Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 16 de julho de 2013

Ajustando o Discurso para Conquistar as Promessas de Deus!

“A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto” (Pv. 18:21)
O patriarca Abraão foi chamado para sair de sua terra natal e gerar uma nação pela fé, num lugar até então desconhecido. O Senhor prometeu-lhe não só uma descendência numerosa, mas também, que ele seria abençoado por onde passasse, e, que seria uma referência de bênçãos para todas as famílias da Terra (Gn. 12:1-3). Entretanto, apesar de já ter tido grandes experiências com Deus, naquele momento de sua vida, Abraão se encontrava frustrado, desanimado e deprimido, por se achar incapaz de alcançar tais promessas.
Vinte e quatro anos depois do chamado (Gn. 12:4) Deus o exorta a tomar posição para que a promessa se cumprisse. Foi um tempo em que Deus o estava preparando para deixar de ser Abrão (pai exaltado) para ser Abraão (pai de numerosas nações). O caminho foi longo, mais Abraão chegou lá! Olhando para o histórico dele e de muitos outros “heróis da fé”, podemos aprender o caminho da conquista. A palavra de Deus nos diz que: “A esperança que se adia faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida” (Pv. 13:12).
Querer conquistar é uma coisa, conquistar é outra. Muitos querem o que dificilmente conquistarão, ainda que seja algo prometido por Deus. A razão para tal situação é porque não têm uma linguagem ajustada ao propósito. Com o que dizem inviabilizam ou neutralizam os propósitos de Deus a respeito deles próprios. É preciso termos um discurso compatível com os projetos de Deus, para que nossas conquistas realmente sejam alcançadas. Muitas vezes nossos discursos funcionam como decretos, que podem operar a nosso favor ou contra nós. Não faça de sua vida com Deus um lugar árido, solitário e sem vida. Não desista de seus sonhos! Não se corrompa com as coisas deste mundo! Lembre-se: em nossa vida com Deus tudo pode ter um preço, mas o preço de grande preciosidade foi pago, por Cristo na cruz.
Sem os sonhos de Deus no coração, nossos pés ficam vacilantes, desistidos e imobilizados no caminho da conquista. A promessa de Deus precisa de ser um sonho de Deus a ser alcançado por nós. Os sonhos de Deus impulsionam-nos no caminho. Quem ousa sonhar os sonhos de Deus caminha e conquista as promessas. Os sonhos de Deus, plantados em nossos corações, têm o poder de nos fazer superar os obstáculos e limitações pessoais, pois nos estimulam a buscar a provisão no sobrenatural de Deus. Eles nos impulsionam para frente, para o alvo.
No entanto, todo o sonho precisa de ser bem administrado, para se tornar uma realidade. Para isso, precisamos de traduzir nossos sonhos em projetos de conquista e estes, em metas a serem alcançadas. Se não traçarmos os projetos de operacionalidade dos sonhos, eles se tornarão uma utopia. Nossos sonhos precisam de ser traduzidos por metas a serem alcançadas. Precisamos de determinar o que queremos, de que modo e em quanto tempo. Quem traça metas e as persegue se torna um conquistador de muito êxito. Sonhadores com metas se tornam frutíferos conquistadores de êxito. Sonhadores sem metas e sem discurso ajustado se tornam frustrados, insatisfeitos e infrutíferos.
Deus quer nos colocar no lugar da conquista e do êxito. Deus é justo e Seu olhar está atento a todas as ações feitas aqui na Terra. Nada passa despercebida aos olhos de Deus, ainda mais quando um servo dEle é injustiçado, Ele cuida dos Seus. Ele quer que todas as Suas promessas se tornem realidade palpável em nossas vidas, porém precisamos de ser transacionados para o caminho da conquista. Precisamos de ousar sonhar e conquistar os sonhos de Deus, como santos, fiéis, determinados e perseverantes, cujas vidas estão libertas e curadas pelo Senhor Todo-Poderoso. Sem os sonhos de Deus no coração, nossos pés ficam vacilantes, desistidos e imobilizados no caminho da conquista. Vá aos pés do Senhor e ajuste diante d'Ele o seu discurso e caminhe em direção à conquista das promessas. Os teus olhos verão a terra sujeita e a alegria do Senhor invadirá o teu coração.
1.     A nossa conquista começa com um decreto publicado!
Se deixa que a sua alma o domine e passe a adotar um decreto de impossibilidades quanto ao cumprimento da promessa de Deus para a sua vida, então esse decreto lhe reduzirá a visão de que Deus iria cumprir a Sua palavra a seu respeito, e, no lugar da esperança brota a dúvida e a desistência. Não permita que a sua boca se encha de queixumes e questionamentos, ao invés de louvor e adoração a Deus pela promessa. Sejam rasgados tais decretos de impossibilidades para que receba uma visão ampliada que irá reter a sua conquista, e o que muitos não enxergam hoje daquilo que está vendo, amanhã não terão como contestar, pois verão o que a sua visão o fez conquistar ou receber.
A terra prometida simboliza o lugar da vitória em Deus. É um lugar de conquistas espirituais. Um lugar para vencedores. É o seu lugar, o lugar da sua família, daqueles que ama, do seu ministério. É lugar do povo de Deus.
Abandone a saudade do Egito, a obstinação de resistir à ação de Deus. Deixe de lado a insegurança do deserto, a incerteza do Jordão e venha agora para Gilgal. O altar de Deus é o lugar da sua bênção, da sua vitória, da realização de seus sonhos. Busque a renovação dos seus dons e do seu ministério. Gilgal é o lugar de um recomeço com Deus!
 Deus é um Deus grande, que valoriza as coisas pequenas, mas a sua visão é grande. A Bíblia diz que Seus pensamentos são mais altos que os nossos, por isso para relermos a grande conquista obtida precisamos de ampliar a nossa visão, pois atrás desta conquista outras maiores virão, e não podemos perder nada do que conquistamos e do que conquistaremos. Pois temos um decreto sobre nós de sermos mais do que vencedores.
Muito do que conquistamos não prospera ou não vai à frente porque temos às vezes uma visão pequena ou uma visão atrofiada, alguns problemas como uma miopia ou estigmatismo na visão espiritual. Certamente que já ouviu isto: “fulano tinha tudo para prosperar, mas infelizmente não teve visão do que era para fazer, por isso perdeu...” Infelizmente esta história se tem repetido na vida de muitos. Mas eu quero declarar agora uma cura divina na sua visão espiritual, emocional e profissional. Agora, decrete não somente a sua conquista, como também faça da sua conquista a conquista mais próspera.
Chegou a hora de ampliarmos a nossa visão não só para decretarmos a conquista das coisas maiores, mas também para retermos o que conquistamos. O que é ampliar? Ampliar é tornar amplo, tornar algo em grandes demissões, muito extenso, espaçoso, vasto, sem restrições, ilimitado. Ampliar a visão é um sinal de conquista no reino do espírito. A nossa visão pode limitar a nossa ação. E ação limitada é ter uma conquista limitada. Precisamos de ampliar nossa visão para vermos o que ninguém está vendo (1 Rs. 18:41-46). Pois, ter visão ampliada significa olhar a situação além, olhar por fé e ver o que ninguém está vendo hoje, mesmo que seja um vale de ossos secos, mas amanhã se tornará num exército poderoso. Creia nisto e verá a diferença em sua vida.
Ora, o que queremos conquistar no plano físico precisa de ser conquistado primeiro no plano espiritual. E a nossa conquista no plano espiritual é determinada pelos decretos que emitimos sob os céus que estão sobre nossas cabeças. É verdade que Deus já decretou a nossa vitória em muitas áreas, porém, quando fazemos nossos decretos aqui na Terra, baseados nos decretos de Deus, estamos devolvendo ao Pai a Sua Palavra e Ele nos diz que a sua Palavra não voltará para Ele vazia, mas fará o que Lhe apraz e prosperará naquilo para que a designou (Is. 55:10). Em suma, Deus está nos dizendo que Ele já nos deu a vitória no casamento, família, grupos, ministério, finanças etc., entretanto, ela só começa a ser uma realidade no plano físico, quando publicamos os decretos de vitória sobre tais áreas.
2.     Os decretos são comandos para alguma mudança!
Muitas pessoas são prisioneiras das suas palavras e consequentemente paralisadoras das suas conquistas. A Palavra em Provérbios 18:21 diz: “A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto”.
Isto é, aquilo que declaramos pode impulsionar-nos para uma vida de sucesso ou para uma carreira de derrota absoluta. Somos senhores dos nossos pensamentos, mas, somos escravos das nossas declarações.
A nossa visão e a nossa boca precisam de estar alinhadas com a verdade espiritual, jamais com a realidade circunstancial. Precisamos de mudar de foco, ajustar a nossa visão com o foco de Deus para podermos ampliar a fronteira das nossas conquistas. Todo o decreto é uma ordem ou um comando, dado por uma autoridade, a fim de trazer ajustes ou mudanças, que podem ser para melhorar ou piorar. Jamais se deveria liberar um decreto a não ser que fosse realmente necessário, pois uma vez publicado, ele se transformará numa ordem ou comando para que alguma mudança seja alcançada.
Todo o decreto precede alguma mudança. Se queremos mudar algo, precisamos de emitir decretos de mudança a esse respeito. Quando determinamos em nome de Jesus, o Poder de Deus entra em ação realizando aquilo que queremos. Por isso, não espere que as coisas melhorem à sua volta para decretar a vitória e o êxito. Não espere que a sua família melhore para dizer que ela é uma bênção de Deus na face da Terra. Não espere que as suas finanças melhorem para dizer que é próspero. Não espere até que tenha uma equipe de discípulos e cada um com seus grupos para profetizar que você é um líder bem-sucedido.
Crie o hábito sadio de decretar sempre a vitória em territórios de aparente ou iminente derrota. Não espere melhorar para decretar – decrete para melhorar! Um decreto pode mudar a sua vida, seu contexto, sua história! Só as autoridades publicam decretos e você é uma autoridade espiritual que exerce influência a muitos níveis, por isso faça os decretos certos e ficará surpreso com as mudanças e vitórias.
3.      Nós decidimos o que vamos decretar!
Quando fixamos a nossa visão apenas no âmbito da nossa tenda, o mais alto que a nossa visão alcançará é o teto. Porque os céus da nossa tenda são limitados e nos encurtam a visão também, e, não nos permite ver a dimensão dos sinais proféticos do Senhor para nós.
Se não sairmos da nossa tenda para nos voltarmos para os “céus” do Senhor jamais nos veremos envolvidos na visão profética da bênção, da vitória e do sobrenatural de Deus para nós.
Uma pessoa que fixa a visão em alguma coisa finda limitando-se a ela. De certa forma, os nossos olhos colocam palavras em nossa boca. Aquilo para o qual olhamos com frequência acaba influenciando naquilo que falamos e proclamamos. Os olhos são as janelas da alma e podem encher o coração de coisas boas ou más. Tudo aquilo que entrar na alma de uma pessoa e for acolhido em seu coração acabará por mudar o seu discurso. Afinal, a boca fala do que o coração está cheio.
Todo o decreto publicado é o resultado de uma decisão tomada! É o Senhor quem nos dá a bênção, a vitória, o êxito e a conquista, mas a decisão de sermos abençoados, vitoriosos, bem-sucedidos e conquistadores é exclusivamente nossa! Hoje, é o dia que Deus quer dar uma reviravolta na sua vida! Deus quer nos estabelecer, mas a decisão de sermos estabelecidos é nossa. No momento em que decidimos ser o que Deus quer que sejamos, e não o que queremos, liberaremos decretos segundo o propósito de Deus e as coisas mudarão para melhor! É preciso decidir: sou, tenho e posso tudo aquilo que Deus disse que eu sou, tenho e posso! Decida ser um sucesso nas mãos de Deus nesta geração! Nunca tome uma decisão de vitória com base nas circunstâncias adversas à sua volta, mas nos princípios e promessas de Deus para si.
4.      As nossas decisões dependem do tipo de mentalidade que temos!
A nossa mentalidade depende dos nossos paradigmas. Paradigma é um modelo, um padrão; é o conjunto de crenças, valores e conceitos, muitas vezes inconscientes, que norteiam as atitudes e comportamentos de um indivíduo ou grupo social. Como estão na mente do homem, os paradigmas determinam a sua mentalidade e influem nas suas decisões quanto ao discurso, estilo de vida, relacionamentos etc. Se o que está em nós são paradigmas que glorificam o Pai, então atraem a Sua glória e nos colocam no caminho da santificação, e podemos dizer que temos a mentalidade do Reino e, em geral, tomaremos decisões segundo o coração do Pai e decretaremos os projetos de Deus na face da Terra, inclusive a nosso respeito.
Se o discípulo tem a mente de vencedor, tomará as decisões certas, publicará a vitória e a vitória o perseguirá; se tiver a mentalidade de um perdedor e derrotado, tomará decisões erradas, publicará a derrota, e a derrota e o fracasso o perseguirão. Precisamos de nos transformar, renovando a nossa mente, mudando os nossos paradigmas, isto é: nossos conceitos, crenças e valores quanto ao Senhor, Seu Reino, Seus propósitos e Seus filhos.
Dentre os valores e conceitos do Reino de Deus, um dos mais significativos é o conceito de que somos espirituais e nosso discurso não deve ser baseado em decisões carnais, isto é, da alma. O Reino de Deus é invisível, é espiritual e Celestial, portanto, não espereis que todos vejam com olhos humanos o Reino de Deus. Só verão com os olhos da fé, aqueles a quem o Espírito Santo revelar, somente aqueles que tem o Espírito de Cristo em seu caráter. Um discípulo assim é firme, fiel, comprometido e busca viver conforme os valores e princípios do Reino e não segundo as suas emoções e sentimentos. Emoções e sentimentos podem levar-nos a tomar decisões, até boas, mas não necessariamente certas.
Uma decisão sábia, que nos leva a liberar decretos de vitória, é a que está baseada nos princípios eternos de Deus e jamais nas nossas emoções e sentimentos. “Aqueles que buscam a Deus, com toda a sua alma, de todo o seu coração, com toda a sinceridade de espírito… terão, revelações do próprio Espírito Santo, com poder manifesto, porque creu, pela fé no Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus”. Isto é ter a mentalidade do Reino! Emoções e sentimentos estão na alma, isto é, na carne e o Senhor em Romanos 8:6 nos diz que “o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz”. Alguns têm decretado morte nos céus sobre as suas cabeças, através de um discurso cheio de impossibilidades, porque tomaram decisões baseadas na alma (carne). Até que se cumpram, muitas vezes precisaremos de sustentar nossos decretos ou profecias com uma linguagem sadia; se não tivermos a mente renovada em Cristo, desistiremos, mudaremos o discurso e não alcançaremos a vitória.
5.  Termos uma linguagem profética sadia é sermos boca de Deus na terra!
Deus não busca, através da revelação profética, manifestar seus conhecimentos sobre dados científicos, antes busca revelar a Sua vontade para que o ser humano O ouça e possa ter um encontro pessoal com Ele. Recebemos unção profética e poder para declarar a vontade e o desejo do coração de Deus, declarar as verdades espirituais, em diversas situações. Fazendo atos proféticos e gerando um mover do Espírito.
Termos uma linguagem profética sadia é decretarmos vida no território da morte, vitória no território da derrota. O discípulo da vitória e da conquista é o que não esmorece no seu discurso profético e que fala segundo os princípios eternos de Deus, recusando liberar no mundo espiritual as impressões erradas da sua alma, mas que sobre cada impossibilidade ou adversidade coloca sempre a palavra da vitória e da conquista. Termos linguagem sadia é termos uma palavra de edificação que vai abençoar os nossos líderes e liderados, impulsionando-os a prosseguir e a romper nos caminhos da conquista e da vitória, é estarmos sempre motivados para perseverar nos propósitos de Deus sendo uma bênção, apesar das circunstâncias.

Hoje o Senhor nos convoca para santificarmos nossa linguagem, apurarmos nosso discurso e sermos profetas da bênção e da vitória, inclusive no campo pessoal. Não importa quanto de morte já semeou, arrependa-se, quebre as legalidades que o diabo conseguiu nessas áreas e profetize a vitória e a bênção. Decida fazer uma aliança com Deus para ser profeta da bênção e não da maldição, em nome de Jesus Cristo.

Sem comentários:

Enviar um comentário