Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Fé: Semente para vencermos as circunstâncias adversas!


 
Leitura: Mateus 14:22-32

 A nossa caminhada espiritual é recheada de desafios de fé. Este texto bíblico, que agora vamos considerar, concentra a atenção na natureza e caráter da fé e na importância de termos uma compreensão correta dela. Jesus terminara de fazer a primeira multiplicação dos pães e peixes. Depois de um dia de muita agitação e trabalho, Jesus, enquanto liberava a multidão, manda seus discípulos, certamente ainda extasiados, entrarem num barco e atravessar o mar da Galileia, porque ele queria um momento a sós com Deus.
 Era algo comum as poderosas tempestades violentas caírem repentinamente sobre o Mar da Galileia, quando o ar seco e frio das alturas circundantes desciam para atender a humidade, o ar mais quente sobre o lago. Apesar do início de uma dessas tempestades e do perigo iminente de que o barco em que estava naufragasse devido à entrada de água, Jesus permaneceu dormindo, na popa. Possivelmente, devido à exaustão provocada por um período de muito e intenso trabalho ministerial. Foi precisamente essa tempestade repentina que provocou o famoso milagre de Cristo, de acalmar a tempestade.
Certamente os discípulos, que já haviam, provavelmente, enfrentado outras tempestades repentinas e violentas como aquela, estavam extasiados com o milagre que acabaram de participar. Ficaram apavorados ao verem Jesus acalmar a tempestade e perguntaram uns aos outros: “Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?” (v. 41). Eles não conheciam quem Jesus de facto era e não sabiam o que ele poderia fazer. Por isso, ficaram profundamente impressionados com o milagre. Talvez estivessem até se questionando quanto à fé de cada um, enquanto o barco deslizava no mar em direção à margem oposta. No entanto, aqueles discípulos que acabaram de participar de tão grande milagre com Jesus, não imaginavam que os aguardava uma das mais significativas experiências de fé com o Senhor naquele mar.
1.     O cristão e o mar das realidades:
Assim como Jesus e os seus discípulos no Mar da Galileia, em nossas vidas, podemos ser surpreendidos por tempestades repentinas e violentas (perda de um emprego, descoberta de uma enfermidade, fim de um relacionamento, etc).
Embora muitos não queiram ou não gostem de admitir, há duas grandes verdades que precisamos considerar:
a) O milagre de hoje não é necessariamente o último na nossa vida.
Nós só poderemos realizar o Impossível de Deus, quando houver ação e manifestação do poder de Deus na nossa vida. Quando a graça de Deus começa a agir na nossa vida, a coragem, e a força natural precisam ser retiradas para que Deus possa agir acalmando os nossos temores e as nossas dúvidas.
Na nossa vida espiritual, existem regras e procedimentos essenciais para que possamos alcançar o Impossível. Todos nós temos grandes desafios e sonhos de Deus. A Bíblia nos ensina que sem a ajuda do Senhor, seria impossível conseguirmos vencer certos desafios por meios próprios. Mas então, o que nos leva a fracassar quando buscamos o Impossível? É bom lembrarmos que nesta caminhada haverá os fantasmas que procurarão nos deter: Haverá o Medo, A Falta de Coragem, A Indecisão, O Comodismo, A Falta de Fé e A Falta de Compromisso.
A fim de nos ensinar sobre a Sua própria suficiência em nossas vidas, o Senhor envia-nos muitas vezes em direção a alguma situação que Ele sabe que vai frustrar-nos, que vai fazer-nos trabalhar e trabalhar, e ainda, deixar-nos sentir como se estivéssemos em lugar algum. E então, finalmente, Ele vem, andando acima de tudo. He does this to us because He loves us, and knows how bad it is for us to rely on our own strength and resources. Ele faz isso para nós, porque Ele ama-nos e sabe como é ruim para nós contar com as nossas próprias forças e recursos. He wants to wean us of our trust in ourselves, and to learn to lean on Him alone. Ele quer afastar-nos da nossa confiança em nós mesmos, e que aprendamos a nos inclinarmos sobre ele.
Jesus mostra que está muito acima das circunstâncias em nossos momentos de frustração. We get nowhere so long as we rely on ourselves. Nós não chegaremos a lugar algum, se contarmos apenas connosco. Mas nós superaremos nossas frustrações quando aprendermos a manter nosso foco em Deus.
Há momentos em que a impressão que temos é a de que já vimos tudo, principalmente quando a experiência atual é forte e impactante. É possível que ao serem despedidos por Jesus e exortados a tomarem o barco, os discípulos estivessem achando que já haviam visto tudo, em termos de milagres. Talvez tenham entrado naquele barco achando que nada de mais maravilhoso lhes poderia acontecer, afinal, eles foram feitos por Jesus os agentes do milagre da multiplicação dos pães e peixes.
Foi sem dúvida uma grande experiência, mas o Senhor não permitiria que fosse a última. Precisamos entender que, na caminhada com Jesus, os milagres precisam ser a nossa expectativa constante dia a dia. Eles nem imaginavam que naquele barco teriam mais uma grande experiência com o Senhor. Não podemos nos consolidar no facto de que o sobrenatural de hoje é único ou o último em nossas vidas e histórias.
b) Nosso barco pode enfrentar tempestades.
A vida não é perfeita. Está um dia para cima e outro para baixo. E, geralmente, em algum lugar entre os outros. E se a vida fosse perfeita? No problems, no trials, no temptations, no pain, no suffering. Sem problemas, sem julgamentos, sem tentações, sem dor, sem sofrimento. Everything just so-so. Tudo apenas assim-assim. Sempre na montanha, nunca no vale. Você poderia suportar isso? Eu não penso assim. Aqueles tempos no vale tornam as montanhas mais doces! Você não concorda?
Sometimes it is hard to see God through the storm and you long for the day to be bright and clear with a brilliant blue sky.Às vezes é difícil ver Deus através das tempestades e ansiamos que o dia seja brilhante e claro, com um céu azul brilhante. Nossa esperança nunca está no vale.
Mas, mesmo estando na rota que Jesus traçou podemos atravessar momentos de tempestades. É quase certo que os discípulos não podiam imaginar que depois de participarem de tamanha manifestação do poder de Deus, fossem experimentar uma situação tão crítica. Os discípulos estavam em obediência a Jesus, isto é: no lugar onde Jesus queria que eles estivessem. Por isso, sendo quem eram e estando onde estavam, seria razoável imaginar que a viagem deles tinha tudo para transcorrer sem atropelos.
No entanto, a verdade é que mesmo no barco da fé, muitas vezes não estamos livres das circunstâncias desagradáveis. Ainda que no centro da vontade de Deus, muitas vezes discípulos sinceros terão de enfrentar situações desagradáveis, que assolam o barco. Os apóstolos não sabiam, mas estavam prestes a mais uma vez serem provados na fé. Muitas vezes, mesmo fazendo a vontade de Deus, teremos ventos contrários no nosso caminho, passamos por tempestades, onde parece que Deus não está nele e não pode ser alcançado.
É uma maneira de Jesus mostrar-se que está acima da crise que enfrentamos na vida. Podemos ser incomodados, mas ele não está preocupado, no mínimo. Podemos gritar de medo, mas Ele não apresenta medo. Em vez disso, no meio das circunstâncias que nos levam a ser incomodados e em que gritamos de medo, Ele passeia-se calmamente e fala três coisas maravilhosas para nós.
Em primeiro lugar, Ele diz: "Tende bom ânimo", isto é, ser feliz. We can be happy—no matter what the troubling circumstances—because of what He says next; “It is I”. Nós podemos ser felizes, independentemente das circunstâncias preocupantes, porque ele diz: "Sou eu". We could never be of good cheer if it wasn't Him; but because He is always at hand, we can always be of good cheer—even in the most fearful of circumstances. Nós nunca poderíamos ter bom ânimo sem ele, mas Ele está sempre connosco, por isso podemos estar sempre de bom ânimo, mesmo na mais terrível das circunstâncias. E, finalmente, Ele nos ordena: "Não tenhais medo." Nós podemos realmente abandonar todo o medo. Podemos realmente estar em paz. As circunstâncias estão todas em Suas poderosas mãos.
Uma vez que só o Senhor é Deus, não tente realizar a obra na força do seu braço. Reconheça sempre os seus limites. Você só descobre o tudo posso, quando antes descobrir o nada posso. Só podemos dizer tudo posso naquele que me fortalece, quando reconhecermos que não podemos.
2.     Os ventos contrários.
Muitas vezes, apesar de crermos em Cristo e tentarmos seguir seus ensinamentos de esperança, nós começamos a ver todas as tribulações e preocupações em nossas vidas também.
São vários os ventos que se levantam contra a nossa trajetória de fé, açoitando nosso barco, mesmo quando estamos na rota da obediência. São as circunstâncias desagradáveis e, geralmente, inesperadas que se colocam no nosso caminho, podendo nos impedir de progredir e alcançar o alvo, a outra margem. O Senhor, com certeza sabe da existência desses ventos contrários e espera que nos posicionemos da forma correta, baseados na fé.
Na nossa vida, quando é o momento de passarmos para o outro lado da margem, as circunstancias ao nosso redor se levantam como barreiras intransponíveis ao nosso romper. Tais ventos contrários têm o poder de nos fazer medo e nos paralisar, pois rugem forte e nos jogam de um lado para o outro, fazendo-nos acreditar que chegamos ao fim. Os nossos sentidos se tornam um grande inimigo nestes momentos, pois são janelas de nossa alma, e trazem todo o tipo de ingerência contrária às nossas decisões espirituais. Podem ser: a exclusão ou perda de um emprego, as crises conjugais e familiares, as doenças, as crises financeiras, pela diminuição contínua da economia, as deceções, as feridas emocionais, os traumas. These circumstances might come in the form of physical illness, either ourselves or through a loved one.Sentimo-nos impotentes durante estes tempos - se nos concentrarmos sobre a crise.
Eles se levantam nos impedindo de prosseguirmos na rota de Deus para as nossas vidas. Há momentos em que os ventos contrários são tão fortes, que até a revelação da presença do Senhor, no tempo da crise, fica obscurecida e deturpada. Os discípulos estavam tão afligidos pela tempestade, que confundiram o Senhor com um fantasma, isto é: confundiram a Verdade com a mentira. Muitas vezes o medo causado pelos ventos contrários nos cega para a real possibilidade da operação sobrenatural do Senhor. Muitos estão assim, no meio da crise, cheios de medo, preocupados em colocar o barco no rumo e não conseguem identificar a presença salvadora e libertadora do Senhor Jesus, confundindo-O com o inimigo ou com devaneios na mente confusa e oprimida pelas circunstâncias.
3.     Fé: Semente para vencermos as adversidades!
Muitas vezes, quando estamos lidando com a adversidade, podemos achar que nossa fé está deslizando. It can be hard to believe that things will work out, especially if it seems that everything is against you. Pode ser difícil acreditar que as coisas vão funcionar, especialmente se parece que tudo está contra nós. Quantas vezes você já deixou que as preocupações da vida lhe tirassem os olhos de Jesus! A única coisa visível são as adversidades que está atravessando. What little faith you have is shaken! O pouco que tem da fé, está abalada! Tem dúvidas e chama por Jesus "Salva-me desta tempestade"! Proverb 24:10 "If thou faint in the day of adversity, thy strength is small". Provérbio 24:10 diz: "Se te mostrares fraco no dia da adversidade, a tua força é pequena". How's your strength? Como está a sua força? Deus nos oferece muito incentivo por meio de sua palavra. Isaiah 43: 1 & 2 lets us know that God is with us always. Isaías 43:1-2 permite-nos saber que Deus está sempre connosco. "Mas agora, assim diz o Senhor que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, Eu te remi, chamei-te pelo teu nome. Tu és meu. Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando atravessares os rios, eles não te encobrirão. Quando andares através do fogo, não te queimarás; nem a chama te deixará em brasas". You don't ever have to doubt his presence. Quando a fé se torna uma chama na mente do homem, ele vê a luz desta chama de que não existem situações impossíveis. He knows that there is a way through every difficulty.” Ele sabe que há um caminho através de todas as dificuldades.
Há certas adversidades que só venceremos, pela intervenção sobrenatural de Jesus. No entanto, nesses momentos, muitos podem duvidar do mover sobrenatural do Senhor, por causa do medo que os “ventos” trazem. Pedro e os demais passaram por isso: íntimos do Senhor, presenciaram muitos milagres, mas na hora da “sua” crise, duvidaram da provisão sobrenatural de Jesus. Mas você não tem que duvidar de sua presença. Ele o criou, ele o chama pelo seu nome, você foi redimido pelo sangue de Jesus. Ele estará consigo, seja no fogo ou na água. Do you believe that? Você acredita nisso?ver doubt this precious passage?
A dúvida vem porque a fé é pouca. Mateus 8:26 dá conta de outra tempestade. Mas ele diz que Jesus repreendeu os ventos e o mar e houve uma grande calma! Você confia nele para acalmar as tempestades?
O Senhor nos conhece e um dos Seus propósitos é termos experiências libertadoras. Para isso nos leva a darmos passos de fé, para um encontro seguro e libertador com Ele. Porém, só colocarei meus pés no caminho da fé, só terei uma caminhada vitoriosa, se mantiver os meus olhos fixos no Senhor. Todas as vezes que desviarmos os olhos do Senhor, nossa fé se abalará, nossos pés vacilarão e as circunstâncias nos vencerão.
Pedro foi chamado por Jesus, no momento da crise, para andar por cima das circunstâncias. Enquanto seus olhos estavam postos no Senhor, teve fé para o sobrenatural acontecer em sua vida, andou sobre as águas e pode ver o poder de Deus; quando seus olhos se fixaram nas circunstâncias, fracassou na fé, viu a força do vento (inimigo), teve medo e começou a naufragar. O medo é o contrário da fé. Fixar-se nas circunstâncias gera medo, insegurança e naufrágio. Fixar-se no Senhor, mesmo nos momentos de crise, gera fé, segurança e vitória. Quando ficamos olhando para as situações das nossas vidas, o que é pequeno se torna maior do que nós e a angustia toma conta dos nossos corações. Mas quando olhamos para Deus, para as maravilhas que Ele fez e que ainda faz em nossas vidas, recebemos Dele a consolação para nossos corações e a coragem de enfrentarmos nossas situações.
Lembremo-nos que a única forma de nos elevarmos acima da crise dos tempos de vida é mantermos nosso foco naquele que nos ama infinitamente e que realmente habita num vitorioso reino muito acima das circunstâncias.
Se quisermos alcançar o Impossível de Deus, temos que manter os olhos em Cristo e confiarmos no seu Poder e sua Graça. Jamais devemos olhar para nós mesmos, e para os que nos rodeiam como também para as dificuldades que nos cercam. Confrontemos os nossos medos, problemas, dificuldades, limitações, pois a vontade de Deus é que o Seu poder esteja constantemente operando em nossas vidas. Não se preocupe se não está sabendo como enfrentar ou dominar a situação. Jesus estará ao seu lado! Você pode até olhar para os ventos e o agitar das águas, mas através de sua fé, Jesus lançará fora todos os seus medos. Portanto, você não vai se afundar nas águas. É hora de vencer os seus limites! Esse vai ser o momento de começar a viver o Impossível de Deus! Acredite! Tenha Fé!
Em 1 Jo. 4:18 lemos assim: “No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor”. Ora, não é hora de hesitar nem tampouco vacilar. Quando duvidamos é porque o nosso foco não está totalmente em Jesus. As palavras que encorajaram Pedro, é para si também!
Não importa como esteja o barco da sua vida, casamento, família, ministério, finanças, sonhos e nem o tamanho do último milagre da sua história. Se quisermos alcançar o Impossível, é preciso afastar o medo, a insegurança, a impaciência, a inquietação, a dúvida, o pavor, a incredulidade e as ameaças. O Senhor Jesus, hoje vem até si para desafiá-lo a dar seu passo de fé e ir na Sua direção, para estar nas Suas mãos, numa posição de segurança e consolo e verá que não tem sensação e emoção maior do que andar nas águas com o Senhor! Creia que quando você se encontra com o Senhor, mesmo no meio da crise, Ele entrará consigo no barco da sua vida pessoal, casamento, família, ministério, finanças e aquele vento contrário cessará e a outra margem, o alvo que parecia inatingível, será a mais pura e segura realidade. Dê seu passo de fé agora mesmo; tire, por um momento, os seus olhos do mar agitado e dos ventos fortes e se fixe exclusivamente no Senhor, porque algo sobrenatural começará a acontecer. Aleluia!
Eu creio. E você crê também? Amém!

Sem comentários:

Enviar um comentário