Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 30 de abril de 2012

O ciclo da vitória e da prosperidade


Leitura: Isaías 55:6-11
Vimos no estudo "O Ciclo da Derrota e do Fracasso" que o nosso Deus é um Deus Fiel, que tem propósitos bem definidos em relação a todas as coisas e absolutamente nada está fora do Seu controle. É um Deus de começo, meio e fim em tudo o que faz, estabelecendo ciclos claros e definidos.
No texto de Isaías 55:6-11 vemos que nosso Senhor tem interesse em que nos relacionemos com Ele, apesar de nossas falhas, e nos mostra que a vitória ou a derrota estão ligadas a determinados ciclos que precisamos compreender. Vemos que a nossa vitória e prosperidade começa quando nos dispomos a buscá-lO e a achá-lO.
No estudo anterior (O ciclo da derrota e do fracasso) aprendemos porque alguém entra na derrota e no fracasso e, também, aprendemos o que fazer para sairmos desse ciclo terrível. Neste estudo abordaremos o ciclo da vitória e da prosperidade.
1.     Ciclo da vitória e da prosperidade.
A Bíblia contém numerosos princípios-chaves e instruções para alcançar nosso verdadeiro potencial. Quando aplicados de forma diligente, esses princípios fundamentais criam uma atmosfera de prosperidade que rodeiam a nossa vida. Eu acredito fortemente que quando estamos no lugar certo, fazendo as coisas certas, com o estado de espírito certo, então Deus se move em nosso favor.
Assim como o ciclo da derrota e do fracasso está intimamente ligado à perversão e à iniquidade humanas, o ciclo da vitória e da prosperidade está vinculado à soberania e ao caráter de Deus e depende de nossa mudança interior em relação ao Senhor e aos Seus perfeitos propósitos, ou seja, depende da nossa genuína conversão ao Senhor. Vê-se claramente que o Senhor quer e deseja ver se cumprindo em nossas vidas o ciclo das bênçãos.
Para muitas pessoas parece que essa afirmação é falsa, pois não têm perspetiva alguma de que poderão ver as coisas transformadas em suas vidas, famílias e etc.. No entanto, o próprio Senhor nos diz que se deixarmos a perversão e a iniquidade, e nos convertermos a Ele, encontraremos a compaixão, o perdão e a vitória. Ele nos garante que tem para a nossa vida planos e projetos tão nobres, que para muitos parecem impossíveis de alcançar. Não podemos nos esquecer que Ele está acima de nós, que seus caminhos e pensamentos são mais altos que os nossos. É preciso compreender que o ciclo da vitória e da prosperidade, que muitos buscam, mas nem todos alcançam, está intimamente ligado à Sua poderosa soberania e ao poder da Sua Palavra.
2.     A Palavra de Deus desata o ciclo da vitória e da prosperidade!
Diz o Senhor que a Sua Palavra é como a água da chuva e da neve, que desce dos céus e para lá não retorna, sem que antes cumpra um ciclo de bênçãos relativas a ela. O Senhor comparou o ciclo produzido pela água que desce do céu com o ciclo produzido pela Palavra que sai da Sua boca. A Palavra de Deus traz consigo o poder de fazer com que o propósito de Deus se cumpra na vida de quem a recebe. Quando recebemos a Palavra de Deus em nosso coração, imediatamente se desencadeia um ciclo de vitória e prosperidade em nossa vida, o ciclo da vida que está na Palavra de Deus, o ciclo que fará com que se cumpram os propósitos de Deus a nosso respeito.
A Palavra de Deus é a semente que quando é lançada em terra boa produz muitos frutos. O que é a terra boa? Um coração cheio de fé verdadeira que o leva à prática da Palavra de Deus. Quando lemos e meditamos a Palavra de Deus, a compreendemos no espírito e pela fé a colocamos em prática, essa palavra produz muitos frutos em nossas vidas.
Vejamos alguns dos frutos produzidos pela Palavra de Deus ao desatar o ciclo da vitória e da prosperidade:
a) Vitória sobre o pecado – O sangue de Jesus não só nos salva da natureza do pecado, mas também nos oferece a autoridade que é necessário para termos vitória sobre o pecado, especificamente. Saibamos que o Sangue de Jesus é mais poderoso do que qualquer pecado. Às vezes somos tentados a pensar que um dos nossos pecados é grande demais para segurar. Isso é desvalorizar o Sangue de Cristo. Do not lose hope. Não perca a esperança. Não há pecado que seja grande demais para Deus. O Sangue de Cristo aplicado pelo Espírito Santo, que está trabalhando ativamente em nossas vidas é mais poderoso do que qualquer pecado. O pecado é derrotado em Cristo. Em Cristo, nós já temos a vitória sobre o pecado.
Sl. 119:11 – A Palavra de Deus é um grande recurso para nos auxiliar a viver em santidade. Muitas pessoas lutam com áreas de pecado em sua vida e não prevalecem pelo facto de não dedicarem tempo de leitura e meditação à Palavra de Deus. Mas, à medida que lemos e meditamos na Palavra de Deus é liberado o poder de Deus para as nossas vidas, santificando-nos. Ver ainda Jo. 17:17 e Sl. 119:173.
A nossa santidade e a vitória sobre o pecado não vem automaticamente, porque a nossa caminhada na fé e no Espírito Santo o tempo todo não é automática. Primeiro temos de conhecer e compreender o evangelho, e então temos de viver o evangelho de forma contínua pela graça mediante a fé. "Walk by the Spirit and you most certainly will not carry out the desire of the flesh." “Andai em Espírito, e certamente não vão realizar o desejo da carne”. Será que o apóstolo Paulo considera que este é o sonho impossível de que nós pudéssemos andar pelo Espírito o tempo todo e não pecar? Emphatically not! Decididamente não! Deus convida-nos a caminhar pelo Espírito o tempo todo, e ninguém pode impedir-nos de caminhar pelo Espírito o tempo todo. Agora eu não disse que sempre foi fácil. Há uma luta intensa da parte do mundo contra nós, a carne (a carne é o velho que quer viver e manifestar-se em pecado), e do diabo e suas hostes. Mas a graça de Deus é suficiente para aqueles que se apropriam pela fé, numa base contínua, de acordo com a Sua Palavra. We must know and understand the gospel, and we must walk by faith on a continuous basis. Devemos saber e entender o Evangelho, e devemos andar pela fé em uma base contínua.
O evangelho é a revelação da verdade, mas, na análise final, é a operação do poder de Deus com vitória sobre o pecado e a morte.
b) A bênção de Deus – Bênção é quase sempre algo positivo, especialmente aquela proveniente de Deus. De acordo com o dicionário, a palavra significa favor, benefício, algo de grande valor. Por ser algo tão bom, é natural que a maioria das pessoas procure alcançar bênçãos nas mais variadas áreas da vida.
É da vontade do Pai Celeste despejar a graça dEle sobre os homens. A maior prova desta afirmação foi o envio de Jesus Cristo para salvar as pessoas “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo. 3:16).
A busca para ter uma vida abençoada por Deus deve ser constante na vida de qualquer cristão. Nas Sagradas Escrituras há inúmeros exemplos de pessoas perseverantes nos preceitos bíblicos e agraciadas pelos favores do Criador.
Contudo, embora deva existir sim a procura pelas dádivas de Deus, as bênçãos devem ser exclusivamente uma consequência da busca ao próprio Criador. Alguns cristãos, erroneamente, têm como objetivo de vida correr atrás dos favores do Pai Celeste. Estas pessoas não seguem um dos principais desejos do próprio Todo-Poderoso. Ele é claro ao afirmar: “mas, buscai em primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt. 6:33). Isto é o que existe de comum entre as pessoas mais abençoadas por Deus, que é o cumprimento de uma ordenança simples e fácil de ser cumprida. As bênçãos de Deus pertencem a todos, mas precisamos clamar por Ele todos os dias. Mesmo que estejamos bem, para agradece-lo pelo dom da vida. E não somente na hora da aflição.
Dt. 28:1-8 – A prática da Palavra de Deus desata a bênção de Deus sobre as nossas vidas. O que é a bênção de Deus? É a mão de Deus a nosso favor, concedendo-nos vantagens que nos proporcionam felicidade e bem-estar. A prática da Palavra de Deus faz com que os nossos inimigos sejam derrotados e faz com que tudo o que tocamos com as nossas mãos seja abençoado. As pessoas que tocarmos, o trabalho que fizermos, os bens que possuirmos, tudo passa a produzir fruto a 100 por 1.
Quando passar a viver como filho de Israel e não de Jacó, então Deus vai poder dar-lhe toda a bênção. Deus é o Grande Eu Sou, é o Pai amoroso, é o Senhor do Universo, o que cura, prospera, liberta, abençoa, levanta, perdoa, restaura, unge e o que lhe diz: “Tudo o que fizer prosperará, porque lhe dei a túnica, quero que cresça sob um conceito sadio de minha pessoa”. Quando souber quem é que o abençoa, a bênção o atingirá.
c) Prosperidade – Prosperidade, no sentido bíblico, é a medida das bênçãos de Deus, segundo Sua vontade. Não se trata apenas de “ser rico” ou ter “ótima saúde”, mas possuir: sabedoria, dons, boa (bom) esposo (a), filhos obedientes e fiéis a Deus, honras, paz, segurança e etc.. Alguns termos bíblicos que descrevem a prosperidade: “bênçãos”, “bem-aventurado”, “colheita”, “abundância”, “prosperar”.
Como obter prosperidade? Sendo obediente. A obediência á vontade de Deus leva o homem a gozar paz, harmonia, segurança, e usufruir dos benefícios que Deus tem reservado para aqueles que O amam (2 Cr. 26:5, Sl. 1:3).
Js. 1:8 – Meditando na Palavra de Deus, que é diferente de ler, de estudar e conhecer a palavra. Meditar na Palavra de Deus é ler e refletir sobre ela, deixando o Espírito Santo trazer revelação do que Deus quer dizer através do texto lido. A promessa de Deus é que aquele que meditar e colocar em prática a Palavra de Deus, atrairá para si a prosperidade e sucesso. E a prosperidade bíblica abrange a vida espiritual, a vida familiar, a saúde e a vida financeira. Você deseja este fruto em sua vida? Então aplique-se à Palavra de Deus.
d) Cura da alma – Sl. 19:7 e 119:92 – A Palavra de Deus é verdade e por isso, quando investimos tempo no relacionamento com ela, Deus começa a substituir toda a mentira que o diabo diz a nosso respeito pela verdade e pelo que Ele pensa e diz a nosso respeito. Ao meditar na Palavra de Deus, descobrimos o nosso valor, significado e importância. E isto traz cura para a nossa alma. Sentimentos de tristeza, depressão, angústia, inferioridade e incapacidade, são destruídos pela ação da Palavra de Deus em nós.
A regeneração do espírito é um ato soberano da graça de Deus, mas a cura da alma é um processo gracioso das pisaduras de Jesus. Creia que neste exato momento Jesus está dirigindo-se a si para tocar sua alma e seu corpo, trazendo toda a cura que você necessita.
e) Nos faz ganhadores de vidas – Cada crente pode e deve ser um ganhador de almas. Nada pode impedi-lo de ganhar almas para Jesus, se propuser isso agora em seu coração. A chamada especial de Deus para o ministério está reservada a determinados crentes, mas a chamada em geral para ganhar é feita para todos
At. 4:31 – Qual o segredo da grande colheita de vidas que a Igreja de Atos teve? Eles tinham uma vida de oração e compromisso com a Palavra de Deus. Eles estavam cheios do Espírito e da Palavra. É interessante observar que eles pregavam a Palavra de Deus e isto fazia com que multidões se convertessem. O evangelismo reaviva a fé e a esperança nas promessas das Santas Escrituras.
Ora, como viu, para que haja um verdadeiro ciclo de vitória e prosperidade pelo poder da Palavra de Deus em nossas vidas, é necessário uma terra boa, que é um coração que crê na Palavra de Deus e a põe em prática. Hoje é o dia de tomar esta decisão com o Senhor, comprometendo-se a meditar mais na Sua Palavra, para que tenha uma vida de qualidade.
A Coroa da Alegria será dada aos que levaram vidas a Cristo.
3.     As bases do ciclo da vitória e da prosperidade.
Seremos tentados diariamente para desviar nosso coração do propósito divino e as pressões de amigos, familiares, dinheiro, estudos e emprego estarão presentes, e se por medo cedermos e nos deixarmos levar, perderemos o que temos de mais precioso, a nossa comunhão com o Pai.
Aqueles 3 homens de Daniel 3:8, sabiam qual era a sua missão e quem era o seu Deus, por isso foram persistentes em sua posição e não se deixaram levar, o que causou a ira do adversário. Assim será também conosco, o inimigo vem com ameaças, afrontas, sentenças de derrota, mas a Palavra de Deus nos garante a vitória. Não será cedendo que vamos vencer, ao contrário, nossa posição clara no Senhor, determinará nossa conquista em todas as áreas.
Não importa qual seja a dificuldade, o Senhor está connosco, Ele é Deus para nos livrar ou mesmo nos sustentar em toda adversidade, exaltando o Seu nome sobre nós. Tenhamos sempre os olhos no propósito de Deus para as nossas vidas, não permitindo que nada, nem ninguém venha desviar-nos ou distrair.
Quer viver uma vida cheia de bênçãos de Deus? Then I encourage you to focus on God's word, the Bible . Então eu encorajo-o a focar a palavra de Deus, a Bíblia. A posicionar-se para experimentar uma vida ricamente abençoada, ouvindo, lendo, obedecendo e amando, a palavra do Senhor. Mantenha uma vida cheia do Espírito Santo e terá graça e bênçãos em sua vida.
A Palavra de Deus tem poder para cumprir em nossas vidas todo o propósito de Deus, mas, para isto, ela precisa gerar pelo menos cinco bases fundamentais para o ciclo da vitória e prosperidade:
a) A Palavra de Deus tem poder para gerar fé.
A Bíblia diz que sem fé é impossível agradar a Deus e que Ele recompensa aqueles que oseek Him (Hebrews 11:6). buscam (Hb. 11:6). Diz também que tudo o que não é de fé é pecado (Rm. 14:23), que os crentes devem viver pela fé (Rm. 1:17 e Hab. 2:4) e que devemos andar pela féand not by sight (2 Corinthians 5:7). e não pela visão (2 Co. 5:7). In sum it is apparent that the Lord doesn't do anything Em suma, é evidente que o Senhor não faz nadaoutside an environment of faith which means that His principles of conduct, including the laws of fora de um ambiente de fé, o que significa que os seus princípios de conduta, inclusive as leis da prosperidade bíblica, serão alcançados trabalhando por meio da fé. Portanto, a prosperidade bíblica é para os crentes que vivem pela fé. Ele irá recompensar aqueles que o buscam com fé.
A Bíblia, sem dúvida alguma, oferece uma avenida muito importante da comunicação de Deus para nós. Nela, ele declara verdades infinitas que geram fé, nos familiarizam com Deus e Seus propósitos no mundo. A Palavra de Deus, porque é uma apresentação tão exata da verdade de Deus, serve para purificar e orientar.
Assim como a primeira coisa que a água faz na terra é regá-la, também a primeira coisa que a Palavra de Deus precisa gerar na vida de quem a recebe é a fé. Sem fé é impossível entrarmos no ciclo da vida da Palavra de Deus e, por conseguinte, torna-se impossível alcançarmos a vitória e a prosperidade. É justamente essa fé que vai regar nosso coração para que a vida da Palavra de Deus seja liberada em nós.
b) A Palavra de Deus tem poder para gerar vida.
A palavra do Senhor é viva e eficaz, ou seja, ela tem poder para gerar vida onde há morte de maneira instantânea e rápida, pois ela é viva e eficaz. Tem poder para alinhar o coração do homem de acordo com a vontade de Deus, pois ela alinha as motivações e revela o que é do espírito e o que é da alma
Se ouvir e crer na palavra do Senhor, você vai experimentar essa bênção impressionante: vai “passar da morte para a vida”. Nos séculos anteriores, os aventureiros viajaram pelo mundo em busca da mítica fonte da juventude. No entanto, exatamente onde se encontra, neste exato momento, você tem acesso à fonte da vida eterna. Como? Simplesmente por ouvir e crer na palavra salvadora de Deus.
Depois que a fé se move em nossos corações, então a vida que está na Palavra é desatada, começa a fluir e a se desenvolver. Começa o período da gravidez da vitória e da prosperidade. Nosso coração é fecundado pela Palavra de Deus. A Palavra de Deus é vida, mas sem fé esta vida não é liberada. É preciso tomar posse da vida que está na Palavra de Deus, e isto só acontece por fé!
É no território da fé que três coisas importantes do ciclo da vitória e da prosperidade acontecem: a gravidez, o enraizamento e o crescimento dos propósitos de Deus para as nossas vidas. Não basta ouvirmos o que sai da boca de Deus; é preciso, pela fé, nos deixarmos fecundar pela Palavra, permitirmos que Ela crie raízes em nós e cresça, até que venha a frutificar. Nisto consiste o verdadeiro cristianismo: a vida religiosa que você diz amar precisa dar fruto! E Tiago 1.22 nos adverte: “Tornai-vos, pois praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos”.
Muitos ouvem a Palavra que sai da boca de Deus, mas porque não acreditam que Ela tem poder para cumprir os propósitos de Deus, se tornam terra estéril e infrutífera. São pessoas que não aguardam pelo cumprimento da vitória e da prosperidade de Deus em suas vidas.
A palavra de Deus não é uma palavra morta ou uma palavra ineficaz. It has life in it. Ela tem vida em si. E porque tem vida em si, ela produz efeitos. Há algo sobre a Verdade, como Deus a revelou, que a conecta com Deus como fonte de vida e poder. Deus ama a sua palavra. Ele é parcial à sua palavra. Ele honra a sua palavra com a sua presença e poder. Se você quiser que o seu ensino ou testemunho sejam de poder e produzem efeitos, fique perto da palavra revelada de Deus.
A Palavra de Deus tem o poder de criar vida. A Palavra de Deus tem o poder de levantá-lo da morte espiritual e perdoá-lo de seus pecados. A Palavra de Deus tem o poder para criar fé em si. A Palavra de Deus tem o poder de pô-lo em união com Deus. Não há poder na terra como o poder que está nas despretensiosas, aparentemente fracas palavras do Evangelho de Jesus Cristo. Essas palavras aparentemente fracas são poderosas, porque são a própria Palavra de Deus, gerada do Pai e com o Espírito Santo. Como tal, o Evangelho é muito mais do que meras palavras.
Toda a Palavra de Deus tem o poder de vida. Ela tem o poder de libertar, de regenerar, de curar, de salvar, de limpar, de lavar, de santificar e de nos levantar acima das circunstâncias. É por isso que a luz da palavra de Deus irá brilhar em sua vida.
Dê-se a esta palavra de Deus na Bíblia. Use-a para conhecer e confirmar a sua própria vida espiritual. Se houver vida, haverá amor e alegria e um coração para obedecer à palavra. Haverá vitória e prosperidade.Give yourself to this word so that your words become the word of God for others and reveal to them their own spiritual condition. Dê-se a esta palavra, para que as suas palavras se tornem a palavra de Deus para os outros e lhes revele a sua própria condição espiritual. Então na ferida causada pela palavra, derrama o bálsamo da palavra. Ela gera vida!
c) A Palavra de Deus tem poder para gerar sonhos.
Quando olhamos para o broto de uma árvore, com os olhos da fé, podemos esperar que em breve aquele broto se tornará uma árvore adulta, pronta. Depois da germinação, surgem as raízes e o broto, sinalizando que será uma questão de tempo para que uma árvore adulta seja formada.
O broto de uma semente é uma espécie de sonho que nos autoriza a esperar pela futura árvore. Sonhar com a vitória, apoiado pela fé na Palavra de Deus, é sustentar o ciclo da vitória e da prosperidade até que os frutos apareçam. Sonhar com a vitória é deixar que a Palavra de Deus faça brotar e enraizar em nós a vida que Ela traz. Um dos sinais de que a Palavra de Deus gerou em mim a fé, a gravidez e as raízes da vitória e da prosperidade é a realidade do sonho, da esperança.
Não importa qual seja o seu sonho do qual esteja grávido, pela fé, o que realmente importa é se, verdadeiramente, este sonho vem do coração de Deus através da Sua Palavra para a sua vida. Se assim não for, eu lhe digo por experiência própria: Não vale a pena sonhar. Amado, sonhos humanos nos roubam tempo, dedicação e custam lagrimas que só vão produzir frustração e tristeza.

d) A Palavra de Deus tem poder para gerar frutos.
A meditação na Palavra de Deus é um fator essencial na devoção do crente. A Palavra é fonte de vida. Ela liberta, restaura, e nos revela as grandezas de Deus. Oseias 6:3 nos diz que devemos conhecer e prosseguir em conhecer ao nosso Deus. Isto só é possível através da meditação na Palavra. Pois, é somente pelo poder da Palavra que nós crescemos. É o poder da Palavra em nós que produz frutos e a nossa atitude para com a Palavra é que determina o quanto é produzido. Se pararmos de colocar a Palavra em primeiro lugar, paramos de crescer. Para dar frutos (resultados) a chave é dar primazia à palavra. “Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça! A medida de valor e atenção que damos ao que escutamos da Palavra é a medida do fruto que teremos a partir da Palavra “ (Mc. 4:23-25; TREASURE the WORD. Pv. 4:20-23)
Diz a Palavra de Deus que é pelo fruto que se conhece a árvore. Quando a Palavra de Deus cumpre em nós os seus propósitos, então nossos frutos nos denunciarão como pessoas que estão no ciclo divino da vitória e da prosperidade. Na verdade, desde que começamos a sonhar com o cumprimento dos propósitos de Deus em nossas vidas, também começamos a demonstrar, profeticamente, que realmente estamos no ciclo da vitória e da prosperidade.
Porém, quando realmente entramos no ciclo da vitória e da prosperidade, observamos que a Palavra de Deus nos faz frutificar em todo o propósito de Deus a nosso respeito. Nossa vida já não é mais a mesma de antes, pois os frutos da vitória começam a ser vistos em nós. Há mudanças significativas no nosso discurso, nas nossas atitudes, nos nossos relacionamentos e nos nossos objetivos e conquistas.
Deus plantou em nós a semente da sua Palavra e colocou em nós o seu Espírito e espera encontrar fruto em nossa vida. Com o passar do tempo precisamos amadurecer para que estes frutos possam ser colhidos pelo Senhor!
A vida está na semente, que por sua vez está no fruto. Quando damos bom fruto, significa dizer que de nós também sai boa semente. Aos olhos de Deus dar bom fruto é ser bom semeador, porque junto com o nosso fruto vai a essência daquilo que está sendo vivido em nós, a semente.
O que é que as pessoas estão, efetivamente, vendo e colhendo de nós? Ciclo da vitória ou ciclo da derrota? Será que nossos frutos denunciam que efetivamente temos recebido a Palavra de Deus e estamos no ciclo da vitória e da prosperidade? De forma correta, como quem tem a boa semente, estamos influenciando as outras pessoas com o novo que o Senhor está gerando em nós?
Este poder de Deus em Sua Palavra frutifica quando é plantado em seus ouvidos. That is why the devil tries so hard to snatch the Word away. É por isso que o diabo se esforça tanto para arrebatar a Palavra. He raises objections to God's Word through the use of your reason. Ele levanta objeções à Palavra de Deus através do uso de sua razão. He replaces God's Word with the more reasonable teachings of men. Ele substitui a Palavra de Deus com os ensinamentos mais razoáveis de homens. Ou o convence de que a Palavra de Deus não é tão importante. Mas estou aqui para vos dizer que a Palavra de Deus é de extrema importância, porque só ela tem o poder de gerar frutos. Not one jot or tittle will pass away before heaven and earth do.
A Palavra é a “semente” que contém o poder espiritual paralife and growth when planted in the soil of a good and noble heart! vida e crescimento quando plantada no solo de um coração bom e nobre!
e) A Palavra de Deus tem poder para gerar provisão.
A Palavra gera paz, saúde, força, alegria, vida, a própria qualidade de vida que Deus tem. Ela é a fonte inesgotável de toda a provisão de Deus para meu viver, para o seu viver. Teremos nela tudo quanto nos dispusermos a ter, pela determinação de a ela nos expormos continuamente.
Deus pelo poder da Sua Palavra suprirá todas as nossas necessidades segundo as suas riquezas em glória, mas Deus é um Deus de ordem. When we turn back to God with our whole heart, God will turn back to us. Quando nos voltamos para Deus com todo o nosso coração, Deus volta-se para nós. When we put aside denominations, traditions, doctrines, and all of the things that separate the Body of Christ , THEN, God will hear from heaven, forgive our sin, and heal our land. Quando deixamos de lado as denominações, tradições, doutrinas e todas as coisas que separam o Corpo de Cristo, Deus que vê e ouve do céu, vai perdoar os nossos pecados e sarar a nossa terra, gerando provisão.
 A Palavra de Deus não voltará para Ele vazia, mas fará o que Lhe agrada e prosperará naquilo para o que a designou. Aos olhos de Deus, a Sua Palavra é fiel e não deixará de realizar, na plenitude, todo o intento do Seu coração expresso naquela Palavra.
Além de nos transformar e nos tornar frutíferos, a Palavra de Deus tem poder para nos trazer a provisão. Assim como a chuva que cai na terra traz pão ao que come, o sustento para o necessitado, assim a Palavra de Deus haverá de produzir sustento para o que dela toma posse. A Palavra de Deus é a base da nossa provisão, em todos os sentidos. Receber a Palavra de Deus pela fé é, também, receber a provisão que Ela nos traz.
Tudo o que Deus criou, fê-lo usando a Sua Palavra e hoje não é diferente. A Palavra de Deus está plena da vida e das promessas de Deus, veiculando a provisão divina para todas as áreas da vida de Seus filhos e filhas.
O que o Senhor realmente espera é que tomemos posse da Sua afirmação de que a Sua Palavra não volta vazia para Ele, mas que cumpre a Sua vontade e prospera segundo os Seus propósitos. Deixemos que a Palavra de Deus gere em nós o ciclo da vitória e da prosperidade, segundo os propósitos benditos de Deus. Quando liberamos a Palavra da nossa provisão, no ciclo da vitória e da prosperidade, Ela não voltará vazia para Deus, mas prosperará em nossas vidas, gerando aquilo para o qual o Senhor a designou – a nossa provisão! Aleluia!
Dê um basta hoje a tudo o que não é de Deus em sua vida. Saia do ciclo da derrota, arrependendo-se diante de Deus, dos caminhos perversos e dos pensamentos iníquos que porventura o acompanham. Receba a compaixão e o perdão de Deus e tome posse, pela fé, da Palavra da vitória e da provisão divina a respeito de sua vida, da sua casa, do seu ministério, das suas finanças e de tudo o mais.
Não deixe o livro desta lei afastar-se da sua boca; medite nele dia e noite, para que tenha o cuidado de fazer tudo o que nele está escrito. Então será próspero e bem sucedido.Meditating on God's Word will give you good success if you do not let it depart from your mouth. A meditação na Palavra de Deus vai dar-lhe um bom sucesso se não a deixar sair de sua boca. Deixe que a Sua Palavra se torne vida em sua vida e você será surpreendido com as maravilhas de Deus.
Comece a sonhar e a profetizar a sua vitória. Comece a sonhar grande, pense grande, o Deus que está dentro de si é grande, o Deus que está dentro de si quer fazer grandes coisas, Aleluia! Não olhe para o quão pequeno ou grande você é, não olhe para o seu tamanho, não pense que é grande, mas pense: O Senhor que está dentro de mim é grande, e Ele dentro de mim, vai fazer grandes coisas; Aleluia. Sonhe e publique os sonhos de Deus a seu respeito. Encha os céus sobre a sua cabeça, família, ministério e finanças com a Palavra que desata o ciclo da sua vitória e prosperidade – a Palavra de Deus, aquela que não voltará para Ele vazia, mas Ele mesmo a fará prosperar naquilo para o qual a designou.
Este é um tempo de uma nova unção de Deus sobre a sua vida, de um novo patamar espiritual! O Altíssimo quer levá-lo a uma nova estação e derramar um óleo fresco sobre a sua cabeça. O Senhor quer levantá-lo com poder e autoridade. Ele quer usá-lo! Saia, então, da mesmice e da mediocridade.
Que a mão de Deus esteja sobre si! Que as janelas dos céus sejam abertas! Que coisas novas aconteçam na sua vida! Aquilo que o ouvido não ouviu, que o olho não viu e que não chegou ao nosso coração é o que Ele tem preparado para si.

O ciclo da derrota e do fracasso


Leitura: Isaías 55:6-11
Deus quer que sejamos vitoriosos, conduzindo-nos da morte para a vida; da derrota para a vitória; do sofrimento para a perfeição; e, da tristeza e dor da disciplina para a vitória de filhos da luz, e que prosperemos, e nós mesmos desejamos isto. Mas a vitória e a prosperidade que experimentaremos do lado de fora, nas circunstâncias, está diretamente ligada à vitória e à prosperidade que provamos do lado de dentro, na alma.
Entender a vitória e a prosperidade da alma é um passo importante para se vencer e prosperar nas circunstâncias, uma vez que o que provamos por dentro pode determinar a dimensão do que provaremos por fora.
Nosso Deus, determinador de todas as coisas, é um Deus Fiel, Ele tem propósitos definidos em relação a todas as coisas e absolutamente nada está fora do Seu controle. Ele colocou em movimento todos os eventos antes do alvorecer do tempo e está simplesmente esperando para ver (e provar, nos lugares celestiais) o resultado daquilo que Ele fez acontecer. É um Deus de começo, meio e fim em tudo o que faz, estabelecendo ciclos claros e definidos. No texto de Isaías 55:6-11 vemos que o nosso Senhor tem interesse em que nos relacionemos com Ele, apesar de nossas falhas, e nos mostra que a vitória ou a derrota estão ligadas a determinados ciclos que precisamos compreender. Vemos que a nossa vitória e prosperidade começa quando nos dispomos a buscá-lO e a achá-lO. Mas há um caminho, que se não for mudado, colocará a pessoa afastada de Deus e, portanto, no lugar da derrota e do fracasso.
Por isso, o Senhor diz: “Buscai-me”. Se nós O buscarmos, Ele será encontrado por nós, e nós O ouviremos (Is. 55:6-11). Mas se não O buscarmos e não O ouvirmos, certamente cometeremos um erro. Por quê? Porque Seus pensamentos e caminhos são mais altos e muito diferentes do que os nossos. São as Suas próprias palavras que vêm de Sua boca, e que repetidas com os nossos lábios sempre cumprem os seus propósitos e nunca retornam vazias (Is. 59:21; Mt. 6:33).
Receber, ouvir e buscar são três chaves que trazem liberdade financeira aos servos do Senhor e para a obra do evangelho. A Grande Comissão se torna uma caminhada íntima com Deus e não uma tarefa financeiramente stressante.
Portanto, sairemos em alegria e não em stress, porque sabemos que Deus nos tem falado e guiado. Por fé sabemos que Ele colocou no caminho ampla provisão diante de nós. Temos paz porque não existem pressões de preocupações causadas pelo dinheiro que foi emprestado para realizar as nossas idéias. Podemos seguir pelas montanhas e ladeiras em adoração a Deus ao invés de nos preocuparmos. Seguimos esperando o crescimento em lugares difíceis, ao invés de espinhos e abrolhos, e frutos eternos para o renome do Senhor.
1.     O ciclo da derrota e do fracasso.
Temos visto muitas pessoas vivendo em um ciclo sem fim, interminável de dissabores, fracasso, derrota, enfim, sem êxito aparente. Mas hoje, vamos determinar a vitória de Deus na vida de cada pessoa e um tempo de ciclo de bênção em nome de Jesus.
A Palavra de Deus mostra-nos que a nossa vitória no Senhor começa quando nos convertemos e nos voltamos para Ele com sinceridade, quando o amor de Deus, que é infinito, derrama-se em nossos corações por intermédio do Espírito Santo, nosso Fiel Ajudador, que nas tribulações mostra-se a nós mais intensamente como O Consolador. A vitória é a única evidência satisfatória de que este mundo está procurando na vida dos crentes! Mas nela também vemos que há um conjunto de coisas, que podem alcançar uma pessoa, que se não for quebrado, a levará para longe de Deus, estabelecendo assim um ciclo terrível, chamado de o ciclo da derrota e do fracasso.
Esse ciclo promove derrota e fracasso porque afasta a pessoa de Deus, a única fonte da nossa vitória e prosperidade. Claramente vemos que esse ciclo não está nos desígnios de Deus para o seu povo, mas pode entrar na história de uma pessoa e de uma geração por causa de pelo menos duas coisas, que abrem portas e legalidades para Satanás: a perversão e a iniquidade. O texto bíblico nos mostra que quando alguém anda por caminhos perversos e tem pensamentos iníquos, está no ciclo da derrota e do fracasso, porque tais coisas são obstáculos para quem quer buscar e achar a Deus.
O inimigo tem um ciclo de derrota para o homem. O ciclo do inimigo é: matar, roubar e destruir (Jo. 10:10).
Quando estamos fora do ciclo da vontade do Senhor, o Espírito geme por nós com gemidos inexprimíveis (Rm. 8:26).
Talvez hoje o Senhor esteja abrindo o mar à nossa frente e nós estamos procurando madeira para construir uma ponte. Talvez Ele esteja abrindo um caminho no deserto e nós continuamos achando que é uma miragem.
Ou seja, Ele quer abençoar-nos, estejamos atentos para receber. Temos que ter atitude perante as oportunidades de Deus nas nossas vidas, estar atentos como fez a mulher do fluxo de sangue, pois ela havia determinado ficar atenta quando Jesus estivesse passando e foi curada, não adiou a sua oportunidade para o dia seguinte.
2.     Saindo do ciclo da derrota e do fracasso.
Estamos num momento de decisão, porque os que estiverem andando no ciclo do Senhor, estarão se levantando sobre todas as obras do inimigo, e o Senhor os conduzirá acima das circunstâncias. Habacuque enxergou esta verdade, por isso, pode num momento em que todos teriam como lógica a desistência, tomar uma posição de avançar contra todas as evidências de derrota ou de fracasso, declarando que o Senhor quer fazer-nos andar altaneiramente e para isso, temos os três fundamentos de Deus em nossas vidas.
Fertilidade – Este é o tempo no qual o Senhor fará Seu povo fértil na terra. Deus está derramando uma unção de fertilidade, para quebrar toda a esterilidade do pecado e da miséria que impuseram às nossas vidas. É tempo de vivermos uma agilidade entre o plantar e o colher, pois, nossos frutos não serão normais, mas a fertilidade será grande, plantaremos um e colheremos cem, tal como proporcionou a vida de Isaque num momento de fertilidade excecional, assim o Senhor fará em nossas vidas (Gn. 26:12).
Força - Seremos conhecidos como o povo que tem uma força especial. O Senhor deu a Sansão uma força, descomunal, que era gerada pelo Espírito Santo em sua vida, assim também nos dias de hoje o Senhor batizará os seus filhos com essa força descomunal, para que todas as setas do inimigo e circunstâncias, que normalmente derrubam as pessoas, não tenham poder sobre os servos do Senhor, porque o Senhor nos capacita com essa força, que nos levará a saltar muralhas e a ser conhecidos pela força do nosso Deus em nossas vidas (Jz. 14:6).
Felicidade Felicidade é um estado de perfeita satisfação íntima. Jesus ressaltou o facto de que a obediência é a maneira de ter real felicidade: “Se obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço. Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa” (Jo. 15:10, 11).
Felicidade é algo de dentro para fora, não está ligada às coisas materiais e sim, às espirituais. Nós não somos felizes porque temos, mas, somos felizes pelo que somos. Somos filhos de Deus, novas criaturas em Cristo Jesus, perdoados e lavados pelo sangue de Jesus Cristo. Somos descendentes de Abraão e herdeiros conforme a promessa. Somos o povo eleito de Deus, a nação santa, o sacerdócio real, o povo adquirido que foi tirado das trevas para habitar na luz. Quando Jesus enviou os setenta discípulos a pregar o evangelho, muitos se alegraram porque até os demónios os sujeitavam por causa do nome de Jesus. Porém, Jesus lhes disse que a causa da felicidade deles deveria ser outra: “Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus”. (Lc. 10:20)
A Bíblia dá-nos uma definição importante: Bem-Aventurado, que tem o sentido de felicidade completa. Uma pessoa bem-aventurada é uma pessoa feliz por completo. Portanto, seremos conhecidos nestes dias como um povo feliz, porque as trevas irão cobrir o arraial do inimigo, mas a alegria não faltará em nós, porque o Senhor coroará de gozo os Seus servos. Isaías 35:10 diz: “Os resgatados do Senhor voltarão, e virão a Sião com cânticos de júbilo; alegria eterna coroará as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido”. Malaquias 3:12 diz: ”Todas as nações vos chamarão felizes, porque vos farei uma terra deleitosa, diz o Senhor dos exércitos”.
Para andarmos dentro destas bênçãos e altaneiramente precisamos também dar ao Senhor os nossos três “F’s” (fertilidade, força e felicidade).
O nosso Deus nos dá a chave para a saída do ciclo da derrota e do fracasso, alertando-nos por intermédio dos profetas, que a nossa esperança, não está colocada nas coisas materiais, nem mesmo naquilo que humanamente seria lógico, mas, na dependência do Senhor; a despeito das circunstâncias, Ele estará ao nosso lado. No texto bíblico lemos que o Senhor manda que o perverso deixe o seu caminho e que o iníquo deixe os seus pensamentos, para que se possa achá-lO e se possa desfrutar da Sua compaixão e receber o Seu perdão, que são os fundamentos de uma vida fora do ciclo da derrota e do fracasso.
Deus preparou para seus filhos um ciclo de vida que consiste em: investir, sedimentar e desfrutar. O caminho do Senhor é perfeito para as nossas vidas. O Salmo 18:30 diz: “O caminho de Deus é perfeito; a Palavra de Deus é provada; Ele é escudo para todos os que Nele confiam”.
Portanto, a nossa vitória é adquirida através do conhecimento de Deus e de Cristo intimamente. The superficial will no longer do.The world is becoming much too dangerous not to take the next step in our spiritual growth.It is only when we become willing to put personal considerations aside and with all our hearts seek to know Him that we can be trained successfully to confront the intensifying spiritual assault coming from the world around us.É somente quando nos tornamos dispostos a colocar de lado considerações de ordem pessoal e com todo o nosso coração procuramos conhecê-lo que nós podemos ser treinados para enfrentar com sucesso o intensificado ataque espiritual proveniente do mundo que nos rodeia.
Even though we are many and are all part of one body, our training is very individualized and personal-- one-on one.É neste ponto de vir a conhecer a Cristo e "Abba", nosso Pai, intimamente, que podemos começar a entender a vontade de Deus como nunca antes. É na beleza deste tipo de relacionamento que começamos a compreender não só o que Deus exige de nós, mas também por que Ele o exige, porque a nossa ligação com Ele através do Espírito Santo em nós torna-se reativada e começa a crescer e a se fortalecer. By coming into a close, friendly relationship with God, we see more clearly what to pray, and how to stay within His will.Ao entrar em um relacionamento estreito de amizade com Deus, vemos com mais clareza o que é a vitória e a prosperidade e como nos mantermos dentro da Sua vontade.
a) Deixar a perversão.
A perversidade em todas as suas formas tem atormentado os justos desde o Jardim do Éden. Se a perversidade e o pecado fossem simplesmente imaginários antes que realidades de facto confrontando o homem justo, não representariam nenhuma ameaça. Mas a perversidade é uma realidade, e é praticada pelos homens perversos. Há personalidades atrás dos atos e pensamentos perversos. As pessoas justas não podem simplesmente lidar com a perversidade em si. Elas precisam também enfrentar aqueles que desafiam a vontade de Deus para o viver justo, tratando com as próprias pessoas perversas. Isto torna a perversidade difícil de lidar, e torna o problema de resistir ao mal ainda mais espinhoso. Devemos refletir bem nos ensinamentos de Deus, e nos exemplos de tais pessoas, para sabermos como agir.
“Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo; pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado” (Hb. 3:12, 13).
Um dos grandes perigos que a igreja contemporânea vive é poder ser infetada por uma tentação que cercou muitos cristãos no ínicio da igreja primitiva e um grande número caiu enlaçados por ela. É algo subtil, que vai invadindo os corações, e sem se aperceberem, não obstante,  manterem a forma religiosa, as expressões e os aspetos  externos de crença, o coração vai se afastando de Deus e de sua soberana vontade.
Essa era a preocupação do autor de Hebreus ao advertir aos que haviam professado a fé em Cristo como Salvador de suas vidas: o de tomar cuidado para que a tentação do perverso coração de incredulidade, não os afastasse do Deus vivo.
Parece paradoxal uma advertência como essa ser dada justamente a crentes, cristãos professos, mas só tem sentido quando entendemos a profundeza dessa exortação e a amplitude com que é repetida no livro de Hebreus.
A  carta aos Hebreus é uma defesa da fé genuína e uma exortação à preservação das práticas e atitudes  morais e doutrinárias que se deve ter em relação a Deus e à sua Palavra. Esta exortação é reforçada por um alerta de que a Palavra de Deus é viva e poderosa e é capaz de discernir todos os pensamentos e intenções secretas do coração. O efeito da Palavra de Deus é radical em desvendar as profundezas do ser  humano, e em atingi-lo na alma, no coração e no espírito. “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hb. 4:12).
A alma (coração) é a sede dos sentimentos, da vontade, dos desejos mais profundos do homem, e, deixar-se invadir pelo espírito de incredulidade e fechar-se à voz e aos comandos de Deus para a sua vida, será isso o que se chama apostasia (desvio da fé genuína), inaceitável, portanto, para Deus.
O perverso coração de incredulidade retratado no livro de Hebreus, era expresso  em vários comportamentos que alguns cristãos estavam cometendo: Negligência em relação à verdade relevada (Hb. 2:1-3). Endurecer o coração pelo engano do pecado (Hb. 3:13). Desobediência (Hb. 4:6). Desviar-se, cair e voltar atrás (Hb. 6:4-6). Deixar de congregar-se (Hb. 10:25). Abandonar a confiança,  retroceder na fé (Hb. 10:35-39). Deixar a raiz da amargura entrar no coração (Hb. 12:15-17). Não honrar o casamento (Hb. 13:4). Envolver-se nas doutrinas várias e estranhas (v 9).
O espírito da incredulidade é um mal terrível que produz consequências que impedem de muitas coisas boas acontecerem, de muitas bênçãos serem concretizadas em nós e por nós. Vejamos alguns desses danos:
A incredulidade endurece os nossos corações para que a obra de Deus não se realize em nossas vidas. Quando há incredulidade, os milagres não acontecem. A incredulidade produz perplexidade e repreensão da parte de Cristo: “Jesus exclamou: Ó geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco? Até quando vos sofrerei? Trazei-me aqui o menino” (Mt. 17:17; Lc. 9:41). A incredulidade traz separação da presença de Deus. Os incrédulos sofrerão o juízo da separação eterna de Deus.
Mas, diz o texto que o perverso deve deixar o seu caminho, isto é: o caminho da perversão. Perversa é toda a pessoa que tem má índole, é corrupta e depravada. A pessoa perversa é a que toma a Verdade por mentira e a mentira por verdade. É alguém que para conseguir os intentos do seu coração não busca a rota da justiça de Deus, mas traça para si um caminho pervertido, carregado de corrupção, injustiça e depravação.
O perverso, no seu caminho, jamais se encontrará com Deus, porque Deus não anda no caminho do perverso. O caminho do perverso é caminho de derrota e fracasso, porque o afasta cada vez mais de Deus.
A perversão é um tipo de depravação ou corrupção na essência da pessoa. Quando se diz que o homem está no estado de depravação total quer dizer que sua natureza é totalmente pecaminosa. Depravação total não quer dizer que o homem natural não possa praticar boas obras, mas suas obras, por melhores que sejam não podem agradar espiritualmente a Deus. Há uma troca dos valores corretos por outros injustos e corrompidos, estabelecendo assim uma base corrompida na pessoa, que a faz optar pelo caminho perverso sempre que necessitar de fazer uma escolha. Por isso o Senhor diz que se alguém quiser sair do ciclo da derrota e do fracasso precisa sair desse caminho de perversão, que além de denunciar seu possuidor, também tem o poder de corromper ou perverter outras pessoas suscetíveis.
b) Deixar a iniquidade.
A iniquidade é a raiz de uma árvore interior cujo fruto é o pecado e a maldição.
Iniquidade: Etimologicamente esta palavra quer dizer, “o torcido” (do hebraíco ‘awon’ desviar-se do caminho). De facto. É o que se torce do caminho reto e perfeito de Deus. A origem da iniquidade se encontra na queda de Lucifer. Surge no momento em que este arcanjo, cheio de beleza e perfeição, deu lugar a um pensamento incompatível com o de Deus e começou a crer em algo diferente e oposto à justiça Divina. Da mesma maneira que a fé “a substância do que se crê” (cf. Hebreus 11:1) e o poder que ativa o mundo invisível de Deus, este pensamento torcido dentro do coração do arcanjo veio também produzir esta substância espiritual – a iniquidade – que é a origem da maldade.
 A iniquidade é a semente diabólica de onde todo o mal se origina. Esta é transmitida ao homem desde seu nascimento e irá impregnar o coração de pensamentos e intenções que se opõem à justiça, à verdade, ao amor e a tudo o que Deus é. A iniquidade é a soma de todos estes pensamentos torcidos ou a soma da maldade do homem.
A iniquidade impregna o espírito do ser humano no instante em que o embrião é concebido. É neste momento que toda esta informação da herança espiritual da maldade se estabelece nele.
A iniquidade é um cordão espiritual torcido, e para defini-la, de alguma maneira, é onde vão sendo gravados todos os pecados do homem e o que será sua herança nas gerações seguintes. É onde fica gravado todo o legado torcido e pecaminoso que um homem entregará a seus filhos. Estes, por sua vez, torcê-lo-ão ainda mais com seus próprios pecados e entregá-lo-ão como uma mensagem de maldição à geração subsequente.
A iniquidade é o que a Bíblia chama de corpo do pecado. O corpo do pecado se origina no espírito e invade a alma e o corpo físico, como um lodo que suja tudo. Muitas pessoas se chamam cristãs, mas o que creem é filosofia, ética e doutrinas acerca da verdade ou alguns fenómenos sobrenaturais. Crer assim não produz um novo nascimento, nem concede às pessoas um espírito novo. Quando se crê tão-somente com a mente, podemos saber a Bíblia de memória ou recitar “o credo” e nenhuma destas coisas leva ao novo nascimento. O coração é o órgão de nossa alma que se encontra intimamente ligado ao nosso espírito e, somente através dele, é que podemos nos arrepender para uma mudança radical de vida.
É necessário deixar a antiga maneira pecaminosa de viver. O apóstolo João escreve o que estamos afirmando, insistindo que esse caminhar em iniquidade é um terrível engano. Recordemos que a iniquidade e a justiça se opõem radicalmente e se tivesse que coexistir durante toda a vida em um suposto crente, este se encontraria em um lamentável e terrível estado de juízo durante toda a sua existência. Isto é porque a justiça inevitavelmente julga a iniquidade.
A iniquidade não afeta somente a vida de uma pessoa, mas também vai constituir-se no fundamento de maldição e destruição de cidades. Desde que o homem caiu em pecado e a iniquidade passou a formar parte de seu ser, a terra absorveu esta semente de maldade ficando maldita desde então.
Há uma diferença entre iníquo, injusto e incrédulo. O homem injusto é aquele que não conhece a Deus nem a Sua justiça, mas conhece a injustiça. Injusto é aquele que não tem o Deus justo no coração e, por causa disso, comete obras de injustiça. Por isso, quando alguém comete os atos de injustiça, está afirmando que não conhece o Deus justo.
Homem incrédulo é aquele que sabe que Deus é Deus, que o inferno é real e não uma falácia, mas mesmo assim brinca com as coisas de Deus (2 Co. 4:4). Todo o incrédulo não vê a glória nem a essência do Evangelho de Jesus.
O homem iníquo é aquele contrário à equidade, isto é: não tem a disposição de reconhecer igualmente o direito de cada um. É alguém que avalia erradamente ou não pesa a sua vida, a da vida da família e da sociedade.
O iníquo é uma pessoa perversa, que promove desgraças e aberrações. Seus pensamentos são perversos, malévolos, por isso vive na iniquidade, cometendo perversões e aberrações e isso não faz diferença alguma para ela. Porque seus pensamentos são malévolos e perversos, o iníquo é capaz de cometer os atos mais terríveis e pecaminosos sem qualquer censura de sua consciência. Por causa dos pensamentos malévolos e corruptos não experimenta o sentimento de erro e culpa. Por exemplo, o iníquo é capaz de matar sem piedade ou arrependimento e de mentir com tanta naturalidade e segurança como se estivesse dizendo a verdade.
Por isso o Senhor diz que o iníquo deve deixar os seus pensamentos, uma vez que as suas ações iníquas são capitaneadas pelo que está em sua mente corrompida, perversa e maligna. Pessoas assim estão no ciclo da derrota e do fracasso. O Senhor diz que tais pessoas só experimentarão o melhor de Deus se deixarem os pensamentos iníquos, se forem transformadas pela renovação de suas mentes (Rm. 12:2).
A solução apresentada por Deus para quem quiser sair do ciclo da derrota e do fracasso é a conversão. É o Senhor que ensina e guia o homem pela vereda direita. Ora, os homens nascidos segundo a descendência de Adão, ao nascerem entraram por uma porta larga que dá acesso a um caminho largo que conduz à perdição, porém, para ter acesso ao caminho do Senhor é preciso nascer de novo, nascer da água (palavra) e do Espírito, e voltarem-se para Ele, para desfrutarem da Sua compaixão e do Seu perdão. Só assim será possível viver longe da perversão e da iniquidade, totalmente separados do ciclo da derrota e do fracasso. Mas, sem conversão e sem uma vida de santidade, os caminhos continuarão pervertidos, denunciando a perversão, e os pensamentos continuarão iníquos, denunciando a iniquidade.
Se para entrar no reino dos céus é necessário nascer de novo e ter justiça superior à dos escribas e fariseus, segue-se que ‘novo nascimento’ e ‘justiça’ são intrínsecos. Ou seja, somente os de novo gerados são declarados justos, pois os gerados segundo a carne são ímpios diante de Deus.
Aquele que aprende do Senhor, que é humilde e manso de coração, é de novo gerado segundo Deus, em verdadeira justiça e santidade. Ao entrar por Cristo, a porta estreita, terá acesso ao caminho apertado que conduz à vida (Mt. 7:13-14).
É verdade que podemos ver muitos sinais da serpente, pegadas bem definidas do inimigo de Deus e do homem; coisas que não podemos explicar nem compreender; a inocência que sofre e a maldade que prospera podem dar certa aparência de verdade ao raciocínio dos incrédulos e céticos; porém o verdadeiro crente descansa na certeza de que “O Juiz de toda a terra” fará justiça (Gn. 18:25).
Hoje o Senhor o fará sair daqui andando altaneiramente. Creia e aproprie-se dessa palavra como uma palavra excelente de Deus para a sua vida em nome de Jesus.
Uma vez liberto, você está pronto para que a justiça de Deus se estabeleça sobre a sua vida e com ela toda a sorte de bênçãos contidas nas regiões celestiais que Jesus conquistou para todos aqueles que o têm como Senhor e Salvador. Amém!