo mesmo e com toda a vida que o cerca. Caminha com tranquilidade pois aprendeu a ouvir, no silêncio, o chamado de Deus e a captar as emanações subtis que fluem de seu potencial Crístico, aprimorando-lhe o discernimento.
O discípulo que vive em comunhão com o Mestre, caminha seguro, certo das metas a serem alcançadas, dando o melhor de si. Desvelado, ele observa atentamente o caminho para não resvalar, mantendo-se, assim, a salvo de forças estranhas à Vontade Divina.
Tudo em nossa vida parte de uma decisão. No Reino de Deus não é diferente. Nossas atitudes falam mais alto do que nossas palavras. Baseados nessa verdade, precisamos nos dispor a cumprir os princípios da Palavra e viver por eles. Somos luz, isto é um facto, mas para vivermos como tal, faz-se necessário tomarmos a decisão de ser luz e termos atitudes específicas de um discípulo fiel.
1. Algumas atitudes do discípulo fiel esperadas pelo Senhor:
a) Estar disposto a ser luz.
"Levanta-te, resplandece, porque é chegada a tua luz" (Is. 60:1).
Primeiramente, Isaías declara que a salvação traz consigo iluminação espiritual. Isaías 60:1 diz: “Levanta-te (Dispõe-te), resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do Senhor nasce sobre ti” (Compare 2 Cor. 4:6).
No mesmo versículo, notamos que o crente também desfruta da oportunidade de “brilhar para Cristo”. Isto também é visto nos versículos 3 e 4 do mesmo capítulo, que fala das nações como “refletores” da luz que recebem de Deus.
A escuridão é algo terrível, porque ela impede que vejamos qualquer coisa. Por exemplo, se você entrar no porão de uma casa ou em outro lugar escuro durante a noite, sem dispor de uma luz, correrá sério perigo de se machucar. É isso que a Bíblia nos comunica: todas as pessoas na terra estão em sério perigo, não apenas em sua vida presente, mas também quanto à eternidade. Portanto, é extremamente importante que se chegue à luz.
Os cristãos estão seguros em uma casa alicerçada na rocha, que não pode ser derrubada pela mais violenta tempestade, e num espírito de generosidade santa, deveriam deixar sua luz resplandecer através das ondas escuras do pecado, para que aqueles que estão expostos ao perigo, possam ser guiados ao porto da segurança eterna.
Será que tem sido este o nosso interesse espiritual? Temos estado imbuídos do propósito de fazer a luminária da presença de Cristo em nossos corações brilhar para que, através de sua luminosidade muitos deixem as trevas e encontrem o caminho da salvação e da vida eterna?
Temos compreendido que não são apenas os nossos interesses pessoais que devem mover todas as nossas atitudes? Temos praticado o amor santo, derramado em nós pelo Espírito Santo de Deus, para que muitos outros recebam a mesma bênção que temos recebido e gozem da mesma alegria que tem sido constante em nossa vida?
É necessário que nos levantemos para sair da mesmice, da comodidade, deixar literalmente a “preguiça” de lado e acordar para ver que existem muitas pessoas ao nosso redor precisando de Jesus Cristo em suas vidas. Levantar significa dispor a sua própria vida pelos outros, pelas pessoas necessitadas, e resplandecer significa mostrar a glória de Deus a elas. Uma coisa leva à outra. Só pode resplandecer a glória de Deus se você se esforçar e se levantar! Muitas pessoas acreditam que é algo árduo e às vezes até é, mas, está em nossas mãos a responsabilidade de pregar o evangelho a elas e não deixar em hipótese alguma que elas se percam mais ainda. Deus espera que cada um de nós, alcançados pelo Seu perdão e restaurados para uma nova vida, agora transformados e submissos à Sua vontade, sejamos instrumentos usados por Ele para que muitos, em perigo, encontrem a segurança tão ansiosamente procurada.
Precisamos ver que já chegou o tempo, não há como esperar, é preciso fazer algo. Jesus é tão maravilhoso que nos dá inúmeras oportunidades de pregar a sua palavra, de evangelizar as pessoas da forma mais dinâmica possível, embora nós muitas vezes coloquemos obstáculos para não o fazer, mesmo assim. Ele nos dá oportunidades imensas e únicas, mas se não as aproveitarmos, elas poderão não voltar nunca mais, e se voltarem, já não é da mesma forma. Por isso Ele nos deu espírito de ousadia e não de covardia. Deus não nos obriga a nada, Ele é educado e entende nossa forma de ser e entende quando agimos de uma maneira ou de outra. Ele só não admite que permaneçamos da mesma forma que estamos.
Por isso, levantar-se e resplandecer tem que ser algo implantado em nossos corações para sempre. Temos que começar a vivenciar uma vida de renúncias, abnegações de nossa própria vontade, e deixar a timidez, a vergonha de lado e ir! Ele nos manda ir, ou já se esqueceu do texto de Marcos 16:15? Que diz: “... Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura...”. Isto não foi um pedido, foi uma ordem expressa de Deus para nós! A tarefa inicial de todo o cristão que se diz cristão é evangelizar! Fazer missões! Pregar as boas novas! Levar a boa notícia! Você pode observar que tem várias respostas para uma só questão. Então, está esperando o quê para fazer algo? Avance! Receba o chamado de Deus em sua vida para fazer missões em qualquer lugar. Nunca deixe de pregar, pois não há outra maneira de libertar o homem que não seja pela proclamação da verdade! Jesus foi o maior missionário que já existiu neste mundo, Ele não teve medo, não se intimidou, não se envergonhou de nada, e para concluir a sua caminhada para provar ainda mais seu amor, enfrentou com todo o amor a morte de cruz, doando a sua vida para que outros pudessem viver!
A palavra "luz" é destacada pelo profeta Isaías. O que é a "luz"? Todos sabemos que a luz é a ausência de trevas, mas devemos entender que a questão aqui é a separação entre a luz e as trevas. Lemos já no início da Bíblia: "...e (Deus) fez separação entre a luz e as trevas" (Gn. 1:4b). Deus não eliminou as trevas, Ele as separou da luz. Portanto, uma segunda palavra-chave que devemos de nos lembrar é "separação".
Precisamos nos dispor a ser luz para que a glória do Senhor brilhe em nossas vidas. Os lugares que são trevas só serão trevas até entrarmos nelas, porque no momento em que chegamos, levamos a luz. Prepare-se para ver a sua geografia transformada pelo poder do Senhor através de sua vida. Decida ser a luz do Senhor no seu território, para a glória do Todo-Poderoso.
Busque consagrar-se e servir ao Senhor de todo o coração. Assim a sua vida vai servir de estímulo aos seus amigos, os quais, ao verem as maravilhas que Deus vai fazer em si e através de si, vão desejar ter a mesma intimidade e o mesmo relacionamento que você tem com seu Deus.
Mesmo na pior crise, mesmo na pior batalha, mesmo quando aparentemente caminhamos sem sucesso, nossos lábios estarão abertos para louvar, nossas mãos estendidas para ajudar, nossos pés prontos para sair e levar as boas novas. Viva em si esta palavra poderosa e Deus abençoe.    
2. Crer na unção de conquista que o Senhor está liberando sobre si.
"Levanta em redor os teus olhos e vê; todos estes se ajuntam e vêm ter contigo; teus filhos virão de longe, e tuas filhas serão criadas ao teu lado" (Is. 60:4).
Após decidirmos resplandecer e permitirmos que a glória de Deus nos domine e nos governe, veremos a multidão que Deus mesmo trará para nós. É só levantarmos os olhos e contemplarmos o que não é ainda, como se já fosse. A multidão vem a partir do momento em que você acredita que ela já existe dentro de si; é nesse momento que ela nasce.
O texto diz que os nossos filhos virão de longe e que as nossas filhas serão carregadas nos braços. Isso fala, figuradamente, do ministério de socorro e de paciência que, como líderes, precisamos ter. Afinal, na multidão que virá, há aqueles que caminham mais rapidamente, há aqueles que caminham de forma mais lenta e há, ainda, os que se cansam no meio do caminho, esmorecem, desanimam e que muitas vezes querem desistir. O líder precisa de fluir na unção do conquistador. É nesse momento que o líder fiel, que crê no milagre da multiplicação, não desiste, pelo contrário, anda ao lado do discípulo e, se preciso for, carrega-o nos braços.
O líder, que é discípulo fiel, precisa de fluir na unção do conquistador. Ainda que se canse, e que muitas vezes até se stress, é necessário buscar forças em Cristo, porque é importante que tanto os que caminham com pés velozes como os que precisam ser carregados, alcancem a chegada e sejam consolidados na fidelidade do líder.
Infelizmente, nem todos os líderes discernem essa realidade e, em muitos casos, optam por deixar para trás os que querem romper, mas estão com dificuldades para tal. Muitos líderes não acreditam que a unção que repousa sobre as suas vidas é poderosa para que eles fluam como facilitadores fiéis e idóneos na vida de outros. No entanto, para que isto aconteça, é necessário que tomem posse de um fator muito importante e determinante em suas vidas: a fé na Palavra de Deus.
3. Tomar posse da recompensa.
Então, o verás, e estarás radiante, e o teu coração estremecerá e se alegrará; porque a abundância do mar se tornará a ti, e as riquezas das nações a ti virão” (Is. 60:5).
Já vem a sua Luz! É tempo de acordar para os desafios que o Senhor Deus coloca diante de nós. Chegou o seu momento. Depois de toda essa luta, Deus nos reserva um prémio. Não há mais choro, tristeza as primeiras coisas são passadas e eis que tudo se fez novo. Sejam fiéis, mesmo que tenham de morrer; e, como prémio da vitória, eu lhes darei a vida (Ap. 2:10b).
Para cada semeadura sempre haverá alguma recompensa ou colheita. Dependendo do que se plantou, a recompensa poderá ser boa ou má. É preciso que o discípulo fiel não se distraia e esteja sempre atento à lei da semeadura e, quando ela se cumprir em sua vida, tenha ousadia para tomar posse da recompensa que a frutificação traz.
Quantos se unirão a mim para rogar a Deus que nos ajude a per­correr o caminho de preparo para o cumprimento de Sua gloriosa promessa? É-nos dito que Deus está mais disposto a conceder-nos o Seu Santo Espírito no poder da Chuva Serôdia, do que os pais para darem boas dádivas a seus filhos. Mais disposto — e mais ansioso. A razão pela qual a bênção não é recebida é por que não estamos preparados ou não a pedimos como deveríamos.
Como membros da igreja de Deus reunamo-nos em pequenos grupos de oração e estudo. Oremos para que Deus nos torne dispostos a seguir o conselho que nos deu, de nos convertermos a Ele de todo o nosso co­ração. Vamos trazer vizinhos e amigos para desfrutarem desse compa­nheirismo. Envolvamos a igreja toda nessa súplica pela bênção prome­tida de Deus. Temos a garantia de que ela virá.
Tenho entendido que como cristão temos a responsabilidade de ocupar nosso papel na sociedade, estabelecendo o Reino de Deus em nossas famílias, empresas, meios de comunicação, politica, etc.. Para isso precisamos caminhar em Fé! Homens de fé falam de sonhos e visões; Homens sem fé falam de coisas e necessidades; Homens medíocres falam de pessoas... Que possamos como Homens de fé falar e sonhar os sonhos de Deus...
A fidelidade é uma semente para a frutificação abundante, que traz recompensas em muitas áreas de nossas vidas. O texto bíblico nos diz que a recompensa da frutificação para o discípulo fiel ocorrerá em pelo menos três níveis:
a) Recompensa do júbilo.
Felizes as pessoas que lavam as suas roupas, no sangue do cordeiro, pois assim terão o direito de comer a fruta da árvore da vida, de entrar na cidade pelos seus portões! Mas fora da cidade estão os que cometem pecados nojentos, os feiticeiros, os imorais e os assassinos, os que adoram ídolos e os que gostam de mentir por palavras e ações.
O discípulo fiel desfruta de um coração jubiloso, radiante, pleno da graça e do favor do Senhor. Ao frutificar na fidelidade, gerando discípulos fiéis, o júbilo encontrará o seu coração e colocará para fora toda a insatisfação e murmuração.
b) Recompensa da alegria.
A alegria cristã, cuja palavra está relacionada com alegria, tem um sentido duplo. Primeiro, ela se manifesta na verdadeira felicidade, mesmo no meio de todas as "provações e tribulações", que sempre são encontradas na vida humana, porque a lei de Deus é o fundamento natural, prosperidade, paz e alegria - ao contrário de prazeres pecaminosos que sempre resultam em infelicidade, mais cedo ou mais tarde. Em segundo lugar, é uma paz de espírito a partir do conhecimento absolutamente certo que, no final de tudo, a gloriosa vida eterna aguarda os obedientes.
Nós podemos ter a verdadeira alegria em saber que Ele nos ama e está voltando para nós. Não importa que tenhamos problemas todos os nossos dia, pois podemos estar certos de que termos a verdadeira alegria, no conforto do seu amor.
 the foundation that are you letting yourself be built up with? A fidelidade atrai a alegria. A fidelidade atrai para nossa vida o melhor do céu. O discípulo fiel tem um coração alegre. Quando os frutos da fidelidade brotam, a alegria se realiza. O discípulo fiel, apesar das dificuldades que sobrevêm, caminha vitorioso e alegremente, fecha a porta de seu coração para as setas da deceção, frustração, melancolia e tristeza. Frutificar na fidelidade traz alegria para o coração do discípulo.
c) Recompensa da prosperidade.
Prosperidade no sentido bíblico é a medida das bênçãos de Deus segundo a Sua vontade. Não se trata apenas de “ser rico” ou ter “ótima saúde”, mas possuir: sabedoria, dons, bom esposo, boa esposa, filhos obedientes e fiéis a Deus, honras, paz, segurança. O cristão deve considerar-se prospero quando tem uma família abençoada, esposa e filhos, quando está empregado, quando tem uma casa, um carro por mais simples que seja, quando exerce alguma função ministerial, quando é batizado no Espírito Santo, pelo facto de ser o sal da terra e a luz do mundo. Alguns termos bíblicos que descrevem a prosperidade: “bênçãos”, “bem-aventurado”, “colheita”, “abundância”, “prosperar”.
A fidelidade é a semente para a prosperidade. Todo aquele que é fiel é próspero. Quando se frutifica em fidelidade, entramos na rota da prosperidade em todos os níveis. Nenhum discípulo fiel, que procura frutificar, fica menor na rota do discipulado; sempre será acrescentado pelas mãos daquEle que é cem por cento fiel, o Senhor Jesus Cristo de Nazaré.
Decida frutificar, tornando-se um líder gerador de discípulos fiéis e ouse tomar posse da recompensa que vem com a frutificação dos fiéis.
Portanto Igreja do Senhor: Levanta-te e resplandece por que já vem a tua luz e a glória doa Senhor vem crescendo sobre ti.

Sem comentários:

Enviar um comentário