Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Para Deus Agir, é Necessário Atitude!

         “E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona. E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa. E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram. E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. E todo o povo o viu andar e louvar a Deus; E conheciam-no, pois era ele o que se assentava a pedir esmola à porta Formosa do templo; e ficaram cheios de pasmo e assombro, pelo que lhe acontecera” (At. 3:1-10)

Uma das verdades que salta das Escrituras Sagradas é a de que Deus não faz aceção de pessoas. Não existe uma única pessoa que seja mais amada por Deus do que a outra.

Pelo contrário, Ele ama a todos igualmente. Ele ama e deseja intervir em sua vida. Um exemplo disso está no livro de Atos, no capítulo 3, quando dois discípulos, Pedro e João, subiram ao templo, em Jerusalém para orarem. Segundo o texto sagrado, era trazido todos os dias, para ser colocado à porta, um homem coxo de nascença.

Pedro e João eram muito diferentes um do outro na idade, no dom e no ponto de vista. Eles tinham sido rivais; agora andavam juntos. E esse incidente ocorreu às três horas da tarde. Ao subirem os degraus do templo para a oração, provavelmente recordavam as muitas vezes em que o Mestre andava com eles. Mas aí perceberam, que Ele ainda estava tão perto deles como antes; que como sempre, iriam encontrar muitas pessoas tanto no templo como no trajeto até ele; pessoas já conhecidas, como aquele homem com problemas físicos de nascença, que diariamente era colocado junto à porta Formosa do templo para pedir esmolas, e, assim também, se tornariam os meios para ligar este homem paralítico ao glorioso poder de Cristo para dar-lhe saúde.

Aquele homem estava ali para ganhar algo, porque não conseguia trabalhar. Suas pernas eram tortas e atrofiadas, ele não andava, mas se arrastava. Todos os dias ele ia ao templo para pedir esmolas. Quem sabe a sua vida tem sido assim também. Vai ao templo para pedir esmolas (espiritualmente falando). Vê outros entrando e saindo e levando a bênção. Uns chegando com o semblante descaído, e quando sai, carrega a alegria do Senhor. Conhece tanta gente que conhece a Jesus, tão cheia de vida, tão cheia de alegria, porém você sempre etá se arrastando, apenas se arrastando.

Tudo indicava que seria um dia como tantos outros na vida daquele homem. Entretanto, embora ele não soubesse, aquele dia jamais seria um dia comum. Não seria comum por causa dele, nem pelas esmolas que pedia, mas porque duas pessoas, agora incomuns, cruzariam o seu caminho.

Por certo ele conhecia Pedro e João e, provavelmente, deles já deveria ter recebido alguma esmola, mas naquele dia, o Senhor preparara algo sobrenatural para mudar a sua vida. Aquele que seria mais um dia de rotinas, frustrações e fracassos se tornou no dia mais significativo na vida daquele necessitado.

Pedro e João sabiam que aquilo que determinassem em o Nome de Jesus, o próprio Jesus o faria. Quando o mendigo lhes pediu esmola, aproveitaram a ocasião e usaram o Nome de Jesus. É interessante notar que eles não deram um sermão, dizendo-lhe que estava sofrendo porque esta era a vontade de Deus, nem lhe disseram nada mais a não ser a ordem para que, em Nome de Jesus, ficasse bom.

A porta era formosa, mas não podia curar. Beleza e arte só não bastam; é preciso mais. Podemos não ter a inteligência brilhante, nem o discurso de ouro de Crisóstomo, mas precisamos de ver que temos alguma coisa a dar a um mundo paralisado e agonizante. Devemos andar entre os homens de tal modo que os levemos a ficar na expectativa de que temos algo a dar-lhes, então, demos-lhes Jesus. O coxo precisava de forças e esse é o dom divino do evangelho. “É o poder de Deus para a salvação”. O Salvador torna-nos capazes de andar e saltar nos caminhos de Deus.

Portanto, é necessário que numa atitude de fé (confiança em Deus e em Suas Promessas) e obediência aos mandamentos de Deus, Ele seja convidado para participar dos projetos. Deus é justo e soberano. Importa que os homens reconheçam a sua grandeza, e numa atitude de fé e obediência convidem-no para agir em nosso benefício.

1.  Quando homens e mulheres de fé se movem, a glória de Deus se manifesta!

Naquele dia, Pedro e João não subiram ao templo como nos dias anteriores. Depois da experiência dos discípulos com o batismo no Espírito Santo, na festa de Pentecostes (At. 2), suas vidas foram radicalmente transformadas e se tornaram instrumentos do poder de Deus na Terra. O pedinte não sabia, mas naquele dia ele não estava a dirigir-se a doadores de esmolas, mas a homens de Deus, cheios do Espírito e de fé. Por isso aquele encontro não poderia ser comum, como foram todos os outros.

Aqueles homens com ousadia puseram a sua fé em ação, por que eles não se conformaram nem com a situação daquele homem, nem com o facto de mantê-lo ali, como pedinte, sabendo que o poder de Deus estava com eles. Quando homens e mulheres de fé se movem na Terra, as estruturas de paralisação, o opróbrio e a intimidação poderão ser confrontadas e vencidas. Algo maior, dentro deles, falou por meio deles para a libertação e a cura daquele homem. A fé que tinham em Jesus Cristo foi maior que a timidez e a tentação de não se denunciarem como fatores de mudança.

Precisamos de homens com fé inabalável na Palavra do Senhor, com coragem para tomar posição em sua proclamação e defesa, com disposição e tenacidade para assumir os custos de tal decisão.

O Senhor quer ver a sua fé em ação, ele não o quer ver pelos cantos de cabeça baixa, ele não o quer ver lamuriando, murmurando, falando palavras torpes ou pensando que ele não está consigo, ou pensando que você não vai vencer. Acabe com isso, levante agora a sua cabeça e creia na vitória. Use a sua fé e o milagre será tão grande que todos olharão para si e ficarão admirados, e tudo isso será para o louvor da glória de Deus. Levante-se agora para uma nova vida em Cristo Jesus, use a sua fé, repreenda esse mal na sua vida em nome de Jesus e passe a ser um vencedor. O Senhor Deus é consigo!

2.  Homens e mulheres de fé não têm medo de exporem a sua fé!

Olha para nós”.

A fé gera ousadia e coragem para confrontar os medos e inseguranças interiores e nos leva a mostrarmo-nos. Passos de fé são marcados pela determinação e ousadia. Talvez para a alma de Pedro e João o mais fácil fosse nada responder ou simplesmente entregar aquilo que o homem pedia. Mas a fé genuína denuncia-nos e pode ser vista pelos que cruzam nosso caminho.

O “olha para nós” de Pedro certamente foi muito mais do que um ato de compaixão ou de chamar a atenção para si, mas de fé, esperança, salvação, cura, libertação, de unção, de vida; foi um ato denunciador do novo homem que estava ali, que cheio de fé em Cristo, não mais se conformaria, nem se acomodaria com aquela situação de constrangimento e frustração. Aquela expressão de Pedro foi o ato denunciador da fé de um homem que decidiu fazer a diferença. “Olha para nós”. Deus não tem esmola para lhe dar. Mas Deus tem vida para lhe oferecer. Deus não quer oferecer-lhe restos, sobras, mas o melhor. Não havia e não há nada melhor que o seu Filho, Jesus. E Deus nos deu o seu Filho. O homem esperava receber uma grande esmola, mas Pedro dissera: Uma vida de vitória e poder. Não possuo ouro e nem prata, mas o que eu tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda!

Quem sabe, é o seu casamento que se vai arrastando, já não tem aquele perfume. Quantas vezes fica à porta do templo e não entra! Gosta de assistir às pregações, de receber, de estar ali, mas quando é lançado o convite para entrar e assumir a fé, diz: “Não, eu vou dar mais um tempo, eu vou esperar mais um pouco”. Fica na beira do caminho à espera de receber esmolas. Porém, saiba que Deus não tem esmolas para si, mas tem Vida e Vida com abundância. Você não precisa de remendo na sua vida. Seu casamento, sua saúde, seus sonhos, não precisam de remendo. Você precisa da Verdade, do Caminho e da Vida. Precisa de Jesus Cristo!

Muitos acham que o que vai resolver o problema do mundo são o ouro e a prata, e querem construir casas, hospitais, escolas. Tudo isto é bom, mas o ouro e a prata não geram milagres, não restauram um lar, não trazem saúde. Não! Eu também lhe digo: o que eu tenho é Jesus na minha vida, o seu amor. Se tirar Jesus da minha vida, não sobra nada. O que eu tenho, eu te dou: levanta-te dessa situação e vem para os braços do Senhor. Ele o recebe, Ele o perdoa. Ele lhe oferece uma oportunidade totalmente nova para não mais se arrastar. Você poderá caminhar saltando de alegria e entrar no templo, na comunhão com o Senhor.

O que é que você tem para dar? Há crentes que têm o ouro e a prata mas não têm o coração compadecido, para dar. Você tem Jesus o supremo dom, melhor que tudo, têm a autoridade de Jesus, para dar, para curar.

Deus está procurando homens que tenham a coragem de tomar posição e assumir o preço dela, no meio desta geração.

3.     Homens e mulheres de fé não deixam de agir e atrair a glória de Deus por causa da escassez de material!

Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda”!

O que o homem pedia era um paliativo para o seu problema, mas o que Pedro e João tinham para dar-lhe era a solução definitiva para a sua vida. Eles não tinham dinheiro, mas possuíam algo mais valioso e desejavam oferecer ao necessitado paralítico. É dever do cristão ministrar as bênçãos de Deus para o necessitado, principalmente, numa situação como essa. Às vezes, é uma oportunidade para que essas pessoas possam conhecer a Cristo.

Homens e mulheres de fé, quando se movem, nunca dão paliativos, mas agem por fé, manifestando a glória de Deus. Isto descreve bem uma das bênçãos que homens e mulheres de fé recebem do Senhor quando permitem que sua fé se torne o que deve ser. Essa fé permite ao cristão dizer “confiantemente” “O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem”? (Hb. 13:6).

Os homens e as mulheres de fé não andam nas passadas deste mundo, nem tampouco no mesmo ritmo. Eles veem o que ninguém mais pode ver, antecipam o seu futuro e compartilham dos segredos de Deus. A fé que arde nos seus corações os leva a atrair os céus em oração e a capturar o coração do amado Jesus com suas súplicas apaixonadas.

Aquele homem achava que porções diárias de prata e ouro poderiam resolver seu problema, mas Pedro e João sabiam que a solução para ele estava na provisão de Cristo Jesus. Pedro deixou claro que o que ele tinha era mais valioso e poderoso do que prata e ouro, ele tinha fé em Cristo e estava cheio do poder do Espírito Santo.

Pela fé em Jesus Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo de Deus e da Sua Palavra nas nossas vidas, para que o homem se torne digno do Reino dos Céus, podemos fazer a diferença em qualquer situação! No tempo da necessidade, da escassez e das limitações só a fé em Cristo pode atrair a glória de Deus e trazer a provisão que tanto necessitamos. Homens e mulheres de fé nunca deixam de operar e atrair a glória de Deus por falta de recursos materiais. Aliás, há momentos em que a presença dos recursos materiais até inibe a manifestação da glória de Deus em muitas áreas de nossas vidas!

Aquele homem bem pode representar uma figura de tudo aquilo que nos paralisa ou nos faz parar, durante a nossa caminhada. Há muitos cristãos, inclusive, que estão com muitas áreas de suas vidas paralisados há longo tempo, constantemente fazendo-os parar na caminhada conjugal, familiar, ministerial, financeira. São as paralisias que insistem em se sustentar através das esmolas de outras pessoas.

Hoje, somos desafiados a trilhar este caminho e a andar em uma nova dimensão. A dimensão do sobrenatural, que rompe as barreiras do conhecido e nos leva a desfrutar do que este mundo não pode conhecer.

Hoje o Senhor está desafiando-nos a dar um basta! Para tais situações e, pela fé em Cristo Jesus, o nosso poderoso Senhor, Salvador e Libertador, determinar que o tempo da paralisia e da esmola (seja material, espiritual ou emocional) acabou. Pela fé declare que um novo tempo se inicia em sua vida e que você e tudo o mais à sua volta serão tocados pelo poder transformador de Deus. Sua saúde física e emocional será destravada; seu casamento e sua família serão destravados; seus sonhos, ministério e finanças também deixarão a cama da limitação e da esmola, e se levantarão, andarão e saltarão de alegria e louvor ao Deus da sua libertação.

Sem comentários:

Enviar um comentário