Número total de visualizações de páginas

domingo, 21 de abril de 2013

Precisamos de Crescer!


Introdução
O relacionamento pessoal com Deus é o ponto de partida e o estudo da Sua Palavra nos dá as diretrizes para o percurso. Precisamos também de lentes bíblicas para avaliar as ideias da nossa cultura e ter discernimento para lidar com os problemas.
Não basta conhecer. É preciso crescer. O crescimento cristão é evidenciado pela habilidade de relacionar as verdades bíblicas com a vida diária e lidar com as responsabilidades, os relacionamentos interpessoais e também as pressões do quotidiano.
Vidas em transformação são instrumentos para encorajar o crescimento em outras vidas. Elas são modelos de progressão, engajados na mutualidade cristã. À medida que amadurecemos, crescemos no amor e na habilidade para aproveitar as oportunidades com sabedoria.
Deus não nos dá apenas uma nova vida em Cristo, mas Ele continua fielmente a operar uma transformação em nós, dia a dia, para sermos cada vez mais semelhantes a Cristo até que um dia seremos como Ele é, quando o encontrarmos face a face.
Costumamos ver o evangelho de Cristo apenas como a “porta” para a vida eterna. O evangelho, porém, é muito mais! Ele não apenas nos liberta da pena do pecado, mas nos liberta do poder do pecado e deve moldar cada aspecto da vida do cristão. Crescer em Cristo significa ver com maior nitidez a santidade de Deus e também o nosso pecado. E por causa da graça de Deus em Cristo, não precisamos temer nem desanimar. Nossa esperança não está na nossa capacidade ou bondade, nem na expectativa de que Deus abaixe Seus padrões de santidade, mas na obra perfeita de Cristo, “a nossa justiça, santidade e redenção” (1Co. 1:30).
Um quadro da verdade bíblica sobre mudança e crescimento na vida cristã é, portanto, fundamental para dar rumo à caminhada e superar os obstáculos. Precisamos de crescer espiritualmente, para que não fiquemos estagnados, presos à nossa própria ignorância espiritual, para que não sejamos enganados por falsos profetas nem levados por ventos doutrinários, desviando-nos da vontade de Deus para a nossa vida e perdendo a salvação e a nossa herança em Cristo.
Atente para as palavras do apóstolo Pedro: “Antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Pe. 3:18). Por que o apóstolo disse que, antes de qualquer coisa, devemos crescer na graça e o conhecimento constitui o princípio para uma vida espiritualmente saudável na presença de Deus.
O que Pedro queria dizer é que, se não crescermos na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, seremos facilmente enganados pelas mentiras, falácias, sofismas dessa sociedade sem Deus e pelas heresias ensinadas por falsos mestres e falsos profetas, sendo levados, mesmo que involuntariamente, ou a ignorar a verdade bíblica ou a interpretá-la de maneira incorreta, podendo perder a nossa salvação e a vida eterna.
Você deseja crescer e amadurecer espiritualmente? Então, prepare-se. Todo o crescimento segue um curso natural e está sujeito a certas leis e alguns princípios. Caso contrário, aparecem, anomalias, defeitos, deformidades.
Você precisa de estar ciente disso e estar disposto a passar por esse processo que o levará ao crescimento. Caso contrário, será um cristão medíocre.
Não podemos perder de vista que a nossa vida não se esgota aqui, mas se completará na eternidade, sob pena, como diz a Bíblia, de sermos os mais miseráveis de todos os seres humanos.
Como crescer espiritualmente?
Estudando e aplicando a palavra de Deus, assim como comemos e exercitamos o nosso corpo para crescermos.
Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que por ele vos seja dado crescimento para salvação” (1 Pe. 2:2). A comida é essencial para o crescimento de todos os seres vivos. Para alimentar o espírito do homem exige-se estudo e meditação da palavra de Deus. Há várias coisas a serem lembradas sobre uma alimentação correta.
Primeiro. A alimen-tação deve acontecer regularmente. Geralmente, pode-se ficar com “fome” após apenas algumas horas sem comer. E nós? Nos alimentamos diariamente com as palavras de Deus?
Segundo. Toda a pessoa deveria ter uma alimentação adequada  equilibrada. Alimentando-se somente de cereais e de nenhum legume, não haverá bom crescimento do homem. Devemos estudar todas as partes da palavra de Deus.
Terceiro. É bom ficar atento aos aditivos; estes são muitas vezes prejudiciais à saúde. Paulo pregou as puras palavras de Deus sem as alterar (2 Co. 4:2). As observações feitas por vários homens nas Escrituras podem vir a ser de grande ajuda. Não devemos nos deixar ser levados pelos ensinamentos do homem e sim pelas palavras de Deus.
O exercício é outro componente vital para o crescimento (He. 5:12-14). O exercício em si envolve o uso da comida que engerimos; espiritualmente, aplicamos os ensinamentos de Deus em nossas vidas. Por exemplo, lemos que devemos viver sensata, justa e piedosamente (Tt. 2:12); precisamos, então, de nos comportar desta forma. Devemos permitir que a aprendizagem de nossos estudos, mude nossas vidas.
Nosso objetivo no crescimento está manifestado em 2 Coríntios 3:18, o de ser transformado na imagem de Cristo. Este é um grandioso objetivo. Que cresçamos nesta direção!
À luz da primeira epístola de Pedro, vemos que a nossa regeneração se deu por meio da Palavra de Deus como uma semente divina plantada em nós: “Pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente” (1 Pe. 1:23). Assim sendo, podemos ter uma viva esperança pela qual ganhamos uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível (vs. 3-4). Uma vez que já temos a semente divina plantada em nós, precisamos dar oportunidade a essa semente de crescer.
A Palavra de Deus é a semente que foi plantada em nós e em nós permanece eternamente. Em nosso interior ela começa a germinar, criar raízes e crescer. Depois floresce e dá fruto. Tudo isso vem a partir da regeneração. Em outras palavras, por meio da regeneração foi plantada uma semente em nós, que é o próprio Deus. Essa semente entrou mediante Sua Palavra viva: “Pois toda carne é como a erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor; a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada” (vs. 24-25). A fase mais bela da erva é quando ela cresce e dá flor; porém a erva logo murcha e a sua flor cai. A glória da erva dura muito pouco. Contudo a Palavra de Deus, como semente divina, permanece eternamente.
A Primeira Epistola de Pedro fala que a vida precisa de crescer para que a natureza de Deus se manifeste. A semente foi plantada em nós por meio da Palavra viva. Enquanto Pedro nos fala que fomos regenerados (e isso se deu por meio da ressurreição do Senhor dentre os mortos), o apóstolo João nos mostra como a semente é gerada e se desenvolve em nós.
Com respeito à regeneração, o apóstolo João menciona a visita de Nicodemos ao Senhor Jesus e as palavras ditas sobre a regeneração. Nicodemos era uma pessoa de alta cultura no mundo e arraigado na religião judaica, pois era um fariseu e principal dentre os judeus. No entanto, ao saber que Jesus veio, ele quis ouvir do Senhor sobre coisas das quais não sabia, pois reconhecia que o Senhor Jesus viera da parte de Deus (Jo. 3:1-2). Os fariseus representam, dentro do judaísmo, um grupo de pessoas que se dedicam especialmente ao assunto de como adorar a Deus.
Em nosso conceito humano, somos levados a pensar que quem precisa de regeneração são as pessoas de péssima conduta ou miseráveis. Contudo, nessa história, vemos o Senhor mencionar a necessidade da regeneração a alguém de grande capacidade e boa índole. Isso quer dizer que mesmo aqueles com elevado padrão moral também precisam de nascer de novo.
Nós precisamos de nos tornarmos semelhantes a Cristo, deixarmos o caráter de Cristo ser formado em nós, pois nós ostentamos o Seu Nome. Por isso precisamos de andar assim como Ele andou, ter as atitudes de Cristo, enxergar como Deus enxerga. A Bíblia nos dá alguns exemplos de homens que cresceram: Profeta Samuel (1 Sm. 3:19), Davi (1Cr. 11:09), etc. E se esses homens cresceram, todos nós precisamos de crescer, atingindo o estado de madureza.
Crescer mais não consiste só em conhecimento das Escrituras mas em experiência de vida, como disse José: “Deus me fez crescer na terra da minha aflição”.
Mas como crescer mais?
Encontramos a resposta na Escritura seguinte: “E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude, a ciência, e à ciência, a temperança, e à temperança, a paciência, e à paciência, a piedade, e à piedade amor fraternal, e ao amor fraternal, a caridade. Porque se em vós houver e aumentarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo” (II Pe. 1:5-8).
E se isto não for levado a sério jamais desfrutaremos da Graça e Paz com nós mesmos, com os nossos irmãos e principalmente com Deus.
 Vale a pena buscar o crescimento espiritual e participar de todo este processo de amadurecimento cristão, mesmo que haja percalços e pressão do diabo. Seja firme, constante e abundante na obra do Senhor. Almeje ser a cada dia um crente melhor. Se cair, saiba que Deus irá levantá-lo, sustentá-lo e elevá-lo a patamares superiores.
Mas lembre-se de que Deus não nos dá algo porque acha que somos mais bonitos ou educados do que outros irmãos. Existem níveis, etapas, que eu e você temos de nos esforçarmos para alcançá-los. Vamos, então, crescer para que o nome do Altíssimo seja louvado e engrandecido em nossa vida e por meio dela. É tempo de crescer! Receba esta palavra e que o Senhor o abençoe e o faça prosperar em todas as áreas!

Sem comentários:

Enviar um comentário