Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 10 de abril de 2013

No Senhor, podemos ir mais além!


 
Leitura: 2 Crónicas 1:1-13

 A mensagem do cronista, é de esperança, de grande expectativa. Sua intenção é levar todos os filhos de Deus ao arrependimento, restauração e salvação.r(s) were not immune to shaping the historical details to achieve that end.
Segundo o cronista, é um único propósito na vida é buscar a Deus - no culto e na palavra escrita. God's will is determined less by prophetic speakers than by the written word. A vontade de Deus é menos determinada por alto-falantes profético do que pela palavra escrita.
Esta geração precisa de pessoas que não se conformam com a situação imposta. Devemos procurar forças em Deus para levar as pessoas a se arrependerem e a mudarem as suas vidas. Só o evangelho pode fazer esta transformação, mesmo neste tempo no qual a apologia ao pecado é tão normal e tudo é tão liberado.
Muitos cristãos entram no ciclo vicioso da acomodação. Começam lutando, mas, quando se cansam, param e se conformam com o que alcançaram. Passam a acreditar que as grandes bênçãos são somente para os outros. Mas com Salomão não foi assim. Ele teve algumas atitudes especiais que precisamos aprender, quanto a progredir nas bênçãos e vitórias no Senhor.
1.     Como ser mais do que eu sou?
a) Inconformismo
Muitos têm se acomodado nas suas vidas diárias, acreditando estar vivendo na presença de Deus. Entretanto, o que lhes falta é nascer do Espírito Santo. O comodismo faz com que essas pessoas sejam impedidas de recebê-Lo, e por conseqüência as Suas bênçãos, porque não abrem seus corações. Só se pode receber alguma coisa de Deus com o coração aberto e esperançoso, quando você esta ligado em Deus, não apenas para receber algo, mas somente para poder adorá-Lo.
Muitas pessoas que se encontram acomodadas, não se preocupam com essa situação. Acreditam que pelos seus méritos conseguirão realizar seus desejos.
As coisas de Deus vêm pela fé, e só é possível recebê-las através do novo nascimento; isso não acontece simplesmente por mérito pessoal. Se alguém deseja grandes coisas, deve possuir fé na mesma proporção. É por ela que vêm as bênçãos. Mas para isso se torna necessário nascer de novo, pois assim alcançará as promessas contidas nas Escrituras.
Aqueles que continuam vivendo na carne não alcançarão os favores de Deus, ainda que tentem. Paulo, escrevendo aos romanos, deixou claro que o justo viveria pela fé. Se alguém não vive conforme os padrões bíblicos, é porque ainda não nasceu do Espírito Santo, continua a viver na carne, e vivendo dessa maneira, não alcançará as bênçãos divinas.
Salomão estava fortalecido no seu reino e Deus era com ele e o estava abençoando, mas ele não se conformava com isto. Ele convocou seus líderes e foi buscar a Deus porque ele queria algo maior. Não estava satisfeito em ser filho de Davi, nem em ser o rei de Israel. No seu coração algo mais ardia.
Quando Deus quer fazer algo connosco, a primeira coisa que Ele faz é gerar alguma insatisfação em nós. Você está satisfeito com tudo o que Deus tem feito? Saiba que Deus tem algo mais para si!
Temos que sair do nosso conformismo, largar o sucesso e os fracassos do passado, deixar os medos dos desafios e do futuro. Deus precisa da nossa indignação para agir em nossas vidas e não do nosso conformismo. Ele necessita da nossa fé e não das nossas religiões e de nossas vãs filosofias. O autor de toda vida, anseia para que nós nos convertamos a Ele e não que continuemos querendo convertê-lo ao nosso ponto de vista. Examine-se a si mesmo, questione se você está fazendo a vontade de Deus, e o mais importante: Consulte o Senhor, ouça a Sua voz que é como som de muitas águas. Precisamos fazer algo no presente e ter um grande desafio para o futuro! Peça ao Senhor um desafio para a sua vida, família, grupos, ministério. Precisamos acreditar que Deus tem sempre algo mais para nós.
Quando Moisés viu o seu povo oprimido disse: tenho que fazer algo. No início fez algo errado, mas no seu coração havia insatisfação. Neemias foi desafiado a construir os muros de Jerusalém. Sua vida está como você quer? E a sua família? E os seus grupos? E a nossa cidade? Precisamos entender que as coisas podem mudar, podem ser maiores e melhores. Eu posso ser mais do que eu sou agora; posso ir mais além para a glória do Senhor.
b) Buscar mais a Deus.
Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo" (Sl. 42:1, 2). Com poucas palavras simples os Filhos de Coré descrevem uma cena da vida quotidiana que nos ajuda a entender o desesperado anseio do homem justo por Deus.
Sem dúvida, a igreja do Senhor Jesus aqui na terra, está vivendo os seus últimos tempos. Profecias bíblicas vão se cumprindo gradativamente: Violência aumentando, corrupção desenfreada, egoísmo crescente nos indivíduos, tempo de mercadores do evangelho, distorção vergonhosa das doutrinas bíblicas praticadas em muitas igrejas, escândalos nas mais diversas entidades, inclusive em igrejas, aumento espantoso da ciência, diminuição da verdadeira fé, fomes, guerras, terramotos e muitas outras profecias que já estão cumpridas. É hora dos verdadeiros crentes em Jesus, buscar o Senhor; é hora de praticarmos a justiça, de estudar, guardar e praticar a Palavra de Deus, de adquirir mais e mais conhecimento do nosso Deus, de anunciar a tempo e fora de tempo a salvação da alma em Cristo Jesus, de vivermos em vigilância e oração, de dizermos convictamente: Não, ao padrão do mundo, de resistirmos a pregadores mentirosos e interesseiros e “batalharmos pela fé que um dia foi entregue aos santos”. Jesus vem buscar a sua igreja. É hora de buscar o Senhor.
Precisamos de continuar a conquistar; há vitórias em Cristo para nós! Por isso, Salomão fez o que todo aquele que quer crescer deve fazer: buscar mais a Deus! Ao fazer os mil holocaustos, ele estava dizendo: Senhor, estou Te buscando seriamente, porque creio que o Senhor quer fazer algo maior na minha vida.
É tempo de dizer: Senhor preciso de Ti. Quero ganhar as multidões de perdidos para Ti, mas não sei como. Enche-me e ensina-me. Se você está buscando a Deus, Ele não o deixará de mãos vazias. Diga-Lhe: Senhor, quero Te ouvir; quero conhecê-lO mais. Quero experimentar o Deus das coisas grandes da Bíblia. Quero vê-lO agir! Busque-O corretamente, ouça a Sua voz, obedeça-O em tudo e verá a Sua glória.

Para sermos mais do que somos, precisamos pedir corretamente ao Senhor. As coisas grandes não foram para o passado – podemos desfrutá-las hoje! O mais interessado em que você seja mais do que é agora é o próprio Senhor, porque se você for grande, a Igreja dEle será grande e Ele será exaltado na Terra. Salomão queria ser mais do que era, por isso buscou a Deus de todo o coração.
c) Assumir sua identidade em Cristo.
Assumir a identidade de Cristo vai muito além daquilo que possamos achar que é. Assumir a identidades é demonstrar amor ao Pai, é decidir ser o que Ele quer que nós sejamos, é viver pelo que a Bíblia diz. É viver por princípios bíblicos em todo o tempo. Assumir a identidade de Cristo, é viver por fé, é morrer para si mesmo e viver para Deus, é preferir a Bíblia em vez de opiniões.
"Mas vós sois a geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz. Antes vocês nem sequer eram povo de Deus, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam" (1 Pe. 2:9-10).
Todos os que creem em Cristo têm uma nova identidade. É muito importante que o crente tenha em mente o tempo todo o fato de que, quando ele deu a sua vida a Cristo, a sua identidade de fato mudou. O Apóstolo Pedro, como indicado no nosso texto enfatizou este fato. Ele descreveu a identidade dos crentes de quatro maneiras diferentes:
Primeiro, ele disse-lhes que eles são uma geração escolhida. Uma geração é um grupo de pessoas nascidas em torno da mesma época. Em outras palavras, por nascimento eram todas relacionadas. Todos eles nasceram no reino de Deus, da mesma maneira, o que é, através de sua fé em Jesus Cristo. Eles foram escolhidos dentre a multidão, porque eles decidiram crer no evangelho. Assim, a separação e seleção de fato ocorreu. Não só isso, ele queria que eles soubessem que eles também foram um sacerdócio real. Eles podem exercer uma autoridade soberana. Eles podem governar em nome do Deus Todo-Poderoso que é o Rei dos Reis. Eles também podem se aproximar de Deus com questões como sacerdotes. Eles podem vir a estar entre Deus e o homem, que é um privilégio incrível!
Ele também identificou a igreja como uma nação santa. Estas são as pessoas separadas de Deus, um reino no seio das nações do mundo. Depois de relatar tudo o que o apóstolo Pedro acabou por dizer-lhes que eles são um povo peculiar. Eles já não eram os mesmos antigos companheiros. Eles foram feitos diferentes. Eles estavam em desacordo com o comum dos homens não regenerados. E assim de quatro maneiras diferentes o Apóstolo Pedro queria muito deixar claro que as pessoas que creram no Senhor Jesus Cristo, saibam que têm de fato uma nova identidade. Eles já não eram o que eram antes de receberem o Senhor Jesus Cristo como salvador e Senhor.
E tal como aqueles, também hoje todos os que acreditam e continuam alicerçados na palavra do Senhor, esta mudança de identidade se torna evidente. Em Antioquia, somos informados em Atos 11:26 que os discípulos foram pela primeira vez referida como "cristãos" que no seu sentido original da palavra significava "Pequenos Cristos". As pessoas identificavam-nos com Cristo. Elas viram nelas a vida e o caráter de Cristo, o ungido.
Quando acolhemos Jesus em nossa vida como Salvador e Senhor, nós não apenas entramos nesta nova relação com ele, mas também com seu pai. He shares with us this unique sonship. Ele compartilha connosco esta filiação exclusiva. "A todos quantos o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus" (Jo. 1:12, 13).
A vocação do cristão é inserida no mundo em que vive e atua. Ele é chamado a desenvolver sua vocação na história humana.
O cristão tem sua própria identidade, vivendo e agindo no mundo de acordo com sua inspiração, seus valores e sua espiritualidade. A identidade do cristão é um conjunto de características específicas, que qualificam sua vocação e o diferenciam de membros de outros grupos religiosos.
No contexto atual, marcado pelo pluralismo religioso, o cristão é interpelado a assumir sua identidade peculiar. É desafiado a afirmar e cultivar suas convicções, sua forma de celebrar, seu modo de se comportar e sua maneira de atuar.
Chegamos em um momento onde temos que mostrar a nossa identidade, e isso é saber de onde viemos. Muito mais do que mostrar o documento, como um papel, mas mostrar-se com a sua palavra, a sua identidade. Ela é muito mais do que um documento, é um ‘registo da alma’. A Igreja sobrevive por causa desta identidade, nós trazemos as marcas do Ressuscitado. As pessoas precisam reconhecer em nossa alma que somos cristãos.
Assumir a sua verdadeira identidade é um desafio. Pessoas vivem uma vida que não é a sua, tanto em termos sociais, económicos ou mesmo espirituais. A chave inequívoca de paz interior e felicidade tem a ver com: viver a sua verdadeira identidade.
A nossa fé não está fundamentada no sepulcro vazio, mas na fé no Ressuscitado, no testemunho da ressurreição de Cristo.
Outra coisa importante a aprender com Salomão é saber quem você é. Quando Salomão foi diante de Deus, ele disse: eu sei de quem sou filho, que há promessas para a minha vida, que o Senhor me escolheu para ser rei sobre Israel.
Não devemos ouvir o que o mundo diz a nosso respeito: “você é de segunda ordem, não tem a unção, não há promessas para si”. Somos cristãos! Temos o Espírito Santo! Somos vitoriosos em Cristo! O Senhor não privilegia uns poucos. Ele não opera com uns poucos preferidos. Não! Ele também o ama, perdoou-lhe os seus pecados, enviou-lhe o Espírito Santo, está consigo e também o vai usar!
Só precisamos aceitar que somos filhos de Deus e que a bênção e a prosperidade são para nós. Precisamos entender quem somos em Cristo. Não somos de segunda classe. Somos filhos do Rei dos reis. Tome a decisão de viver na dimensão que Deus quer que você viva! Se você crer, o inimigo terá grandes e graves problemas.
Você precisa saber quem é em Cristo, para que possa viver uma vida cristã de sucesso. A identidade de Cristo deve ser revelada em nós de todas as formas. No falar, no sentar, levantar, caminhar, no fazer, no vestir, no pensar, no reagir...
The more you agree with God about your identity in Christ, the more your behaviour will reflect your God given identity.Quanto mais você concorda com Deus sobre a sua identidade em Cristo, mais o seu comportamento vai refletir a sua identidade dada por Deus. Learn to see yourself as God sees you.Aprenda a se ver como Deus o vê. Aceite o que Deus diz sobre si e tornar-se a pessoa espiritual que você é. A opinião de Deus é a única that counts.que importa.
Understanding who you are in Christ will give you a strong foundation toCompreender quem você é em Cristo, dá-lhe uma base sólida para cbuild your life on.cconstruir a vida sobre a rocha. Knowing who you Saber quem é em Jesus é a chave para uma vida cristã de sucesso.
Your identity doesn't depend on something you do or have done.Sua identidade não depende de algo que faz ou fez. Your true identity is who you are in Christ. Sua verdadeira identidade é quem você é em Cristo.
When you are in Christ you are a new creation, the old has passed away. Quando está em Cristo, você é uma nova criatura, as coisas velhas já passaram. It's time to stop living out of who people say you are and take hold of the truth of God's word. É hora de parar de viver fora do que as pessoas dizem que você é e ter de segurar a verdade da palavra de Deus.
d) Decida fazer as grandes coisas que Deus tem para si.
A vida é curta demais para se pensar pequeno. Ultrapasse as suas fronteiras." A maioria das pessoas pode fazer mais do que pensa que pode, mas em geral faz menos. Nunca se sabe o que se pode fazer até que se tente. A Bíblia diz; "O que é impossível para os homens é possível para Deus" (Lc. 18:27). Elimine o que o impede. Quando alguém escala a árvore mais alta, conquista o direito aos melhores frutos. Nunca diga nunca. Nunca é algo muito distante e incerto, e a vida é rica demais em possibilidades para que seja restringida dessa forma." Crer na impossibilidade de algo faz com que tal coisa se torne impossível. Pense em quantos projetos maravilhosos deixaram de ser concretizados por causa de uma mentalidade estreita; ou em outros tantos que foram inviabilizados desde a sua conceção por pura covardia. Todas as coisas são possíveis até que se comprovem impossíveis — e até mesmo o impossível pode assim o ser apenas por este instante. Tenha sonhos elevados, pois na medida em que os tiver, assim você se tornará. Sua visão é a promessa daquilo que deverá desvelar. Sempre tem alguém fazendo o que outra pessoa dizia ser impossível. Ouse pensar no impensável. Desenvolva uma capacidade ilimitada de ignorar o que outras pessoas acreditam que não possa ser feito. Não brote simplesmente onde está plantado. Floresça onde está plantado e dê frutos. Há sempre espaço mais acima. Ninguém pode predizer a que alturas você pode chegar. Nem mesmo você poderá saber, até que abra totalmente as suas asas.
No instante em que você assumir um compromisso definitivo, Deus também começará a se mover; e tudo o mais contribuirá para ajudá-lo, de um modo como jamais ocorreria sem a sua determinação. Edgar Roberts afirmou: "Toda a mente humana é um poder latente até que seja despertada por um profundo desejo e por uma resolução determinada para realizar algo." Kenneth Blanchard observou: "Existe uma diferença entre estar interessado e assumir um compromisso. Quando você se interessa por alguma coisa, só a faz se ela for conveniente. Quando assume um compromisso com alguma coisa, não aceita desculpas, apenas resultados". A falta de determinação já causou mais fracassos do que a falta de inteligência e de habilidade.
Ser destinado para a grandeza requer assumir riscos e se defrontar com grandes perigos. Nenhum risco é grande demais para impedir que uma obra necessária seja realizada. Sempre que se encontrar com alguém bem-sucedido, garanto que essa pessoa correu riscos e tomou decisões corajosas. O sucesso sempre favorece o corajoso. O mundo é um livro em que aqueles que não correm riscos leem só uma página. Recuse-se a seguir a multidão excessivamente cautelosa, que sempre joga para não perder. Jogue para ganhar. Toda a aquisição nobre é acompanhada de seus riscos; aquele que teme se encontrar com estes últimos não pode esperar obter a primeira. Ouça o que afirmou Tommy Barnnet: "Muitas pessoas realmente creem que estão andando pela fé quando não existe risco algum; entretanto, a verdade é que, quanto mais você anda com Deus, maiores são os riscos." Se você nunca, durante toda a sua vida, se viu assustado, desconcertado, desapontado ou ferido, você nunca correu qualquer risco. Para que a sua vida melhore algum dia, você terá que correr alguns riscos." Simplesmente não existem meios de crescer sem se arriscar. Você correrá o risco de melhorar a sua vida somente se acreditar em assumir riscos.
Faça mais do que existir. Viva. Faça mais do que escutar. Ouça. Faça mais do que concordar. Coopere. Faça mais do que falar. Comunique-se. Faça mais do que crescer. Floresça. Faça mais do que gastar. Invista. Faça mais do que pensar. Crie. Faça mais do que trabalhar. Distinga-se. Faça mais do que repartir. Dê. Faça mais do que decidir. Diferencie. Faça mais do que considerar. Comprometa-se. Faça mais do que perdoar. Esqueça. Faça mais do que ajudar. Sirva. Faça mais do que coexistir. Reconcilie-se. Faça mais do que cantar. Adore. Faça mais do que pensar. Planeje. Faça mais do que sonhar. Realize. Faça mais do que enxergar. Perceba. Faça mais do que ler. Aplique. Faça mais do que receber. Retribua. Faça mais do que escolher. Concentre-se. Faça mais do que desejar. Creia. Faça mais do que aconselhar. Ajude. Faça mais do que dizer. Transmita. Faça mais do que encorajar. Inspire. Faça mais do que adicionar. Multiplique. Faça mais do que mudar. Aprimore. Faça mais do que alcançar. Estenda. Faça mais do que refletir. Ore.
Como Salomão, nada peça ou faça para seu império pessoal. Salomão decidiu ser mais em Deus para abençoar seu povo. Por que é que você quer a unção para um ministério de multidões? Você quer ser grande e próspero para a sua própria glória? Para inflamar seu ego?
O Senhor lhe diz: “Se queres que Eu te faça grande deverá ser para me servires e glorificar meu nome”. O caminho mais rápido para sermos cristãos de êxito é servirmos ao Senhor com o propósito de glorificar Seu nome e abençoar os outros! A bênção é para todos os que creem, e o tempo da benção de Deus é agora, no momento em que crê! "...os montes destilarão mosto e todos os outeiros se derreterão...", quando cremos, recebemos benção sobre benção, porque todos têm a oportunidade de servir ao Senhor.
A benção é para todos os que creem em Cristo Jesus. Quem não crê nEle; quem não o busca; quem não o segue, ele ou ela não participará desta salvação.
Quando um discípulo começa o seu grupo, automaticamente a unção e a bênção o alcançam. Sonhe em fazer parte de uma igreja onde todos, inclusive você, estejam sob a unção e a bênção do Senhor. Todo o filho e filha de Deus têm a oportunidade de ser mais do que é agora. Decida ir mais além, em Cristo Jesus.
O salmo 133 fala sobre a unção que recebemos por fazer parte do Corpo de Cristo: "Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes. É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o Senhor a sua bênção e a vida para sempre" (vs. 1-3). Aleluia!
A unção é de suma importância para a bênção de Deus, e o ungido recebe do Senhor uma comissão muito especial. Esse salmo mostra que, quando Cristo, que é a Cabeça, foi ungido, o óleo precioso desceu por todo o Corpo. Aleluia!

Sem comentários:

Enviar um comentário