Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 16 de julho de 2013

Profetizar a palavra do milagre e da restauração!

Leitura: Ezequiel 37:1-14
Para um povo morto no pecado, as promessas de restauração podem parecer fantásticas e inacreditáveis. A visão deste trecho responde a quaisquer dúvidas!
Ezequiel foi levado pelo Espírito a um vale cheio de ossos secos (37:1-2). Deus mandou que Ezequiel pregasse aos ossos, profetizando sobre a ressurreição deles pelo poder do Senhor (37:3-6). O profeta foi obediente (37:7)
Enquanto Ezequiel profetizava, os ossos se ligaram, e tendões, carne e pele se formaram sobre eles. Mas ainda não tinham vida (37:7-8). Quando Ezequiel chamou, o Espírito (ou fôlego de Deus) encheu os corpos mortos e estes passaram a viver (37:9-10)
Deus explicou o significado desta visão (37:11-14). Os ossos representam o povo de Israel, cuja esperança estava “seca” depois de alguns anos de exílio (37:11). Deus ressuscitaria o povo de Israel e o restauraria à terra (37:12-14).
Neste maravilhoso capitulo, a visão é surpreendentemente clara. O tempo não diminui a sua significação. Na verdade, muitos sinais indicam a proximidade do seu cumprimento. Durante muito tempo a nação judaica se assemelhou a esses ossos secos e brancos; e o estado dos pecadores também pode ser descrito nos mesmos termos. A condição em que se encontram muitas almas e localidades pode ser comparada às horríveis cenas de um campo de batalha. É possível que nós preguemos e consigamos uma revolução externa, mas enquanto o sopro divino não passar sobre eles não haverá vida. Devemos pregar a Palavra, a tempo e fora do tempo; mas devemos, também, invocar o Espírito de Vida. Assim devemos ser testemunho vivo, sendo luz no meio de um mundo de trevas. Caminhando como sábios e remindo o tempo, anunciando as boas novas através de nossa própria vida. Os que estão nas sepulturas precisam de ouvir a voz do Filho de Deus.
 Independentemente das circunstâncias à nossa volta, nosso Deus quer na Terra uma geração que vê como Ele vê e que atraia não só os Seus milagres, mas que também restaure todo o caos em ordem e harmonia. Ele é o nosso grande referencial como promotor de ordem. Quando em Génesis 1:3 Deus olhou para o caos, Ele também viu a ordem; liberou a sua Palavra e o Espírito fez acontecer o que Deus falou (profetizou).
O inimigo não conseguirá paralisar alguém que tenha no seu espírito uma visão restauradora de Deus. Deus quer uma geração que viva experiências de fé, que não viva pelas circunstâncias adversas que vê, mas pelo que crê.
1. Há três coisas que precisamos de saber para fluirmos na unção do milagre e da restauração:
1) Precisamos de ter a visão de Deus a respeito da realidade que vemos.
Alguns de nós fazem um bom trabalho ao encobrir os ossos secos. Talvez os nossos casamentos estejam secos e estéreis. Ou talvez tenha havido uma perda de vitalidade em nossas relações familiares ou de trabalho. Alguns de nós têm contas bancárias que são como ossos secos. Outros têm problemas de saúde. Seja qual for a causa, Deus tem uma visão diferente de nós a respeito de muitas coisas que nos cercam. Deus quer que tenhamos uma visão clara dEle no nosso espírito. Que tenhamos uma visão  e uma compreensão clara da vontade d’Ele para nós mesmos e comecemos logo a querer realizá-la. Deus não quer que vejamos errado. Ele quer que vejamos a realidade e que profetizemos conforme o Seu coração, para que os “ossos secos” sejam vivificados.
Deus pode enviar nova vida para a sua situação de ossos secos. Deus pode infundir vitalidade em nossas vidas através do Seu Espírito e através da Sua Palavra.
É Deus quem vivifica! Israel encontrava-se nas profundezas da morte, mas Deus prometeu uma restauração que pode ser comparada a uma ressurreição. A mensagem de Ezequiel é uma palavra de esperança e de confiança num futuro bem melhor para o povo de Israel. A abençoada comunhão com Deus descrita aqui poderá ser realizada somente por meio do verdadeiro Rei dos reis, o descendente de Davi, Jesus Cristo.
O profeta Ezequiel viu a realidade diante de seus olhos, mas Deus o levou a profetizar como deveria ser e o milagre aconteceu, porque o Espírito Santo estava ali para operar. Sem vermos as nossas realidades, jamais poderemos profetizar e receber o milagre na nossa vida. Mesmo que as nossas realidades sejam como as de ossos secos, se estivermos na visão de um Deus restaurador, o inimigo será vencido e a profecia se cumprirá! Aleluia!
Ezequiel 37:1-14 é uma visão de esperança. É uma mensagem maravilhosa de que a Palavra de Deus e o Seu Espírito podem trazer vida em qualquer situação e para qualquer alma, não importando quão morto e sem esperança possa estar. Talvez se lembre da história, onde a vara seca e morta de Aarão, após ter sido colocada na arca de Deus durante a noite, voltou à vida e brotou, floresceu e produziu amêndoas (Nm.17:8)! Se Deus pode fazer uma vara velha e morta florescer, Ele também pode fazer o mesmo por nós.
Como Igreja, Deus pode nos despertar e fazer de nós um exército que fará parte do Seu remanescente do tempo do fim. Ezequiel 37:12-14 nos diz que o povo de Deus será ressuscitado e levado para a Terra Prometida. Haverá uma ressurreição dos justos, em breve, e teremos que viver nessa nova terra, a Nova Jerusalém. Mas antes disso, o Senhor quer levantar um exército de pessoas cheias do Espírito que irão expandir o Seu reino.
2) Precisamos de profetizar a visão de Deus para mudarmos a nossa realidade!
Lamentavelmente, boa parte do corpo de Cristo de hoje se apresenta como um moderno vale de ossos secos. É um deserto cheio de esqueletos de cristãos que caíram. Ministros e outros crentes consagrados se apagaram devido ao pecado que os assedia. E agora estão cheios de vergonha e se escondem em cavernas que eles mesmos cavaram. Tal como Jeremias, se convenceram de que “Não me lembrarei dele (do Senhor) e já não falarei no seu nome” (Jr. 20:9).
No versículo quatro, Deus, após ter em primeiro lugar levado Ezequiel a ver a realidade à sua volta, e ter provocado em Ezequiel a visão da restauração, lhe dá uma ordem para profetizar como as coisas deveriam ser, para que o Espírito Santo operasse e o milagre acontecesse. Deus disse: “Profetiza”. Ou seja, sem ver as minhas realidades, jamais poderei profetizar e receber o milagre na minha vida. Por isso, o passo seguinte ao recebermos a visão, é andarmos pela visão. Não basta apenas receber de Deus uma visão de restauração, é preciso agir conforme esta visão que Deus nos dá. Deus quer uma geração que crê como Ele crê e que se disponha a trabalhar no caráter da Noiva. Deus tem uma visão de restauração e de ordem para tudo o que está fora de lugar e de propósitos, inclusive na nossa vida. Deus quer uma geração que vive experiências de fé, que não vive pelo que vê, mas pelo que crê. Isto nos faz abrir o coração e a boca profética.
Quem profetizou os sonhos de Deus a respeito dos ossos secos não foi o Senhor – foi o profeta. Sempre que profetizamos a Palavra do milagre e da restauração, o processo divino do milagre e da restauração é desencadeado. Mesmo que as minhas realidades sejam as de ossos secos, se estiver na visão de um Deus restaurador, o inimigo será vencido e a profecia se cumprirá! Aleluia! Na verdade, Deus age progressivamente enquanto profetizamos.
Como igreja do Senhor aqui na terra, temos uma missão profética de liberar a palavra de Deus sobre cidades, estados e nações. Essa missão profética, no entanto, começa na nossa própria vida.
Profetize sobre o seu casamento, sobre a sua família. Libere com a sua boca aquilo que Deus diz a respeito de si e não o que o mundo ou você mesmo pensa a seu respeito. Receba a visão de Deus em sua vida e comece a agir conforme ela, no falar, no andar e em cada atitude. Viva a visão de Deus e ela se concretizará plenamente em sua vida. O homem que não tem a visão de Deus, é como o cego que não sabe o que Deus quer da sua vida nesta terra, é escravo da luxúria do mundo de pecado, e vive em trevas, quer dizer, sem direção e sem discernimento.
Para que os milagres e a restauração aconteçam precisamos não só de liberar as palavras proféticas do milagre e da restauração sobre as nossas vidas, famílias, finanças, grupos, igreja, mas também, pela mesma palavra, sustentar a nossa posição de profetas que velam pela palavra até que ela se cumpra. Muitas vezes esquecemo-nos que para liberarmos a palavra do milagre de Deus, precisamos de manter-nos humildes e quebrantados diante do Senhor.
Ezequiel mostrou humildade e fé quando disse que a respeito de restauração e milagres quem sabia de tudo era o Senhor (v.3: “tu o sabes”). Precisamos de ter fé e humildade para não nos deixarmos conduzir pelas impressões de nossa alma e confiarmos plenamente no poder e na Palavra do Senhor Todo-Poderoso. Deus quer dar-nos visões proféticas para as nossas vidas, família, grupos, ministério, igreja, cidade e etc., mas precisamos ter humildade para reconhecer a nossa realidade e buscar a visão restauradora de Deus.
3) Muitas vezes a operação restauradora de Deus é um processo!
Já reparou como as pessoas muitas vezes se sentem um zero à esquerda? Como há pessoas deprimidas, se achando sem nenhum valor. Como há pessoas que pensam que a vida não tem graça. Como há pessoas que têm uma visão errada das coisas. Será que Deus quer que nos enxerguemos a nós mesmos e a vida com esse olhar?
É interessante, pois o povo de Israel também se enxergava dessa forma. Em Ezequiel 37:11 está escrito: “...Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; estamos de todo exterminados”. Quando Deus trouxe Ezequiel para um vale e lhe mostrou um monte de ossos secos, o Senhor estava mostrando exatamente como o povo se sentia.
E não é assim que muitos se veem hoje também? Olham para a sua família e veem-na despedaçada. Não passa de um monte de ossos secos. Olham para o trabalho sem esperança alguma. Olham para a igreja e só veem um monte de ossos secos. Olham para a sua vida com total desesperança de que haja alguma mudança.
Será que Deus quer que enxerguemos as coisas com esses olhos? Deus havia mandado Ezequiel profetizar para que aquele monte de ossos secos fosse revestido de carne. E assim aconteceu. Só que aqueles corpos estavam sem vida alguma e Deus mandou que Ezequiel fizesse o seguinte: “Profetiza ao espírito, profetiza, ò filho do homem, e diz-lhe: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam” (Ez. 37:9). E aquele monte de ossos que já havia ganho novos corpos agora volta a viver.
Deus quer derramar vida sobre si. Sobre aquilo que você achava que estava morto, Deus pode fazer brotar a vida. Ele quer soprar do seu Espírito. Assim como Deus ungiu a Jesus, Ele quer nos ungir. Ele quer derramar do Seu Espírito sobre nós, como derramou sobre Jesus. Tudo que o Deus fez através de Jesus pelo poder do Espírito Santo quer fazer o mesmo hoje através de nossas vidas. Ele quer restaurar Sua igreja, trazendo um verdadeiro Pentecostes sobre a terra, escancarar os céus e derramar do Seu poder.
Sobre aqueles ossos sequíssimos, começam a surgir tendões, carne e pele. É Deus começando a operar a obra de restauração. Quando recebemos a visão e andamos por ela, logo a obra de restauração começará. No verso 7, vemos que houve um grande ruído quando a restauração começou. Talvez Deus já esteja se movendo assim na sua vida e ainda nem se deu conta. Tendões, carne e pele falam dos sinais que o Senhor começa a operar em nossas vidas quando começamos a nos mover pela visão de Deus. É a conversão de um parente; é um livramento na área da saúde; é aquele dinheiro que estava preso há muito tempo do qual tinha direito e que agora, finalmente, o recuperou. Talvez já esteja andando na visão e nem saiba, talvez tendões, carne e pele já estejam surgindo e ainda não se deu conta.
Tendões, carne e pele são só o começo da obra de restauração. O mais importante ainda está por vir, o derramar do Espírito. No versículo oito vemos que apesar da carne ter crescido milagrosamente sobre aqueles ossos, ainda não havia neles o fôlego de vida e o que Deus havia falado inicialmente para Ezequiel era a respeito de vida e não simplesmente de carne sobre ossos. “Poderão reviver estes ossos?” Foi a pergunta feita pelo Senhor. A promessa era a de trazer vida àqueles ossos. Então o profeta mais uma vez começa a profetizar e o grande milagre acontece “…o espírito entrou neles e viveram”.
O interessante é que quando aqueles ossos reviveram e se puseram de pé, Ezequiel teve a maior surpresa de todas: aquele era um grande exército de guerreiros valorosos. Durante todo o tempo aquele exército estava ali, mas as pessoas só viam ossos secos naquele lugar.
O vale de ossos secos contém muitos ensinamentos. Ele retrata uma nação em ruínas, que Deus prometeu vivificar, reformar e restaurar, como antecipação da vinda do Messias. O poderoso Espírito que reavivou a Israel ainda é capaz de avivar todos aqueles que estão mortos espiritualmente: “Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará” (Ef. 5:14).
Deus quer usar o seu casamento para transformar gerações inteiras. Ele tem um plano tremendo para a sua vida profissional e ministerial, basta crer, receber a visão e andar por ela e onde há morte, reinará abundantemente a vida. A nossa resposta fará toda a diferença. Em Hebreus 11:1 vemos que a fé é a “certeza das coisas que se esperam, a convicção de factos que se não veem”. Temos que enxergar pelos olhos da fé, aquilo que os olhos humanos não veem. Nuca tire os olhos do alvo. Existem algumas coisas bem práticas que podemos fazer para nos ajudar a mantermos os olhos no alvo que é Cristo. Orar, ler a Bíblia, ir à igreja, ter uma vida devocional ativa, olhado sempre para Jesus, de onde vem nosso socorro.
Ezequiel agora não vê mais um monte de ossos secos sem vida, mas está vendo novas pessoas, transformadas. Mas quem faz esse milagre? Somente Deus. Se se sente um monte de ossos secos, sem valor nenhum, se sente que o seu casamento, o seu trabalho, a sua igreja, os seus estudos não passam de um monte de ossos secos, eu quero profetizar que a sua vida vai mudar se permitir. O Senhor quer soprar sobre si para que receba a nova vida que Ele lhe quer dar. Mas é necessário que queira realmente receber essa nova vida. É necessário que reconheça que sem Deus não passa de um monte de ossos secos. Deus quer dar-lhe uma nova vida. Abra o seu coração para Deus e eu profetizo que Ele vai transformar a sua vida. Ela jamais será a mesma.
Enquanto profetizamos, os barulhos da operação de Deus vão surgindo! Estamos no processo; nossa família está no processo; nossa equipe de discipulado está no processo; nossas finanças estão no processo; nossa igreja está no processo. Enquanto liberamos a palavra profética do milagre e da restauração as mudanças vão ocorrendo.
O Espírito Santo vem a todo aquele que recebe de coração o Senhor Jesus em sua vida como seu Senhor e Salvador pessoal. E Deus muda essa vida. Deus quer dar-lhe uma nova vida. Ele quer colocar o Seu Espírito em si. Abra o seu coração e convide o Senhor para entrar. Ele quer dar-lhe uma nova vida, uma nova mente, um novo coração, uma nova família, uma nova pátria. Deus tem para si uma vida nova, com novos gostos, novas preferências, novos alvos, novos sonhos, novos compromissos. A vida com Cristo é novidade de vida. É vida santa, é vida no altar, é vida cheia do Espírito, é vida abundante, maiúscula, superlativa, eterna. Se quer uma nova vida, ore: “Senhor, sinto-me como um monte de ossos secos, sem vida alguma. Minha vida está arruinada. Mas eu não quero que ela continue assim. E eu creio que essa também não é a Tua vontade. Eu recebo a Jesus Cristo como o meu Senhor e meu Salvador. Entra em mim. Coloca o Teu Espírito Santo em mim e dá-me uma vida nova. Em nome de Jesus. Amém.”
Deus dá-lhe uma nova vida, mas lembre-se: A nova vida significa também que vai deixar para trás uma vida de pecados. Você é chamado para andar conforme a vontade de Deus. Para andar na perfeita vontade de Deus para a sua vida, a primeira coisa de que necessita é do conhecimento da Palavra de Deus. God's Word is His will expressed. A Palavra de Deus é a Sua vontade expressa. Thus, without accurate knowledge of the Word no one can really understand God's perfect will. Assim, sem o conhecimento exato da palavra, ninguém pode realmente entender a perfeita vontade de Deus. God's Word gives you direction and helps you understand God's perfect will. A Palavra de Deus dá sentido e ajuda a entender a perfeita vontade de Deus. And that's why you need to know the Word which the scripture says is a lamp unto your feet and a light unto your path (Psalm 119:105). E é por isso que precisa de saber que a Escritura é uma lâmpada para os pés e luz para o caminho (Sl. 119:105). E só vai conseguir isto se buscar a face de Deus diariamente através da oração e da leitura bíblica. Não conseguirá isso sozinho, mas o conseguirá juntamente com os irmãos. Tome esse propósito na sua vida: vou à Casa de Deus todos os domingos para receber dEle as bênçãos que necessito. Que Deus o abençoe. Que você aceite a transformação que Ele quer operar também em sua vida. Amém.
Se há ossos secos na sua geografia, assuma a sua posição de canal de Deus e creia que Deus também dar-lhe-á a unção necessária para reverter a situação (peça a Deus e receberá sabedoria, discernimento, graça, humildade e etc.). Quando profetiza conforme a Palavra de Deus, o Espírito Santo fica responsável por incubá-la e levá-la a frutificar, porque a revelação verdadeira é a manifestação do próprio Espírito Santo, trazendo à luz o discernimento dos mistérios de Deus para edificação e crescimento espiritual da igreja, segundo a sua vontade. Creia que em qualquer lugar que for, a mudança poderá acontecer. Afinal, fé é tomar por verdadeira a Palavra de Deus.

As visões de Deus tornam-nos melhores, fazem-nos crescer na Sua presença, trazem-nos quebrantamento, humildade, deleite no coração, saúde física, emocional e familiar, porque de certa forma, podemos dizer que a sabedoria é a capacidade dada por Deus para ver a verdadeira natureza das coisas. Além da vida eterna com Ele, Deus nos dá uma nova maneira de olhar as coisas no aqui e agora. He gives us the ability to see things as they really are, to see truth and not merely facts. Ele nos dá a capacidade de ver as coisas como elas realmente são, para ver a verdade e não apenas factos. Pelo poder de habitação do Espírito Santo, as viseiras são retiradas para que possamos ver as coisas temporárias, à luz da eternidade. God gives us the gift of vision, and his vision allows us to see our present reality in light of eternity. Deus nos dá o dom da visão, e sua visão nos permite ver a nossa realidade presente na luz da eternidade. Posicione-se agora. Levante-se com ousadia e coragem e, como Ezequiel, profetize ao Espírito: “Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó Espírito, e assopra sobre”: minha vida, minha mente, minhas emoções, minha vontade, minha família, meu discipulado, meus grupos, minha igreja, meu trabalho, minha cidade. E, então, prepare-se para entrar no território do milagre e da restauração, em nome de Jesus Cristo, o Senhor!

2 comentários:

  1. Parece incrível como eu buscava incansavelmente saber como ter fé e concretizar o que de fato eu gostaria que fosse restaurado na minha vida. o ler esse texto, uma luz de amor e esperança se acendeu na minha vida. Gratidão pelos tão sábios ensinamentos. POSSO AFIRMAR QUE TODOS QUE LEEM ESSE TEXTO, VÃO MUDAR SUAS VIDAS.

    ResponderEliminar
  2. Incrível mesmo pois eu estava a procura de como ter mais fé tbm e graça a Deus abri essa página agora tenha certeza vou pensar pra frente .

    ResponderEliminar